domingo, abril 29

Pode já não faltar nada

Dependendo do resultado do jogo entre o Rio Ave e o Benfica, o título poderá ficar já decidido hoje. Não é a forma ideal de festejar uma vitória num percurso tão longo e acidentado, mas não me vou por com esquisitices.

Nos Barreiros este FCP esteve, mais uma vez, longe do brilho e qualidade do passado, mas mostrou a competência necessária para assegurar os 3 pontos. Após uma primeira parte de sentido único, onde o resultado deveria ter sido dilatado, o FCP encontrou um adversário que parecia mais interessado em acertar nas pernas azuis e brancas que na bola e claramente a jogar para o empate. Após o intervalo os maritimistas apareceram mais afoitos e o FCP mais conservador e medroso. Defender o 1-0 é muito perigoso e nem sempre corre bem, basta recordar o jogo com o Paços, mas este treinador é teimoso e demora muito a aprender.

Já passaram largos meses desde a última análise individual à equipa campeã nacionais, por isso aqui vai uma para matar saudades:

Helton - seguro e confiante. Insiste em assustar quando se põe a inventar com os pés, mas é uma mais-valia na equipa, espero que se trate da renovação rapidamente que ainda dá para mais uma época ou duas.
Sapunaru - o romeno não é um jogador brilhante, mas é competente e esforçado. Levou meia época, mas VP finalmente percebeu que jogar com lateral direito afinal é coisa boa.
Maicon - o brasileiro está a mostrar qualidades que não sabia que tinha, quando colocado no eixo da defesa. Não vou à excitação do Freitas Lobo, mas acho que há muita qualidade e futura no número 4.
Otamendi - continua no registo na época passada. Dá garantias e é um excelente central.
Alex Sandro - não vou cometer a injustiça de dizer que já não me lembro do Álvaro Pereira, mas a verdade é que o brasileiro entrou muito bem no 11 e tem mostrado qualidade a defender e a atacar.
Fernando - igual a si próprio. Está tudo dito.
Moutinho - idem.
Lucho - confesso alguns "mixed fellings" em relação ao argentino. Se por um lado a sua qualidade e classe são óbvias, por outro lado os anos pesam-lhe e faz mais disparates que é normal. É um grande jogador, mas espero que se encontre alguém para ir passando o testemunho na próxima época.
Varela - não foi dos piores jogos que o vi fazer, mas ainda assim está longe do melhor Varela que vi neste Porto. Para a próxima época tem que se analisar bem quais os elementos a apostar nas alas, tem que haver mais continuidade.
James - é um caso estranho. Ninguém dúvida do talento do miúdo, mas insiste em andar escondido sempre que lhe é dada a titularidade. Os melhores jogos que fez foram quase todos quando saltou do banco... vá-se perceber.
Hulk - é a estrela da companhia e o melhor jogador da liga. Não vai ser possível substitui-lo, por isso espero que o treinador da época seguinte tenha a inteligência de saber armar a equipa sem ele.

Concluindo, e caso o Benfica ganhe hoje, fico bastante ansioso para a grande joga quer pode ser um FCP-SCP, onde se discute campeonato e acesso à liga dos campeões.

6 comentários:

  1. É uma questão de tempo. Hoje ou no próximo fim de semana, o Porto vai sagrar-se campeão nacional.

    ResponderEliminar
  2. Para nós, era bom que já fossem campeões esta jornada, para depois apanhar-vos ressacados na próxima semana.

    ResponderEliminar
  3. Olha que no ano passado já eramos campeões qdo vos recebemos e não foi por isso que a coisa vos correu bem :)

    ResponderEliminar
  4. Pois não, até foi permitido ao Lolando jogar basquet na área.

    ResponderEliminar
  5. "Para nós, era bom que já fossem campeões esta jornada"

    Assim, depois do tirocínio dos 3 últimos dias na europa já vão preparados como bobos da corte?

    LOL

    ResponderEliminar
  6. leão verde,

    o Lolando é o GR avançado, pode jogar com as mãos dentro da área.

    ResponderEliminar