domingo, novembro 27

A jaula - Parte 2

- A jaula, e a sua colocação no 3º piso, não serviu para melhorar acessibilidade dos adeptos ao estádio, como foi anunciado pelas cabecinhas pensadoras que a legitimaram. Houve pessoas que entraram com 30 minutos de jogo e isto foi deliberado;
- A visibilidade fica de facto afectada com as redes colocadas;
- Se quem pensou na jaula conhecesse a realidade, saberia que muitos adeptos que têm bilhetes para outros sectores, vão para a zona "segura" onde estão os visitantes. A sobrelotação da jaula apenas reflectiu que não pensaram nisto. Ou se calhar até pensaram, o que é mais grave;
- Não é por haver jaula que deixam de arder cadeiras ou serem atirados very lights, ou seja, se os adeptos quiserem arranjar confusão, vão arranjá-la na mesma;
- A jaula, apenas pelo facto de existir, é já um incitamento à ira dos adeptos.
- Já li a teoria contrária, "como são animais porque até pegam fogo a cadeiras a jaula faz todo o sentido". Isto mostra várias coisas: são pessoas que normalmente não acompanham a equipa nos jogos fora, são pessoas com profundo desconhecimento da realidade dos adeptos que vai nas deslocações, e na maioria dos casos são pessoas que tenta legitimar uma anormalidade, se calhar por razões clubísticas, com uma teoria que pega na consequência e não na causa. Se tratares as pessoas como animais, aumenta-se a probabilidade que eles ajam como tal.

Posto isto, mantenho cada vez mais que a jaula é uma anormalidade. Espero que seja apenas uma originalidade idiota destes dirigentes, que vai morrer no curto prazo, porque se a moda pega quem perde serão sempre os mesmos. Tenho a certeza que os adeptos benfiquistas que gostam de ir a Alvalade ou ao Dragão sentem o mesmo que eu.

Não defendo que o Sporting responda na mesma moeda como alguns sugerem. Se querem criar um ambiente adverso, mais vale serem homenzinhos e assumirem essa atitude e não enviarem bilhetes, pagando a respectiva multa. Pelo menos é mais limpo e transparente.

Pouco a dizer...

...o Sporting não jogou mal, mas não fez o suficiente para ganhar o jogo. Não sei se podemos falar em vitórias morais quando se perde na Luz, mas acho que fica a convicção entre os adeptos sportinguistas que estamos de volta na luta por títulos.
No jogo de hoje, há que destacar o momento em que o Benfica marca o golo e a forma como se defendeu quando jogou com 10. Javi Garcia e Witsel em plano de destaque. E aquela defesa de Artur...
No Sporting, acho que Capel foi o mais desiquilibrante mas Carrillo se for bem trabalhado promete e muito.Elias tarda em mostrar porque razão custou aquilo tudo.
Palavras para a arbitragem: não concordei com o segundo amarelo de Cardozo e uns quantos amarelos. Ter um critério rigoroso não significa andar a distribuir cartões por toda a gente.

sexta-feira, novembro 25

O jogo dos jogos.

Este é, provavelmente, o maior evento desportivo do ano. Nada mexe tanto com as pessoas como um jogo entre os eternos rivais de Lisboa, SLB e SCP. Mesmo que ambas as equipas tenham já as suas posições na tabela definidas, estes jogos valem sempre, mas sempre, muito mais do que 3 pontos.

Amanhã, não é excepção. SLB e SCP estão a atravessar uma fase relativamente tranquila e, pode dizer-se, são até os sportinguistas a estar mais optimistas.

Já lá vão mais de 1000 dias sem que o Sporting consiga vencer o SLB. É apenas um dado mas reflecte também a pobreza futebolística que o SCP evidenciou nas últimas três épocas. Contudo, este ano, tudo mudou e o Leão tem cara nova, com um bom treinador (mas muito queixinhas e coitadinho) e um plantel com opções de qualidade.

Em termos de expectativa, é um dérbi como há muito não havia. Parece que ninguém quer arriscar um prognóstico e isso compreende-se dado o equilíbrio existente entre as duas equipas na maior prova nacional.

