sábado, março 31

Estamos Lá!

Ganhou quem mais procurou a vitória.
Vitória justíssima.
Parecia que lhes servia o empate. E como quem joga para o empate, fica a meio caminho da derrota...
O Benfica acabou de rastos mas demonstrou uma entrega fenomenal.
Vamos a Stamford Bridge para vencer!

sexta-feira, março 30

Não resisti!

Numa altura em que tanto se fala do castigo ao Aimar (justo, quanto a mim), onde se descobrem imagens a mostrar que afinal ele é um sarrafeiro da pior espécie, onde tanto se falou do crime cometido pelo Bruno César sobre o jogador do Paços. Onde tanta indignação paira no ar, convém lembrar que todos temos telhados de vidro, uns mais, outros menos.
A compilação que se segue chegou-me ao conhecimento via rede social. Tem factos mais ou menos recentes.
Quem quiser "matar saudades" é aqui. Voltei a rir-me com o José Pratas a correr à frente deles.

Rescaldo

O favoritismo do Sporting na eliminatória apenas foi visível na 2ª parte do jogo de ontem, mas aquele penalty a fechar, por paradoxal que pareça apesar da derrota dos ucranianos, equilibrou as probabilidades na eliminatória.

Estou convencido que o Sporting tem melhor equipa que o Metalist mas o 2-1 é sempre "aquele" resultado manhoso que moraliza e dá alento na esperança de marcar o golinho que coloque a equipa em vantagem.

O Sporting terá de realizar uma exibição ao nível do que fez em Manchester. Se o fizermos, será natural a passagem às meias finais. Para a semana teremos a resposta.

Para finalizar, as notas recorrentes:
- Se tivéssemos um ponta de lança a sério...
- Patrício (mais uma), Insua, Polga, Izmailov (o normal). Grandes exibições.
- Porquê Renato Neto?

Sporting 2 Metalist 1

O resultado esteve perto de ser perfeito mas o Metalist fez por merecer o golo que marcou e que Rui Patrício (mais uma vez brilhante) foi adiando. No entanto, não deixa de ser uma vitória e, como tal, uma vantagem na eliminatória. Pareceu-me que a estratégia de Sá PInto foi a correcta, pois o treinador tem alertado para o desgaste dos jogadores e não seria possível aguentar o jogo todo no ritmo imposto entre o intervalo e os 75 minutos. O Sporting apenas controlou na primeira parte, partindo para cima dos Sul-americanos na segunda parte. Quase resultou em cheio mas o adversário tem qualidade no ataque. Na defesa não é tão bom e vai estar privado dos centrais. Acresce que é uma equipa mais talhada para jogar fora do que em casa. Sendo assim, o Sporting continuacom boas perspectivas de jogar com o Bilbao nas meias.

quinta-feira, março 29

Vai ser complicado!

Apesar do Sporting ter algum favoritismo, não podemos esperar outra coisa que não dificuldades contra o Metalist, uma equipa com pouca tradição mas com bons executantes e dinheiro que lhe permite dar mais de 8 milhões por um jogador (Taison). Por isso, falar em percentagens de 75% ou 80% é absurdo. 60%, no máximo! Estamos nos quartos de final e jogar em casa primeiro, para mim, é uma desvantagem (apesar do City). O melhor que pode acontecer é não sofrer golos e, já agora, marcar um ou dois. Tem sido assim com Sá Pinto em Alvalade: 6 jogos, 6 vitórias, 0 golos sofridos. Algum dia isto vai acabar mas seria excelente que não fosse hoje.

quarta-feira, março 28

Liga dos Campeões.

Benfica-Chelsea 0-1
Marselha-Bayern 0-2
Apoel-Real Madrid 0-3
Milão-Barcelona 0-0

Vi apenas o resumo deste último jogo e aquilo foi pouco menos do que um massacre dos espanhóis. A armada de Barcelona é demolidora e hoje não marcaram quatro ou cinco por acaso.

Torcerei sempre pelo seu adversário, mas cada vez estou mais convencido que o vencedor desta competição está encontrado.

E agora?

Depois da derrota de ontem, há que pensar já no jogo mais importante da época, contra o líder Braga. O SLB atravessa uma fase complicada, uma fase onde os resultados têm sido negativos mas onde, registe-se, nada foi ainda hipotecado.

Na Champions o SLB desempenhou, e bem, o seu papel. Houve uma clara evolução e eliminámos uma equipa de nível mundial (United), uma do nosso nível (Zenit) e outras inferiores (Basel e Otelul). Não sofremos qualquer derrota no grupo. Para o ano tem de haver mais e assim continuar a construir toda uma história que ganhe, a cada ano, um peso maior. Falta-nos experiência e estamos ainda longe das equipas do segundo patamar europeu.

No Sábado, joga-se a época do Benfica. Joga-se, no mínimo, o acesso directo à LC. Só a vitória interessa e não há desculpas, nem Emersons, nem Matics, que nos valham.

terça-feira, março 27

Benfica perde com Chelsea (0-1).

Mais Chelsea. Mais Benfica. Mais Chelsea. Mais Benfica. Apito final (intervalo).

Segunda parte. Muito mais Benfica. Mais Benfica. Olá senhor árbitro. É penalti, caralho! Um bocadinho de Chelsea. Mais Benfica. Aperta Benfica! Grandes Ramires e golo do Chelsea. Pouco futebol. Sinto vergonha do Emerson. Merecemos o golo. Não veio.

Excelente exibição de Luisão, Javi, Gaitán, Cardozo. A equipa esteve bem e tudo fez para vencer. Se o adversário fosse o Olhanense dava cabazada.

Jesus voltou a surpreender e fez entrar Matic, naquela altura, inexplicavelmente. Mas vindo de quem aposta em Emerson (que pesadelo)... Nolito e Rodrigo estão em muito má forma. Não entendo a ausência de Oliveira.

Esta derrota os benfiquistas desculpam, Jesus.

Ganha o Chelsea hoje e o Sporting é favorito na próxima quinta!?

Os favoritismos valem o que valem. Talvez valham mais para as casas de apostas, ou até para esta necessidade humana em hierarquizar tudo nesta vida.
Hoje em príncipio o Benfica joga em desfavor (por orçamento, plantel, estrelas, historial europeu nos últimos anos) contra o Chelsea. Mas será isso razão suficiente para aceitar uma eventual eliminação?

O mesmo argumento se pode utilizar para o jogo do Sporting contra o Metalist. Tendo muito mais equipa e historial(não tenho a certeza em relação ao orçamento), poderíamos pensar que é mais que obrigação passar a eliminatória!?

Ora sendo pragmático, eu acho que esta conversa é muito mais que um jogo de palavras. Acho que por cultura própria, sempre lidamos melhor com o facto de ser não favorito ( que não uns coitadinhos) e acho que essa será por ventura uma das maiores qualidades do nosso futebol e que muitas vezes nos esquecemos.

Em relação ao Benfica posso dizer que das melhores exibições que vi de equipas portuguesas ou até da selecção, eram aqueles jogos em que sem complexos admitiamos ser inferiores em muitos dos aspectos do jogo em comparação com o rival, mas confiantes das qualidades em que se possa ter. E lutar e sofrer muito!

Com o Sporting, mesmo pensando que o favoritismo esteja no nosso lado, pensar que muitas vezes não conseguimos superiorizar-nos a equipas com um décimo do nosso orçamento. Estar em quinto este ano, não é só por culpa da arbitragem.

E acho que se for assim passam os dois nesta eliminatória!!!


Liga dos Campeões e Braga.

1. O Estádio da Luz vai encher na recepção ao Chelsea. A equipa encarnada continua sem Garay mas de resto, está tudo disponível. Estou curioso par aver a atitude da equipa no jogo de hoje.

2. O jogo de hoje nada decide, a menos que alguma das equipas goleie. De resto, um empate ou até uma derrota pela margem mínima são resultados que poderão ser invertidos por qualquer uma das equipas.

3. Artur; Maxi e Emerson, Jardel e Luisão; Javi e Witsel; Gaitán e César; Aimar; Cardozo.

4. O Braga aproveitou o jogo de ontem e já é líder. Houve até um bracarense que quis levar a camisola de um jogador da Académica como recordação. Aqueles últimos minutos do jogo foram engraçados.

segunda-feira, março 26

Árbitros.

1. "Se olharmos para a classificação da equipa, podemos ver que, em condições normais, independentemente de erros que possamos ter cometido e algum resultado menos bom cujo responsável é o Sporting, hoje estaríamos a lutar directamente pelo título. Se tivesse havido em todos os jogos uma forma equalitária de estar, o Sporting estaria a lutar pelo título", acrescentou o dirigente.".

Não condiciona. Não provoca. Esta táctica dos dirigentes do SCP é muito parecida com a utilizada pelos do meu clube. É vã, totalmente desprovida de sentido e pior, cheira a desculpa de mau pagador, mesmo.

Mas pelos vistos só houve um ou outro resultado menos bom por culpa própria. Domingos afinal foi vítima do sistema. Confuso, isto.

2. Não percebi muito bem a insistência da RTP em fazer eco da notícia falsa do DN, em que se dizia que Bruno Paixão tinha sido obrigado a sair de casa com a família, por ameaças. Realidade que o próprio desmentiu completamente. Porquê a insistência?

Há sempre o depois do fim-de-semana.

1. O campeonato não está morto. Isto apesar de, SLB e FCP, parecerem que já só respiram com ajuda de uma máquina de oxigénio. Há quem veja já muitas semelhanças com o campeonato de 2005, em que os da frente falhavam sempre que podiam.

O Braga aparece agora como o mais forte candidato. Contudo, os bracarenses ainda vão jogar contra os três grandes e, a pressão, vai começar agora. Nem será no jogo de hoje, mas a partir do momento em que toda a gente os considerar como candidatos ao título.

O SLB continua, desta forma, com o caminho mais ou menos livre para vencer a prova mais importante. Se vencer os jogos contra o Braga e SCP, nas próximas duas jornadas, tem tudo para se sagrar, pela 33ª vez, campeão.

2. Os benfiquistas já nem ligam às alarvidades debitadas pela figura do Gabriel. E é isso, precisamente, que preocupa. Esta direcção tem este estilo "cowboy" que só serve os interesses de Vieira e seus apoiantes. Os outros, encolhem os ombros.

Esta direcção teve uma postura complacente em todo o campeonato e só quando vê a equipa ser prejudicada em pontos é que se lembram dos árbitros, que são os mesmo incompetentes de sempre. Agora é tarde e cheia a desculpa de mau pagador. Agora já os jogadores se sentem desprotegidos e injustiçados.

3. Jesus tem a oportunidade de ouro de marcar uma época no futebol do SLB. Porque o que fez até agora é muito pouco para as condições a que teve acesso. Passar o Chelsea, ser campeão e ganhar a Taça da Liga dariam todo o crédito do Mundo a um homem que se arrisca a ser escorraçado pela porta pequena. E razões para isso não faltarão.

