sexta-feira, outubro 31

Nível

"Olha o Porto tá a perder?!?! hehehe bem feita!"

Estava eu, não muito calmamente, a assistir a uma brilhante exibição de uma pequena equipa do nosso futebol no Dragão, num estabelecimento metade restaurante, metade bar, quando uma pessoa, que estava num jantar de uma associação de doutores, engenheiros e coisa que o valha, com o irónico nome de Lions, irrompe curiosamente na parte do Bar, para se por ao corrente do resultado do jogo. O marcador registava 2-3 e a minha face registava um ódio tremendo. Bem, o olhar de satisfação do homem era notório e resolveu contentar os outros ricalhaços todos informando-os das boas novas, alegrando também o jantar que devia estar uma valente seca. Daí a pouco, todos ali estavam a poucos metros de mim em gargalhadas profundas, como se da vitória do clube deles se tratasse.

O dia seguinte, desloco-me ao mesmo estabelecimento para assistir ao Chelsea x Liverpool e lá estava mais uma mesa a tecer comentários sobre a brilhante vitória do Leixões a noite passada, ou melhor, antes fosse! os comentários eram sim invariavelmente sobre a derrota do Porto. "É bem feita!!!"

Poucos minutos depois da primeira derrota caseira do Chelsea em 4 anos, encontro-me no complexo desportivo da Covilhã a assistir ao jogo entre o Sporting local e o Freamunde. O jogo acaba 1-1 com os serranos a merecerem mais a vitória e o comentário final que oiço é: "Ao menos o Porto perdeu!!"

O mau momento portista confere um brilho especial nos olhos de alguns benfiquistas e sportinguistas. Afinal, têm agora mais com que se entreter. Já não lhes chegava a sua desgraça, congratulam-se agora com o designio divino de que ninguém pode ganhar sempre. Assim, lá terão que aproveitar os maus momentos do Porto, para terem esperança de ganhar alguma coisa importante. Daí as sonoras gargalhadas que me foram zoando aos ouvidos toda a semana após a derrota do Porto. Formam-se agora teorias de que o Porto está em desgraça e pode muito bem ficar 10 a 20 anos sem ganhar nada. O Rodriguez já não vale nada, só compraram bosta... enfim tudo o que sirva para alimentar a esperança que este ano é que é! "Quando o PC de lá sair é preso e depois já é tudo nosso!"; "O Costinha é que preveu isto tudo, grande entrevista. Tira fotocópia, imprime e afixa aí!"

Mais do que a dupla máquina de esperanças e sonhos que são Quique e Rui Costa e mais o seu dream-team (que ninguém confirma para não dar azar), mais do que a contratação de Caneira (o polivalente que lhes faltou sempre que não esteve), de Rochemback (os pézinhos que faltavam, pois claro!) e do Postman (altamente experimentado na Liga Portuguesa e por isso muito bom), são as derrotas do Porto que aumentam os sonhos dos nossos rivais, que ao invés de tentarem atingir o nível a que o Porto está quando ganha campeonatos, ficam contentes do Porto descer (por um ano ou talvez dois) ao seu nível.

Assim, vai o nosso futebol e adeptos, nivelados por baixo! "Já se acabou a mama dos árbitros!"

Governance

in R&C da FC Porto, SAD (29/10/2008):

"O Presidente do Conselho de Administração e os restantes administradores da sociedade têm direito a uma compensação variável, em função da performance desportiva da equipa principal do FC Porto, consubstanciada numa percentagem sobre o respectivo salário bruto anual: Campeão Nacional (75%); 2º ou 3º lugar do Campeonato Nacional (50%); Vencedor da Taça UEFA (100%) e vencedor da UEFA Champions League (120%).

As remunerações dos titulares do órgão de administração não estão dependentes da evolução da cotação das acções emitidas nem de qualquer outra variável para além dos lucros apresentados em cada exercício.

As remunerações atribuídas durante o exercício, aos elementos dos Conselhos de Administração das sociedades, incluídas no grupo, ascenderam a 2.276.632 euros, correspondendo 1.578.954 à parte fixa da remuneração e 697.678 à parte variável. Esta remuneração auferida no exercício em causa pelo conjunto dos membros do órgão de administração, respeita exclusivamente aos administradores com pelouro atribuído."

Equipa que ganha, as críticas ficam para outras alturas....

P.S. no Sporting: No exercício económico de 2007/08 foi pago aos administradores executivos a título de remuneração fixa global o montante de € 291 370.

