quinta-feira, fevereiro 28

Benfica TV.

É a notícia do dia do futebol nacional e nem as saídas até ao terraço do Quim a defender penáltis a batem. A Benfica TV garantiu os direitos de transmissão do campeonato inglês, nas próximas três épocas.

Mas o que significa isto? A passagem dos jogos caseiros do Benfica também para o canal do Clube? Como fica a SportTv no meio disto? Financeiramente, é bom para o Benfica? O canal passará a ser pago?

Muitas questões se levantam agora mas convinha abrandar os festejos até porque, dentro do campo, ainda ontem, não houve motivos para o fazer.

quarta-feira, fevereiro 27

Benfica fora da Taça da Liga.

Foi um bom treino, sem lesões a registar e ainda se poupou metade da equipa. O Braga mereceu a passagem à final (assim como o Benfica teria merecido) mas, com o Quim a defender os penáltis quase em cima do marcador (como é que aquilo foi permitido?), ficou complicado.

De resto, o árbitro teve muitos erros, durante todo o jogo mas, já que se trata da competição menos importante, é esperar que não se repitam onde mais interessa, a começar já em Aveiro.

Agora é esperar que se confirme a vigarice para podermos assistir à final entre Braga e FCP.

???


Depois de Eduardo Barroso ter aberto as "hostilidades" antevendo a boa forma física de Izmailov com a camisola do Porto, é agora a vez de Domingos deitar mais algumas achas para a fogueira. Não seria de estranhar se o Domingos não tivesse uma (compreensível) relação afectiva com o clube azul e branco...

Há qualquer coisa que carece de esclarecimento. Ou não?

terça-feira, fevereiro 26

Sporting.

Foi na última época de Paulo Bento, e já depois da pesadíssima derrota por 12-1 frente ao Bayern, que o Sporting bateu no fundo. Mas a verdade é que nem o mais distante dos adeptos poderia perceber que esse fundo, afinal, era ainda mais fundo.

As eleições que colocaram Godinho Lopes (GL) na presidência do clube faziam antever tempos complicados mas nunca, seguramente, a um nível tão desastroso como o actual.

A verdade é que aquilo começou mal. Na noite da eleição de GL, os sportinguistas viveram uma página negra na história do clube, com confrontos, acusações e agressões. Até o mito de serem os sportinguistas gente "diferente" caíu por terra.

Daí para cá, sempre sob a batuta do inenarrável GL, o Sporting enveredou por um caminho que disvirtuou a sua própria existência e, pasme-se, confrontou de forma absolutamente patética, as linhas mestras de solidariedade e diversidade que sempre guiaram e elevaram o clube.

GL e os seus comparsas maltrataram o Sporting durante dois longos e penosos anos. Destruíram, até, a paixão do adepto mais fervoroso. Os maus resultados custam sempre a engolir, as derrotas igualmente, mas a dignidade da identitidade do clube nunca deveria ter sido posta em causa, especialmente com tamanha leviandade e indiferença.

Nem vale a pena referir os inúmeros episódios que mandaram o Sporting para um lamaçal sem paralelo, nestes últimos dois anos. Os culpados secundários foram desaparecendo mas o porta-voz da culpa manteve-se, sabe-se lá com que motivações, no poleiro da desgraça.

Com as eleições à porta, os três candidatos prometem devolver ao clube a mística perdida e a dignidade roubada. Talvez por isso Severino tenha falado em convocar a PJ. Bruno de Carvalho adianta-se e mostra as garras, mostra Inácio (que ainda é treinador do Moreirense!) e um claro rompimento com o passado recente e menos recente do dirigistmo leonino. Couceiro, o homem dos sete ofícios (sem se destacar em nenhum deles), está na luta, mas mais pelos apoios que tem (vai ser difícil descolar-se da "continuidade").

Visto de fora, apetece-me dizer que Bruno de Carvalho é a melhor opção para o futuro do Sporting. As reservas em relação a esta figura são, em grande parte, fruto de atoardas, muitas delas lançadas por GL durante o último período eleitoral.

Daqui por mês, contudo, espera-se que o Sporting caminhe a uma só voz, de preferência uma voz com verdade e unificadora em torno do universo sportinguista, que nunca esteve tão violentamente dividido.

Daqui a um mês, espera-se, teremos um Sporting novo, vivo. E que aquele sócio possa reformular a sua frase e dizer: "felizmente, o Sporting não morreu".

Paços de Ferreira

O Paços é a equipa-sensação da Liga Portuguesa. Mesmo havendo quem queira tirar prestígio à vitória do Benfica no passado domingo, desvalorizando a qualidade do Paços (o que se diria do Porto depois do empate com o Olhanense se se usasse o mesmo raciocínio). O Paços é um clube que desde há vários anos tem um trajecto de consolidação na Liga, quer ao nível desportivo, e mais importante, ao nível financeiro.

Nos últimos tempos tenho andado desligado da realidade do clube, mas até há bem pouco tempo atrás era porventura o clube que vivia mais de acordo com a realidade financeira possível, ou seja, sem engenharias financeiras, sem artifícios para mascarar a realidade ruinosa das finanças, como fazem a maior parte dos clubes de futebol em Portugal. Com meia dúzia de tostões o Paços está lá em cima por mérito próprio sendo a prova que não é preciso gastar milhões para se ter uma equipa competitiva. Espero que consolidem a posição e continuem com passos pequenos e acertados.

