sexta-feira, abril 27

Levantar a cabeça

É sempre frustrante chegar tão perto da final e perdê-la assim, com o jogo a acabar. No entanto, só podemos ficar orgulhosos com o percurso da equipa. Desde o confronto com o Légia que as eliminatórias foram equilibradíssimas. Em todas delas podia ter pendido para qualquer dos lados. Nessas batalhas fomos mais felizes e competentes nos momentos decisivos. Ontem, esses "detalhes" foram favoráveis ao Athletic. Para mim, foi o 2º golo dos bascos que decidiu a eliminatória. E depois, esta equipa é forte, fortíssima mesmo. A única semelhança entre os jogadores do Ahtletic e aquele gelado da Olá, o Perna de Pau, está no equipamento. A qualidade individual é excelente. Veja-se bem o jogo brilhante que Llorente fez...

Quanto ao Sporting, foi muito boa a exibição até ao golo de Wolfswinkel. Mas tal como em Manchester e Kharkiv, a equipa perdeu força na segunda parte. Nas outras deu para resistir, ontem quase conseguimos mas não deu. As ausências eram muitas. Veja-se que o Sporting tem jogado na Liga Europa sem Elias e Rinaudo e ontem não podia contar com Izmailov e Matias estava debilitado. São ausências que pesam, ainda que André Martins tenha demonstrado muita classe e personalidade.

Gostaria de voltar ao nosso ponta-de-lança holandês. Voltou a picar o ponto e, caso tivéssemos atingido a final, seria um dos grandes responsáveis pelo feito. São 6 golos, nenhum de penalty e os 3 últimos em jogos importantes e em campos complicadíssimos. E 21 golos em época de estreia de Sporting para um miúdo, que ainda por cima joga bem de costas para a baliza. O Sporting vai ganhar muito dinheiro com ele.

Sá Pinto veio reabilitar esta equipa e demonstrar que o Sporting tem um grupo de grande qualidade, recém-formado e que precisa de crescer. Mas a base para uma grande equipa está lá.

Entretanto, a época não acabou. O campeonato é para acabar com dignidade. Vencer os jogos em casa e não ser bombo da festa no Dragão. E a Taça, essa é para ganhar. O Sporting precisa de títulos como de pão para a boca.

22 comentários:

  1. Quem tiver muita bilis para descarregar é ir hoje ver o Sporting-Barcelona em Futsal.

    ResponderEliminar
  2. Estivemos muito perto.
    Os nossos vizinhos gayvotas chegaram a temer o pior.

    ResponderEliminar
  3. Eu temi o pior, aquela agressão bárbara do Ibai Gomez ao João Pereira não devia ter passado incólume, não se parte assim os rins a uma pessoa.

    CARTÃO VERMELHO e irradiação.

    ResponderEliminar
  4. Agora a sério,

    o Sporting não fez um bom jogo, cá falhou aquela que seria a oportunidade de ter acesso à final ao falhar 2 ou 3 golos nos últimos 15 minutos.

    Sá Pinto pode vir a ser um treinador acima da média mas demonstra muitas fragilidades durante os 90min, decide quase sempre mal.

    Foi pena, pois gostava de ver uma equipa portuguesa de novo numa final europeia.

    De qualquer forma, foi uma excelente campanha.

    ResponderEliminar
  5. Porque dizes que decide quase sempre mal?

    ResponderEliminar
  6. Peyroteo, nos jogos europeus, sempre que mexeu na equipa teve um decréscimo de produção abismal, partiu a equipa em dois, acabou os jogos todos encostado às cordas excluindo a 1ª mão com o Bilbao.

    Se evoluir nesse aspecto consoante a experiência que vá ganhando, pode vir a ser um treinador muito bom.

    ResponderEliminar
  7. Tem também a ver com as opções que ele tem e essas são mais restritas do que nas competições nacionais. Isto explica-se com o meio campo. Rinaudo e Elias não podem jogar e com Izmailov e Matias sem condições para 90 minutos, não é fácil gerir a situação. Tem que optar por algum tipo de estratégia pois está limitado no sector mais importante. E ela resultou perante o City e o Metalist. E por pouco não resultou ontem. Eu até acho que ele foi o principal responsável pelo Sporting chegar às meias-finais.

    ResponderEliminar
  8. LC,

    O que tu chamas de decidir mal, eu chamo de: falta de Elias, falta de Matias e falta de Izmailov. São só os 3 melhores jogadores do SCP.

    ResponderEliminar
  9. O Sporting fez dois jogos muito competitivos e podia perfeitamente ter passado. Se tivesse acontecido teria tido todo o mérito porque aceitou fazer nas duas mãos o jogo rápido do Athletic e porque em Alvalade podia (e devia) ter chegado ao 4-1.

    Agora questão diferente é dizer que o Athletic não mereceu passar. Quem tem Llorente (um golo, duas assistências, foi demolidor e percebe-se porque é que só o seu passe pagaria metade do plantel do Sporting) em vez do Wolsfwinkel tem muita vantagem desportiva. E quem tem Polga a perder a posição na pequena área no lance do 3-1 não se pode queixar. Faltou um pouco mais de qualidade da parte do Sporting (Pereirinha, é um exemplo do esforço mas não da qualidade técnica) e um cheirinho de sorte.