Eu volto a estar confiante num bom resultado. Uma vitória no jogo de amanhã permitiria ao SLB ganhar um importante ascendente sobre dois dos três adversários directos.

No fim, espero que a arbitragem não tenha tido qualquer interferência no resultado. Como as coisas andam, era um avanço do caraças.

SLB 3 SCP 0 (é impossível pois o SLB sofre sempre um golo, pelo menos).

quarta-feira, novembro 23

As vitórias 'destas' e as vitórias 'das outras'

Não é uma novidade para o FC Porto que a reacção a resultados negativos seja feita na maior competição de clubes e em terrenos complicados e bem longínquos. E por isso mesmo, por não ser novidade - por ser quase uma constante -, é que o discurso de quem está contra a equipa técnica em nada tem que mudar. Que se guardem os louvores para quando houver futebol de topo no Dragão, até lá a volatilidade, no discurso e nas mudanças no onze inicial, segue do lado de Vítor Pereira.

Não pode ser sempre a ganhar nem pode ser sempre a perder, diz a lógica. E diz-me a lógica também, aquilo que tenho defendido desde sempre: sem futebol de qualidade não pode haver regularidade, nem troféus. A contestação a Vítor Pereira e à sua equipa técnica surgiu dessa falha. O futebol não existe, o 'dedo' e ' visão' também não e consequentemente eclipsou-se a competência e, claro, os resultados positivos e regulares.

Com tudo isto, fora melhor que depois de um 'enxovalho', em Coimbra, o Porto não se apresentasse noutro registo em Donetsk. Mais aguerrida e mais esforçada a equipa foi mantendo-se dentro do jogo até conseguir as suas oportunidades depois de beneficiar da falta de sorte dos ucranianos. Não deixa de ser um registo melhor, e, para quem tanto gosta das comparações com a época passada, algo semelhante a algumas deslocações na caminhada para Dublin.

A diferença continuam a ser as escolhas, a mentalidade incutida, e o 'plano'. Quem está atento sabe que Vítor Pereira já mudou quase tudo o que havia para mudar. Hoje a escolha foi Hulk a ponta-de-lança, o estreante Djalma na esquerda, mais um Moutinho no meio-campo... tudo escolhas que fazem lembrar soluções de emergência. Quem se lembrar da equipa da época passada, lembra-se também que Hulk jogou a 9 quando Falcao esteve indisponível, lembra-se que Guarín (e Micael) só ganharam lugar quando Belluschi esteve lesionado. Ou seja, primeiro ganhou-se um onze que deu garantias e foi-se mudando em situações forçadas e pontuais, que fizeram baixar a qualidade futebolística mas não a regularidade das vitórias.

Com Vítor Pereira as segundas escolhas são as primeiras. Não foi então à toa a sua escolha para n.º2 no ano passado. Só que promovido a n.º1 as escolhas que eram secundárias e absolutamente pontuais passaram a primeiras, com inovações e fixações que não lembram a ninguém (como o aberrante esquema de dois trincos, por exemplo). De facto, com Vítor Pereira qualquer jogo, por mais importante que seja, parece a anterior equipa a disputar um jogo da Taça da Liga, tais são as alterações e invenções visíveis.

E é por isso tudo que a opinião não muda e nem mudará, assim como o discurso monossilábico, cinzento e robótico do técnico não mudará também. Quem tem tudo controlado não se expressa assim, quem tem confiança no seu trabalho está tranquilo e não numa guerra autista. Já dizia o outro que pressão e crise são despoletados por algo como a gripe das aves e não com o futebol. Não havendo confiança e alegria o talento não desponta e o pior é que com mais duas ou três vitórias destas tudo 'ficará bem' e os reais problemas não serão solucionados. E falo porque sei a diferença. Foram muitos anos a assistir aos festejos de vitórias 'destas' por parte dos rivais, quando no fim de tudo é sempre quem tem mais vitórias 'das outras' que realmente festeja.

Com Vítor Pereira ao comando este Porto não festejará nenhum título.

terça-feira, novembro 22

Liga dos Campeões: SLB segue em frente.