Chegar lá acima é fácil, difícil é manter. Que o digam o Boavista ou o Guimarães, e o Braga, se não se acautela...

domingo, fevereiro 24

Benfica 3 Paços de Ferreira 0.

Boa exibição do Benfica, finalmente, e frente a um Paços de Ferreira que continua a ser um dos mais difíceis adversários deste campeonato. Gostei sobretudo da atitude séria com que a equipa de Jesus encarou este jogo. Gostei do ritmo, da vontade e do saber gerir um jogo sem dar aos pacenses qualquer hipótese de causarem problemas. Muito diferente das últimas exibições.

Há muita qualidade neste plantel mas Sálvio, de facto, é qualquer coisa de espectacular. Neste momento é o melhor jogador deste campeonato porque imprime velocidade como ninguém, assiste os colegas, deixa três/quatro defesas para trás, marca golos e sempre com uma garra impressionante.

De resto, temos o melhor ataque e a segunda melhor defesa da competição.

Para a Taça da Liga, em Braga, que joguem as reservas, que são óptimas. Em Aveiro é para vencer.

sábado, fevereiro 23

Pois claro.

"2.º O inquérito incidiu, essencialmente, sobre o segunte trecho das afirmações referidas: “O resultado foi este, foi o que aconteceu. Não foi o que a Liga queria que acontecesse (...). No site da Liga está que o resultado foi de 3-2 para o Benfica (...). Se calhar era o que estava previsto, mas felizmente não aconteceu”.

"3. Todavia, ouvido a 30 de Janeiro de 2013 pela CII, o Sr. Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa esclareceu que: “nunca se referiu a qualquer dirigente da Liga, nem a qualquer órgão, nem a qualquer pessoa concreta. Referiu-se ao erro cometido pela empresa que presta serviços informáticos à Liga”. Acrescentou que “a palavra ‘previsto’ não tem o significado de combinado. Disse, ainda, que “não quis prejudicar a imagem da Liga (...) achou que nunca houve mais do que o erro de quem controlava o site. É nitidamente um lapso”. 

Num dia PdC é dono e senhor de uma fina ironia quen enche as medidas a todos os vassalos, no outro, essa ironia passa a ingenuidade. É conforme. Se não o apanharam na "Madalena", nos "cafés com leite" ou nas "chantagens", não era agora que iam fazê-lo.

No Benfica nem ai, nem ui. Mas lá está, se nem fizeram banzé pelo castigo imbecil ao Matic, muito menos vão agora dizer alguma coisa.

sexta-feira, fevereiro 22

Falemos hoje do Sporting!!!

É hoje difícil encontrar o espaço, disponibilidade ou até vontade para falar do Sporting. Entre os jogos da Champions, da Liga Europa, e os jogos mais importantes do nosso campeonato, quase nem dá para dizer o que quer que seja de nós. E hoje até jogamos.

Expectativas para a Amoreira? Bem, poucas. Podemos até ganhar, como fizemos em Barcelos, mas todos sabemos que nem será um mau resultado se empatarmos, e que é perfeitamente normal se perdermos.

Tento então ser mais optimista e penso então uníca e exclusivamente nas eleições de Março como refúgio para tanta desilusão nesta época ou até com a esperança de que toda esta realidade de hoje desapareça rapidamente.

Desta vez, porém, vai ser mais fácil do que há dois anos atrás. Não temos aquele carrossel mediático (ainda) de então e tudo parece que vai ser decidido entre estes dois canditatos: Bruno de Carvalho e José Couceiro.

Do primeiro já falei antes. Não gosto muito daquele estilo bélico e não vejo ali uma figura de união. No entanto, haverá esse alguém em Alvalade? Parece-me claro que a haver união em Alvalade, será através de vitórias e não o contrário. Dou-lhe portanto o benefício da dúvida.

Com Couceiro é um pouco diferente. Poderá um jogador, treinador, director desportivo banal ser um bom presidente? Entre os dois, inclino-me no dia de hoje pelo primeiro.

Mas até Março ainda há muito para ouvir e ler sobre estes dois candidatos e suas propostas.

quinta-feira, fevereiro 21

Benfica 2 Leverkusen 1

Alguém que me ajude porque eu não sei o que hei-de dizer sobre este jogo. Bem, até sei: o Almeida fez um jogão e a vaca era nossa.

Contra o Paços, marchar.

San Siro fechou a eliminatória a cadeado

A maioria, mais uma vez, morre enganada. É defeito delas que, raramente, acertem. Antes, a 'certeza' de que o 'Todo-Poderoso' FC Barcelona esmagaria o AC Milan, para depois se abrirem as bocas de espanto. Em todos os desafios recentes entre as duas equipas é vendida a sensação de que o Barça se vingará do penoso 4-0 orquestrado por Savicevic, em Atenas. Em 1994 caiu o 'Dream Team' e 19 anos volvidos a melhor equipa da história corre semelhante risco. O facto de não ter conseguido marcar em San Siro pode ser indicador de desgraça para uma formação que tem sofrido golos em quase todos os jogos. Uma diferença que seria fatal para todas as equipas do Mundo pode ser a confirmação absoluta do projecto iniciado por Pep Guardiola, ou o seu enterro. Em Camp Nou se verá o desafio mais transcendental para o modelo catalão. Até lá nenhum 'cartaz' será tão bom.