Empatas

Num jogo que nem foi dos piores que vi este FCP fazer, vi 2 pontos "fáceis" a irem ao galheiro. É verdade que na 2ª parte o FCP teve várias ocasiões para fazer o 0-2 e terminar de vez com quaisquer dúvidas ou riscos, mas não foi capaz de o fazer. Pior que não ter sido capaz disso foi o facto de a equipa se deixar amedrontar, ter recuado e ter permitido ao Paços pensar que o empate estaria ao seu alcance.

Independentemente da eventual fadiga do meio campo azul e branco, que aceito e compreendo, acho que o verdadeiro problema está na mentalidade dos jogadores. Esta equipa tem que ser mais forte mentalmente. Vai ser a equipa a equipa que tiver mais fibra e mentalidade que vai ficar com esta liga. Com muita pena muita, hoje, essa equipa é o Braga.

Está mais que visto que todas as jornadas até ao final vão ser decisivas, por isso voltamos a falar na próxima semana. Aposto que não há campeão antes da penúltima jornada.

domingo, março 25

Serviços mínimos ou não dá mesmo para mais!?

Com este Sporting fica sempre esta dúvida.
Andamos a gerir a equipa,os esforços e as prioridades ou a equipa não dá mesmo para mais!?
Com uma época á Jekyll and Hyde, onde podemos ver exibições muito boas seguida de momentos confragedores, ficará sempre a dúvida em saber quanto vale realmente este Sporting?

Ontem foi mais um desses momentos. Depois de uma meia exibição de sonho em Manchester, um bom jogo em Barcelos, ontem o resultado foi apenas e só o melhor de um jogo contra o último classificado da nossa Liga.

No entanto, vamos ter tempo para descubrir o que poderá fazer este Sporting esta época. É já na próxima quinta feira....onde se pede novamente uma grande exibição!!!

sábado, março 24

Coerência

Depois de uma semana a tentar passar a imagem que os impedimento dos jogadores do Olhanense foram tudo menos inocentes e que não há coincidências, eis que o(s) pseudo "mais esperto(s) de todos" fica(m) indignado(s) com o facto do Benfica também, usando do argumento deles, achar que a expulsão do Aimar é uma artimanha para o impedir de jogar nos próximos e importantes embates!

Coerência, é o mínimo que se pede. Mas também não se espera. A esperteza, saloia, dá para tudo. Falam do alto da sua pseudo-intelectualidade superior, mas acabam por ser tão ou mais básicos que aqueles que, permanentemente, tentam humilhar e ridicularizar.

Para que conste, e para quem não leu nas caixas de comentários abaixo, para mim a expulsão do argentino é uma decisão acertada, ou, no mínimo, aceitando-se que resulta de uma disputa de bola, e o movimento do Aimar como involuntário (?), não se deve considerar um erro do árbitro, atendendo à imagem que o lance sugere.

Ridiculo

Ridiculo o jogo que fez o Benfica, ridiculo o "anti-jogo" que fez o Olhanense, mas sobretudo ridicula a expulsao de Aimar. Só quem nao percebe nada de bola é que pode aceitar que o lance do argentino é para expulsao. É ridiculo termos uma liga com árbitros que expulsam um jogador por este tipo de lances e é ridiculo termos adeptos que aceitem a expulsao com justa. Ridicula a facilidade com que se expulsam jogadores do Benfica neste campeonato.

Caminho desbloqueado para o fcp ganhar o campeonato.

sexta-feira, março 23

Olhanense-Benfica: mau futebol dá nulo.

Deplorável o espectáculo oferecido pelas duas equipas. Já se sabia que ia ser complicado, mas o SLB tem de jogar mais e chutar à baliza, vá. Qual é a ideia de andarem 45 minutos sem o fazerem?

Na segunda parte temos de jogar futebol o que, para um grupo de futebolistas, deveria ser uma realidade e uma constante.

Acabou com um empate.

Aimar é bem expulso, mas na primeira parte houve um entrada igual que ficou sem punição. É inadmissível que um jogador como o argentino não saiba como as coisas funcionam. Tinha de ter evitado aquele gesto. Ponto. De resto, acho que faltaram vários amarelos aos algarvios, mas aquilo era um "deixa andar"...

De resto, aquela excessiva preocupação nos livres foi um fartote. Resultou, para já, a táctica do boneco Pereira.

Jesus não tem construído uma verdadeira equipa. Emerson, é um jogador destroçado, sem a mínima condição para ser titular. Além disso, vê-se que a equipa não está preparada para estes jogos e ambientes. Pouco trabalho de casa. Hoje, aos 90 minutos, a equipa era uma manta de retalhos, sem rei nem roque.

Em relação ao Olhanense: já lá iam uns anos que não via equipa tão miserável. Um jogo inteiro a queimar tempo. Nem com mais um conseguiram construir nada. Uma vergonha.

Vitir Pereira é uma besta porque tem medo, ou tem medo porque é uma besta?

Vitor Pereira diz que os bloqueios do SLB estão a ficar cada vez mais refinados. E diz também que não quer, com esta conversa, pressionar os árbitros.

Diz a besta: "Inicialmente, os bloqueios eram disfarçados, não eram claros mas, neste momento, como têm passado em claro, pois não se marcou falta, tornaram-se cada vez mais refinados".

O que é claro é que VP acusa os árbitros de não marcarem faltas ao SLB. Isso é pressionar e condicionar. Mas não deixa de ser engraçado a besta dizer que ao início (quando? Da época? Da vida terrestre?) os bloqueios era disfarçados mas que agora são refinados. São refinados mas não disfarçados? Disfarçados e refinados? Mas a besta consegue ver tudo apesar de serem disfarçados e refinados?

"Agora até constroem um, dois, três bloqueios, barreiras a dois e a três, para não deixar passar os adversários. É só pegarem nas imagens, foi o que eu fiz quando preparei o jogo. Verifiquei que existia um padrão."

O padrão, diz a besta, não foi suficiente para se precaver dessas teóricas irregularidades, nem tão pouco de as denuciar antes do jogo da Luz. Isso é que era de homem. Mas VP não é homem, é fraco, muito fraco, como homem.

A besta acrescenta ainda: "Até cheguei a ver umas imagens, de um jogo com a Académica, em que um homem vai direto ao guarda-redes".

De barreiras e bloqueios construídas com vários jogadores, VP, a besta, dá um exemplo de um jogador do SLB que "vai direito ao guarda-redes". Acho que não existe uma única equipa, para além da do SLB, que tenha jogadores que façam uma coisa dessas. Realmente, tem toda a razão, a besta. Agora um jogador vai direito ao guarda-redes, isso pode lá acontecer. Já agora, a falta foi marcada? A besta não disse.

Aproveito também para denunciar que, num jogo do FCP, houve um jogador portista que rematou para a bancada. Investiguem isso, por favor.

"Se deixarem que as coisas sigam assim, acredito que o Benfica continue a fazer muitos golos de bola parada. Vejam o segundo golo. Há dois ou três jogadores de costas, sem intenção absolutamente nenhuma de jogar a bola."

Mais uma vez, quer condicionar e pretende que se apitem lances que, na opinião da besta, são ilegais por, imagine-se, haver jogadores que estão de costas. Se isto não é brilhantismo, não sei o que será.

Vitor Pereira está desesperado porque tem medo de perder. Tem medo de ser agredido pelos do costume. Tem medo que outros ganhem. Tem medo de ficar sem emprego para o resto da vida. Só há uma coisa da qual não tem medo: de ser uma besta.

quinta-feira, março 22

Fim-de-semana.

1. O Gil Vicente venceu o Braga e vai disputar a final da Taça da Liga com o SLB. Os bracarenses falharam mais um objectivo e já só têm o campeonato para disputar.

2. Parece que o Cebola andou "5 minutos" à tareia com Moutinho. Sabe-se agora, uma semana depois do incidente. Ele há coisas...

3. Em Olhão, o SLB tem mais uma final. É proibido perder pontos e vem aí nova fase complicadissíma: Olhão, Chelsea, Braga, Chelsea e Alvalade. Eu diria: que maravilha!

4.
Apareceu um joagdor ex-FCP (Gaspar, o homem-gravatas-na-área-sem-penalti) a dizer que Jesus já treinava os famosos bloqueios quando estava no Rio Ave. Incrível como todos os intervenientes ajudam a estragar sempre mais um pouco o nosso futebol. Bloqueios o caralho, pá.

Bye Bye Sporting Clube, Hello Sporting SAD

Que se acabem os romanticismos de uma vez por todas. O Sporting passou a ser uma empresa para deixar de ser um clube. Com o estádio (já antes tinha ido a academia) a passar para a SAD, resolve-se um problema. A SAD passa a ficar com capitais próprios positivos. Mas levanta-se outro, que creio ser mais sentimental que outra coisa. O Sporting "Clube" deixa de ter qualquer tipo de importancia.
Sinais dos Tempos!?Ou mais uma fuga para a frente!?

quarta-feira, março 21

Bloquear o Bandido lançou Tacuara!

Num cenário que tem sido imensamente favorável aos dragões, nas partidas mais recentes, o Benfica finalmente disse basta e parou a senda vitoriosa no FC Porto na Luz. Com justiça, a equipa de Jorge Jesus superiorizou-se no jogo a um Porto que por minutos até controlou e dominou a partida ao bom estilo do que vem fazendo no estádio do Benfica. Mas, ao contrário, do que também vem sendo hábito, desta vez o Benfica sacudiu a pressão e recordou o Porto do que é, realmente, jogar na Luz. Essa foi a maior diferença.

Os primeiros minutos já o indiciavam. O Benfica estava farto, decidiu entrar a matar e, com sucesso, conseguiu um golo madrugador que lhe permitiu entrar em contenção. Depois, o fantasma recente voltou. Com superioridade defensiva no meio-campo, o FC Porto ganhava os duelos e partiu para o ataque à baliza de Eduardo. O controle de jogo veio dessa superioridade que fez, até ao segundo golo, com que o Benfica passasse por momentos aflitivos.

Mas por falar em aflições, o segundo golo portista teve também o condão de colocar o Porto na expectativa e de 'avisar' Jorge Jesus que Witsel e Javi estavam demasiado desapoiados. Depois, o Benfica foi de novo aquilo que nunca conseguiu ser nos últimos confrontos entre as duas equipas. Com um futebol mais vertical e de risco colocou a defesa do Porto em sentido, mas foi das bolas paradas que viria a solução para - depois de três bolas ao ferro!- empatar de novo a partida. Um empate com dois golos que carimbava com selo de qualidade o que se passou nos primeiros 45 minutos, mas que não viria a ter continuidade na segunda metade...

Foi aí que se passou o real 'bloqueio' no jogo. As equipas começaram a olhar-se de soslaio e as reais ameaças diminuíram em quantidade e qualidade. O Porto tem mais toque mas o Benfica tem mais transição, o toque não chegava à área e a disposição dos jogadores ficava cada vez mais à mercê de alguma transição mortífera que pudesse surgir. Assim foi! recuperação no meio-campo encarnado, passe magistral de Gaitán e pé esquerdo fulminante de Cardozo. Assim, sem mais histórias, se fez a reviravolta encarnada e a passagem à Final da Taça da Liga, num jogo em que houve mais Benfica do que Porto ao contrário do que vem sendo hábito.