Conseguir a qualificação em Old Trafford é bonito. Não gostei particularmente da exibição mas o resultado é excelente. Bom Rodrigo, magnífico Aimar, pouco Witsel e Gaitán.

Pena o golo irregular ter sido validado. Há sortes...

Em casa, com o Otelul, é para se fazer a festa do primeiro lugar no grupo. Por favor.

Taça de Portugal

Parece que teremos de eliminar o Marítimo nos quartos de final! :)

Oitavos de final:
Sporting - Belenenses
Marítimo - Benfica

Os vencedores destes jogos encontram-se nos quartos de final.

Taça de Portugal.

D. Aves-Ribeira Brava

Mirandela-Oliveirense

Moreirense-Torreense

Tirsense-Nacional

Leixões-Académica

Estoril-Olhanense

Sporting-Belenenses

Marítimo-Benfica


SCP com muita sorte no sorteio. SLB, pior, só ir a Alvalade.

Ditou ainda o sorteio um SCP-SLB, na próxima ronda, e se ambas as equipas passarem esta eliminatória.

segunda-feira, novembro 21

A jaula do derby*


Foto: A Jaula de Camp Nou

* Post no A Norte de Alvalade.

Isto é uma anormalidade. Não interessa se em outros campos da Europa (como se vê na foto de Barcelona) se faz o mesmo. É uma anormalidade. Querem futebol em que só os adeptos dos clubes visitados possam ir ao estádio?

Mais uma visita a Old Trafford.

Da última vez que lá fomos estivemos perto de trazer um empate (magnífico golo de Simão e bamburro no 2-1 final). Amanhã, um empate seria um excelente resultado, por todos os motivos.

Golaço do grande Simão Sabrosa, aqui.

Estou bastante optimista, mesmo depois da grande desilusão frente ao Basileia. Mais do que o resultado, importa mostrar e revelar capacidade de nos batermos (quase) de igual para igual com o Manchester “unáite”.

Uma vitória seria um sonho e um excelente tónico para a recepção aos sportinguistas (mesmo que gerasse mais cansaço). Um empate, depende da forma como for conseguido. Uma derrota, enfim, será sempre normal, e apenas o peso dos números poderá ter preponderância no desempenho futuro da equipa.

Artur
Maxi e Emerson
Luisão e Garay
Matic e Javi
Bruno César e Gaitán
Aimar
Rodrigo

A verdade é que o Manchester ja foi eliminado na fase de grupos da Champions League precisamente com o SLB no seu grupo. E disso poucos se podem gabar.

domingo, novembro 20

Sporting segue em frente na Taça

Glória aos vencedores, mas muita honra aos vencidos. O Braga foi a melhor equipa hoje em Alvalade mas foi "traída" pela maior eficácia leonina.

O Sporting está a atravessar uma fase de menor fulgor. André Santos é muito mansinho e a equipa parece insegura por não ter o pitbull argentino na rectaguarda. Não adianta chorar sobre o leite derramado, mas lá que Rinaudo faz muita falta, isso faz... Apesar de tudo, convém realçar a qualidade do adversário. O Braga é um osso muito difícil de roer e vai causar embaraços ao Porto na próxima semana.

Veremos o que a sorte nos reserva na 3ª feira.

sábado, novembro 19

Com Vítor Pereira largos dias têm realmente 100 anos

Era escusado a situação arrastar-se até começarem a surgir as eliminações. Se as vergonhas já tinham dado um ar da sua graça (derrotas com Zenit e APOEL) e se tudo apontava para isto, pergunto o porquê de tanta espera na substituição do treinador? Era uma questão de tempo, mas pelos vistos a direcção teve mesmo de meter os dedos na ficha para saber o que é a electricidade.

Como é que a solução da continuidade consegue estragar todo o trabalho feito. As substituições feitas nesta eliminação no Cidade de Coimbra provam tudo. A forma como o Porto acaba o jogo é quase tão ridícula como ter mantido esta equipa técnica tanto tempo.