O primeiro sinal foi dado bem cedo. Ao minuto 2, Valdés prepara-se para bater um pontapé de baliza, mas, antes, aponta ao meio com os braços. Nesse momento a restante equipa não foi filmada mas percebem-se momentos de alguma indecisão, pois Victor é forçado a fazer o mesmo gesto duas vezes. Antes de bater, o guardião faz ainda cara de 'confiem em mim, é melhor assim'. Pela direcção da cabeça de Valdés o seu gesto foi para a lateral direita, ou para Dani Alves ou para... o banco catalão. Pormenores que provavelmente nunca saberemos, mas que davam um 'jeitão' para discernir o porquê do Barcelona abdicar da sua filosofia de 'sair a jogar' constante.

Como sabemos, foi uma ordem que Pep Guardiola incutiu. Saindo-se a jogar, sempre, ganham-se várias coisas. A bola é redonda mas nem sempre chega nas melhores condições ao meio-campo adversário. Saindo a jogar desde a baliza o Barcelona consegue na esmagadora maioria das vezes fazer a bola chegar onde mais lhe interessa bem 'redondinha', fácil de dominar. A simplicidade do processo pode também fazer uma de duas coisas. Ou chama o adversário para pressionar, desprotegendo-o atrás, ou relega-o para o último terço onde sofrerá inúmeros golpes até cair.

Ontem quando Valdés abdicou disso - talvez pelo estado da relva ao pé das balizas - o Barça abdicou do real controlo do jogo. Bater para o ar é bater para o adversário e talvez por isso a tão afamada 'posse catalã' não tenha chegado perto dos 75% que Pep, e agora Tito, tanto gostam.

Depois há o Milan. O 'cadeado' italiano continua bom e recomenda-se. Ninguém o faz tão bem porque ninguém é tão despreocupado com estética. Foram várias as vezes que pudemos ver duas linhas de cinco homens, focados essencialmente com dois momentos do jogo. Tentem fazer isto noutra cultura e verão várias vezes os atletas fugirem do seu lugar, stressados com a constante falta de bolas e de ataques. Mas no AC Milan não. A muralha não se desfaz tanto quanto não se desfaz o 'tiki-taka' catalão. E depois há o pormenor das transições (o outro momento de jogo que o AC Milan esperava tranquilamente). É que defendendo com todos, há a hipótese de depois não ter ninguém para  atacar (veja-se a Académica na Luz). Mas no Milan, não. Os atacantes cheiram a transição e quando ela é obtida (contra o Barça as transições obtêm-se, não acontecem) já eles estão em posição de criar ataque perigoso.

E assim correu o mais sofrível e angustiante jogo desde que Guardiola aperfeiçoou o modelo. Diziam que qualquer um os treinava e chegou Tito. Hoje Tito não está, por razões bem mais importantes que futebol, e o mito de que até sem treinador este Barça joga cai por terra. Faltou pulso, faltou evolução, faltou ideia nova. O 'tiki-taka' reinventa-se todos os jogos, transcendendo o anterior. Mas sem líder, sem ordem, sem Tito, o Barcelona não criou oportunidades em San Siro e acabou por sofrer dois golos que o deixam à beira do abismo. Jordi Roura é um bom rapaz, com historial blaugrana, mas não tem esse perfil. Nem todos treinam o Barça, nem ninguém 'com uma perna as costas' ganharia a Champions. Dizer isso é ter falta de respeito pelo futebol, ter falta de respeito pelo colosso Milan, pela sua filosofia e pelo seu território. Basta dizer que este 'fraquinho' AC Milan ganhou ao Barça como nunca o Real de Mourinho ousou fazer. Sem espinhas!

quarta-feira, fevereiro 20

Málaga apanhado fora-de-jogo

Ao intervalo do FC Porto-Málaga, estiquei as pernas bem confiante. O jogo estava por demais controlado e dominado e todas as visões que davam com que o Málaga fosse capaz de disputar o jogo no Dragão iam desaparecendo à medida que o 'duplo-pivot' de Pellegrini não conseguia suster o superior jogo português. A ideia ia chegando à área espanhola mas embatia na falta de criatividade atacante e no estoicismo defensivo malaguenho. Era portanto, a meu ver, tempo de magia, de rasgo individual. Era portanto tempo de James. Mas, mais uma vez, o destino ensinou-me que nem tudo o que peço tem de ser e foi o treino e jogada ensaiada mil vezes que trouxeram a alegria ao Dragão. O mérito vai inteirinho para quem mais o merece. Foi Vítor Pereira o obreiro daquilo que vimos no relvado, pois a competência colectiva do seu FC Porto é cada vez mais evidente.

Não era ilusão, não era 'fingir até acontecer'. Olho, hoje, para a equipa do FC Porto e ela é capaz de me encher as medidas. Sai desde a sua área, organiza, olha nos olhos o adversário, chama-o. É capaz de criar 'para a frente' e recriar, se assim tiver de ser, até Helton, o que demonstra clara confiança em si, nas suas ideias. Os centrais saem sempre (mas sempre) a jogar e a partir daí todos os jogadores se envolvem no propósito que é jogar no meio-campo adversário. Uma cultura que só é possível pela reacção à perda de bola. Um pressing fabuloso que encurta o campo até o relvado do Dragão parecer um campo de ténis para as saídas do adversário. A Vítor Pereira o mérito, a Ode, a minha vénia. Conseguiu acreditar na ideia que eu julgava inexistente, até a trazer à realidade. O espinhense mais que ninguém, sabia o que lá vinha. Sabia e continuou a acreditar até o trazer aos olhos de todos os portistas que continuavam a deslumbrar-se com outros pormenores. Hoje a verdade da sua ideia vence, e ainda bem que assim é.

