domingo, abril 29

Desânimo

Com o empate de hoje os festejos só podem estar na cidade do Porto. O Sporting perdeu uma grande hipótese de manter a equipa de Jesualdo sob uma pressão mais intensa. A frustração é grande sobretudo depois de ver a superioridade sportinguista em várias e prolongadas fases do jogo. A qualidade dos nossos jogadores deixa, no entanto, antever um futuro mais risonho.

O Benfica disse adeus ao título. Resta-lhe esperar por uma escorregadela sportinguista para alcançar o segundo lugar. Já o Sporting, repito, perdeu uma excelente hipótese de encostar o Porto à parede. Pode ser que em Paços de Ferreira se faça justiça, compensando o golo com a mão que neste momento afasta o Sporting do topo. Pode ser que o milagre aconteça. Caso não aconteça, é lutar com garra para manter o segundo lugar que dá direito aos tais 7 milhões de euros e lutar também para arrecadar mais uma Taça de Portugal para a sala de troféus de Alvalade.

Já falta pouco...

Grande Boavista a dar uma ajuda para que o derby tenha (ainda) mais piada. O Benfica em caso de vitória fica a suspirar por uma derrota portista. O Sporting caso vença, tem 3 jogos para esperar um empatezito portista. O empate hoje à noite é o resultado preferido dos portistas e, na minha opinião, atira o Benfica para fora da luta do título. Acredito que é o Benfica quem tem mais a perder hoje à noite. Vamos ver a quem sai a lotaria.

Hoje joga-se muito mais do que 6 ou 7 milhões de euros. Joga-se também o prestígio, a honra, a paixão. Percebe-se o que o presidente do Sporting quis dizer mas estes jogos nunca se resumem a lutas de cifrões. Posto isto: Força Sporting!

sexta-feira, abril 27

Recordar é viver

Dérbi três.

Está quase. Não há dúvida que um SLB-SCP pára o país. Acompanhando as caixas de comentários do Sectorb32, é fácil constatar que o ambiente "do" dérbi mexe connosco. De qualquer maneira, benfiquistas e sportinguistas têm entre si a rivalidade própria de dois grandes clubes. E são, de facto, os dois maiores clubes de Portugal.

Quem vai desequilibrar no domingo à noite?

Veloso vai valer mais do que Rui Costa? Simão vai abrir o livro? De livre, de cabeça? Liedson, vai ser difícil ficar em branco. Quem continuará com a tendência, o SCP que não perde fora, ou o SLB que nunca perde em casa? A inexperiência do meio-campo leonino vai pesar na luta contra o do SLB? E aquela defesa do SLB, vai meter água?

O nervoso está instalado. Se há jogo que ninguém quer perder é este. Dos dois lados joga-se mais do que um campeonato. Joga-se tudo, como sempre.

quinta-feira, abril 26

Preocupação

Luisão não joga o derby! E agora Liedson? Será que consegues marcar algum?

Dérbi dois.

Dizia o caríssimo co-blogger Peyroteo, na primeira volta da Liga, na recepção do SCP ao SLB: "Levam três, no mínimo". Levam, os lampiões, claro. Alertei-o para o excesso de confiança, apesar de na altura eu próprio reconhecer que o SCP estava melhor. Mas também por isso o Peyroteo devia ter desconfiado.
No Domingo, sinceramente, não faço ideia o que vai acontecer. Confio na vitória mas, com o mínimo de razoabilidade, não sei bem porquê. Fernando Santos desperdiçou o melhor plantel dos últimos anos e com ele no banco o SLB nunca poderá aspirar a grandes feitos. É uma opinião já sustentada pelo seu trabalho nos rivais e que se confirmou ao longo da época. Os seus defensores, às tantas, recorreram "à paliçada" do costume, argumentando que "quem sabe é o treinador" e "é ele que vê os treinos".
Há uns anos, disse eu ao Peyroteo: "Com o Santos vocês não vão a lado nenhum". E ri-me. Agora é a vez dele.

terça-feira, abril 24

Correio dos leitores.