Falemos de bola a sério

Já Chega! Basta de encher páginas de jornal e de blogs com temas que não são propriamente de bola a sério.

Creio que isto em parte acontece porque o pessoal em Portugal não tem a sorte de ter o mesmo número de jogos que em Espanha, Itália, França ou Alemanha. Lá eles jogam à quarta e ao fim de semana e é raro, (se não for pelas selecções, estarem tanto tempo sem competir.

Aqui dentro, temos demasiado tempo livre para especular. E isso é mau. Principalmente quando não se ganha. Temos demasiado tempo para digerir estas azias. Falta, portanto, mais bola à malta.

Este fim de semana temos sorte de ter bons jogos. Jogos difíceis para os três grandes. Como dos outros (ainda) não me preocupo vou falar apenas do Sporting. Amanhã contra o Rio Ave. Importantíssimo!!! Só a vitória interessa e não vai ser fácil. Porto e Benfica perderam pontos em Vila do Conde.

Do lado do Sporting, Tonel não poderá jogar. Muito provavelmente entrará Caneira para o seu lugar. Grimi não tem estado tão horrível nos últimos jogos e por certo será a primeira opção para o lado esquerdo. Carriço ainda terá que esperar.

No meio campo quem joga? É a eterna questão do Sporting este ano. Se cada um de nós fizessemos o nosso meio campo preferido, iriamos ter muito provavelmente equipas diferentes. O meu neste momento seria Rochemback, Izmailov, Pereirinha e Moutinho.

Na frente Derlei e Liedson.

Aguardo também com alguma expectativa a convocatória de hoje de Paulo Bento.

quinta-feira, outubro 30

A Bola volta a atacar....

Pode-se ler hoje em grande destaque na edição on-line:
Palavras de Moutinho voltam a irritar adeptos

Em causa, as seguintes declarações....

É um facto que o jogador não se cansa de afirmar que se
sente muito bem no Sporting, que o balneário leonino
está unido, que Paulo Bento não é agressivo, que a
equipa tudo vai fazer em busca de vitórias, mas, logo na
segunda pergunta, fala-se em Simão Sabrosa, que, depois
de formado nas escolas do Sporting, acabou por tornar-se
um símbolo do clube da Luz dos últimos anos, e à
pergunta «o João gostava de jogar no Benfica?», a
resposta não caiu bem entre os adeptos leoninos...

«Isso é daquelas perguntas a que não sei bem o que
responder, até porque nunca se sabe», diz o capitão dos
leões, que acrescenta de imediato: «O que é certo é que
estou muito bem no Sporting e se um dia sair, a minha
prioridade, se tiver de voltar a Portugal, será o
Sporting. Isso sem dúvida nenhuma.»

É, pois, a primeira fase da resposta que está a motivar
vários reparos dos adeptos, que têm manifestado o seu
desagrado, através de vários comentários em alguns
blogues (Centúria Leonina ou Visão Leonina) e foruns
(Fórum SCP, também conhecido como Porta 10A), onde é
debatido o dia-a-dia do emblema de Alvalade.


Um verdadeiro pitéu para a oposição, para os sportinguistas mais radicais e para quem quer e está decidido a armar confusão no Sporting.
Repito,a frase da confusão é esta:
Isso é daquelas perguntas a que não sei bem o que responder, até porque nunca se sabe.O que é certo é que estou muito bem no Sporting e se um dia sair, a minha prioridade, se tiver de voltar a Portugal, será o Sporting. Isso sem dúvida nenhuma.»

quarta-feira, outubro 29

Algo vai mal...

Não pode ser apenas ruído. Algo se passa dentro do departamento de futebol do Sporting. Com tantos recados e casos, é fácil constatar que não se trata apenas de euforia pela política da liberdade de expressão mas sim um mal-estar (quase) generalizado.
Hoje, em duas entrevistas pejadas de lugares-comuns, Pedro Barbosa tenta pôr água na fervura, garante que nada se passa e fala em grupo unido. Noutro jornal, Rochemback envia um recado aos colegas: "Temos de jogar onde o treinador entender". Engraçado este apelo ao respeito pelas decisões do treinador, principalmente vindo de alguém que os manda "tomar no cú".

PS: Caso Stojkovic, Caso Vukcevic, Caso Veloso, Caso Djaló... Para simplificar, e pegando nas palavras de um amigo, talvez seja mais fácil juntar tudo e dar-lhe um único nome: Caso Paulo Bento.