E tem tal força essa verdade que equipas como o Málaga vêm ao Dragão para ver jogar. O chamado camaleão táctico mostrou a sua pior cor. Durante a semana foi ler em artigos que o Málaga era capaz de tudo. De controlar, de circular, de esperar e de soltar contra-golpes mortais. Uma verdadeira Bimby do futebol, que encravou quando a receita foi de mais para ela. O duplo-pivot, Iturra e Toulalan, ainda foi aguentando a pontapé. Mas depois de amarelados, os trincos que compunham o primeiro muro de Pellegrini ficaram a ver jogar nas subidas de Fernando e, até, de Otamendi. Superioridade no meio-campo é superioridade no jogo, de tal forma que daí até a bola chegar ao último terço é um suspiro.

E chegou. Chegou mas não chegou 'redondinha'. Quer pela competência no 1 para 1 dos defensores malaguenhos, quer pela falta de tacto na entrega do último passe. Era outro muro que se estendia para lá do intervalo, momento onde pensei em quem sempre penso para resolver jogos. Se temos um problema pedimos a solução favorita para ele. E se o problema era falta de magia e de rasgo individual para 'partir' os rins aos dotados centrais do Málaga, então a solução seria sempre o jogador que mais rouba jogos, certo? Errado. Quando James entrou, já estava esgotado o período mais fresco da equipa e já estava também resolvido o imbróglio que teimava em deixar o Málaga empatar com um adversário que lhe estava a ser tão superior.

Foi no treino que foi encontrada a solução. Para os mais distraídos, o FC Porto tem um vasto leque de movimentações no último terço. Seja por diagonais de Jackson e Varela ou por chegadas à área de Moutinho e Lucho, os dragões conseguem do 'nada' meter um jogador na 'cara do golo'. Foi assim que Moutinho chegou lá no campo, por mérito de Vítor Pereira no Centro de Estágio. Foi por estas diagonais e por estas chegadas à área o berreiro que o técnico fez na Luz. "Deem-me atenção, deem-me atenção. Deem atenção ao meu trabalho", parecia querer dizer. Eu dou, Vítor, eu dou! Eu vi e continuo a ver, como tu hoje vês também que não tem sentido fazer berreiros. O Universo dá o seu ao seu dono e o que tirou outrora, dá mais tarde. Por isso vemos, hoje com a mesma importância do teu berreiro, Espanha - e metade de Portugal - a fazer 'portada' com um fora-de-jogo, quando ambos sabemos que a única coisa que esteve offside, durante toda a partida, foi a equipa do Málaga.

De facto, ambos sabemos, que o camaleão tem cores que não lhe ficam muito bem. Sabemos que nem sempre resiste aos predadores. Principalmente aqueles que sabem como lhe encurtar o espaço, até no seu habitat preferido. Esse, chama-se La Rosaleda e para além de toda a mitologia, é só mais um campo de futebol, onde pela mudança de chip do adversário se vai passar mais tempo em organização defensiva. Algum tempo mais, mas nunca tanto que faça os adeptos portistas, que se deslocarão à Andaluzia, forçar a vista para ver os seus ídolos.

terça-feira, fevereiro 19

FCP na Liga dos Campeões.

Grande exibição do FCP frente a um Málaga que, dizem as estatísticas, fez um remate em 90'. Por acaso não vi esse remate, sequer. Vi um FCP a jogar os 90 minutos a um ritmo alucinante, sempre em pressão máxima e alta, dizimando por completo o colectivo da equipa espanhola.

Contudo, a eliminatória está em aberto. Mas se o FCP repetir a dose...

Fevereiros e Marços.

Muito se tem discutido ultimamente (e mesmo na primeira época de Jesus, quando até aparecia aqui um leitor sportinguista chamado Nelson qualquer-coisa que dizia saber que as equipas de JJ morriam sempre nestes meses...) sobre a (in)capacidade do Benfica de Jesus se aguentar nas canetas para disputar o campeonato até ao fim.

Sinceramente, não tenho opinião, no sentido de poder dizer que "sim, fisicamente a equipa vai-se abaixo" ou "não, a equipa está sempre fresca".

Depende de diversos factores como o acumular de jogos (entre campeonato e LC/LE, especialmente), lesões, plantéis mais ou menos equilibrados, roubalheiras como as de Coimbra na época passada, enfim, essas coisas todas que todos nós sabemos.

Mas, no fim de contas, quantas equipas na Europa conseguem fazer boas campanhas europeias e ganhar os respectivos campeonatos? A que melhor o consegue será, até, o FCP (evitemos esta conversa).

Fiz um pequeno quadro comparativo (SLB/FCP) entre os meses de Janeiro e Maio com os jogos apenas referentes ao campeonato. Dentro do mesmo quadro, o mesmo comparativo, mas apenas respeitante aos meses de Fevereiro e Março dos respectivos anos.


A única conclusão que tirei foi que, realmente, são meses que definem o campeão. Mas Jesus foi campeão numa das épocas analisadas pelo que não podemos dizer, então, que o Benfica de Jesus quebra sempre nesta fase da época.