Essa foi a principal diferença. Muitos detalhes haverá para discutir mas para mim, há dois, que reflectem como foi preparado o jogo pelas duas equipas. O tempo com bola que Javi e Witsel deram a James - decisivo no jogo do campeonato - e o modo 'tenro' como o Porto defendeu as bolas paradas. Toda a gente sabe que se James pegar no jogo, só se joga no meio-campo adversário, e toda a gente sabe como o Benfica marca as faltas. Houve competência do lado encarnado e incompetência do lado azul e branco e isso para mim é fulcral na decisão dos jogos.

Se Vítor Pereira queria falar em bloqueios e se sabia tanto sobre eles, porque não abordou o assunto na conferência de imprensa de antevisão do jogo? Assim, com razão ou não, até podia condicionar e levar a sua avante, mas falando depois só revela a falta de plano para defender um dos momentos do jogo que foi decisivo.

Para terminar, há que respeitar a forma como os benfiquistas estão a festejar e a saborear esta vitória. Concordando-se ou não, entrando na conversa ou não, há um direito próprio no exagero de quem se sente roubado. Para mim, como já expliquei, a maior diferença para esta vitória residiu no facto de haver mais Benfica no jogo e não em qualquer boa actuação do árbitro. No entanto, o clima do futebol português é insustentável e a falta de respeito é por demais evidente. A maneira como se fala nas actuações dos árbitros é escabrosa e revela uma falta de educação e senso incríveis. Por outro lado, o clima de suspeição é tanto que legitima certas reacções... daí o meu respeito porque quem debita a plenos pulmões certas barbaridades.

Stop Paixão 2012.

Não é preciso perceber muito disto, para saber como é que é a dinâmica da coisa.

Ganhas um jogo, fica-se cheio de moral, acusam-se os outros de mau perder ou de choradinhas e clamam-se lances do passado numa de justificar os lances de hoje. Quando se perde, logo voltam os argumentos do sistema, do mundo contra si, da verdade desportival.

Normalmente, e seguindo esta perspectiva, indepentemente de quando se ganha ou quando se perde, são apenas momentos que sim podem animar as caixas de comentários de Blog´s desportivos, mas pouco mais que isso.

Assim que convido a Direcção do Sporting a ir um pouco mais além disso. Aconselho a denunciarem apenas este indivíduo, onde quer que ele vá e arbitre. Não é uma luta contra a classe ou pela verdade do futebol português. Não é sequer um suspeitar da integridade deste personagem ou acusá-lo de corrupção ou más intenções. É apenas constatar e relembrar que esta pessoa não reúne as mínimas condições para ser árbitro, e que isso até não tem nada de mal.

Eu também já tentei ser jogador de bola, mas o melhor que consegui foi ganhar mais vezes à turma do Luís e Peyroteo. E tive que reconhecer isso. Que não dava, pá!!! O que é que se há-de fazer?! Então com este Paixão seria a mesma coisa. Seria um epá, não dá! Pode ser que seja bom em muitas outras coisas, mas árbitro não dá.

Era portanto apenas e só isto: procurar que Bruno Paixão deixe de arbitrar. Podia-se começar com campanhas publicitárias, t-shirts, pin´s, ou até videos daquele jogo com o Gil Vicente. Estou certo que em poucos meses, seria o próprio a reconhecer o que todos nós já sabemos!!!

terça-feira, março 20

Benfica vence Porto.

Bom jogo de futebol, apesar de disputado com alguma displicência. Boa reacção do FCP ao golo de Maxi, reviravolta, 10 minutos de perigo portista, mas depois só deu SLB, com três (!!!) bolas ao poste e um golo de Nolito.

Não percebo porque é que o árbitro deixa os cartões no bolso com os jogadores do FCP. Deve ser por isso que no fim acaba sempre o SLB a jogar com 10. Se o critério tivesse sido coerente o FCP já não estava com 11 e ainda faltava meio jogo. Assim...

Segunda parte: mais SLB, vantagem justíssima e momento épico no golo de Cardozo. O lento.

Obrigado Tacuara! Os benfiquistas agradecem todos os golos que marcas!

PS: cartão amarelo para o Álvaro Pereira aos 90 minutos! Impressionante!

Estádio da Luz recebe final da Liga dos Campeões em 2014.


Foto Record


É uma excelente notícia e será um espectáculo imperdível. Quero um bilhete. Obrigado pela dica, Francis.

Curtas

1 - É de realçar a postura de Sá Pinto no final do jogo de ontem. Foi excelente como conseguiu conter a ira dos jogadores (e a dele próprio), evitando assim que os prejuízos de Barcelos se estendessem para próximos jogos.

2 - Este presidente do Gil é um labrego, não é?

3 - Em relação a Bruno Paixão, tendo em conta o que se passou no Gil-Porto e no Gil-Sporting, parece que este ano está apostado em manter os barcelenses na liga principal. Estes 6 pontos vão ser determinantes para a manutenção. Mas também não me esqueço da arbitragem no Guimarães-Sporting. Mas aí a incompetência dos vimaranenses impediu o Sporting de perder pontos.

4 - Benfica-Porto. É o último da época e, aparentemente, ninguém liga muito a este jogo. Aparentemente porque o resultado desta partida, além de permitir alcançar uma final, mexerá com a motivação para a recta final do campeonato.

5 - Felizmente, parece que Muamba, jogador do Bolton que teve uma paragem cardíaca no sábado, está a recuperar bem e vai safar-se desta situação delicadíssima.

Este futebol português mete nojo.

Não vi o jogo do SCP mas, pelo que tenho lido, pela enésima vez, um árbitro teve influência no resultado final. E agora, que nem sequer é com o meu clube, é mais fácil falar.

São este tipo de jogos que "encostam" uma equipa. Depois de um exigente jogo europeu, uma deslocação a um "terreno difícil". Se calhar deveria chamar-se "terreno impossível", tendo em conta a actuação do árbitro. No SLB sabemos bem o que é, há muitos anos.

No futebol, por vezes, não basta jogar bem, ter oportunidades. Mas o futebol português tem esta particularidade: quando se joga mal, os erros dos árbitros são como que "perdoados" por algumas gentes, que se justificam dizendo "o árbitro errou mas vocês não jogaram nada".

Andamos há anos nisto e mais uma vez, esta época, é difícil acreditar seja no que for. É difícil ir ao estádio, largar dinheiro que custa a ganhar para arriscar ver um gajo de preto estragar um jogo. É até cada vez mais difícil juntar um grupo de amigos num café para ver um jogo. Já ninguém tem paciência e já ninguém está para se chatear.

A rábula do alargamento, mais a rábula do corporativismo bacoco dos "verdadeiros heróis", mais a rábula semanal de lances erradamente ajuizados com implicação directa nos resultados, mais as assistências de 100 pessoas, mais os opinadores profissionais que se limitam a debitar violência intelectual, mais os emprestados que se constipam, tudo junto, dá o futebol português. Uma vergonha, uma autêntica vergonha.

Enquanto esta classe de dirigentes e árbitros poluírem o nosso futebol, só haverá mais do mesmo. Chega a ser ultrajante a forma como tudo isto acontece à nossa frente.

segunda-feira, março 19

Gil Vicente - Sporting

30 minutos de avanço onde ficaram de novo visíveis os problemas deste Sporting. Entrar a passo, com dificuldades em fazer 3 passos seguidos perante equipas fechadas lá atrás e sem conseguir criar ocasiões de perigo lá na frente.

Depois avança-se os laterais, dá-se total liberdade aos da frente e não deixa a equipa adversária jogar com espaço e é logo criar em 15 min oportunidades suficientes para empatar.

Veremos agora o que vai ser a segunda parte. Aposto na saída de Ínsua (desastrado nesta primeira parte) e a entrada de Jéffren.

Ahahahah é Paixão!!!

É o quarto lugar e quê?!

Existe por aí alguma troça sobre certos objectivos actuais do Sporting. Que a luta do quarto lugar é algo menor comparado com os objectivos de outros que estão tão bem e recomendam-se. Eu estou de acordo que a luta pelo 4º/5º lugar não é a mais apetecida quando se fala do Sporting. Mas é o que é.

E agora nem adianta muito perder-se em explicações sobre o porquê. Existe o dever de quem está no clube de tentar levar a entidade ao melhor resultado possível em função daquilo que é a actual realidade. Não pode haver já a conversa do preparar a próxima época, quando ainda existem muitos jogos para ganhar nem que seja para aumentar a auto-estima dos adeptos que tanto sofreram este ano. Especialmente o jogo do Dragão e o de Alvalade contra o Benfica para o campeonato. E já nem falo da Taça de Portugal ou da Liga Europa.

Assim que, até ao fim, é para ganhar tudo, nem que seja para ficar num quarto lugar que não é o mesmo que um sexto, por exemplo!

Curtas.

1. Joga-se amanhã mais um SLB-FCP e o desinteresse parece ser a palavra de ordem. Meia casa prevista, Pinto da Costa a dizer que há objectivos maiores e Jesus que não aparece a debitar os habituais "estamos confiantes" e "eles é que têm de ganhar".

2. Witsel pode voltar a jogar a lateral-direito e Garay continua de fora.

3. A jornada encerra hoje e o SCP pode ultrapassar o Marítimo e continuar a subir degraus nesta recta final da época. O Gil Vicente tem uma palavra a dizer.

4. O Guimarães continua a miséria desde que venceu o SLB: 4 pontos em 12, 3-11 em golos. Como é possível termos perdido três pontos com esta fraca equipa vimaranense?

5. A reacção de Drogba é idiota mas deve ser utilizada e ser mostrada aos jogadores antes do jogo. O resto são lérias.

domingo, março 18

Será que nunca aprendem?!

Antes da eliminatória contra o Sporting, Dzeko sai a público a dizer que não conhecia nenhum jogador do Sporting. Agora, nestes últimos dias, está na net a passar um vídeo que mostra a reacção de Drogba no momento em que sabe que vai defrontar o Benfica nos quartos-de-final da Champions.

É uma lição que o mundo do futebol vai dando e que muita gente insiste em não aprender. A arrogância e a falta de respeito às vezes paga-se caro. Cá entre nós, só teremos que tirar proveito destas "debilidades" dos adversários e dizer no final: Dzeko?! Drogba?! Conhecemos sim, mas não os temos visto ultimamente.

sábado, março 17

FCP e SLB vencem.

O líder pode agradecer a Helton não ter deixado pontos na Choupana mas, diga-se, a azelhice dos da casa foi confrangedora. Menos um terreno complicado, menos um jogo para serem campeões.