Dar a cara!!!



É o que fez Pedro Barbosa na edição de hoje de O JOGO.
São várias as afirmações que considero interessantes.
Entre algumas delas, destaco estas:

Moutinho e Vukcevic

São situações que surgem e vão continuar a surgir e que teremos de ultrapassar da melhor maneira. Nessa situação, a Crítica dizia que a estrutura da SAD tinha tido uma gestão equilibrada e racional em todo o processo. Cada situação, porém, tem a sua moldura e não têm todas de ser tratadas da mesma forma. Tenho a certeza de que não houve dois pesos e duas medidas em qualquer situação. São situações distintas. Também por parte do Simon foi manifestada vontade de sair, desde o início da época, e a resposta do Sporting foi sempre a mesma: não


Veloso e Yannick Djaló

Afinal, o que se passou? Por que razão não foram chamados?
Pura e simplesmente por opção técnica.
O que está a dizer é que não houve nesses factos uma relação de causa/efeito?


Nada! Zero! Tenho reuniões com os atletas, também com alguns empresários. Não vou dizer publicamente o que falámos, mas o que se passou na última sexta-feira foi uma conversa normal. Querem relacionar isso com a convocatória, mas são factos distintos, sem qualquer tipo de ligação. A dita reunião aconteceu nesse dia, como podia ter tido lugar noutra data. Foi posta a circular uma informação despropositada e desenquadrada. Repito: o que houve foi apenas e só uma opção técnica. Esta é a verdade dos factos! Há uma coisa que esta administração e esta equipa técnica têm feito sempre e vai continuar a fazer: é dizer a verdade. A estabilidade do Sporting é uma coisa que incomoda as pessoas…


Comunicação Social

Os factos são empolados, toda a gente fala de futebol - porque é um fenómeno de emoções e paixões - e cria-se a ideia de que não há comando e que o balneário do Sporting está todo partido. Nada mais falso! Não quero entrar em comparações com aquilo que se passa nos outros clubes, mas garanto que muitas das coisas que se passam no Sporting são depois distorcidas e exageradas. Aqui, os jogadores são livres de exprimir a sua opinião, ninguém tapa a boca a quem quer que seja. Falam, dizem o que pensam, mas são responsáveis por tudo isso. No dia que determinada situação passar para o âmbito disciplinar, cá estaremos para agir. É importante que os sportinguistas tomem absoluta consciência que, apesar do alvoroço que se cria ou tenta criar à volta do plantel - sendo o mesmo enfatizado por causa dos resultados mais recentes no Campeonato -, a verdade é que o grupo está sereno, tranquilo, unido e determinado a seguir o caminho definido no início da época. Esta é que é a verdadeira imagem do Sporting! É a realidade, não duvidem. Por muito que haja quem tente passar uma ideia diferente.

terça-feira, outubro 28

Envenenar

É o mínimo que se pode dizer da primeira página da Bola de hoje.
Pode-se ler algo como "As razões da não convocação de Veloso e Djaló".
Ide ler o artigo que vale muito a pena.
Basicamente, acontece de tudo. E sobretudo a sensação que dá, é que este Sporting e principalmente o seu treinador e a sua SAD, são uns incapazes de solucionar o que quer que seja.Abres a boca, fora da convocatória já.
O que pergunto é se toda a gente acompanha as razões para as não convocatórias dos outros clubes com o mesmo interesse que acompanha as do Sporting!?
Curioso...
Se fosse pela Bola, este Sporting estaria já há muito tempo em crise.
E se calhar interessa e muito que o Sporting esteja em crise.
Afinal de contas, para o próximo ano a Champions é só para dois.....

segunda-feira, outubro 27

Pois é

A sorte que tivemos na Ucrânia, foi a mesma que nos faltou em Paços de Ferreira. Ou seja, andamos demasiados dependentes do factor sorte.

A única coisa em comum nestes dois jogos, foi mesmo o mau futebol. E já chega de desculpas.Temos que melhorar e muito. Queremos ver mais e melhor futebol jogado. Estou certo que só assim, conseguiremos ser campeões nacionais.

Em Paços, houve luta, agressividade, empenho, tudo aquilo que PB pede aos seus jogadores. Tal como em Donetsk.
Só é preciso agora que haja também qualidade e excelência. Principalmente nestes jogos. Que ninguém se esqueça de pedir também isto.