Grupo CGD

BENFICA
Agosto de 2006, CGD com o SLB - Caixa Futebol Campus

SPORTING
Fevereiro de 2007, CGD com o SCP -
Sporting firma parceria com Caixa Geral de Depósitos. Citado pelo site oficial do clube, Miguel Salema Garção disse que o acordo "visa o apoio da Caixa Geral de Depósitos a todo o futebol de formação do Sporting, bem como ao andebol e ao futsal, podendo ser estendido ao atletismo".

FC PORTO
Final de 2008, CGD com o FCP - Dragão Caixa (novo Pavilhão)
"Armando Vara, administrador da CGD, louvou a "obra realizada pelo FC Porto nos últimos anos", considerando-o "uma empresa que compete com as melhores do Mundo", justificando dessa forma a associação do banco ao clube."


Onde é que estão os moralistas agora?

"post" enviado pelo nosso leitor "topogigio".

A candidatura

O criminoso candidata-se pela enésima vez à presidência do seu clube. Da lista de apoiantes da candidatura constam os nomes de uma ministra, de um ex-Presidente da República, de ex-ministros e de outras "ilustres" figuras deste País. Significa que se revêem nas suas estratégias e se identificam com os meios que utiliza e com o percurso que delineia para chegar ao sucesso. Já não há vergonha!

PS - O presidente-candidato celebrou 25 anos de poleiro. Só deixou entrar alguns jornalistas. Quem não lhe faz fretes ficou à porta. Elucidativamente habitual!

PPS - Que credibilidade podem merecer as reportagens de investigação de casos de pedofilia ou de outros de uma jornalista que aceita escrever uma biografia de branqueamento de semelhante personagem?

Dérbi um.

O dérbi já mexe e sportinguistas e benfiquistas começam as apostas. Por mim, não estou preocupado. Se há jogo em que já sei não valer a pena sofrer é este: por ser imprevisível. No dérbi maior de Portugal não há resultados expectáveis, não há certezas absolutas. Pode ser um Sabry das arábias a bater o monstro frio Peter. E a fazer o resultado. Pode ser um Balakov aos 12 segundos a furar o nevoeiro. Pode ser um Isaías a sentar Valcx e a virar o jogo nos últimos minutos. Uma coisa é certa, no fim, quase nunca ganha quem está melhor. Mas quase sempre, ser o melhor neste jogo, basta.

segunda-feira, abril 23

Nani

Até quando poderá o Sporting segurar este jogador? Apesar de não ser um jogador unânime entre os adeptos sportinguistas, a verdade é que Nani é um talento há muito referenciado no estrangeiro. Já se falou do interesse de clubes como Manchester United, Inter, Arsenal, Tottenham, entre outros, surgindo agora o Lyon, através do seu director desportivo, a dizer maravilhas do nº18 leonino.
Ficam aqui alguns vídeos elucidativos da classe de Nani:


Vídeo 1 Vídeo 2 Vídeo 3 Vídeo 4

Um pequeno desejo

Que o FC Porto não vença o Boavista no próximo sábado. O derby teria (ainda) mais piada!

Resumo.

Marítimo-SLB: vitória justa dos "encarnados" que, sem jogar muito bem, dominaram o jogo e tiveram muitas oportunidades de golo. Miccoli marcou e assistiu. Petit fez pénalti mas antes, os desatentos do costume querem ignorar um lance em que Nuno Gomes ficou isolado tendo o árbitro marcado falta ao ponta de lança que não existiu. O amarelo a Anderson também foi giro e depois o descalabro foi sempre a aumentar. David Luiz fez falta (não percebi se já dentro) e um vermelho no bolso. Entradas violentas (mais umas sobre Petit, Katso e Karagounis) sem punição, foras-de-jogo mal assinalados a Miccoli e um pénalti marcado sem o ser. Com uma arbitragem destas querem falar de futebol? Tudo bem, mas eu já não tenho muita paciência.