Sim, basicamente, é que o que todos nós já sabíamos. Mas a grande questão é: pode o Benfica ir longe na LE e vencer o campeonato, prova prioritária para o Clube? É que nas últimas duas épocas o Benfica foi a uma meia-final da LE e aos quartos da LC, coisa que não aconteceu na primeira época de Jesus, aquela em que foi campeão.

segunda-feira, fevereiro 18

As 'Black&White' cookies na indigestão do futebol português


Ah the Black & White cookie! Poucas coisas podem facilmente metaforizar o pensamento do adepto português como esta bolacha, que Jerry Seinfeld me celebrizou há anos suficientes para começar a achar que afinal há gente mais nova que eu. Egocentrismos à parte, dissequemos a bolacha. Duas partes iguais: uma preta, outra branca. Segundo Jerry, a já referida bolacha atinge o seu auge de sabor quando a dentada funde as duas partes.

'Devemos sempre olhar para a bolacha, Elaine. Devemos sempre olhar para a bolacha.'

E devemos. É que o pensamento 'preto e branco' tem tanto de comum como de perigoso para a evolução da Humanidade. Ou é preto, ou é branco. É... hipocrisia, digamos. Ah se ao menos a dentada pudesse sempre fundir sempre os dois...

E no futebol raramente funde, o que é facílimo de ver. Troquem-se os protagonistas e teremos preto ou branco, nunca uma fusão. Seja há uma semana, há um mês, há um ano, os casos sucedem-se mas de nada valem sem exemplos actuais. Que tal ontem? Há uma vitória materializada aos 90+3' depois de um penálti convertido por Lima. Antes, o castigo máximo teve que ser assinalado e despertar todos os tipos de chocolate preto e branco. Uns olharam para tudo o que podiam agarrar para não ser penálti: algum tipo de puxão do jogador do Benfica. Mas encontraram, sim, um puxão da defesa da Académica, o que obriga a refazer a tese. Ora, há um puxão evidente e havendo-o metemos mais 'chocolate negro'. Uma pitada de falta de intensidade, que tal? Serve? Não serve, ao que parece o homem quase que arrancou com a camisola ao Gaitán.

Muitos ficariam por aqui. Mas outros há que ainda colocam 'minutos' aos ingredientes. Ser no primeiro, ou no último, tem muita diferença, argumentam. Como se isso interessasse para certificar uma decisão que é válida. E aqui sim, faço juízo de valor. Também a mim seria mais fácil encontrar todas as formas de não ser penálti e de justificar o injustificável só para manter o Benfica a dois pontos. Também a mim a cor me chamou para identificar intensidades, até que pensei: 'Foda-se tão mas tás parvo? É penálti, estorvou e impediu o Gaitán de jogar'. E aí parei. Se ao menos as placas de STOP tivessem escrito 'foda-se', muitos mais acidentes se evitariam.

E fica muito bonito a um portista reconhecer que o penálti do Benfica aos 90+3' assim o é, efectivamente. Fica muito bonito mas não o faço para isso. Isso seria comer só parte da bolacha e não foi para isso que, à hora do pequeno-amoço, aqui vo-la trouxe.Trouxe sim para serem comidas as duas partes.

Fosse ao contrário? Fosse no Dragão? Ganhasse, digamos, o Porto ao Olhanense 'por causa' de um penálti que existe (outro juízo de valor, este à vontade porque sempre, também, aqui o defendi)? Fosse, em vez dos 64', no último minuto dos descontos? Encontrar-se-iam explicações envolvendo estrelinhas e seria Jackson o herói? Vá, tentem fazer de mim, parvo.

Muitas vezes se fala em advogados do diabo com razão. É fundamental encontrar solução para a questão dos critérios diferentes. Ainda na sexta-feira, o árbitro que, também aqui, avisei que não marcava bolas na mão, não marcou penálti num desses casos. E não foi pelo FC Porto (clube em que o presidente recebeu árbitros em casa) estar envolvido que o critério mudou. Ainda ontem um clube que se queixa constantemente de ser vítima da arbitragem (chegando mesmo, em alguns jogos de outras temporadas, a pressionar o árbitro, no seu balneário, ao intervalo) viu um penálti ser bem assinalado, com a coragem de a marcação ser no último minuto dos descontos, no seu estádio. Aleluia, que o Mundo está parvo!

Chateiam-me as diferenças mas depois digo 'foda-se' e paro. É que dão-me mais gozo outras visões. Ontem, por exemplo, só há golo, por causa de Artur. Sim, esse mesmo, que está há semanas debaixo da mira dos adeptos e é... guarda-redes (wow reticências, como se ninguém soubesse!). Foi ele que encontrou maneira de furar o autocarro da Académica. Aliás, não furou, passou por cima. Grande charuto para o ar (ainda não se tinha feito) e ficaram a nu as deficiências defensivas tão elogiadas no final do jogo. Se calhar com mais uns 'cacetes' para ganhar o queijo e o Benfica 'espetava' dois ou três.

domingo, fevereiro 17

Benfica vence Académica.

Vitória sofrida que teve o seu momento decisivo no penálti convertido por Lima, no último minuto dos descontos.

Esperava um Benfica contundente mas, durante quase todo o jogo, vimos uma equipa presa e sem velocidade. Pior, sem o mínimo rasgo de criatividade. É verdade que a Académica fez um jogo exemplar, em termos defensivos, mas esse papel foi facilitado pela tremenda ineficácia dos jogadores encarnados.

Lima fez, provavelmente, o seu pior jogo da época. Contudo, mostrou nervo ao marcar o penálti com muita tranquilidade. A equipa, no geral, esteve mal e foi sempre incapaz de furar aquela teia incrível que Pedro Emanuel montou na visita ao Estádio da Luz.