Já o tinha dito várias vezes, não façam PC mais esperto do que ele é. Manter Vítor Pereira por este tempo todo é um erro de amador, e mantê-lo por mais um segundo que seja roça a demência. Com tantos anos disto quantos "largos dias" serão preciso para tomar a mais importante decisão desta época?

sexta-feira, novembro 18

Taça de Portugal: SLB em frente.

Jogo com pouca história na Figueira da Foz. Vitória justa da melhor equipa em campo. Do que vi, gostei de Amorim (finalmente), Mora, Javi e Luisão. Nolito sem eficácia e Cap a fazer lembrar Emerson (isto não é um elogio).

Eu pensava que atropelamentos na área eram pénaltis. Afinal não. O costume.

Rodrigo: não vamos endeusar o espanhol mas parece que quer mesmo roubar o lugar a Cardozo. E começa a fazer concorrência ao holandês do SCP na grande revelação deste ano.

Jesus quer ganhar esta competição. Eu acho-a completamente secundária e que apenas servirá para rodar com alguma competitividade jogadores menos utilizados (como na taça da cerveja). De qualquer maneira, são vitórias e essas são sempre importantes.

Agora queremos uma boa exibição frente ao MU (se tivessemos vencido o Basileia...) e uma vitória frente ao SCP, para começar a definir o que vamos fazer esta época.

quinta-feira, novembro 17

Em grande...

...O Sporting na NextGen. 5-1 ao Liverpool (carregar no link para ver vídeo). Olhando para o resumo, o que impressiona é a qualidade dos golos. Desde o 3º, numa "bicicleta" espectacular de Betinho após trabalho e cruzamento de Iuri Medeiros, ao 5º, num chapéu exemplar de Gael Etock, o camaronês que o Sporting foi buscar ao Barcelona. O Sporting pode ter aqui elementos para voltar a apostar forte na formação para incluir na equipa principal.

Também fiquei contente por ver que o Sporting publicou no seu site um pedido de ajuda para o filho de Carlos Martins. Apesar de ser um jogador formado no clube e que agora se encontra vinculado ao grande rival, esta situação ultrapassa qualquer clubismo.

quarta-feira, novembro 16

O autista e o irredutível

Pé ante pé até os mais intransigentes vão deixando de acreditar no sucesso de um Porto orientado por Vítor Pereira. Os sinais, já aqui por mais discutidos, tornam-se evidentes a cada decisão da equipa em campo que é reflectida pelas decisões, e falta delas, da equipa técnica. E se no meu caso pouco mais há a dizer para ajudar a conhecer a opinião, que dirão os irredutíveis defensores (SAD incluída?) de uma performance futebolística que roça o medíocre? Entretanto, a selecção qualificou-se para o Euro e os seus responsáveis sentiram-se na obrigação de defender o seu trabalho. Afinal de contas os resultados deram-lhes razão, mas tal como na questão 'Porto' serão esses resultados um copo meio cheio ou um copo meio vazio?

Muito se fala em resultados. Afinal são eles quem dita e quem não dita o sucesso das equipas e por isso mesmo são considerados a fonte mais fidedigna para prever esse mesmo sucesso. E por incrível que pareça são esses resultados que foram a principal fonte alimentadora da tolerância para com Vítor Pereira no seu 'reinado'. Tudo começou com vinte minutos de pressing frente ao todo-poderoso Barcelona e a ousadia de correr atrás de todo e qualquer jogador blaugrana - Valdés incluído - trouxe crédito a uma estratégia que se preocupou mais com imagem deixada do que propriamente com uma vitória ou com um futebol que a garantisse.

Desde aí tem sido assim que a equipa técnica tem, conscientemente ou inconscientemente, procedido. Primeiro a imagem. Há que provar que são dignos sucessores de alguém que pelo seu próprio pé, tranquilidade, inteligência e ideias, obteve uma das melhores épocas de sempre no clube. Assim se cumprem serviços mínimos e se deixa o futebol de lado pois importa ir calando as ondas com um, dois talvez, apontamentos por jogo, esquecendo-se que o futebol tem tanto de complexo que não basta querer ganhar ou querer fazer por isso. Tem de se ser completo, metódico e... regular. E isso este FC Porto de Vítor Pereira não é, e provavelmente nunca será.