Romagnoli, João Moutinho e Abel estão em péssima forma.

É bom, não é?

Fizeste parte de uma das equipas do Benfica que piores resultados obtiveram na história do clube. No entanto, nunca te fizeram mal. Resolveste mudar para Norte, tornando-te na enésima edição das "brilhantes jogadas do mestre", especialista em roubar pérolas ao rival. Não demoraste mais de cinco minutos a decidir, disseste, acrescentando que querias estar num clube ganhador. Já começaste a ganhar. Pelo menos, um valente susto!

domingo, outubro 26

Simão Sabrosa

Não gosto deste jogador, por razões mais que óbvias.

No entanto, não posso deixar de elogiar o jogo que hoje vi este jogador fazer.
2 golos mais duas assistências!!!
Perdão, 2 golões e duas assistências numa altura em que o At.Madrid estava com menos um e a perder por dois.
Com jogadores destes, Portugal terá mesmo que ir ao Mundial!!!

P.S - Em 2 jogos esta semana, Hugo Almeida marcou mais dois. Dois golos que contribuiram para que o Werder Bremen não perdesse os seus jogos.
O golo que marcou hoje é de jogador.

sábado, outubro 25

Adeus Vuk

O caldo entornou de vez. Paulo Bento aguentou até onde pode mas agora explodiu e arrasou o jogador: "Neste momento não quer muito jogar no Sporting. O comportamento é completamente diferente, em relação aos colegas. Trabalha pouco."

Tal como Stoj, a porta de saída é a opção mais viável. A bem de todos. Será que o FCP está interessado noutra permuta de jogadores? Não seria nada mal visto...

sexta-feira, outubro 24

Ciclos

Depois de várias semanas sem escrever é tempo de fazer o balanço do que o FCP tem feito esta época.

Esta cada vez mais que visto que um novo ciclo assombra o Dragão, e digo assombra porque o ciclo é novo e não é aquele a que os portistas estão habituados, este mete derrotas estranhas, equipas descaracterizadas, jogadores sem classe para o nível a que os adeptos estão habituados e um treinador e métodos cada vez mais contestados.

Comecemos pela Europa. Após dois anos a prometer, Jesualdo continua a insistir naquilo que já não é invenção. Só o seria se realmente fosse novo aos nossos olhos, já não o é. É cada vez um filme mais que visto. Jesualdo não tem estofo europeu, amedronta-se demasiado, não confere atitude ao seu jogo e o Porto brilhante, a espaços, que nos ia dando esperança de brilharetes europeus, pura e simplesmente esta época não vai existir. Vejamos, o FCP de Jesualdo tem na sua identidade a transição rápida e o 1-2 e para levar de vencido o Dinamo o Porto não teria que fazer mais nada para além disso, e o que se viu? uma equipa sem timoneiro, sem identidade, sem saber o que fazer, pior só com Fernandez.

No campeonato a equipa não vem sendo melhor. O 1º lugar só disfarça a condição de equipa banal, visto que as outras também o têm sido. A maleita da irregularidade continua a afectar a 2ª circular e só por isso mesmo o Porto está em 1º lugar.

São ciclos, é imensamente difícil haver "Portos" demolidores todos os anos e quem vive o desporto sabe que ganhar sempre só pode ser "mensagem" para a percentagem de vitórias ser maior. Nunca se ganha sempre!

Decrescemos degraus mas não se pense que morreremos por isso, pois quando menos esperarem lá estará outra vez alameda do Dragão em festa.

UEFA

Os resultados foram bons. O empate do Benfica, sem ser extraordinário (até porque o Hertha não é nenhuma equipa de top), acaba por ser positivo. Nesta fase de grupos, empatar fora é importante mas para isso é preciso vencer os jogos em casa. E é já no próximo, com o Galatasaray, que se decide muito do futuro encarnado na prova. Uma vitória abre as portas do apuramento, mas basta o empate para obrigar o Benfica a ter de "sobreviver" ao inferno de Atenas. E aí terá muitas dificuldades...
Quanto ao Braga, confirmou as minhas expectativas. Dizia-se que uma vitória do Braga contra o Portsmouth seria uma meia-surpresa. Nunca acreditei nisso, até por concordar em absoluto com as críticas de Jesus aos treinadores ingleses e ao estilo de jogo que muitas equipas britânicas ainda praticam, apesar do elevado contingente de jogadores estrangeiros. O Braga, em casa, é uma equipa forte e virada para o ataque. 3-0 é um resultado elucidativo e excelente para as contas da qualificação pois, não havendo forma de desempate pelo confronto directo, o goal average revela-se decisivo. Com o resultado de ontem, pode mesmo bastar nova vitória caseira, frente ao Wolfsburgo, para seguir em frente. Boas perspectivas, portanto.

quinta-feira, outubro 23

Liedson Português!?