Em casa, o SLB não teve quaisquer dificuldades em derrotar um frágil Beira-Mar. Os aveirenses não jogam nada e foram um adversário "porreiro" para descansar. Quem não descansou foi o árbitro: amarelou os benfiquistas sempre que pôde e deixou os cartões no bolso quando tinha de os mostrar aos visitantes. Bruno César, num bom momento, fica de fora contra a Olhanense. Muito conveniente.

Cardozo marcou dois e ainda fez uma assistência. Brilhante, a confirmar que não há melhor do que ele cá no burgo. A frequência dos golos faz dele um caso raríssimo e vai ser difícil alguém superá-la. Gostei ainda daquela arrancada pela esquerda. Imagino se fosse rápido.

Oliveira aparece nesta fase e pode ser importante. Teve sorte com a lesão de Rodrigo, pois caso contrário não teria tantas oportunidades. De resto, uma exibição sofrível, apesar da vitória incontestável.

A perseguição ao FCP continua.

ADENDA: disseram-me agora que nenhuma equipa desce este ano. Eu não tinha entendido isso. É mesmo assim?

sexta-feira, março 16

Liga Europa: Sporting-Metalist

Quartos-de-final

AZ Alkmaar - Valência
Schalke 04 - Athletic Bilbau
SCP - Metalist Kharkiv
Atlético Madrid - Hannover

Meias-finais

Vencedor do SCP - Metalist Kharkiv com vencedor do Schalke 04 - Athletic Bilbau.

Vencedor do Atlético Madrid - Hannover com vencedor do AZ Alkmaar - Valência.

Chelsea no caminho do SLB.

Quartos-de-final

AC Milan-Barcelona
SLB-Chelsea
Marselha-Bayern Munique
APOEL- Real Madrid

Meias-finais

Vencedor do Marselha-Bayern Munique com vencedor do APOEL-Real Madrid.

Vencedor do Benfica-Chelsea com vencedor do AC Milan-Barcelona.

Sorteio Benfica

Não veio nenhum Apoel ou Marselha, mas calhou o Chelsea, que seria a terceira melhor equipa para jogar contra.
Não é nenhum City e têm lá o David Luíz, o que deve servir para motivar os da Luz.
Como ponto negativo, o facto de lá em Londres terem encontrado uma espécie de Sá Pinto.
O pior estaria mesmo nas meias finais....

Bravo Sporting

Apesar do sofrimento final, o Sporting foi melhor nesta eliminatória. Foi superior durante os primeiros 150 minutos da eliminatória mas quando se joga contra estas equipas, com tantos jogadores de qualidade, um golo poderia dar aquele click e foi o que aconteceu, ainda que só mesmo depois do 2-2 é que o Sporting foi encostado às cordas.

Ontem vaticinava aqui uma derrota por 3-2 mas com o Sporting a marcar nos descontos. Não foi assim mas aquela defesa de Patrício teve a mesma importância de um golo e serviu também para provar que ele é, de facto, um dos grandes valores da Europa na sua posição e tem tido uma evolução a todos os níveis fantástica. Quase tão fantástica como aquela primeira parte do Sporting que dominou por completo o City.

Todos jogaram a um nível altíssimo mas queria aqui destacar o Pereirinha, que foi monumental. Se ele jogar sempre com esta confiança e qualidade, a "papar" os adversário com uma facilidade incrível, o João Pereira nunca mais calça a defesa direito. Jeffrén foi brutal a segurar a bola no final do jogo.Ah, quase me esquecia, grande Sá Pinto!

E agora que venha o Hannover!

quinta-feira, março 15

Minha nossa, teremos sempre de sofrer desta maneira?

Um primeira parte fantástica e uma segunda do mais ramalde possível. Por que é que tem de ser sempre assim?! Que se lixe, passámos e eliminámos estes gajos. Lindo!!!

Mas fica uma pergunta: se aquela do Hart entra mesmo no fim, ficávamos com que cara?! Agora eu preferia o Bilbao! Mas que não venha o Valência ou este Atlético Madrid.

Sporting vence City.

(ao intervalo)

O SCP está a escrever uma bela página da sua história. 2-0 na casa do milionário City, uma exibição estrondosa (defensivamente perfeita e letal no ataque).

Faltam 45 minutos e ninguém acredita que algo corra mal.

FODA-SE!

Parabéns, lagartos.

E para hoje?! Ganhamos ou quê?!

Eu continuo a pensar que não temos muitas hipóteses de passar, analisando o valor de uma equipa e outra, e tendo em conta que cada vez menos há surpresas no futebol a este nível.

Mas, ainda assim, lá bem no fundo, não consigo deixar de sentir aquela esperança irracional de que é possível eliminar este Man. City. Não me perguntem porquê, é só mesmo um feeling com nenhuma sustentação plausível. É so mesmo um acreditar!

Mas acho que o futebol é isto mesmo, não?! Por mais que o tornemos teórico, terá sempre este lado irracional. E acho que é por isso que agora à hora do almoço já se está nervoso para mais logo. :-)

quarta-feira, março 14

Liga dos Campeões.

Aí está o Chelsea a mostrar como é que é. Grande jogo dos ingleses, com Drogba e companhia a mostrarem que de velhos e ultrapassados não têm nada (o quarto golo é de antologia). E pronto, só não acertei na passagem do Basel, que mais não era do que um desejo e não uma convicção.

Equipas apuradas 1/4 de final

Real Madrid
Barcelona
AC Milão
Bayern Munique
Chelsea
Marselha
Benfica
APOEL

O que vem aí agora?

O nosso futebol está falido!!!

Acho que é uma frase que resume tudo o que se passou nesta semana a nível de bastidores do futebol português. E já vão sendo inúmeros os casos de falência a nível de clubes, alguns deles, que até tinham alguma visibilidade a nível de receitas: Boavista, Farense, Est.Amadora, Salgueiros, ....
Ainda há outros que lutam por conseguir manter-se á toa: Belenenses o caso mais grave, e agora Guimarães, U.Leiria ou até o meu Sporting.
E isto só para falar no que é público, pois acredito que haja por aí muitos clubes mais em situação parecida.
Então, basicamente, quando se gere uma competição constituída por clubes falidos, está-se a olhar para uma competição com data de validade reduzida que num futuro próximo estará a ponto de acabar ou ficar resumida aos sobreviventes.

Ora tudo isto ajuda a perceber o desespero que se chegou a nível de futebol português. É preciso urgentemente mais receitas para todos e não enganar as pessoas com taças da Liga ou coisas parecidas. Isto ou então instala-se uma Troika no nosso futebol e impõe-se uma certas medidas de redução dos custos.

É claro que nada disto que digo altera a maneira como se estão a fazer as coisas. Eu acho criminoso o acto de decidir quais são os clubes que beneficiariam desde novo modelo (os que estão actualmente na Primeira Liga). Mas fora isso, há algo que considero mais importante que o número de clubes na Primeira Divisão. O que acho que se devia estar a considerar neste momento era: como podemos salvar o nosso futebol? ou por quanto tempo ficaremos a fazer tudo na mesma? teriamos então que esperar que a má fortuna toque á porta do nosso clube para pedir outro tipo de medidas?

Paixão por gatos e lebres

Por mais que, todos os dias, o futebol português perca coisas e tenha muito que se queixar, todos os dias também, ele conserva algo que, está mais que visto, nunca vai perder. O erro é parte inata da Liga que mistura estádios '5 estrelas' com 'cortelhos' de velha geração. Basta estarmos atentos a um ou dois jogos por jornada e veremos atentamente que 'jogar no erro' é cultural, isto porque há algo que o futebol português também teima em não perder: a paixão dos seus adeptos. Semana após semana, ninguém termina o relacionamento. Então em que estarão focados os adeptos portugueses? Em algo que gostariam que ele se tornasse? Em algo que já existe? Num potencial que ainda não apareceu? Ou simplesmente são masoquistas e têm paixão por sofrer?

Erro e paixão! Duas coisas que parecem tão distintas e que, no entanto, estão intimamente ligadas. Liga-se a televisão no sábado vê-se um jogo cheio de erros para todos os gostos e, claro, paixões. Desde erros de árbitros, a erros de jogadores, passando também pelos famosos erros dos treinadores. No domingo repete-se o cenário, agora com outras cores. Mais erros para contabilizar. Treinadores que erram no onze, treinadores que jogam no erro da outra equipa, jogadores que erram o alvo, árbitros que erram decisões importantes.

Fim dos jogos... rescaldo! É por aqui que se definem todas as paixões, onde elas aparecem aos berros e se deixam ver melhor. Partindo do princípio que os dois jogos foram vistos (ou pelo menos 'espreitados') pela mesma massa de adeptos, concluem-se as mais recambolescas teorias. Depois, misturando tudo e levando ao prato, o adepto, qual criança mimada, come aquilo que quer. O que quer dizer que tem paixão por comer, mas não por tudo o que lhe colocam no prato...

Ainda há dias o dire(c)tor de um conhecido jornal desportivo explicou as suas teorias sobre não comer mioleira (argh!), mas aqui trata-se de algo mais grave. Trata-se do adepto comer mioleira a pensar que está a comer picanha, o que me parece totalmente descabido, assim como a paixão que demonstra ao deglutir a mesma, chamando-lhe 'picanha, picanha' a cada trincadela.

Assim se num único lance temos a dualidade mioleira/picanha, onde um 'penálti em qualquer parte do Mundo' se transforma numa 'simulação onde o jogador mergulha e embate contra as pernas do outro', o que se fará em todos os lances onde o famoso 'slow motion' aparece?

Mas mais exemplos aparecem nesta bela paixão por gatos e lebres. Um fora-de-jogo, que numa sexta-feira dia 2 de março não serve como desculpa para uma vitoria justa, aparece no sábado dia 10 do mesmo mês como sendo um crime. Bastou inverter-se o filme e o 'gato' foi 'mandado para trás', pois os adeptos queriam lebre...

Mas mais exemplos há no restaurante da Liga (ao qual já chamaram, apropriadamente, tasca). Um jogador disputa uma bola com o pé mais alto que o do seu adversário e acaba por atingi-lo com os 'pitons' na perna. De um lado, tiram-se fotos a fazer publicidade ao betadine, do outro fala-se na 'não intencionalidade' do jogador no lance. E para completar o rol de incongruências, na primeira expulsão do jogo o critério da 'intencionalidade' (como se isso se pudesse medir) já não interessa para nada.

O rol é infindável e, aqui, sem intenções de avaliar qualquer lance se faz a simples conclusão de que quem tem paixão por comida leva à boca qualquer coisa. Isto, claro, desde que bem temperada...

terça-feira, março 13

Curtas.

1. Sobre o alargamento aprovado ontem pouco ou nada mais há a dizer. Mas de uma coisa podemos estar certos: nenhuma decisão estrutural melhorará o futebol português enquanto por lá andarem os dirigentes que o têm destruído ano após ano.

2. Armindo. Manuel Armindo.

3. Liga dos Campeões hoje e amanhã, respectivamente: Bayern-Basileia e Inter Milão-Marselha; Real Madrid-CSKA e Chelsea-Nápoles. A bold os que eu acho que passam.