Ofensivamente, a Académica limitou-se a despejar bolas, sem critério, fazendo um dos jogos mais miseráveis que vi em toda a minha vida. Defensivamente, já o disse, foram muito bons.

A arbitragem foi bastante positiva. Tranquilidade, a controlar satisfatoriamente o anti-jogo dos estudantes e quase sempre a deixar jogar. O penálti é indiscutível e o vermelho não consegui perceber (sem qualquer influência no resultado).

Foi um enorme susto e, ao contrário de outras vezes, houve muita sorte na conquista dos três pontos. A equipa, ofensivamente, fez muito pouco e arriscou-se a não marcar golos pela primeira vez. Mas, pior, habilitou-se a perder dois pontos fundamentais na conquista do título.

Contra o Paços de Ferreira, provavelmente, será mais fácil, pois os amarelos jogam um futebol mais atacante. Esta Académica envergonhou o futebol e teve o castigo que merecia.

O Sporting é isto!!!

Que se deixem de histórias, negócios incompreensíveis ou comparações parvas com outros. Foram precisas não sei quantas jornadas, derrotas e humilhações para perceber que nós somos isto: 4  ou 5 ex-juniores, vontade, garra, juventunde, maturidade claro, mas também qualidade!!! Mas ainda há dúvidas?

Lá está, se foi assim que tantos outros começaram (Figo e Cristiano Ronaldo incluídos) porque é que não será agora o caso? Chamem-se Llori, Dier, Esgaio, Zezinho ou qualquer outro nome mais exótico. Somos o Sporting, e o Sporting é isto.

Podemos ficar em quintos, séptimos, décimos não sei quê ou até descer de divisão. Mas temos que assumir a tal identidade. Nas vitórias obviamente, mas também nas derrotas. Principalmente nas derrotas. São estes momentos onde se vê a verdadeira força e carácter de um clube. Nas vitórias todos aplaudem e nos dão pancadinhas nas costas. E eu até sou da opinião que até final da época, iremos ainda passar por muitos dissabores!!!

Daqui a 2 semanas em Alvalade com o Porto, o jogo com o Braga, ir à Luz....buff! Mas se a vitória em Barcelos nada mudou em termos de classificação, pelo menos serviu menos para mostrar a verdadeira força do clube.

A juventude, sim, a Academia também, mas principalmente pela demonstação a toda essa malta que não se tem que emigrar ou esperar que venha da América do Sul a solução de todos os nossos problemas. Nem dos tais investidores, nem do $ investido no clube. A solução é muito mais fácil que tudo isso. E se até eu o vejo tão claro, porquê é que ainda não há outros que o vejam assim? Ainda há dúvidas?!

quinta-feira, fevereiro 14

Óscahahahahahahr Cardozo.

9 milhões de pura classe e 7 anos a foder a cabeça a meia dúzia de atrasados mentais.

segunda-feira, fevereiro 11

A culpa foi mesmo do Proença.

Para os benfiquistas, um excelente texto do Ricardo, do blogue "Ontem vi-te no Estádio da Luz", para ler, aqui.

domingo, fevereiro 10

Benfica perde pontos na Madeira.

Os benfiquistas que não viram sinais negativos da equipa de JJ no jogo contra o Setúbal, na jornada passada, devem ter achado o jogo de hoje muito bom. Para mim, foi a sequência lógica de uma exibição frágil contra o quase último, hoje perante um adversário, digamos, que sabe mais ou menos jogar futebol.

Foram 90 minutos tristes e com pouca ou nenhuma intensidade. Quer dizer, até parece ter havido alguma intensidade, pelo menos para Cardozo e Matic (não pude ver bem os lances, estou a comentar tendo em conta que Proença viu agressões nos lances).

Triste? Claro que sim. Mas já vejo bola há muitos anos e a história repete-se, mesmo que me venham dizer que a equipa está bem, que agora já não entra em correrias, que está mais madura, mesmo quando as evidências os desmentem.

O Benfica perdeu intensidade nestes dois últimos jogos. Facto.

Individualmente, uma miséria, como aliás, colectivamente. Artur tem custado pontos, hoje foi só mais um episódio. Luisão demora a estar em forma e Luisinho foi muito sofrível. Matic está lento (a sério?!), Salvio foi quase zero e Enzo pelo menos correu. E que dizer da titularidade de Urreta? Que planeamento é este? Quem é o Urreta no meio desta história toda, que já tem vários anos? Rodrigo e Lima? Outra vez? Espera, erro corrigido, com a entrada de Gaitan, por troca com o espanhol. Espera, outra vez. Agora entra Cardozo e Gaitan volta para... um sítio qualquer. Mete o Kardec. Sim, o Kardec.

Mas ainda existe algum benfiquista preocupado com Jesus ir para o Dragão? Só se forem os mesmos que elegeram LFV.

Isto tudo depois de JJ vir dizer que o Campeonato é que é.

Agora esmifrem-se contra os alemães e contra a Académica. A malta esquece.

O Homem do Título

Porque naquela casa nada é deixado ao acaso.

Várias

1 - Uma leitura de comentários dos adeptos anónimos sobre a notícia acerca do salário de Jesus, provocada pelas declarações do presidente do BPI na AR, reflecte bem - perdoem-me a arrogância - do estado de bovinidade da nossa população. Uns reagem ferozmente por estar em causa o treinador do Mais Grande, quando se calhar andam a morrer de fome; outros reagem de maneira igualmente idiota ao não perceberem que as duas partes - Benfica e Jesus - têm toda a legitimidade para fazerem o acordo que bem entenderem; outros optam por atacar o presidente do BPI a propósito das suas outras (também polémicas) declarações sobre mendigos e afins. Estes ultimos serão, talvez, os mais esclarecidos.