Mais? Rui Costa foi o que mais correu, o que não deixa de ser engraçado. O passe para o segundo golo é sublime. O melhor em campo. Sem Simão e Luisão vencemos num campo sempre difícil. Dá para perceber? Dá, mas fica para depois.

FCP-Belenenses: um frango abriu o marcador e até ao intervalo só deu FCP. Bosingwa esteve em excelente plano, assim como os postes dos "azuis" de Belém. Boa reacção dos homens de Cristo, bom golo e falhanço imperdoável para o 2-2. Vitória justa do FCP.

SCP-Naval: de rompante que é para não dar engano. Fosse sempre assim e muitos dissabores se poupariam. Quatro golos, três do mesmo. Os "leões" estão preparados para o dérbi nacional. E uma defesa de betão (posso utilizar esta expressão?).

sábado, abril 21

Insólito? Talvez não...

Foram apresentadas 2 listas para o Conselho Superior do FC Porto.
Curioso é o facto das duas listas serem encabeçadas, pasme-se, pela mesma pessoa - Pôncio Monteiro.
Mas as coincidências não terminam por aqui, o conhecido advogado Lourenço Pinto e o médico Fernando Póvoas fazem também parte de ambas as listas.
Nada como a concorrência.
Viva a democracia: os sócios do Porto têm sempre hipótese de optar, ou elegem Pôncio Monteiro ou... Pôncio Monteiro.
Ainda gostava de ver um debate entre os dois concorrentes: ver Pôncio Monteiro a dizer aos portistas porque é que não devem eleger... Pôncio Monteiro. Hilariante...
Em qual lista eles vão votar???
Assim, a continuidade está garantida. Antes prevenir que remediar, não vá o diabo tecê-las e ser eleito alguém incómodo para o "regime".
Há muito que não se via coisa tão ridícula.
Insólito? Vindo de onde vem, talvez não...

sexta-feira, abril 20

Simulações

E se em Portugal também fosse assim?
Não só nos lances de penalti como em todas as faltas simuladas, a qualidade dos jogos não aumentaria? Não haveria mais verdade desportiva?
Do que é que estão à espera?

Dérbi.

Belenenses-SCP na final do Jamor. Uma tarde de domingo garantida em frente a um televisor. Foi impressionante atravessar a Ponte 25 de Abril e ver dois ou três carros com cachecóis do Belém. Pareciam milhares.

Não ver o Restelo cheio fez-me confusão. Neste caso particular o que falta? Estão num lugar na Liga que ninguém adivinharia, disputam uma meia final da Taça de Portugal. Já sei: a culpa é das pessoas que só escolhem um dos três grandes.

quinta-feira, abril 19

Faz lembrar alguma coisa?



O golo que toda a gente fala! O som em árabe também é lindo, sobretudo na parte final da jogada :)

Da alternância ao poder. E vice-versa.

Ontem, mais uma vez, o Correio da Manhã, voltou à carga. A boçalidade da coisa é assustadoramente óbvia. Haverá ainda alguém que se indigne com isto?

quarta-feira, abril 18

5 anos depois

... voltamos ao Jamor! Marcar cedo, gerir e sofrer um pouco para que a ovação final tivesse mais emoção. O Sporting foi pragmático e atingiu o seu objectivo. Conseguimos marcar presença no Jamor, um jogo onde certamente os nossos rivais também desejariam estar mas não conseguiram. Agora resta aos "putos" sentirem o prazer de jogar uma final da Taça e tentarem vencê-la para que a nação sportinguista possa festejar mais um troféu.

A título de curiosidade eis a ultima equipa do Sporting a vencer a Taça de Portugal: Nélson, Quiroga, Beto, André Cruz, Rui Jorge, Rui Bento, Paulo Bento (C. Prates), Pedro Barbosa (R. Quaresma), João Pinto, Nalitzis (Hugo Viana) e Jardel.

Pergunta

Depois de Santos ter ameaçado que se demite se ficar em 3º lugar, quantos milhões vão torcer este fim de semana pelo Marítimo?