4. Quinta-feira o SCP volta a Inglaterra. Defender o 1-0? Jogar para marcar? Vai ser muito complicado, com certeza. Se eliminarem o City entram, definitivamente, em estado de graça para um final de época em alta.

segunda-feira, março 12

Futebol Português - O Bluff

Que o futebol português não prima pela seriedade e que os seus dirigentes fazem pouco ou nada para promover a sua credibilidade, não é novidade nenhuma. Mas esta decisão de alterar as regras da competição a meio da mesma é reveladora da pouca vergonha em que estamos metidos. Bluff é um eufemismo, o futebol português é mesmo uma Merda, e não há ninguém que faça nada contra isso.

Portanto, se esta decisão se confirmar com efeitos imediatos, temos para aí 6 equipas com objectivos por cumprir e 10 que já podem meter férias. Não há mesmo maneira de pôr o Benfica na Liga Espanhola (digo Benfica porque é o meu clube, mas acredito que outros adeptos sintam o mesmo)? Podemos não ganhar nada, mas estou farto desta chafurdice a que chamamos futebol português, que acaba por ser o reflexo da sociedade em que vivemos, podre e corrompida, à mercê dos chicos-espertos da vida!

A desilusão

Ontem fiquei verdadeiramente desiludido. Esperava uma coisa nova e fresca e fui "surpreendido" pela triste e pálida figura do passado recente. A culpa é minha. Porque raio é que fui criar expectativas com base num só jogo... bastava olhar para a maioria dos jogos que precederam esse, que rapidamente voltava a mim e veria que as coisas não mudam de um dia para o outro. Mas não, como adepto confiante achei que a vitória na Luz iria catapultar animicamente a equipa para um final de campeonato à campeão.

E o pior é que estou convencido que pensei bem. A vitória na Luz tinha tudo para ser o argumento que justificava a superioridade desta equipa. E por isso volto a dizer, que os pontos que perdemos no sábado não foram perdidos nas 4 linhas, mas antes disso, no balneário e na forma como aquela equipa entrou em campo a achar que o jogo se ganhava mais minuto, menos minuto. Tudo o que de bom VP fez na Luz, onde foi determinante para a vitória, é em vão quando continua a não conseguir transmitir aos jogadores a mensagem certa.

Sim ainda estamos em primeiros e é verdade que não está nada perdido, mas é muito complicado acreditar numa equipa que demora 30 minutos a rematar à balizar. Vá lá rapazes, mostrem-me a garra que vi ainda há uma semana e "iludam-me" de novo porque eu continua a achar que vocês são os melhores.

domingo, março 11

O jogo perfeito

Há jogos assim, perfeitos. Sá Pinto classificou desta forma o jogo de hoje à noite e temos de concordar com ele. Além da vitória larga e imponente, a exibição foi também óptima.

Quando jogadores de qualidade superior como Izmailov ou Matías começam a jogar com regularidade é normal que a equipa cresça. Infelizmente não os tivemos grande parte da época. Nem a Jeffrén. O tal que, em condições normais, sentará no banco Capel e / ou Carrillo.

Não sei se a época "acabará", em termos práticos, na 5ª feira (ok, com um jogo depois a fechar no Jamor contra a besta negra do Porto esta época). Mas tenho a certeza que se jogarmos como fizemos nos 2 jogos desta semana, e se conseguirmos estar com todos os jogadores disponíveis, vamos causar pesadelos às 3 equipas que lutam pelo título quando nos defrontarem. Mesmo que insistam em dizer que este Sporting está ao mesmo nível do ano passado.

Algumas notas para terminar, até porque vou estar fora durante uma semana e meia e provavelmente nem dará para ver o jogo de 5ªf:

- Desde a equipa jogue descomplexada e sem medo, tal como na 1ª mão, os sportinguistas ficarão orgulhosos. Do que ouvi hoje no estádio, a maioria continua à espera de ser eliminada;

- Hoje, num jogo que não contava para nada, tivemos grande moldura humana e apoio estrondoso à equipa. Isto é o Sporting. Mais uma prova de que os adeptos comparecem se a equipa mostrar coesão e garra (terá sido esse o principal mérito de Sá Pinto até agora). Ah! e já agora, ajuda se andarem a oferecer bilhetes em barda.... quem é sócio e tem gamebox sabe a que me refiro;

- Está a decorrer uma campanha para sócios que paguem por débito directo em que, mediante o pagamento antecipado de 8 (!!!) meses, é oferecida uma camisola. Cheira cada vez mais a desespero este adiantar de receitas.

Benfica ganha na Mata Real.

Ao contrário do Jorge, acho que o SLB venceu com toda a justiça um Paços de Ferreira que foi tudo menos um adversário fácil.

Depois de 25 bons primeiros minutos, a equipa baixou a intensidade do jogo e sofreu um golo injusto. Contudo, o Paços disso não teve culpa alguma e os da casa assinaram uma excelente exibição até ao golo do empate, de Gaitán.

Artur e Melgarejo estavam a ser os homens do jogo, por bons motivos. Quer dizer, o homem do jogo até foi outro. O árbitro, que ao fim de 10' já tinha mostrado ao que vinha. Amarelar Javi Garcia que nem sequer fez falta e deixar cartões no bolso aos pacenses que só davam cacetada em tudo o que tinha meias vermelhas.

O amarelo ao César é mais uma situação que pode entrar para o anedotário nacional. De um penálti, o "juiz" conseguiu fazer um amarelo para o brasileiro. Brilhante.

E caro Jorge, a entrada da segunda expulsão é mesmo para vermelho. Não interessa se tocou ou não. O teatro do César é irrelevante. Em relação à primeira expulsão, nem sequer percebo qual é a dúvida quando tantos cartões ficaram no bolso anteriormente.

Melgarejo: jogou e foi o melhor do pacences. Não sei qual é a política do SLB em relação aos emprestados mas faz ainda mais sentido que Urreta tenha mesmo ficado de fora por motivos de saúde, no jogo de Guimarães (ouvi dizer que fez um jogão em Alvalade). Este emprestado jogou, e jogou muito. O J., deve ter alguma coisa a dizer sobre o assunto, sempre tão bem informado que anda.

Não foi um jogo brilhante, longe disso, mas foi um jogo em que sempre acreditei que a equipa conseguiria os três pontos. Jogámos pior do que, por exemplo, contra a Académica e, mesmo com penáltis por marcar, vencemos.

Fora deste contexto, gostaria que alguém me explicasse onde e quando é que Luis Filipe Vieira disse ou pediu que Pedro Proença não apitasse mais jogos do SLB. Quem me mostrar que isso foi dito, ganha vá, um milhão de euros.

Sofrimento

O Benfica sai de Paços de Ferreira com um triunfo, quanto a mim injusto. É verdade que o Benfica deu a volta ao jogo com dois bons golos e a partir daí controlou a partida. Mas até ao golo de Bruno César o Paços esteve várias vezes muito perto de ampliar, com justiça a vantagem no marcador.

A primeira parte foi repartida, com o Paços a espreitar o contra ataque de forma sempre perigosa e quase sempre por Melgarejo. Os primeiros 20 minutos da 2ª parte do Benfica foram horríveis. O Paços esteve sempre por cima e criou algumas ocasiões de golo flagrantes que Artur, a sorte ou a inépcia dos avançados pacenses não permitiram que o Paços tivesse marcado um ou dois golos nesse período. O Benfica não conseguia ligar o jogo e não criava sequer comichão à defensiva do Paços.

É inadmissível fazer um início de 2ª parte como aquele. Totalmente irreconhecível. Hoje tivemos sorte, mas não vai ser sempre assim. Quanto ao árbitro: Calisto tem razão em parte no que diz, a arbitragem esteve mal. Bruno César arrancou 2 vermelhos em duas jogadas em que ninguém lhe tocou. Não gosto disto. Futebol não é teatro. Ainda que as "regras" sejam estas permito-me discordar e acho que deviam haver sanções para estes fiteiros.

Jesus também tem alguma razão. Se no lance do penalti sobre o Nélson Oliveira admito que o
árbitra possa não ter visto e mesmo o movimento do jogador do Benfica seja pouco natural e o tenha induzido em erro. O penalti sobre o Buno César é do tamanho de uma casa. Tanto o árbitro como o bandeirinha tinham que ter visto.

PS - congratulo-me por Melgarejo não ter apanhado gripe, ou outro problema qualquer esta semana. E esteve bem perto de marcar ao seu clube.

Não falam

Eles, aqui e aqui, não falam da arbitragem. Isto não é falar...

sexta-feira, março 9

Curtas.

1. A vitória do SCP pode arrastar a multidão verde para a recepção ao Vitória de Guimarães e esse apoio será, sem dúvida, imprescindível para o sucesso da equipa. O cansaço acumulado por um jogo física e psicologicamente desgastante são as grandes barreiras para a consquista dos três pontos.

Ainda sobre ontem, o excelente feito do SCP até foi comemorado pelo jornal A Bola, que não hesitou em escrever que o calcanhar de Xandão era de fazer inveja a Ronaldo e a Messi.

2. O SLB vai a Paços e o jogo promete ser bem... complicado. A vitória é o único resultado que interessa e a equipa tem de mostrar que está com a cabeça na conquista do campeonato. Mais um empate ou derrota e será o descalabro interno.

3. Escusado e ridículo este "bate-papo" entre Amorim e SLB.

4. FCP e Braga recebem Académica e Leiria e vão somar mais três pontos, certo?

Ainda o jogo de ontem

Sendo certo que é cedo para avaliar a capacidade de Sá Pinto em termos técnicos e tácticos, não posso deixar de afirmar que é muito bom a motivar. E falo tanto de jogadores como de adeptos. Todas as conferências de imprensa de Sá Pinto são tiros certeiros na alma sportinguista e não tenho dúvidas que os adeptos presentes no estádio foram essenciais na vitória de ontem. Vitória essa tangencial mas que, pelo facto de não ter sofrido golos, aumenta significativamente as hipóteses leoninas. Ainda assim, o favoritismo continua do lado inglês.
Ontem foi preciso sofrer, foi também preciso alguma sorte mas foi sobretudo a atitude e, já agora, a qualidade dos jogadores do Sporting que fez a diferença. Porque também a temos. Basta ver o jogo que Schaars, Matias ou Izmailov foram capazes de fazer no meio-campo. E aquela jogada de Carrillo no fim...
E agora é o Sporting que está confortável na eliminatória. É que toda a gente vai achar normal que o City vire o resultado de ontem. E já deveremos ter Rinaudo para morder os calcanhares ingleses.

Motivação

Diz o João em baixo que há coisas que não têm explicação. Por exemplo, também não percebo como é possível ter jogado de forma diametralmente oposta nos 2 jogos contra o Vit. Setúbal este ano.

Mas acredito que será mais fácil explicar a grande exibição de ontem, contra aquela que muitos consideram "a 3ª melhor equipa da Europa". A motivação de jogar um jogo grande pode ser a explicação. Os jogadores superam-se. Existe qualidade individual não compatível com a pobre realidade dos ultimos 2 / 3 meses da época e ontem veio ao de cima.