Será que é desta que vamos ficar com um 9 de jeito para a selecção nacional!?
Espero que sim.

quarta-feira, outubro 22

Shakhtar 0-1 Sporting

O Sporting hoje, ao contrário do que aconteceu no ultimo fim de semana em Leiria, não esbanjou oportunidades de golo. Dispôs apenas de duas oportunidades claras durante o jogo e marcou golo numa delas. O golo rendeu 3 pontos e deixou escancaradas as portas do apuramento na melhor competição de clubes do Mundo.

Liedson correspondeu a um grande passe de Derlei e ofereceu mais um milhão de euros à SAD verde e branca. Entretanto tornou-se no melhor marcador de sempre do Sporting nas competições europeias. que se cuidem os adversários, o Levezinho está de regresso.

O Sporting controlou o jogo todo e beneficiou de belas exibições de Rui Patrício, Polga, Tonel e do já citado Liedson.
Não vale a pena no entanto exagerar nos elogios. A exibição não foi a mais agradável. Pelo menos agradável em termos de futebol jogado. No entanto, com Paulo Bento já se sabe que a consistência e o controlo do jogo é privilegiado face à estética. Com certeza que os sportinguistas, mesmo os detractores do técnico e da qualidade do futebol leonino, gostam de festejar títulos e vitórias. Se o Sporting vencer o Shakhtar no próximo jogo vamos festejar pela primeira vez um apuramento na Champions. E o treinador responsável por isso será Paulo Bento.

Liga intercalar

Sporting 2 - 3 Mafra.
Nem com Ronny e Tiuí ganhámos ao Mafra. Que desilusão... não vejo mais futebol hoje!

Porto em maré de azar

Depois da derrota ontem, agora o sorteio da Taça ditou uma visita a Alvalade. Coitado do FC Porto! ;)
Já o Benfica pode ser que consiga evitar os penalties na recepção ao Aves.

Erros caros

Aposto que o Helton apanhava a bola que o Nuno deixou entrar. Três pontos e muitos €€ a saírem da capoeira do Nuno Espírito Santo.

terça-feira, outubro 21

Liga dos Campões prestes a ir com o Boda...

... e tu Jesualdo?

Mais uma jornada europeia

... e 4 vitórias seria obviamente o saldo perfeito. Ainda assim, 2 vitórias em casa e dois empates fora seria já uma jornada europeia muito boa para Portugal e daria mais pontos para o ranking e mais possibilidades para seguir em frente nas respectivas provas.

À partida, Braga e Sporting têm as tarefas mais complicadas. Apesar de se sobrevalorizar este Dinamo de Kiev, há que dizer que é praticamente a mesma equipa a quem o Sporting ganhou facilmente no ano passado (talvez o nosso jogo mais fácil da época). Pode ser que tenham melhorado alguma coisa, mas ainda assim o Porto é claramente favorito para o jogo de hoje.

Amanhã, jogamos nós na Ucrânia. Estou algo apreensivo para este jogo. Este Sporting é ainda uma incógnita. Capaz do melhor e do pior, esta equipa tem assim mais uma oportunidade de mostrar o seu real valor sob pena de comprometer a qualificação para os oitavos de final da Champions. Muita expectativa da minha parte para este jogo.

O Braga tem um duro teste frente a uma muito boa equipa do melhor campeonato do Mundo. No entanto, joga em casa e o único resultado que lhe interessa será apenas a vitória.

Deixei o Benfica para último, não por embirração, mas porque considero que será o jogo mais fácil desta jornada europeia. Não porque o Hertha de Berlim seja uma equipa fraca, que não é. Apenas porque considero que este Benfica esta feito para grandes jogos e grandes palcos. Reyes, Suazo, Aimar, Di Maria ou Cardozo não devem desaproveitar esta oportunidade para assim dar-se a mostrar por essa Europa fora.

segunda-feira, outubro 20

Um Partidazo

Kun Aguero, Forlan, Maniche, Simão, Paulo Assunção e Heitinga contra Ruud Van Nistelrooy, Sneijder, Raul, Pepe, Cannavaro, entre outros. Quase que me atrevo a dizer que à partida o espectáculo estava servido. E assim foi....