2 - O Sporting joga hoje às 16h. Em jeito de brincadeira, diria que é a hora normal a que jogam as equipas de baixo da tabela, portanto nenhuma surpresa. Arrisco dizer que, apesar do momento medonho que a equipa atravessa, e caso a chuva não pregue uma partida, vai ser registada uma das melhores casa da temporada e confirmar a minha tese desde sempre: o pessoal vai à bola se o jogo for a horas decentes. Ponto final.

3 - A propóisto das próximas eleições em Alvalade estou como o brasileiro cujo slogan na altura era: "Vota Tiririca, pior do que está não fica". A satisfação que me vai dar ver certas pessoas serem corridas do poleiro faz com que já vá valer a pena este acto eleitoral. Entretanto esperam-se umas semanas bastante animadas.

4 - Ainda não me tinha pronunciado, mas o jogo de ontem fez-me recordar algo que andei para escrever mas não o fiz na altura certa: achei injusto a Bola de Ouro ter ido parar a Messi e não ao melhor jogador português de todos os tempos. Aquele troféu elege o melhor do ano e, se é cada vez mais consensual que Messi está um furo acima de Ronaldo e será porventura o melhor de sempre - "bastará" ganhar um Mundial - a verdade é que Ronaldo o ano passado ficou à frente de Messi na Liga e andaram o ano todo num mano a mano incrível em termos de golos.

sábado, fevereiro 9

Nem Figo, Nem António Oliveira...

São os nomes que aparecem hoje com maior destaque na secção dos desportivos.
Compreendo o mediatismo que possa existir á volta de qualquer uma destas duas pessoas, mas ambas são longe daquilo que queremos e esperamos que sejam.

Figo "nasceu" em Alvalade, fez-se em Alvalade e na altura da sua saída já era um grande jogador, faltando apenas talvez um título de campeão para fazer justiça á sua qualidade. Saiu mal do clube no entanto(antes já tinha para á Luz enquanto júnior), talvez também por incompetência de quem lá andava ( Sousa Cinta, outro surpreendentemente aclamado por alguns hoje em dia), mas já por essa altura já mostrava que o seu amor por $ lhe iria provocar alguns dissabores e beliscar a sua imagem como pessoa. Nada obviamente que lhe impedisse de ser dos melhores de todos os tempos. Essa qualidade ninguém lhe tira e percebo também que a sua volta ao Sporting como presidente nos daria também essa imagem/colagem de excelência, pelo menos internacionalmente. Mas surpreenda-me que Figo esteja para aí virado se virmos por exemplo, pela forma como  festejou um golo contra o Sporting, ou pelo sitio que escolheu para fazer os seus jogos de solidariedade.... surprendaria-me também por issoque nós os sportinguistas o elegessemos como líder do nosso clube.

"Por cada leão que cair outro se levantará". Só por esta frase, António Oliveira já merecia a presidência :-)
Um pouco mais a sério, António Oliveira é hoje uma pessoa mais perto da presidência do Porto de que qualquer outro clube de futebol. Obviamente que no Porto, está quem todos conhecemos e até ele sair pelo seu próprio pé, ninguém poderá por lá passar. Assim que se António Oliveira se decidisse candidatar em Alvalade, teriamos de novo  esse rótulo do Porto B que certos negócios mais recentes avivaram.

Assim, que nem uma nem outro solução a meu ver nos servem. Mas lá está, sabemos muito bem quem não queremos, mas sobre quem efectivamente queremos é a grande confusão.
Não vai estar fácil isto!!!

sexta-feira, fevereiro 8

Eleições no Sporting

Falando agora de coisas sérias, esta semana começa já a ser uma semana de eleições para o Sporting.

Entra as muitas possibilidades de candidatos que se falam, até agora há apenas um nome a ter em conta: Bruno de Carvalho!!!

Confesso que foi uma candidatura que desgostei há 2 anos atrás. O tom bélico do discurso como candidato, os fundos russos que não chegamos bem a entender, o treinador que era apenas um ex-grande jogador e Inácio como mais uma aposta de manager.

Basicamente, não via ali grande inovação de modelo, estratégia ou de princípios. E ainda hoje não estou certo que com BdC, face às ideias que apresentou nessa altura, o Sporting teria tido um futuro diferente.

Estou curioso portanto, em saber que vem mais aí. Pedro Baltazar já se posiciona, Dias Ferreira deve andar mais indeciso, mas sobretudo gostava de ver aquele nome que todos os sportinguistas (ou pelo menos a maioria) possam dizer: é este que queremos e é com este que vamos ficar nos próximos anos.

Acho que já  todos estamos cansados de guerras, de assobios, de eleições antecipadas. 

quinta-feira, fevereiro 7

Benfica e a Taça da Liga.

A comédia que é o nosso futebol, liderado por gente sem escrúpulos e, pior, sem qualquer vestígio de inteligência, desvendou agora mais um "caso" que visa, apenas e só, destabilizar o Benfica.

A Federação, parece, abriu vários processos disciplinares a jogadores da equipa principal do Benfica, com o intuito de aferir da legalidade das suas participações num jogo da Taça da Liga.