E é tão grande a minha certeza que já nem os habituais devaneios na escolha do onze titular me dariam qualquer tipo de esperança. Quem viu o jogo com o Olhanense pode rapidamente perceber-me, pois até poderíamos ter o Zidane ou o Deco no meio-campo e nunca teríamos consistência no mesmo, pois o lugar de playmaker está entregue aos centrais. Futebol à boa maneira Distrital onde não imperam ligações nem planos. Uma equipa que trata mal a bola, que não a quer quando a perde, pode ir ganhando a cepos mas até o indicador dos resultados e números se vai esvaziando quando até a cepos não se ganha.

"Não preciso que me assobiem para beber água"

Na selecção mais uma vez os resultados condicionaram semanas de trabalho. Derrota na Dinamarca, 'queda' para o play-off e os habituais arautos da desgraça já previam à sua boa maneira uma humilhação indigesta para a equipa das quinas. E são mais uma vez os resultados que distraem e formam convicções exageradas, porque a qualquer pessoa de boa senso lhe seria possível ver que mesmo perdendo, no pior dos cenários, em Zenica, a diferença entre as duas selecções é tão grande que só por milagre (nem com uma noite horrível do árbitro) os bósnios não sairiam goleados da Luz.

Mas são esses mesmos profetas da desgraça que depois enchem os peitos aos responsáveis da selecção para andarem à 'caça aos tordos' nos flash-interviews posteriores ao sucesso, dizendo barbaridades como a que faz de título a estes parágrafos.

Toda a gente sabe que o jogador de futebol de alto nível, é um bicho estranho capaz das maiores parvoíces. Jogadores entre os 20 e 30 anos com popularidades imensas, pagos a milhões de euros e que militam nos maiores clubes do Mundo são ainda mais peculiares e a sua formação como homens foi posta em segundo plano em detrimento da formação que agora lhes vale a vida. Se alguns vão surpreendendo e são verdadeiros senhores fora e dentro do campo, a outros terá que se lhes desculpar a falta de desculpas ou a falta de educação. Então a isto se lhe somarmos o ego ganho a fazer parte de clubes planetários com salários de milhões...

E é isto que Paulo Bento não entende. O que até me parece ridículo visto que ele foi um jogador de futebol de alto nível por muitos anos, e a sua falta de entendimento para lidar com 'casos' pode-nos custar o desmembramento da equipa. É que a ideia de abandonar a selecção (e não a selecção o jogador) até veio da parte da sua geração de ouro. E que fez Bento aos seus amigos da altura? Deixou de lhes falar?

Convém é começarmos a pensar que o treinador de futebol também é um bicho muito estranho...

Portugal no Euro 2012: sorry Queirós!

Apuramento conseguido com algum brilhantismo, uma goleada e uma demonstração de inequívoca superioridade sobre os bósnios.

Ronaldo a mostrar porque é um dos melhores do mundo e Nani com um golo soberbo. Postiga a bisar e a fazer mais um bom jogo. Os especialistas-Postiga da nossa praça (preferem o tronco do Almeida - rir) ficaram calados, ontem. São tão previsíveis.

Paulo Bento arrasador para com Carvalho e Bosingwa. Era preferível ter ficado calado (para sempre) e não ter alimentado mais um caso que não tem de continuar a existir.

Estamos no Europeu
com todo o mérito. Passar a fase de grupos deve ser o principal objectivo, agora.

terça-feira, novembro 15

Pablo Aimar.

Vi há pouco uma reportagem com Pablo Aimar, que foi denominado embaixador da Argentina para o desporto em Portugal (pela embaixada Argentina, penso eu) e espero, definitivamente, que renovem com o homem e o obriguem a terminar a carreira vestido com a camisola do mais importante, e maior, clube de Portugal, o SLB.