Taça

O Sporting joga hoje as meias-finais da Taça frente ao Beira-Mar e é claramente favorito, por várias razões: Tem melhor equipa (e em grande forma), joga em casa e teve mais dois dias de descanso em relação aos aveirenses. Na época passada fomos impedidos de chegar ao Jamor. Este ano, só mesmo uma grande surpresa nos tirará essa presença na festa do futebol. Até a RTP está confiante ao ponto de marcar um debate televisivo para as 23h, não prevendo a hipótese de prolongamento. Mas nunca fiando...

segunda-feira, abril 16

SLB sem vitórias.

Sinceramente nem me enervei. Previa o descalabro (pontual) e sabia que vencer o Braga era muito difícil. Não porque o Braga seja uma boa equipa. Aliás, a atitude que teve durante os segundos 45' foi uma autêntica vergonha. Querem ir aonde estas equipas? Contra um SLB desmotivado e cansado negam-se a vencer o jogo. Porquê?

O SLB foi o que todos os benfiquistas minimamente racionais esperavam. De todos os benfiquistas que conheço nem um esperava outro desenlace. Como escrevi anteriormente, nem me enervou este SLB. Foi simplesmente angustiante porque já vi este filme muitas vezes. A bola na trave de Karagounis foi a cereja em cima do bolo.

Mantorras teve o que pediu e não cumpriu em golos. Mas ao comparar o rendimento deste com o de Nuno Gomes percebe-se que o angolano tem mesmo de jogar mais. De resto, e como benfiquista, quero agradecer ao Simão, ao Petit, ao David Luiz, ao Rui Costa, ao Karagounis e ao Katsouranis pelo esforço honrado que demosntraram. O capitão tentou tudo e provou, mais uma vez (e sempre) que é o melhor jogador deste país.

O campeonato é uma miragem, o segundo lugar está complicado. Há que reconhecer que o SCP está bem melhor e não vai ser fácil acabar em segundo lugar. Penso que a equipa de Paulo Bento está numa boa fase, daquelas em que se "recusa" a sofrer golos tornando-se, por isso, um adversário extremamente difícil. Na Luz tudo se resolverá, contudo.

Adendazinha: novo desenlace do "caso João Pinto". Veiga, desta vez, marca pontos. E a seguir?

Salários benfiquistas

Voyeurismo disponibilizado pelo CM:

Nuno Gomes: 2,33 milhões/ano - 195 mil/mês
Miccoli: 2,3 milhões - 195 mil
Simão Sabrosa: 2,29 milhões - 192 mil
Karagounis: 1,8 milhões - 150 mil
Petit: 1,099 milhões - 92 mil
Luisão: 1,037 milhões - 87 mil
Anderson: 600 mil - 50 mil
Moretto: 573 mil - 48 mil
Everson: 534 mil - 45 mil
Katsouranis: 530 mil - 44 mil

O top 7 benfiquista ganha mais por mês que os 30 jogadores do Sporting (989 mil euros por mês) que viram os seus salários revelados. No entanto seria necessário comparar receitas europeias, receitas de bilheteira, quotizações e merchandising e potencial de valorização do plantel para concluir sobre qual dos clubes esteve melhor esta época. E já agora, os títulos ganhos...

Gentleman

Escutas sobre o episódio da camisola rasgada a Rui Jorge (link via canalscp):
- http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=238602&idselect=181&idCanal=181&p=0

sábado, abril 14

Fúria Azul

Em Agosto o Belenenses estava com um pé na Liga de Honra, que seria, no sentido estritamente desportivo, a Liga que deveria disputar pois tinha descido de divisão. Hoje está em grande. Quarto lugar no campeonato - está neste momento ao intervalo a ganhar por 3-0 ao Estrela da Amadora - e presença na meia final da Taça de Portugal. As voltas que isto dá...

sexta-feira, abril 13

Sporting 4 - 0 Marítimo

Excelente exibição colectiva e aí está a quinta vitória consecutiva, confirmando o Sporting como a equipa em melhor forma nesta fase da época. O Sporting foi dominador e o golo aos 10 segundos de jogo foi apenas o prenúncio para uma das melhores partidas efectuadas esta época. O Marítimo esteve muito mal começando no seu treinador. Marcinho tem que ser sempre titular nesta equipa.