Nem sequer vou perder mais tempo com isto mas, se uma simples denúncia anónima (rir) significa que se abre de imediato um processo, mesmo antes de se perceber se a queixa poderá ou não fazer algum sentido, é revelador das intenções que o órgão liderado pelo gajo que aldrabava facturas e que fez parte do esquema que envolvia putas e vinho verde num clube do norte, tem em relação ao Benfica.

Ao Benfica só resta uma posição: desistir imediatamente da participação da Taça da Liga, para que outros a possam vencer recorrendo a estratagemas indignos e vergonhosos. Afinal de contas, estão demasiado habituados a viver na lama e, nesse lamaçal, não queremos andar.

terça-feira, fevereiro 5

Obviamente eleições!

Já não havia volta a dar. O clima que se vivia em Alvalade já há muito que era insustentável com as respectivas consequências que vinham de aí. O Sporting era basicamente um clube de ofensas, assobios e agressões. E péssimos resultados desportivos.

E na minha opinião já só  havia duas possibilidades de estancar isto:

1) que a equipa de futebol começasse a ganhar jogos e a jogar bem de repente, que já se viu que não vai acontecer ou,

2) avançar para eleições antecipadas.

Com isso, acho que fica claro que esta era já e só a única solução para o clube. Aliás, se ainda dúvidas houvesse, basta ver como GL escolhe a maneira de anunciar esse momento publicamente. Numa entrevista à pressa na TVI, com uma jornalista mais interessada em ter a notícia que queria, do que discutir o Sporting.

No entanto, entre algumas "pérolas" de GL (campeonato de cadetes em judo?!) houve uma frase em que concordei com ele: "O Sporting não tem que olhar nem para o Porto nem para o Benfica, tem que ser apenas igual a si próprio e olhar para si mesmo".

Como é que isso vai ser feito? Estou curioso para saber. Mas para já fico aliviado, que essa decisão não passará por ele, Godinho Lopes.

domingo, fevereiro 3

Benfica 3 Setúbal 0.

Dias depois de ter elogiado a postura da equipa, o Benfica desta noite foi tudo menos uma equipa exigente e concentrada. Exibição muito pálida, um verdadeiro e longo bocejo. O objectivo de hoje deveria ser marcar cinco golos. Cinco. Num campeonato completamente desquilibrado, onde FCP e Benfica mantêm um número impressionante de vitórias, todos os golos contam. Mas pelos vistos os responsáveis técnicos e os jogadores assim não o entendem.

Jackson Martínez.

Já no ano passado, por esta altura, elegi um jogador do FCP com o destaque do nosso campeonato (James). Este ano, volto a destacar um jogador portista. Como se não bastassem os golos (muitos), Jackson Martínez revela ainda muita inteligência a jogar na posse de bola e uma força física capaz de desfazer os defesas mais duros.

O colombiano, com 26 anos, tem ainda muito para dar e não tarda vamos vê-lo em Espanha ou Inglaterra. O golo contra o Sporting foi para mim o momento alto deste jogador, num lance que o define enquanto ponta-de-lança. Brutal.

sábado, fevereiro 2

Finalmente Eleições?!

Nunca houve outro cenário que os sócios quisessem. E eu até posso falar de consciência tranquila, porque era das pessoas que pensava em Godinho Lopes como o melhor projecto para o Sporting naquela altura. Mas já há muito que o projecto Godinho morreu.

Quando caíu Domingos, os vices e esta sucessiva mudança de rumo que fez com que o clube esteja hoje como está. Mostra sobretudo a competência da pessoa que temos como presidente. E para mal dos nossos pecados, agora sobrou apenas ele mesmo! E já não é só um problema de competência.

Se ainda houvesse dúvidas da qualidade como pessoa de Godinho Lopes acho que as declarações de ontem demonstram, e bem, quem temos no poder. Culpar Sampaio pelo fracasso das negociações de Kléber e Wolfs, quando este até tinha sido agredido o dia anterior é baixo, muito baixo.

Kléber, o tal que o Porto não quis negociar no negócio Izmailov, passando-nos um Lopes em final de contrato e a 50%. E depois as referências ao Benfica... para quê?! Como se o Benfica tivesse algo a ver com o que se está a passar em Alvalade.

Agora diz que troca as eleições pela AG. Enfim, eu já nem consigo pronunciar-me sobre os constantes disparates em Alvalade e já só quero que estes que lá estão se vão embora e rápido. Que venham essas eleições e que apareça alguém minimamente competente que seja capaz de fazer o Sporting um clube de futebol que se respeite e se faça respeitar!

sexta-feira, fevereiro 1

Este Godinho sabe-a toda.

"O presidente do Benfica tentou a todo o custo reunir-se comigo para negociar o Insúa, dando em troca o Nolito e o Kardec. Mas eu disse, que, tendo em conta a falta à correção do presidente do Benfica para com um dirigente nosso, Luís Duque, só com um pedido público de desculpas voltaria a relacionar-me com o Benfica enquanto presidente do Sporting".

Godinho Lopes, em www.record.pt

Hoje de manhã, quando vinha para o trabalho, cruzei-me com o Ronaldo que me ofereceu o seu Ferrari, por troca pelo meu Peugeot. Mas desde aquela vez em que esticou o dedo do meio para as bancadas do Estádio da Luz, nunca mais o perdoei. Ele ainda insistiu, a Irina passou-me a mão pelo pescoço, mas eu só cederia se o Ronaldo pedisse desculpas aos benfiquistas.