    O Sporting tem uma equipa muito melhor que no ano passado e julgo que na próxima temporada muitos dos actuais elementos vão fazer um excelente ano (Wolsfwinkel, Carrillo, Rinaudo, Capel, Insua (já este ano o melhor lateral esquerdo em Portugal), etc). No fundo, o Sporting melhorou muito este ano, fez jogos brilhantes contra o City, mas ainda não está onde pode estar.

    (agora era irem ganhar ao Dragão e tal ...)

    ResponderEliminar
  10. Epá, tou preocupado com o que vou dizer: concordo com com o que o Pulha quando diz: fez jogos brilhantes mas ainda não está onde pode estar.
    E acrescento mais, não está para estar numa final da UEFA.

    ResponderEliminar
  11. Também poderias acrescentar o sporting ao lote de "grandes derrotados desta época", J. Porque não? A par do Barça e do Benfica.

    Depois de 30, 40 milhões gastos em contratações(ou foram mais?), acabaram por perder a presença numa final da uefa contra uma equipa da terceira divisão europeia e andam ali pelo quarto, quinto lugar. Isto depois de meses em que só se falava de dar luta aos grandes mas afinal nem ao braga deram, tendo ido buscar um dos 10 melhores treinadores do mundo em 2010.

    Não te cheira a fracasso?

    ResponderEliminar
  12. LDP,

    Uma equipa da 3ª divisão europeia? O Bilbao???? Tem um orçamento 2x maior que o nosso. E não esquecer que conseguimos eliminar uma com um orçamento 10x maior. Na europa não ficamos aquem.

    No campeonato interno sim, o 4º é um fracasso pois o objetivo era estar onde está o Braga, no minimo.

    Mas não me considero como um derrotado pois não aspiravamos a ganhar nenhum título este ano.

    ResponderEliminar
  13. Eu chamo falta de visão/experiência, Carrillo estava no banco, Jeffren também, a partir dos 50min o Sá Pinto viu o mesmo que eu, um espaço enorme para explorar nas costas do meio-campo do Bilbao, eram quase 20m entrelinhas, mas deixou ficar Capel que aos 50min rebentou, estes 2 (mais Carrillo)deveriam ter entrado bem mais cedo, mas compreendo os que não estão são os que faltam sempre... presumo que essa foi a razão do Benfica ser afastado pelo Chelsea.

    ResponderEliminar
  14. Mike, nós este ano só jogámos com equipas da terceira divisão europeia. Não tivemos nenhum teste com uma equipa a sério estás a ver...

    ResponderEliminar
  15. LDP, o Sporting a concretizar-se o 4º lugar e a vitória na Taça de Portugal, não fez, à luz da sua história uma boa época.

    Não lhe chamaria fracasso porque conseguiu reconstruir-se a equipa que era, afinal, o grande desafio para este ano depois de 2 anos negros.

    Adicionalmente, parece-me que em termos de qualidade individual o Sporting não fica atrás dos rivais se conseguir um central e um ponta de lança (posições onde o SLB é de longe o que está melhor servido cá no burgo).

    ResponderEliminar
  16. Eu acho que o principal objectivo no campeonato era o de aproximar-se dos lugares da frente ( objectivos que se entendem pelas 2 ultimas epocas do Sporting), garantir um lugar na champions, fazer uma boa figura na Liga Europa e tentar ganhar a Taça.

    Falhamos na qualificação da Champions ( algo desastroso para as finanças do clube )mas em tudo o resto conseguimos ou ainda poderemos conseguir os objectivos traçados.

    ResponderEliminar
  17. No cheque traçado para a Taça..perdão, no objectivo traçado para a Taça concordo contigo. Tudo o resto foi o que se viu: o "quase" que tanto apontam ao Benfica.

    ResponderEliminar
  18. Bem, o Braga parece que quis dar uma ajuda na nossa luta pelo 3º lugar. Afinal ainda podemos lá chegar.

    LDP, continuo sem perceber o que é o "tudo o resto foi o que se viu". A taça da liga foi a unica em que fomos eliminados cedo. O "resto" foi uma brilhante participação na liga europa e na taça de Portugal.

    ResponderEliminar
  19. Outra questão: que história é esta do Guimaraes e do Nacional não poderem ir à liga europa mesmo que terminem nos lugares europeus?

    ResponderEliminar
  20. Mike, O prazo para a apresentação de todos os requisitos necessários para o licenciamento nas provas da UEFA terminou a 31 de março e, conforme garantiu a A BOLA fonte do emblema vitoriano, o clube falhou a apresentação de alguns desses requisitos, no caso concreto aqueles que se referem à inexistência de dívidas ao plantel, ao Fisco e à Segurança Social.

    Relativamente ao Fisco e Seg Social, nada de grave, umas acções que não existem como garantia e siga, os jogadores normalmente só gostam de notas de Euro, mais difícil nos tempos que correm, os sacos azuis estão rapados...

    ResponderEliminar
  21. "No cheque traçado para a Taça..perdão, no objectivo traçado para a Taça"

    LOLOLOL

    ResponderEliminar