No Sporting, a disponibilidade física e o espírito combativo evidenciados conferem agora maior legitimidade à tese da rotatividade de Paulo Bento que tantas críticas valeu há uns meses atrás.

Uma palavra para o sector defensivo que continua a não dar muitas veleidades aos adversários. Desde que se instalou em definitivo no 11 titular, Miguel Veloso trouxe maior estabilidade à linha defensiva superiormente comandada pelo melhor central deste campeonato.

Quarta feira há meia final da Taça. O Sporting tem tudo para chegar ao Jamor. estamos a um pequeno passo de assegurar o lugar num dos jogos mais apetecidos do ano.

Entretanto Liedson e Polga têm 4 amarelos cada. Será que o Levezinho volta a fazer de propósito para não jogar na Luz?

quinta-feira, abril 12

Fatalismos...

Depois de mais uma primeira parte medíocre, desta feita de parte a parte, o Benfica encostou o Espanhol às cordas, demonstrou a sua superioridade e só por um estranho – mas não inédito, para quem se lembra da recepção ao Boavista – fenómeno não chegou à vitória.

Parece que as equipas do engenheiro – e este parece que é mesmo – estão votadas a uma bizarra forma de fatalismo…

PS - Uma palavra – que não a última, embora sempre muito menos do que ele merece – para Rui Costa. Se nunca ninguém terá sido suficientemente néscio para o acusar de falta de talento, aqueles que insinuaram que não teria estofo de vencedor ou que estava acabado para o futebol deveriam engolir – com limalhas de vidro – essas palavras.

É, como sempre foi, um senhor do futebol e vê-lo jogar não é menos que um privilégio e um prazer imenso para quem gosta deste desporto. Simplesmente fora-de-série…

quarta-feira, abril 11

O que falta de campeonato

PORTO: 56 pontos:

Académica (f), Belenenses (c), Boavista (f), Nacional (c), P. Ferreira (f) e D. Aves (c)

BENFICA: 53 pontos

Braga (c), Marítimo (f), Sporting (c), Naval (c), V. Setúbal (f) e Académica (c)

SPORTING: 52 pontos

Marítimo (c), Naval (c), Benfica (f), V. Setúbal (c) e Académica (f) e Belenenses (c)


P.S. Em caso de igualdade pontual, o Porto tem vantagem sobre o Benfica e o Sporting tem vantagem sobre o Porto.

Do planeta futebol.

Grande Mourinho a seguir em frente na Liga dos Campeões. Fico contente e espero, sinceramente, que vença a competição. Virar o resultado em Valência não deve ser fácil. No último segundo, mesmo "à Mourinho". O Manchester United cilindrou a Roma com 7-1. Ronaldo e Queiróz em grande.

Estamos, os portugueses, em todo o lado, onde há sucesso.

terça-feira, abril 10

Pontos.

Quando, no "post" anterior, escrevi o último parágrafo, não era minha intenção ofender quem quer que fosse. Aliás, se há alguém ofendido no meio disto tudo é o SLB e os benfiquistas.
Fazer crer que foram "roubados dois pontos" ao Beira-Mar é ser demasiado estúpido. O Beira-Mar, no jogo de ontem, tem razões de queixa mas, sejamos honestos, foi também claramente beneficiado. Não vou perder tempo a explicar onde, quando e porquê, quem viu o jogo sem "palas" sabe ao que me refiro.
Mais: soube agora que o Rui Costa foi ameaçado por um dirigente aveirense depois do jogo. Foram, com certeza, os resquícios da raiva que andou pelo relvado, momentos antes.
E ninguém pede que os nossos adversários "abram as pernas". No "post" que fiz anteriormente foram mais do que apontadas as "culpas" do empate. Outras leituras só podem vir de quem deve alguma coisa.
Por fim, reforço: o SLB não foi beneficiado. E ao Beira-Mar não foram "roubados" dois pontos. Isso é que era bom.

segunda-feira, abril 9

Pariu um rato.