É um orgulho ter um jogador como o argentino. E não lhe basta a classe, os dribles curtos e longos, a técnica, o domínio da bola, os passes que rasgam o campo, as tabelas rápidas, a luta de sempre, os saltos para ganhar bolas de cabeça. O homem tem, ainda, de nos encher de humildade e simplicidade.

Um dos melhores jogadores que já vi jogar no meu clube. Por tudo o que representa e é, sinto por ele uma enorme consideração e um infindável respeito como, acho eu, nunca tive por nenhum outro jogador do SLB.

segunda-feira, novembro 14

Ecos do fim de semana

Parece que o Dept de Comunicação do SLB deu uma entrevista à Unica, utilizando Eusébio como fantoche. Qual a intenção?

Grande vitória no andebol sobre o mesmo SLB. O Pavilhão quando chegar, já será tarde.

3500 bilhetes para Alvalade para o derby. Tudo normal, excepto um detalhe... são todos para o 3º anel. Há uns tempos, num jogo do Benfica com o Porto as coisas não correram bem. Para este jogo andam desde há uns dias em obras para montar uma estrutura para isolar os adeptos visitantes. Como ficarão as condições em termos de visibilidade? Qual o objectivo de colocar os adeptos no 3º piso? Minimizar o apoio à equipa?

quinta-feira, novembro 10

Notas sportinguistas 10/11/11

E agora para variar(deixando as polémicas para outros momentos ou até para outros lugares que não este), tentaremos falar apenas de bola. Neste caso, apenas de assuntos relacionados com o meu clube.
1) O Sporting está em Angola. Pelos vistos há um cachet "milionário" como motivo de visita, para além de um desejo de filantropia revelado por Godinho Lopes. Basicamente, o Sporting foi a Angola por um cachet equivalente a um empate no fase de grupo da Champions. Acho sinceramente que a aproximação deveria ser mais que financeira. Angola, a par de outros paises africanos, apresenta um potencial futebolistico que se calhar já não existe em Portugal;
2)Depois da fase de euforia com vitórias consecutivas e goleadas, o Sporting de momento assentou os pés na terra. O bom de tudo isto é que isso aconteceu com 2 vitórias por um total de 5-1. Antes lá tinhamos levados 2 empates, o que espelha a diferença deste Sporting para a equipa dos anos anteriores. E a provar que começamos a ser uma grande equipa.
3) Plantel vasto e de qualidade. Gostaria de saber quantas são as equipas que sem 5/6 titulares conseguiriam continuar a ganhar. Ainda para mais se fossem por exemplo, 3 centrais. Ou então jogadores do nível de Izmailov ou Jeffren. No entanto, creio eu que há jogadores que ainda assim na minha opinião estão a mais na equipa. Um deles é Pereirinha; Tá mais que visto que não dá mais que aquilo,a lateral e a médio. Tem bom toque de bola, mas falta-lhe garra, atitude e vontade de vencer, aliás um mal que caracteriza em parte a juventude portuguesa. Outro deles é João Pereira, vergonhosa atitude que poderia ter custado caro ao clube. Até quando teremos que aguentar este ex-Benfica?
4) Substituto de Rinaudo. Começei a ouvir no estádio lamentos do género que falta vai fazer o argentino. Não digo que o Argentino não tivesse já a sua importância na equipa, mas daí a lamentar-se principalmente nos jogos em casa com Leirias acho um exagero. Espero apenas que o Sporting não vá ao mercado. Temos Adrien na Académica e Renato Neto no Brugges, prontos para regressar ao clube, e além disso ainda temos André Santos, pelos vistos um mal amado em Alvalade sem que eu saiba muito bem porquê.

Sporting em Angola

É uma visita importante a vários níveis. Angola é um mercado com grande potencial e é preciso dizer presente para crescer em termos de implementação de adeptos neste país. É quase inadmissível que o Sporting tenha demorado 32 anos a voltar a Angola. Entre protocolos, homenagens a figuras locais e presença da equipa de futebol para defrontar a selecção angolana, o Sporting sairá reforçado em termos institucionais desta deslocação, mas também o fará em termos financeiros. Sempre são 565 mil euros que entram nos cofres leoninos...