Não vou agora armar aos cucos: também não estava à espera e continuo a acreditar que vamos encher a mala em Manchester. Mas o que foi conseguido ontem já ninguém nos tira.

O grande desafio de Sá Pinto até ao fim da época será fazê-los ver que todas as partidas têm de ser encaradas com a de ontem. A começar já Domingo, contra o Guimarães. Será possível?

quinta-feira, março 8

Há coisas que não têm explicação!!!

E não é que no meio deste deserto que eram as exibições da equipa, arrancamos a melhor exibição da época!?
Há coisas....uma exibição de classe e garra. Sofreu-se lá para o fim! sobretudo faltou um bom banco e continuo a pensar que é muito dificil passarmos. Mas pelo menos fica o orgulho em ver este Sporting.
A ver se conseguimos de uma vez por todas subir o nivel exibicional e acabar esta época em bom estilo.

Missão impossível?

Olhando para a história dos dois clubes, os receios deviam estar todos no lado inglês. No entanto o dinheiro árabe tornou, em pouco tempo, uma equipa banal numa das mais temidas equipas europeias, com um plantel composto, na sua maioria, por jogadores de grande categoria. Mas, obviamente, também tem as suas limitações. Ainda se encontram ali alguns jogadores ingleses que, por norma, são limitados. Se fossem todos Barrys e Lescotts estava descansado mas depois há os Nasris, os Agueros, os David Silvas, os Dzekos, os Balotellis, os Tourés (Yaya está castigado) e aí é que esta eliminatória pode descambar. Principalmente se a dupla de centrais leonina estiver com o mesmo nível de concentração do último sábado em Setúbal.
Acredito que o Sporting também tem jogadores capazes de causar problemas aos ingleses como Izmailov, Capel ou Matias mas preocupa-me a ausência de Elias e Rinaudo naquele meio campo e a imponência de Onyewu fará falta em lances de bola parada.
Seja como for, é um teste importante para esta equipa do Sporting. Se fizer má figura nesta eliminatória, o resto da época será penoso e isso pode incluir a final da taça de Portugal.

quarta-feira, março 7

E amanhã como é que vai ser!?

Muitos estarão mais receosos que esperançados para o jogo de amanhã.
Face ao poderio do City e tendo em conta as últimas exibições do Sporting ( com Sá e Domingos) espera-se que o jogo de amanhã seja um puro trâmite. Pelo menos que não se seja goleado!!! É o que dizem a maioria dos sportinguistas que conheço.

Eu tenho uma opinião contrária. Não que esteja confiante que tenhamos muitas hipóteses de passar, mas por achar que são em jogos como estes que a equipa se pode transcender e conseguir uma última parte da época mais digna para o clube e que faça mais justiça aos valores que se tem no plantel.

E assim, acho se conseguirmos um bom resultado amanhã, empatar a zero ou ganhar por um, (ainda que isso seja insuficiente para o jogo de lá) poderá haver um efeito renovador capaz de fazer que a equipa voltar ás boas exibições e resultados e mais importante......dar um pouco de auto-estima ao clube!
E como precisamos de nós sentir bem sendo sportinguistas....

Benfica e prioridades.

Depois da vitória de ontem, os benfiquistas ja falam sobre os potenciais adversários para os quartos-de-final da Liga dos Campeões (LC).

Naturalmente, Real Madrid e Barcelona são equipas que só se desejam para os nossos piores inimigos.

Pessoalmente, riscava desta equação igualmente o AC Milão e o Bayern (se derrotar o Basileia).

Qualquer um dos adversários restantes, entre Apoel/Lyon, Inter/Marselha e Chelsea/Nápoles são adversários ao alcance do SLB.

Claro que, para um resultado que passe por atingir as meias-finais, é preciso mais do que sorte neste sorteio. É preciso capacidade física e mental, especialmente.

E terá o SLB condições para acumular três competições exigentes apresentando bons resultados em todas elas? Deve o SLB prestar especial atenção ao campeonato? À LC?

A minha escolha é óbvia: prefiro que lutemos pelo campeonato.

terça-feira, março 6

Benfica-Zenit.

Grande Maxi, um jogo em cheio. De garra, de luta, de querer.

Falta metade. Bruno César muito esforçado mas extremamente infeliz. Witsel, Javi e Luisão, muito bem.

Vamos "acarditar".

E vencemos. Grande esforço de todos. Parabéns SLB!

Witsel finalmente, magnífico. Luisão, o nosso capitão. Emerson, o seu melhor jogo?

Jesus tardou... mas mexeu bem.

A grande conquista?

SLB rejeita 111 milhões de euros por 5 anos, oferecidos pela Sport Tv. E agora?

A bola é tua, Jesus.

Contado pode haver quem não "acardite": Jesus está convencido que logo à noite se vai bater um recorde no clube, pois "há uma data de anos que não passamos esta fase". Benfica-Liverpool, três secos na eliminatória, 0-2 em Anfield Road, Miccoli à meia volta, Simão a 25 metros ao ângulo, não por esta ordem. Tem meia-dúzia de anos.

Nem a história recente do Clube conheces, Jesus.

Depois ainda acrescentas, incomodado, que nem aos jogadores explicas "porque não jogam". Temos campeão! Grande Jesus, assim é que é. Agora ter de explicar a alguém as tuas opções, um gajo que tudo ganhou no mundo do futebol, um gajo que raramente tem dúvidas e nunca se engana, como o outro.

Cagão. És um cagão e eu já não te suporto.

Dizem que não és, nem nunca foste, um gajo capaz de liderar um grupo. Está mais do que provado que de téctica também percebes pouco. Então o que sabes fazer?

Tens a cabeça no cepo, Jesus. Vê lá se te atinas, pá!

segunda-feira, março 5

Sporting no "desespero" de volta a ser um Grande

Já não é tão anomal assim ler ou ouvir que o Sporting perdeu o seu estatuto de terceiro "Grande" para o Braga. Que isto do título apartir de agora é coisa de dois, e que apenas o Braga poderá eventualmente contestar, num bom ano, as conquistas desses dois clubes.
O Sporting para muitos já perdeu definitivamente o comboio....

Mas para mim mais importante que analisar e discutir este argumento, é ver o efeito que isso está a criar nos dirigentes do Sporting. Sente-se que há uma certa impaciência, uma pressa em voltar fazer as coisas depressa e bem de forma a por o clube lá em cima outra vez e esquecer este passado recente. Em querer ganhar já!!! Sem passar por passos intermédios. E daí se vão criando sucessivos projectos com data de caducidade reduzida, mas com ambições elevadas.

E é nessa perspectiva que se explica o caso Domingos. Com Godinho Lopes (e antes com Bettencourt) investem-se milhões, contrata-se o melhor treinador disponível, segundo os que lá estão, e se isto não der resultados, muda-se o treinador, investem-se mais milhões até algum dia as coisas resultarem. Uma vez após a outra. Nem que para isso se mude direcções, presidentes, directores desportivos, etc... Só que as coisas vão inevitavelmente parar em algum momento.

O caso mais recente, depois dos boatos de um mecenas russo, foi ver o meu presidente de clube pedinchar recursos num dos países com um dos piores Indíces de Desenvolvimento Humano (algo que se tornou moda em Portugal) do mundo. Não entrando na conversa do quanto é que pode ser pouco dignificante esta atitude, para esta conversa interessa salientar este carácter de um certo desespero. Que o Sporting necessita rapidamente de recursos para continuar com esta estratégia, mesmo que o planeta esteja todo em crise (uns mais que outros).
E dá-me a impressão, que nesta ânsia de ir lá para cima o mais rápido possível, o clube esteja mesmo a hipotecar o seu futuro. Não quero ser alarmista, mas a seguir assim e a conseguir estes resultados o clube vai entrar em incumprimento de pagamentos muito brevemente.

Não está fácil isto!!!

Benfica por fazer.

Era óptimo que jogadores, técnicos e adeptos entendessem uma coisa: a época ainda não acabou. Bem sei que é algo que se diz frequentemente, quando faltam ainda alguns jogos. Mas nem é esse o caso, agora.

Para o campeonato, faltam nove jogos. Não são cinco, nem seis. São nove. São 27 pontos. São deslocações do FCP à Madeira, por duas vezes, a Braga, outra. É receber o Braga. Bem sei que temos de ir a Alvalade e receber este Braga nunca será fácil. Mas, pelo que se vê, há ainda muita coisa para jogar no campeonato nacional.

Depois de ser impossível alcançar o primeiro lugar, se acontecer, é preciso garantir o segundo, o da Liga dos Campeões, sem pré-eliminatórias que estragam a pré-época.

Amanhã, frente ao Zenit, e em caso de vitória, o SLB pode arrecadar um total de 20 milhões de euros. Não é só o brilharete desportivo de passar aos quartos-de-final e estar lado-a-lado com as oito melhores equipas da Europa.

Depois, há ainda a Taça da Liga, parente pobre das competições internas. Contudo, vencê-la derrubando o FCP nas meias e o Braga (em princípio) na Final, e depois de um grupo complicado, não é o mesmo do que vencer o Freamunde e o Paços de Ferreira.

Jesus tem falhado muito. A insistência em Emerson, a frequente troca de Aimar por um ponta-de-lança, fragilizando o meio-campo, a má gestão de Gaitán-Nolito-Bruno César, o discurso fanfarrão e pouco cuidado, a não capacidade de motivar a equipa nos momentos mais difíceis... tudo isto desaparece se, no fim, se conquistar algo. E não estou a falar de títulos, necessariamente.

Jesus deve continuar caso a equipa responda com atitute e bom futebol até ao fim da época. Caso contrário, se se entrar na espiral negativa igual à do ano passado, Jesus deve sair por motivos óbvios: falta de títulos e consistência. E incompetência, claro.

domingo, março 4

Lei XII

Todas as jornadas é a mesma coisa, se há um contacto entre bola e braço dentro da área o mais provável é haver um grande número de pessoas a dizer que foi penalti e normalmente a apreciaçao do lance vária conforme "a côr das lentes" que se usa. O que mais confusao me faz é que uma grande parte das pessoas (e isto é igual para todos os adeptos) parece que desconhece a lei que penaliza a "mao na bola". E parece-me um fenómeno recente. Tenho ideia que há 15/20 anos toda a gente que seguia o futebol sabia o que dizia a lei e a interpretava da mesma forma, mas ultimamente já nao (e nao falo de pessoas mais novas do que eu, falo de pessoas de minha geraçao ou mais velhas).

A única coisa que se tem de avaliar é se o contacto foi deliberado ou nao. Nao interessa se beneficiou ou nao do lance, se alterou ou nao a trejectória, se tinha as maos junto ou corpo ou nao, o que interessa é se foi ou nao deliberado. Por ser dificil de avaliar, muitas vezes fala-se da posiçao dos braços, se é natural ou nao, porque é uma pista para avaliar a intencionalidade, mas apenas isso, uma pista.