Confesso-me arrependido pelo discurso optimista que depositei no "post" anterior. Quis acreditar que tudo se resolveria de qualquer maneira. Para isso bastaria colocar em campo o "onze" certo.

Claro que anular o Karagounis encostando-o à linha não era fácil de prever. Claro que, passado o final do jogo, nem me lembrar do Katsouranis, era ainda mais complicado de adivinhar. E o cansaço? Esse continua a ser o meu "cavalo" de batalha.

A equipa está de rastos. Pode até, fazer mais uns bons jogos até ao final da época mas, convenhamos, não temos capacidade para mais do que lutar pelo segundo lugar. No entanto, mesmo a jogar um futebol horroroso, é reconfortante ver um Petit a ser constantemente agredido e a falhar passes em catadupa mas, sempre, sempre a correr. E penso que a equipa foi assim: muita vontade, pouca perna.

Não vou falar sobre o jogo porque haveria muito para contar. Gostaria, contudo, de dar a minha opinião sobre dois lances: Nuno Gomes está mesmo fora-de-jogo e Simão provocou o pénalti.

Resta-me dar os parabéns ao Beira-Mar e que com estes três pontos, desconhecendo eu a posição que ocupa na tabela, consiga um lugar na Taça UEFA.

Curtas.

Foi difícil mas, à imagem do ano passado, o SCP parece ter-se tornado, de novo, naquela equipa que, com maior ou menor dificuldade, vai despachando os seus adversários (com uma vitória no Dragão, entretanto). A espaços, a equipa de Paulo Bento jogou um futebol delicioso, com passes e desmarcações que não davam hipóteses ao Braga.

Djaló perdulário, Nani em forma, Polga intransponível, Veloso adulto. Do outro lado, uma equipa demasiado agressiva, sem capacidade para furar a defesa leonina. Já o tinha escrito, volto a repetir: o Braga, no máximo, "veste" o quarto lugar. Porque não dá para mais.

E não me posso esquecer, porque nunca é demais: Moutinho é magnífico.

O FCP, contra um Setúbal patético acabou por perder Pepe. Nem diria que isso é o pior. Pior, mesmo, só o regresso de Costa. De resto, Adriano convence-me definitivamente como goleador e Quaresma assume-se como um dos principais artistas deste campeonato.

Em Aveiro o SLB tem de ganhar. Será inadmissível perder pontos contra uma equipa fraquíssima. Luisão continua de fora e Derlei deverá sair para entrar Miccoli. Com Quim, Nelson e Leo, Anderson e Luiz; Petit e Katso; Simão, Karagounis, Gomes e Miccoli os três pontos são mais do que certos. Mas é preciso jogar, obviamente.

sábado, abril 7

200.000

Atingimos as 200.000 visitas.
A todos muito obrigado pela preferência.
Um abraço especial aos que nos acompanham desde o início.
Continuem...

sexta-feira, abril 6

Previsões 2007



Mestre Alves e as previsões desportivas para 2007.
Acertou em tudo, até agora

Cá devolveremos a chapa.

Aos três nem queria acreditar. Mas com dois golos depois do pénalti não assinalado sobre Simão o resultado aproximou-se do limite da justiça. Mesmo assim, o SLB nunca mereceu perder este jogo.

Em três remates, os espanhóis marcaram três golos. Todos eles com culpas para a defesa encarnada. O SLB perdeu a solidez defensiva de tempos recentes e o regresso de Luisão é uma emergência. Com Miccoli e Rui Costa a equipa foi outra.

O resultado permite que, na Luz, a meia final seja conquistada. O Espanhol é uma equipa perfeitamente acessível. Inenarráveis os comentários do jogo.

quinta-feira, abril 5

Curtas.

