segunda-feira, abril 12

Derby

Um derby é sempre um derby e viceversa. Pode ter mais ou menos importância, consoante as circunstâncias que o rodeam, mas ver um jogo entre aquelas duas camisolas dá sempre uma sensação especial.

O jogo de amanhã para nós já pouco importa. Mas pelo menos temos uma imagem a defender e podemos sempre adiar os festejos do titulo dos eternos rivais. Além disso, ganhar a um Benfica superior ao Porto de Mourinho é sempre tentador.

Vai ser interessante também ver que Sporting iremos ter. Se Carvalhal consegue por uma equipa a jogar descomplexada, a praticar um bom futebol e a jogar olhos nos olhos com este Benfica, prova também á administração da SAD do Sporting que para trazer um Paulo Sérgio, Cajuda ou treinadores “tripeiros” mas valia estar quieto e deixar o que lá está.

Por fim, a minha maior curiosidade vai ser para o embate no meio campo. Ramirez e Javi Garcia foram fundamentais nos resultados do Benfica para o campeonato. Trouxeram equilibrio e foram os tampões necesarios para que uma defesa mediana passasse agora a ser hipervalorizada. Do lado do Sporting, Pedro Mendes, Veloso e Moutinho podem não trazer tanto músculo, mas poderão dar uma outra capacidade técnica ao nosso meio campo. Lá na frente, é esperar que o Liedson resolva, e cá atrás evitar qualquer contacto que seja e jogar com as mão nos bolsos, sob o risco do Luis acrecentar uns quantos penaltys mais a assinalar a favor do Benfica

28 comentários:

  1. Um jogo especial sem duvida, é preciso um grande Sporting para ganhar ao SLB deste ano.

    Vamos sem pressão e espero que entrem com vontade de ganhar e dar este pequena alegria ao adeptos leoninos.

    Em caso de vitoria do SLB para mim esta encontrada o campeão deste ano todos os outros resultados podem trazer uma grande pressão até ao fim do campeonato.

    ResponderEliminar
  2. :)

    O Sporting não tem qualquer pressão para este jogo, por isso espero uma boa exibição e um resultado positivo. O Benfica está forte mas não é imbatível e o Sporting tem capacidade para vencer.
    Quanto ao Benfica, está em posição privilegiada para conquistar o título mas este só fica decidido se vencerem amanhã. É que tropeçando em casa e com um deslocação ao Porto ainda por efectuar, o Braga pode muito bem aproveitar-se pois não acredito que estes percam mais pontos até final do campeonato.

    ResponderEliminar
  3. Só digo verdades no post...
    :-)

    Eu acredito que o titulo já está decidido. 6 pontos em 5 jornadas é muita coisa.

    ResponderEliminar
  4. Bem sei que pénaltis como aquele do Jardel ou o do Silva, não são para todas as equipas. Mas mesmo assim, continuo convicto que, só quando há contacto, é que deve ser marcada falta.

    E escusas de dizer que o título já está decidido porque não está, e tu bem o sabes. Uma derrota com o SCP é SEMPRE um resultado natural. E outra no Dragão, também.

    PS: e volto a pedir-vos para postarem os vossos posts no FB.

    ResponderEliminar
  5. J.
    E o Jesus já sabe o resultado final?

    http://www.record.xl.pt/noticia.aspx?id=c83fac7d-8760-4849-bb73-a2a31f73e8f9&idCanal=00000011-0000-0000-0000-000000000011&h=2

    ResponderEliminar
  6. Já faltava aqui o jardel. Muito gostas tu do Jardel...

    Vcs recebem o Olhanense e o Rio Ave e vão a Coimbra e ao Porto.
    O braga ainda tem que ir á Madeira e á Figueira da Foz que não são jogos tão fáceis como isso.
    Ainda que o Benfica possa perder amanhã e contra o Porto, não tou a ver este Braga a ganhar todos os jogos até ao fim.

    ResponderEliminar
  7. Não estás?! Viste os últimos dois jogos do Braga?

    Jardel, grande goleador, talvez o melhor que alguma vez por aqui passou. Já o Silva...

    ResponderEliminar
  8. nope, o que é que se passou?

    Nem todos podem ser estrelas neste nosso futebol.

    ResponderEliminar
  9. Nem era preciso falar de penaltis, é que foi precisamente por o Polga não jogar com as mãos nos bolsos que na 1ªvolta devia ter sido expulso e não foi.
    Mas até compreendo, não foi facilmente perceptivel ao árbitro...acho mesmo que nem com os famosos meios tecnologicos, os tais que parece que ja existem em braga (mas como é á experiencia, é só pra um lado), era descrutinavel.

    ResponderEliminar
  10. Ahh, ok, agora percebo o comentário do Luis.
    A tal campanha dos não benfiquistas, afinal de contas a minoria neste país, em unir-se em torno deste Braga e fazer com que ganhem custe o que custar.
    É isso não é!?

    ResponderEliminar
  11. Não, João. É o que dá misturares os comentários. Centra-te apenas no que eu escrevo, para entenderes o que eu quero dizer :)

    Se contra o Guimarães até se pode dizer que o Braga foi beneficiado, o que eu quis destacar nestes dois jogos foi a forma como alcançou as vitórias. Em especial contra o Leiria, não jogaram absolutamente nada e deram a volta ao jogo com dois erros do adversário. Contra o Guimarães deves ter visto e, bem ou mal marcado, venceram com um pénalti nos descontos.

    Isto é que é ter "estrela de campeão".

    A única coisa que me preocupa acaba por ser natural: os adversários do SLB e do Braga podem, eventualmente, ter posturas diferentes.