Golos espectaculares, expulsões, lances polémicos e sobretudo muita emoção num jogo disputado em alto ritmo. No final, decidiram os pequenos pormenores que costumam marcar estes jogos. Penalty escusado no ultimo minuto de jogo. Vitória do Real Madrid.

Que grande exibição a de Pepe. Tenho orgulho que este grande jogador tenha escolhido Portugal para jogar ao mais alto nível em competições de selecções. Paulo Assunção foi também enorme no meio campo colchonero. Maniche foi o dínamo do costume e Simão revolucionou o ataque do At.Madrid, apontando mesmo o golo do empate.

Que bonito é o futebol quando se joga desta maneira.

P.S - No domingo tive também a oportunidade de ver a final do campeonato do mundo de futsal. O super Brasil de Falcão, Schumacher e Lenísio contra a bi-campeã mundial Espanha. Ficou decidido nos penaltys a favor dos anfitriões.
No entanto, ficará gravado na memória de muitos a personalidade e carácter que os espanhóis mostraram perante 13.000 espectadores que enchiam por completo o Maracanãzinho.

domingo, outubro 19

Taça e Vuk

Taça
Bom ensaio geral do Sporting antes da deslocação complicadíssima à Ucrânia. Paulo Bento ganhou 2 reforços - Liedson e Izmailov - para os desafios que se avizinham. O Leiria foi um adversário bastante acessível, mas o futebol praticado pelo Sporting foi agradável. Veremos se tem continuidade na 4ª feira.

Vukcevic
É cada vez mais difícil perceber o que é realmente um caso de indisciplina no que respeita a Vukcevic. Segundo informação do médico do clube, o jogador estava mesmo engripado e não vai ser castigado pelo clube.
Por outro lado, parece-me que se tenta arranjar confusão onde ela não existe. Na Bola de hoje atribui-se o título "Polga manda recado a Vukcevic" no seguimento de uma frase banalíssima em que até me parece que Polga foi bastante diplomático...

sexta-feira, outubro 17

A selecção de todos nós

Contra a Albânia jogámos com:
O Guarda Redes Titular do Benfica;
Dois titulares indiscutíveis do primeiro classificado em Espanha;
O central mais caro da história do Real Madrid;
O melhor central do Porto e dos melhores a jogar em Portugal
Um “blue” adaptado á esquerda;
O melhor jogador do Sporting
O médio em melhor forma do Porto
O melhor jogador do mundo
O jogador mais caro da história da Rússia
Um dos melhores goleadores do Werder Bremen nos últimos anos

Não seria isto suficiente para ganhar á Albânia!?
Eu atrevo-me a dizer que seria suficiente para ganhar á Albânia e a qualquer outra selecção mundial.
Portugal tem neste momento das melhores equipas do mundo em termos de individualidades.
Ao nível de uma Argentina, Brasil, Espanha, etc.
Negar isso, será procurar razões para estes recentes insucessos onde francamente creio que não existem.

Dito isso, como justificar então tão fraco desempenho?

Se somos de facto bons em alguma coisa, porque é que nos custa tanto afirmá-lo em campo e ao mundo!?
Estaremos tão habituados a ser pessimistas e a queixar-nos de tudo e de todos, que já nos esqueçemos de ganhar e fazer as coisas como deve ser? Será esta selecção um pouco o exemplo da nossa própria cultura?

Atrevo-me a dizer cada um de nós tem a sua própria explicação para tão fraco rendimento da nossa selecção.
Mas é uma pena, digo mesmo vergonha nacional, que no dia em que temos tanta qualidade não a consigamos demonstrar por problemas de cultura, mentalidade ou egos. E acho que todos coincidimos nisso.

quinta-feira, outubro 16

Paciência

  1. A selecção nacional entrou num novo ciclo e está em reconstrução.
  2. As contas estão muito complicadas e começo a ter sérias dúvidas que a selecção se apure para o Mundial.
  3. Afinal não é só Scolari que deixa os jornalistas pendurados. E confirma-se que o mais importante não é jogar bem, é conseguir o apuramento.
  4. A capa da Bola de hoje é uma vergonha.

segunda-feira, outubro 13

Caras conhecidas

O pior 11 dos últimos 20 anos do Barça, votado por mais de 50 mil adeptos blaugrana: Rustu (Enke na 2ª posição), Okunowo, Christanval, Déhu, Bogarde, Eskurza, Rochemback, Ciric, Geovanni, Maxi Lopez, Amunike.