Luís Filipe Vieira foi castigado pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga com 40 dias de suspensão e 1.500 euros de multa, na sequência das palavras dirigidas ao árbitro Carlos Xistra. Diz o comunicado que o "CD não tem dúvida que «as declarações transcritas [de Luís Filipe Vieira na última AG do Benfica] vão direitas ao árbitro Carlos Xistra, como, aliás, «qualquer (...) bom pai de família» interpretaria, e que «colocaram em causa o bom nome e reputação pessoal e profissional do participante [árbitro]». O órgão da Liga vai ainda mais longe na sua deliberação, transcrevendo no acórdão o sentido dos termos utilizados pelo presidente dos encarnados segundo o dicionário, como, por exemplo, «vigarista: burlão que apanha dinheiro aos incautos por meios fraudulentos».

Sem comentários.

Voltando ao tema dos "Super Dragões": já tudo foi dito. Continuamos a misturar as coisas, quando mais nos convém. Os meus preferidos são aqueles que justificam a violência de uns, com a dos outros. De seguida, vêm aqueles que desculpam a violência de uns, com a hipotética culpa organizacional de outros. Poucos foram os que cabalmente apontaram o dedo aos únicos culpados da violência. Uma vergonha o nosso futebol. Fico à espera de castigos para o FCP. Tem de ser, já no passado outros foram condenados.

SLB em Barcelona para defrontrar o Espanhol. Fácil, só se correr tudo bem aos "encarnados" e tudo mal aos espanhóis. Derlei entra e Gomes sai o que, pelos últimos apontamentos, é uma boa notícia. Confiante eu? Nem por isso, mas afinal é o SLB que vai jogar. Os nossos adversários devem querer o sucesso "encarnado" nesta eliminatória. Eu, pelo menos, era assim que pensaria.

terça-feira, abril 3

Crimes...

O Manuel deixou a porta de casa aberta. Apercebendo-se disso, o José Mãozinhas e o Joaquim Gazua, devidamente preparados pela longa experiência marginal dos pais, entraram na residência desprotegida e levaram quanto puderam. Os polícias viram-nos passar carregados com o material e comentaram: "Como é parvo este Manuel. Deixou a porta aberta. O que esperava ele?".

Pergunta, com enorme grau de dificuldade: quem deve ser punido pelo crime?

a) o Manuel;

b) o José Mãozinhas e o Joaquim Gazua (e, eventualmente, os pais);

c) os vizinhos do Manuel;

d) os colaboradores do 'blog' Sector B32.

PS - Ao responderem a este inquérito, o responsável pela polícia e os pais do Mãozinhas e do Gazua escolheram a resposta a).

Na luta

O Sporting venceu o Beira-Mar e reentrou assim na luta pelo título. Foi um jogo bastante estranho dos leões, pois a uma primeira parte bastante conseguida, seguiu-se uma segunda deplorável.
De facto, não se percebe como uma equipa pode descer tanto de rendimento. Paulo Bento, diga-se, também foi na onda e deixou de fora quem, com a sua garra e querer, poderia ter motivado a equipa para níveis mais aceitáveis. Só que em vez de Bueno, entrou Alecsandro... E há uma ideia que se forma rapidamente na minha cabeça: Pereirinha é fraco ou então ainda não está preparado para a alta competição.
De positivo fica mesmo a exibição nos primeiros 45 minutos, com algumas excelentes combinações, sempre sob a batuta de Romagnoli, que colocou várias vezes os seus colegas cara-a-cara com o guarda-redes aveirense mas só Abel (?!) soube aproveitar a generosidade do argentino.
Romagnoli tem classe e uma visão de jogo extraordinária, ainda que lhe falte a capacidade física para manter o ritmo durante 90 minutos, o que é uma pena. Ainda assim, penso que a sua qualidade não está em causa e que o Sporting devia investir na sua contratação definitiva.
Nota positiva merecem também Polga, Tello, Nani e Liedson.

segunda-feira, abril 2

Bom clássico.

