quarta-feira, abril 28

O Cantinho do Morais

Como os meus colegas de 'blog' sportinguistas parecem estar distraídos e, infelizmente, começo a especializar-me em necrologias, aqui deixo uma pequena homenagem a alguém que na década de 60 se evidenciou com a camisola do eterno rival. Há jogadores que se notabilizam por toda uma notável carreira e outros que, sem atingirem idêntico destaque, conseguem criar um momento que lhes marca o percurso desportivo. Neste grupo, cabe João Morais, que se celebrizou pelo canto directo que permitiu ao Sporting a sua única conquista europeia de futebol, em 1964. Também é bem conhecido o seu despique com Pelé no 'Mundial' de 1966, em particular no lance em que o brasileiro se lesionou, mas foi aquele pontapé de canto que lhe trouxe fama. Desde sempre oiço falar no célebre Cantinho do Morais. Até deu direito a uma canção, com a qual, há mais de 20 anos, uma namorada me infernizava a vida. Ontem, chegou ao fim a sua vida, para tristeza de todos, em particular dos sportinguistas e de quem o conheceu. Mas poucas figuras serão tão eternas na história do clube como Morais, o do Cantinho...

3 comentários:

LC disse...

Nova partida de um herói, João Morais irá ser sempre um icone tanto do Sporting pelo famoso "corner" como pela grande campanha no Mundial 66, Portugal e os portugueses estão tristes, paz à sua alma e condolências à família.

Um episódio engraçado de quem conheceu João Morais pessoalmente, o meu pai:

Contou-me faz alguns anos que aquando da chegada a Inglaterra (esteve lá em 66) ninguém nos ligava, aos treinos iam meia dúzia de portugueses e alguns jornalistas.
Só que nos 2 primeiros treinos o Morais que se notabilizou em 66 a defesa direito, treinou a extremo esquerdo e os jornalistas estrangeiros ficaram loucos com a velocidade e fintas do Morais até que alguém lhes disse que aquele jogador não era o extremo titular e eles ficaram pasmados...por aqui se pode ver a excelência do futebol do Morais, que tapado por Simões agarrou-se à lateral 1º no Sporting com uma lesão do Hilário e depois à direita porque era um polivalente cheio de talentos.

Francis disse...

como sportinguista tiro-te o chapéu pelo post. fossem todos como tu.
eu tenho uma história de um encontro com mário coluna que é para mim inesqucivel. um senhor.

LMGM disse...

Até Sempre, Sr. Morais.

Obrigado Glorioso.