Nao ajuda para esta desinformaçao termos árbitros tipo Pedro Henriques, que por ignorância ou simplesmente para "salvar a pele", vêm defender um lance mal ajuizado em que a bola toca na mao do jogador, justificando que apitou falta porque a equipa beneficiou do lance (célebre Benfica-Nacional em que Miguel Vitor é derrubado, cai e estando de costas para a bola e no chao conseguiu ter o discernimento para tocar na bola com a mao...priceless). Ou seja as pessoas que deveriam conhecer a lei, sendo alvo de várias formaçoes (imagino eu) sobre as leis do jogo, desconhecem as mesmas (vou partir do principio que foi apenas ignorância de Pedro Henriques).

Deixo aqui o texto da lei e da interpretaçao de lei, directamente do site da FIFA:

LAW 12-FOULS AND MISCOUNDUCT

" (...) A direct free kick is also awarded to the opposing team if a player commits any of the following three offences:

  • holds an opponent
  • spits at an opponent
  • handles the ball deliberately (except for the goalkeeper within his own penalty area)"

Interpretation of the Laws of the Game and Guidelines for Referees:

"Handling the ball
Handling the ball involves a deliberate act of a player making contact with
the ball with his hand or arm. The referee must take the following into consideration:

• the movement of the hand towards the ball (not the ball towards the hand).

• the distance between the opponent and the ball (unexpected ball).

• the position of the hand does not necessarily mean that there is an infringement.

• touching the ball with an object held in the hand (clothing, shinguard, etc.) counts as an infringement.

• hitting the ball with a thrown object (boot, shinguard, etc.) counts as an infringement"
.

Aceito que se façam diferentes tipos de interpretaçao dos lances, pois poderao ser difíceis de avaliar, sobretudo se nao somos imparciais, mas nao se façam interpretaçoes abusivas da Lei, nem se inventem adendas à Lei só para se defender um ponto de vista.

Real(mente).

O melhor comentário sobre o futebol do Real Madrid: " Eles andam ali, ali, ali e depois marcam golo".

Só o Ronaldo já marcou 30.

Quo vadis?

Não tive possibilidade de ver o jogo de ontem, mas do que leio não perdi o meu tempo. Sá Pinto foi derrotado pela primeira vez e vem aí um jogo terrível contra o City. Teme-se o pior, claro.

Se alguém tiver explicação para o eclipse do Sporting que fez grande exibição contra este mesmo Setubal, na primeira volta, para dar lugar ao Sporting tristonho que se arrasta nos relvados hoje em dia, agradeço que partilhe. Eu não percebo.

Villas-Boas out.

Aí está, André Villas-Boas está fora do Chelsea. O "puto" não se aguentou e nem a arrogância que tão bem resultou enquanto por cá andou, resultou. Dizer que o que lhe interessava era o apoio do "chefe" e não o dos jogadores, e depois da rábula com Lampard, era mais do que expectável este desfecho.

Um rotundo falhanço, a toda a linha. Como era óbvio.

Em imagens é melhor...

Deixo aqui um video, e desafio quem acha que o Porto tem mais razões de queixa do árbitro a deixar o seu. Comentarei sem quaisquer problemas.
Faço desde já algumas ressalvas a este video:
- 35'' - Da mesma forma que defendo que não há penalti do Cardozo, também defendo que não há falta do Lucho. Quem defende que é penalti, também deve achar que ficou uma falta por marcar contra o Porto. Mas... que deu golo...
- 1.56' - A entrada é violenta sim senhor, mas acho que aqui o árbitro esteve bem.
- 2.27' - antes de Maicon Nolito toca com a mão na bola. A assinalar seria contra o Benfica. Para mim, não há falta de denhum deles. Nem Nolito dominou a bola com o braço, nem Maicon a impediu de passar com o braço, até porque tem o braço junto ao corpo.
- 2.41' - decisão acertada

Atestado de estupidez.

"[o Benfica] lograr dar a volta e acabar por morrer quando Emerson foi expulso. O técnico [Jorge Jesus] afirmou aos jornalistas que, ao intervalo, tinha falado com o atleta [Emerson] por causa do cartão amarelo. Mais: disse saber que o FC Porto iria pressionar por aí.".

In Record on-line

Gostava imenso de ouvir estas declarações. A terem acontecido, Jesus está a fazer de todos os benfiquistas idiotas. Como é possível ter "avisado" o Emerson ao intervalo se o brasileiro levou os dois "amarelos" na segunda parte? Está a querer desresponsabilizar-se? Porquê? Para quê?

sábado, março 3

Com tanta Luz ninguém viu o maior Bandido

Sim é um facto, houve roubo e dos grandes na Luz! À equipa da casa foi-lhe roubada a permanência no topo da tabela, foi-lhe roubada a vantagem de golos no jogo e, claro está, também os três pontos - que serão quatro, em caso de empate - lhe foram arrancados das mãos. Tudo foi roubado na Luz, e até o estatuto de equipa dominadora em casa lhe foi retirado sem razão. A culpa do delito está mais uma vez entregue aos suspeitos do costume, mas ao verdadeiro culpado pouco crédito lhe atribuem. É assim a justiça portuguesa! Fosse ela justa e o verdadeiro Bandido devia ser preso e obrigado a ficar por cá por muitos, e muitos, anos!

Não surpreende, sinceramente, não surpreende. Há largos (dias têm cem) anos que é assim. 'Vejam do nosso ponto de vista', 'Isto nunca aconteceria no Dragão', 'Não é um roubo de Igreja, é de Catedral'. A impunidade passeia-se depois de mais um clássico, o olho clínico, cirúrgico, passeia as Proençadas a pente fino e na hora de as contabilizar incorre em teorias rebuscadas e numa dualidade de critérios gritante. Isto para utilizar o termo com que a maior parte dos entendidos brinda qualquer árbitro português.

Puxado, arrastado, 'levado ao colo' para título está o fora-de-jogo não assinalado a Maicon, no lance que origina o 2-3 final. O fiscal de linha 'não levou os óculos', para outros 'não levou os olhos sequer' e é um facto que o senhor assistente, bandeirinha ou fiscal, fazia trabalho igual se não estivesse por lá. De facto, o senhor que 'não levou os óculos' para o jogo, deixou passar em claro o golo irregular de Maicon, e uma grande penalidade na área benfiquista onde o paraguaio Oscar Cardozo toca a bola duas vezes com os braços.

O mesmo roubo de Igreja e consequentes 'choro' e lamúria para qualquer microfone, tem arte e manha para ver um roubo, um livro de cheques e um acto premeditado naquele lance. E eu bem sei que todos gostam, principalmente quando a vida lhes corre mal, de insultarem a inteligência dos árbitros e dos adeptos de clubes adversários (sim, porque não há significado para mim no termo adepto adversário), mas querendo o senhor assistente, bandeirinha, fiscal, beneficiar o FC Porto porque não - assim uma ideia completamente parva e descabida - marcar penálti no lance em que o devia ter feito?

No golo de Maicon, o assistente, bandeirinha, fiscal, está no 'enfiamento' da jogada e só por suposta 'má fé' não viu, não quis apitar. Ora no lance de Cardozo o mesmo assistente, bandeirinha, fiscal parece ter desaparecido da argumentação. Mas há mais desaparecimentos para se contabilizarem no jogo da Luz. O outro assistente, bandeirinha, fiscal também parece ter desaparecido das lamúrias quando assinala a falta que dá o segundo golo ao Benfica. Esse, sim! Esse senhor assistente, bandeirinha, fiscal fez um excelente serviço e nunca por maldade. Talvez por medo, pois não era a primeira vez que um assistente, bandeirinha, fiscal levava um calduço (em pleno campo!) por não fazer o trabalho que outros querem que seja feito.

A esse desaparecimento, contabiliza-se outro. O desaparecimento do Benfica na segunda parte. Fez bem o assistente, bandeirinha, fiscal, em marcar aquela falta, pois assim toma partido na única coisa que o Benfica fez em 45 minutos mais os 4 de descontos. Mas mais 'actos de ladroagem' se passaram na Luz.

O maior Bandido, saiu do banco para elevar ao céu quem, constantemente, o relega para lá. Imediatamente o Porto foi de novo dominador, esclarecido e com um rasgo só ao alcance de um génio. E foi ele o principal culpado de tudo nessa noite. Enquanto se atribui as culpas a outros, que não sabem sequer o que fazem mas que são elevados ao estatuto de Maquiavel, o verdadeiro Bandido desfilou em campo sem que ninguém lhe apontasse um dedo. Organizou o plano, amarrou a vítima e passa-me assim impune!! Só mesmo em Portugal, onde ninguém reconhece ponta de qualidade à sua justiça. Aqui se vê!! Alguém que deve ser preso e encarcerado na masmorra do Dragão andou à solta e fez estragos na casa do maior rival. Continua é sem pagar por isso, pois num país assim, pagam sempre os inocentes, ingénuos e assustados. Que é como quem diz os assistentes, bandeirinhas, fiscais. A justiça é cega meus caros, e na passada sexta, não viu James roubar a Luz do título.

E tudo o Proença levou.

Menos aziado e já a pensar que contra o Zenit é que é, resta-me fazer um "post" sobre o jogo, as incidências e as consequências do resultado final.

O JOGO
É unânime que o FCP entrou melhor, tendo o SLB reagido a partir da meia-hora, tendo-se superiorizado aos portistas até ao magnífico golo do James. A partir daí, o FCP voltou a estar melhor, principalmente devido à superioridade numérica.

No fim, parece-me que o resultado mais justo seria o empate. Pela superioridade que não existiu, porque ambas as equipas quiseram vencer e porque, até em oportunidades houve bastante equilíbrio.

AS MÁS INCIDÊNCIAS
O FCP voltou a vencer com um erro da arbitragem. Pedro Proença continua a sua saga de prejudicar o SLB e contra isso pouco há a fazer. O fora-de-jogo é tão escandaloso que nem vale a pena discutir intenções, pois elas são óbvias.

De resto, a expulsão do Emerson é natural (embora não tenha havido o mesmo critério para jogadores do FCP). O jogador havia de contribuir para isto, sempre o disse. Além de péssimo tecnicamente, é pouco inteligente e aquele toque que dá na bola é pura e simplesmente ridículo. Por outro lado, demonstra bem a (não) preparação que é feita com os jogadores.

Dois lances de penalti que nunca o foram. Custa-me ler o Marco Morais insinuar que o lance do Cardozo é faltoso. Não é, meu caro amigo. E tu bem sabes que não é. É uma bola perfeitamente casual, em momento algum o benfiquista movimenta os braços para cortar o que quer que fosse.

O lance do Maicon, é normalíssimo, a bola sobe e desce, toca no braço que está numa posição natural, não há intenção, não há movimento intencional.

AS BOAS INCIDÊNCIAS
O golo de Hulk é qualquer coisa. Emerson não caíu em cima do compatriota e da quina da área, um golaço, daquele que será o único jogador do nosso campeonato a conseguir fazer aquilo.