    É sempre mais tentador participar activamente na derrota do SLB.

    Não concordas?

    ResponderEliminar
  12. "É sempre mais tentador participar activamente na derrota do SLB."

    O Muuuuundo inteeeeirooooo estáááá contra nóóóóóóóóóós......

    És hilariante, Luís. Confesso que vou comecar a acompanhar este blogue com mais frequencia só para te ler.

    ResponderEliminar
  13. Já tens aqui um fã.

    Eu acho que os campeonatos se ganham sobretudo por mérito próprio, se o Benfica agora perde contra o Sporting e Porto e o Braga ganha todos os jogos e é campeão, não seria um merecido campeão!?
    Eu acho que sim. E até prova em contrário(p.ex: Apito Dourado) ha que reconhecer o mérito aos homens.

    Só que não acredito que o Benfica perca dois jogos agora.

    ResponderEliminar
  14. Não acho que o "mundo inteiro esteja contra nós". No mesmo contexto, substitui SLB por SCP ou FCP.

    ResponderEliminar
  15. João, concordo, como é óbvio.

    Mas custa-me que não entendam uma coisa tão natural como: as equipas jogam mais motivadas contra os "grandes", e o Braga pode beneficiar disso, por não o ser.

    Parece-me que não estou a inventar nada.

    ResponderEliminar
  16. eh pá, sejamos honestos, a probabilidade do benfica perder contra o Sporting e depois contra o porto e ainda que o braga ganhe TODOS os jogos é muito baixa. Algum benfiquista acredita q não vai ganhar o campeonato?

    ResponderEliminar
  17. Já que falamos em erros de arbitragem, convém relembrar o penalty assinalado a favor do slb por suposta mão do Beto e o abalroamento do Luisão ao Ricardo.

    É sempre um jogo especial mas preocupa-me mais, neste momento, a questão do futuro treinador do SCP que este jogo.

    ResponderEliminar
  18. J:
    quem chamou o Jardel ao assunto foste tú: "Um derby é sempre um derby e vice"

    :)

    ResponderEliminar
  19. Suposta mão e abalroamento!

    Assim já percebo porque se queixam doutros lances. O do Beto se não é mão, dá para entender.

    Sobre o lance do Luisão, já deves saber:
    "Foi com a mão, Paulo!"

    :)

    ResponderEliminar
  20. "suposta mão do Beto "

    Suposta? Imagino a quantidade de erros que vês por jogo.

    ResponderEliminar
  21. é com agrado que vejo o regresso da teoria patética do "abalroamento".

    jvl, fazes parte dos 50% de sportinguistas que diz isso, e estàs em maioria. Pois 25% continuam a falar em mao do Luisao e os restantes 25% ainda nao decidiram como definir a coisa, mas sabem que nao foi golo e pronto!

    J, ajuda-me a perceber o teu conceito de "defesa mediana".

    ResponderEliminar
  22. luis,

    Suposta para ti! :)

    Não deixa de ser curioso que a argumentação utilizada para defender a teoria de que não é falta, é o protesto do Ricardo. Sintomático.

    Mr. Shankly,

    Se para ti uma bola que embate na coxa do Beto, de seguida no relvado e depois vai à mão do Beto, é penalty, ok. Desde que seja a favor do slb claro, porque na situação inversa, já a conversa será outra, naturalmente.

    ResponderEliminar
  23. Olha por acaso não é o Ricardo que imediatamente a seguir ao golo do Luisão começa a pedir mão do Luisão?
    É que a mim foi isso que me pareceu.
    É assim quando se anda obcecado em reclamar, até se confundem todos.

    ResponderEliminar
  24. jvl, o ricardo ao dizer o que disse (está nas imagens, perceptíveis) mostra claramente que não se queixou de um toque do Luisão. Não é óbvio? A questão do toque já dá para outra discussão. Conheço sportinguistas que dizem não ter sido falta.

    No jogo com o Liverpool também se pode dizer que o Kuyt fez falta. Eu não concordo.

    O problema do lance do Beto foi a forma como quis defender o lance. Já aqui o escrevi muitas vezes, que não vou voltar a explicar.

    ResponderEliminar
  25. "argumentação utilizada para defender a teoria de que não é falta, é o protesto do Ricardo."

    Tem piada. Nao foi por causa dos protestos do DiMaria que a bola no peito do Pedro Silva, fora da área, passou a ser penalti aos olhos sapientes do Lucílio Baptista?
    Eu diria é que os protestos de uns pelos vistos valem mais que os de outros...

    Quanto ao resto, o Miguel é que tem razao. Mas qual "roubar o título" qual carapuca. Alguém acredita mesmo que o Braga, que está quase tao rebentado e esticado como o Benfica (quase, quase), consiga ganhar os jogos todos que faltam incluindo deslocacoes à Madeira e Figueira da Foz (onde o Benfas se apanhou a perder por 0-2 em 20 e tal minutos)? Só isto devia chegar para o gasto.

    E como alguém escreveu: se efectivamente o Benfas perder 6 pontos (ou mais) e o Braga conseguir mesmo vencer estes jogos todos que faltam, só resta ao País inteiro tirar o chapéu. Menos aos 6 ou 7 ou 10 milhoes ou lá quantos sao. :-D

    ResponderEliminar
  26. Caro jvl, tu é que escreveste "suposta mão" e depois "vai à mão do Beto". Bateu na mão ou na suposta mão? :)

    ResponderEliminar
  27. Mr. Shankly,

    Quando digo suposta mão, tem a ver com a intencionalidade do lance, obviamente. Algo que não existiu da parte do Beto.

    ResponderEliminar