Craques em Lisboa, flops na Catalunha. :)

sábado, outubro 11

Futebol ao meio dia

Da extensa entrevista que FSF dá hoje ao Record gostaria de destacar um aspecto. Para muito será apenas um pequeno pormenor mas creio que é uma ideia muito boa: forçar novamente o futebol a horas decentes, nem que seja domingo ao meio dia (12:00).

Numa altura em que se debate as fracas assistências, seria sem dúvida uma medida muito interessante e não me parece que o argumento comercial da Olivedesportos forçar o jogo à noite por ter mais assistência seja 100% válido.

1) Quantos dos sportinguistas deixariam de ver o jogo na TV se em vez de ser domingo às 21h fosse domingo às 12h? Estamos perante um caso em que o cliente adapta-se ao produto e não o contrário.

2) Por outro lado, até mesmo um telespectador sente maior prazer se o jogo tiver as bancadas cheias. O espectáculo televisivo também ganha com bancas repletas.

Arrisco por isso dizer que o share seria igual. Os senhores da Olivedesportos têm uma excelente oportunidade de mostrar que de facto querem promover o futebol. Seria uma situação win-win para os clubes, adeptos e detentores dos direitos televisivos.

Em países com melhor campeonato, como a Inglaterra, joga-se a essas horas. Porque motivo não haveria de funcionar em Portugal?

sexta-feira, outubro 10

O meu onze para amanhã!!!!

Quim,
Bosingwa, Pepe, B.Alves e Paulo Ferreira
Meira
Meireles; Moutinho
C.Ronaldo, Nani(Danny)
N.Gomes

Concordo com a inclusão do Meira no meio campo, mas não acho que devemos começar o jogo sem ponta de lança. Ainda que este seja o Nuno Gomes.
Também não percebo que o ponta de lança português em melhor forma, não esteja convocado.Atenção, digo "ponta de lança português em melhor forma", o que na prática nem é grande elogio, dada a qualidade da concorrência. Digo isto, para não me começarem já a chamar de "faccioso".
Com um onze destes, deveriamos conseguir sacar um 1-2 da Suécia!!!

quinta-feira, outubro 9

No meio é que está a virtude

Rochemback mandou o recado, através do pai, de que está insatisfeito por jogar encostado a uma ala. Prefere jogar no meio.
1) O método utilizado pelo jogador não é o melhor. Mandar recados já valeu dissabores a outros jogadores.
2) O jogador tem motivos para insatisfação. A preponderância do seu jogo cai brutalmente encostado ao lado direito. Rocha tem de jogar na posição 6. A compatibilidade com Veloso é outro problema que tem de ser resolvido.

Crise?

No Sporting a venda de lugares caiu 21% e as assistências têm sido miseráveis. No entanto, na Luz e Dragão continuam a registar-se excelente molduras humanas. Parece que a crise da economia, de que fala o Jean-Paul no Jogo de hoje, só afecta os sportinguistas.

segunda-feira, outubro 6

SLB sem mínimos.

Injusto O empate sabe a pouco aos leixonenses. Nunca desistiram e mereciam mais. Melhor futebol, melhor atitude e mais oportunidades de golo.

Vergonhoso A segunda parte revelou um SLB absolutamente ridículo. A equipa que acabou o jogo era bastante fraca - Amorim, Bynia, os laterais, di Maria foram risíveis - mas exige-se mais. O geral foi fraquíssimo.

Apatia De Quique. A equipa não reagiu no segundo tempo e o espanhol achou que defender era a solução. Custa-me perceber que cometeu o mesmo erro que qualquer Fernando Santos ou Camacho cometeriam.

Escandaloso O pénalti que não foi assinalado na jogada do golo do SLB. A arbitragem, no geral, foi cheia de erros. É a mé(r)dia que temos, não há volta a dar.

Mártires Cardozo continua a sofrer entradas às canelas a um ritmo alucinante. Reyes saíu lesionado por uma entrada dura. Vamos pedir castigo igual ao que pediram ao Katsouranis no lance com o Anderson? Muita lesão têm os jogadores deste clube.

Desilusão Pela enésima vez o SLB não consegue manter o nível de resultados que se exige. Novo falhanço e já ninguém se lembra dos golos de Reyes.