O golo de James é uma pequena obra de arte. Já o escrevi e reforço: este puto é brilhante, não só pela técnica, nem só pelos golos, mas especialmente pelo ritmo que imprime ao jogo portista, tornando-o, ao mesmo tempo, extremamente objectivo e eficaz.

Os golos de Cardozo já "cansam". Vamos penar tanto com a sua saída.

O jogo em si, que foi bom, com 5 golos (é sempre bom, não é?). Sem violência nas bancadas ou fora delas, sem bolas de golfe e com "gaiola". Apenas Maxi, na parte final ultrapassou o limite da agressividade e foi poupado a um vermelho.

MAIS INCIDÊNCIAS
Basta ver o resumo, mesmo. Gaitán está em todas, pela negativa. É fantástica a insistência de JJ neste gajo. Só faz disparates e foi ele, a par de Emerson o principal culpado da derrota. E por inerência, JJ.

Jesus falha muito. Sempre falhou. Foi campeão, sim, pôs a equipa a jogar como nunca mas, importa não esquecer, teve o melhor de sempre à disposição. E tem, ainda.

Sempre referi que este SLB tinha que dar mais, muito mais. Principalmente a nível de atitude, de competências psicológicas. Passar uma semana inteira a dizer que "estamos confiantes", "está tudo na mesma", "eles é que têm de ganhar", etc., etc., não chega. Especialmente quando, no campo, não se vê nada de novo.

O melhor exemplo é JJ a falar de Gaitán: "Tem feito muitos jogos pela Selecção, está um pouco cansado". E agora pensem em James, na directa e no jogo que fez ontem. Penso que fica tudo dito.

AS CONSEQUÊNCIAS
São as óbvias. Ou este FCP se presta a coisas que normalmente nem sequer existem, ou está encontrado o campeão. Honestamente, acredito mais no Braga do que no SLB, na luta pelo primeiro lugar.

Desconheço o estado de espírito da equipa do SLB. Eu gostava que todos os envolvidos reagissem com raiva, com luta, com querer. E acredito sempre que é isso que vai acontecer.

Mas ainda há muita coisa para jogar esta época. É imperal que não se entre em espiral negativa porque há uma Taça da Liga para ganhar (e contra este mesmo FCP e depois, provavelmente, Braga, o que dá valor acrescido à vitória da competição), uma Liga dos Campeões para sonhar e um campeonato para discutir (mesmo que não se vença, é importante criar uma mentalidade diferente, que não desiste, que luta até ao último jogo). É importantíssimo chegar em segundo, se o primeiro for impossível.

FINALIZANDO
O FCP vence o jogo com um erro gravíssimo da arbitragem. Não vale a pena tentar dar a volta a isto com golos espectaculares e erros próprios (o facto do árbitro ter errado não implica que os golos tenham deixado de existir, por exemplo). É um hábito de há muitos anos e que, confirma-se, mantém-se.

Uns julgam pouco importante a discussão em volta das arbitragens. São os que gostam de ver, fim-de-semana sim, fim-de-semana não, erros de árbitros a influenciar os resultados finais.

Rescaldo

O Porto entrou muito forte. Marcou cedo e até meio da 1ª parte justificou a vantagem. Não a ampliou porque levantou um pouco o pé.
Os jogadores do Benfica só acordaram aos 20', e no úiltimo quarto de hora da 1ª parte, apareceu o Benfica em campo, traduzindo-se num golo, legal, apesar dos muitos protestos.
A 2ª parte não podia ter começado melhor para o Benfica, conseguiu fazer a cambalhota no marcador. Mas não, era preciso estragar tudo. O Porto assumiu as despesas do jogo e foi à procura do resultado, como é uma equipa mentalmente mais forte, conseguindo-o. Pedro Proença e a sua equipa trataram de fazer justiça.
No Benfica Emerson continua a demonstrar que é um zero, e jogar com 10 contra 11 do Porto e mais alguns em caso de necessidade, já se sabe...
No lance capital corroboro as palavras do treinador do Benfica. É dos foras de jogo fáceis de ver. A bola está parada. O bandeirinha está na posição correcta, não há os "movimentos contrários" tão ao gosto dos comentadores. Simples. Porque será que o bendeirinha não marcou?
Há quem fale de um penalti do Cardozo, curioso para quem sempre tem defendido que as mãos casuais não deviam ser assinaladas, mas pronto, entendo que se queiram defender de verem a sua equipa ganhar com um golo vergonhoso como foi o 3º. Para mim continua a não ser penalti, mas, atendendo ao que os árbitros têm feito em alguns jogos esta temporada, até aceitava a marcação do castigo máximo, o que por si só não significaria golo do Porto. Foi preferível assim, o fora de jogo foi com mais certeza.
Não vi a totalidade do lance do golo do James, mas do que vi, o golo é legal, aliás é uma vergonha para a defesa do Benfica a forma como o colombiano entra por ali dentro.
Agora uma pergunta: e se, na hipótese meramente académica (não haja ilusões) tivesse sido o Benfica a ganhar no Porto desta forma, sim, com um golo irregular a 5 minutos do fim? será que os adeptos portistas diriam o mesmo que esperam que os benfiquistas digam hoje?
Adenda - este lance é ilustrativo do lado para onde pendia o Pedro Proença. So percebo o amarelo ao Maxi, pelo facto dele não ter baixado os calções e não permitir que o austríaco se aliviasse...

sexta-feira, março 2

SLB-FCP 2-2.

O empate a duas bolas deixa o campeonato mais emotivo ainda. Desta vez Proença não prejudicou e o SLB lá empatou. Contudo, confesso que depois do vermelho a Emerson, temi um terceiro golo do FCP em fora-de-jogo.

Parabéns?

SLB-FCP.

O "post" anterior do Marco diz tudo mas aqui podes deixar o teu prognóstico.

Qual o resultado do jogo de logo à noite?

quinta-feira, março 1

O post giratório que dá a volta e responde a... nada

Clássico, clássico e mais clássico. Já mexe, e de que maneira, o jogo que pode avançar com o, mais que provável, campeão da Liga portuguesa 2011/12. Quezílias e queixinhas à parte, é certo que as duas equipas se 'equivaleram' pontualmente, deitando por terra todos os prognósticos que sobrepunham alguma delas à outra. Os pontos que o FC Porto perdeu anteriormente, foram perdidos nas difíceis deslocações que o Benfica teria que fazer antes de receber os dragões e isso faz surgir de novo a duvidosa pergunta: Qual dos dois é o melhor?

Se para o jogo de sexta-feira, nem interessará muito qual dos dois é o melhor, essa pergunta para as contas finais da Liga interessará, e de que maneira. No 'clássico', existe um jogo e três pontos para ganhar, mas já está, por demais, admitido que a vantagem psicológica pode ser a 'chave' para o desfecho da Liga. Interessa então, mais do que nunca, a pergunta: Quem será o melhor no 'clássico'?

O Benfica, chega ao jogo com uma enorme responsabilidade nos ombros. Os cinco pontos perdidos em, apenas, duas jornadas colocaram em causa a superioridade da equipa e tudo dependerá da capacidade da mesma para encontrar a sua melhor versão. Javi Garcia regressará ao meio-campo e espantará os fantasmas que pairam na sua ausência. Mas se há alguém que acha que é o espanhol a panaceia para todos os males encarnados, ainda que a sua presença garanta um aumento de qualidade, daí se engane. Já não será por aí, o que torna o jogo um cenário especial para quem quiser encontrar outras falhas na armadura de Jesus.

É nessa certeza que entrará o FC Porto que, para este jogo já encomendou o espírito com que foram feitas as festas passadas. Um espírito que esta época foi sendo destruído aos poucos, com Vítor Pereira como principal exorcista. Será então possível reeditar as duas proezas da época transacta? Eu diria que sim, mas nunca da mesma maneira. O modelo é outro, as escolhas são outras, os jogadores são, em parte, outros, e para essa nova 'massa de pensamento' um novo 'espírito' terá de nascer. As equipas fazem história por elas próprias e não por feitos passados, e não haverá melhor cenário do que a Luz para saber de que 'massa' é feita esta nova equipa do Dragão.

O colectivo cresceu com as entradas de Lucho e Janko, mas sobretudo pela manutenção das escolhas. Recorde-se que até parte, bem avançada, da época, Vítor Pereira não tinha definido um onze, nem a sua defesa, nem o seu meio-campo, nem o seu ataque. Hoje por hoje, o onze aparece, para o mal e para o bem e na sua maior parte, definido e isso garante maior rotina e fiabilidade para as escolhas do 'técnico' espinhense. Obviamente que o FC Porto não aparece com o nível de outros anos - e conquistas - e a capacidade que terá para discutir a vitória no 'clássico' ainda não apareceu em jogo algum esta época. Ainda que digamos que a espaços ali, e a espaços aqui, apareceram 'coisas' dignas de registo, a regularidade e jogo de um campeão continuam na gaveta. E nisso, o Benfica, já demonstrou ser mais capaz.

Até agora, poderemos dizer que o ponto-forte, deste FC Porto de Vítor Pereira tem sido aproveitar as falhas do Benfica. Mas um aumento de qualidade no jogo do Porto e os pontos perdidos pelo Benfica fazem com que as questões sejam agora outras: irá o Benfica falhar no clássico? ou irá o FC Porto demonstrar capacidade para fazer falhar o Benfica?

Sim eu sei que terminei como comecei, mas todas essas respostas e mais algumas serão dadas dia 2 a partir das 20.15.

Há 5 anos atrás era assim...

- "O passivo actual do Sporting é de 210 milhões de euros, segundo revelou ontem Filipe Soares Franco à Rádio 5, emissora desportiva da Rádio Nacional Angolana";

- "O líder leonino estimou ainda que “as contas estão controladas e dentro de seis meses a dívida do Sporting será de apenas 150 milhões de euros”. A redução do passivo deve-se, ainda segundo Soares Franco, a “duas operações imobiliárias que permitirão um encaixe de 50 a 70 milhões de euros” aos cofres dos leões";

-"Mas o optimismo do presidente vai mais longe. O objectivo é “acabar com o passivo do Sporting nos próximos 15 anos”."

Notícia retirada do jornal Record em 30/10/2007

Selecção empata a zero na Polónia.

Uma exibição razoável, frente a uma equipa da casa que, apesar de pouco "construtiva", encarou o jogo como se de uma final se tratasse.

A Selecção já não tem os valores que tinha, mas tem Coentrão, Moutinho, Ronaldo e Nani (que dupla!). O resto são jogadores medianos mas que, numa perspectiva de grupo, podem ser um valor acrescentado.

Fiquei preocupado apenas com a inclusão de Nelson ("Não sou jogador de futebol, sou um rapper") e Manuel Fernandes. São péssimos e ontem demonstraram-no de forma cabal. Espero que fiquem de fora.

Contra a Dinamarca, Holanda e Alemanha vai ser muito difícil, mas não impossível.

Adenda: o Cristiano Ronaldo pediu um cântico ou um hino de apoio à Selecção Nacional e já está.