Foi um clássico com muita luta e emoção. Penso que, no final, os jogadores souberam interpretar a virilidade não a confundindo com a violência. Contudo, assistimos a um comportamento anti-desportivo de alguns jogadores do FCP: Pepe e Adriano são belíssimos exemplos. Sempre a provocar, a cair, a simular. Enfim, à excepção destes, todos os outros estiveram ali para jogar, única e exclusivamente, à bola.

A primeira parte foi controlada pelo FCP. Não necessariamente dominada. O golo deu vantagem que, em última análise, se justificava ao intervalo. O SLB não conseguia criar jogadas de ataque e, pior, não conseguia evitar a boa troca de bola dos portistas.

Na segunda parte o SLB foi aquilo que consegue ser muitas vezes: arrasador. O FCP deixou de respirar e começou a sofrer. Só que, desta vez, o adversário defendeu, defendeu, mas fê-lo de forma consciente e eficaz. Se o SLB não conseguiu mais e melhor, o mérito foi dos "azuis". Destaques para Helton, Meireles e Pepe. No final, o empate aceita-se. A vitória "encarnada" era, contudo, o outro único resultado possível.

Destaques positivos no SLB:
- André Luiz: é um belíssimo jogador. Ali, naquela posição, não há enganos. Ao lado de Luisão, pronto para formarem a melhor dupla de centrais em Portugal.
- Nelson: fez um bom jogo, apesar de algumas jogadas confusas. Vi ali muita luta, garra e, melhor, concentração a defender.
- Leo: está cansado, é notório. Mas mesmo assim, é daqueles em quem acreditamos sempre que vai chegar primeiro. É um orgulho e não percebo (nem quero) a renovação adiada.
Petit: a defender esteve impecável. O querer não é tudo e hoje faltou-lhe mais discernimento no ataque.
- Simão: nos pés dele, a bola rola. Foi só na segunda parte mas jogou e fez jogar.
- Derlei: entrou bem e esteve muito concentrado. Não perdeu tempo com parvoíces e pressionou a defesa do FCP.
- Rui Costa: um magnífico jogo. Fez quase tudo bem. O SLB beneficiou com a sua entrada e só um parolo não entende isso. Classe, como poucos.
- Fernando Santos: fez tudo o que lhe "pedi". Não tirou o Karagounis e tirou o Gomes. Não se ganhou, mas não ficou nada por fazer, na minha opinião.

Negativos:
- Anderson: é fraco psicologicamente. Pepe fez aquele espectáculo todo e o benfiquista perdeu a concentração. Normalmente, falha quando não pode. E isso é terrível para um central.
- Miccoli: esteve mal. Falhou um golo e nunca marcou a diferença, apesar do esforço.
- Gomes: enfim, já cansa. Não tem choque, não tem nada. Claramente um caso psicológico. O SLB precisa - mesmo - de um Gomes mais activo e que não se esconda durante 90'.

Faltam outros como Quim e Mantorras: o primeiro também falhou no lance do golo mas tirou um golo (sozinho) a Adriano, de forma sublime. O angolano merece mais. Sempre o mereceu. Não fosse Helton e estávamos agora a apanhar as pedras do estádio da Luz, que tinha vindo abaixo.

Árbitro: Quaresma faz pénalti. Lance difícil, contudo. No outro lance, o portista envolvido não beneficiou nada com o braço que estava encostado ao peito. Disciplinarmente, "pactuou" com o comportamento anti-desportista de alguns "azuis" mas mesmo aí seria complicado fazer mais. Pena mesmo os últimos dez minutos. Claramente a beneficiar o FCP. Foram dez minutos de vergonha.

Nas bancadas as bestas mandam. Não se acaba com isto, prefere-se a morte do futebol. Gosto muito da democracia mas há gente (todos eles) que não merece nada. São selvagens, são intimidatórios, são ilegais. E são impunes.

domingo, abril 1

Ganhámos!

... desde que amanhã consigamos derrotar o Beira Mar.