E esta!?

Vou ver a lista de convocados da Argentina e vejam lá quem é que fui encontrar.

Avançados: Gonzalo Bergessio (San Lorenzo), Lionel Messi (Barcellona), Sergio Aguero (Atletico Madrid), Carlos Tevez (Manchester United), Diego Milito (Genoa).

Dispensado ao fim de poucos meses ter sido contratado pelo Benfica, Bergessio é a grande surpresa na lista de convocatória de Alfio Basile.

Pode-se agora criticar a visão dos dirigentes benfiquistas nesta decisão. No entanto, com Cardozo, Suazo, Reyes, Aimar e Di Maria alguém se vai lembrar dum tal Bergessio!?
Tivesse acontecido isto noutro clube e já teriamos os adeptos a manifestar-se na rua a pedir cabeças.
O que fazem os milhões.....

Sporting 1-2 Porto

Algumas notas soltas:
- vitória justa do FC Porto. Controlou o jogo na primeira parte e conseguiu suster a pressão leonina na segunda.
- ao contrário dos ultimos jogos entre ambos com vitórias do Sporting, ontem o Porto deu a iniciativa ao Sporting e ganhou o jogo.
- Djaló não é nº 10 nem nunca será. Pereirinha é o jogador fetiche de Paulo Bento. Se for para lateral, ainda concordo. A médio não dá.
- Bruno Alves está um senhor jogador. Quem diria?

sexta-feira, outubro 3

Dinâmica de vitória

Uma oportunidade italiana a abrir o jogo. Mais uma vez, os 'centrais' - neste caso, Luisão - a deixarem fugir um avançado adversário pelo meio. Depois, 40 minutos de retranca italiana, com simulações de lesões e guarda-redes a perder tempo. Várias ocasiões do Benfica, não concretizadas. Cinco minutos finais da primeira parte preocupantes, com os italianos a atirarem uma bola ao poste. A preocupação estendeu-se pelo início do segundo tempo, com um meio-campo pouco criativo, a pedir a entrada de Carlos Martins. Mas surgiu mais um momento de inspiração de Reyes. A partir daí, tudo ficou controlado. Os italianos não tiveram chances e a vantagem foi ampliada.

Foi este aspecto o que mais apreciei no jogo de ontem, à semelhança do que se passara no 'derby' e que deixa uma imagem de maior maturidade da equipa. Depois da tremideira de Paços de Ferreira, mesmo a vencer por dois golos, foi impressionante a forma como o Benfica, estando em vantagem, controlou equipas bem mais poderosas do que os pacenses, como são o Sporting e o Nápoles. Não alinho em euforias. Nada se ganhou. No entanto, criou-se uma dinâmica de vitória que é imprescindível manter em Matosinhos. E sobretudo evitou-se um enorme rombo na auto-estima e nos objectivos para 2008/2009 que significariam a eliminação precoce da Taça UEFA e uma distância de 7 pontos para o líder.

PS - Braga a passear na Eslováquia; Setúbal a afundar-se junto aos diques holandeses; Marítimo quase a surpreender um Valência que, consta, terá contado com o precioso auxílio do árbitro; Crouch apenas deveria ser autorizado a jogar basquetebol...

quinta-feira, outubro 2

Estádio virtual

Hoje a bola é aqui: http://estadiovirtual.sapo.pt/. Enquanto o streaming aguentar...

quarta-feira, outubro 1

Sporting 2-0 Basel

Vitória do Sporting e 3 pontos importantes para a classificação no grupo. Depois da derrota em Barcelona era premente a vitória leonina, objectivo que foi alcançado.

A primeira parte não foi bem conseguida mas o golo feliz de Romagnoli desbloqueou uma situação que se antevia complicada. Não porque o Basel jogasse bem, mas porque o Sporting jogava demasiado lento apesar de estar a controlar a partida. Depois do golo, o Sporting conseguiu criar outras oportunidades, até Derlei marcar o segundo e conferir tranquilidade para os minutos finais.

Postiga e Derlei foram os melhores. Derlei atirou duas bolas ao ferro antes do golo merecido - foi a grande figura do Sporting.

Pela negativa destaca-se o meio campo do Sporting. Alguma coisa tem de ser corrigida por Paulo Bento. Rochemback na ala perde influência no jogo da equipa e fica alheado do jogo.

Agora venha o FC Porto para vincarmos (ou não) a candidatura ao título.