terça-feira, novembro 8
Onde está o Wally?
Quem esteve no Sporting-Lazio, pode "encontrar-se" aqui. Confirmo a veracidade porque estou sentadinho no meu lugar :) Não faço ideia se é legal andarem a fotografar a malta, mas que o efeito é espectacular isso é.
Primeiro Carvalho, agora Bosingwa
Mas que estatuto é que estes gajos pensam que têm para acharem que estão acima dos interesses da selecção?
Depois chorem quando ficarem a ver o Euro na TV.
Depois chorem quando ficarem a ver o Euro na TV.
Dá-lhe, Alan.

Na foto: o branco Alan calca carinhosamente a perna de Javi Garcia e é sancionado com o cartão amarelo. Tudo normal.
Emerson vs Cap
O pénalti sofrido em Braga, apesar de o considerar mal assinalado, fez-me pensar que Emerson é daqueles jogadores que estão sempre presentes, nos maus momentos da equipa.
Quem me conhece já sabe: todas as épocas arranjo um bode expiatório para as derrotas, empates e vitórias menos conseguidas. Mas este, como o grande Peixoto, parece-me genuinamente mau.
Emerson, desde o primeiro jogo, nunca me convenceu. Tecnicamente acho-o bastante básico. Domina mal a bola, tem grandes dificuldades em controlá-la em corrida e nos centros, não faz nada que eu próprio não fizesse.
Custa-me ouvir ou ler, sobre ele, que "é um jogador que defende muito bem", "que é certinho", "que só tem de melhorar o apoio atacante".
Além disso, não vejo nele qualidades escondidas, daquelas que possam ser trabalhadas pelo génio de Jesus. Por isso, o que pergunto é: vale a pena deixar de fora um internacional espanhol? Vale a pena apostar num jogador que não dá mais do que aquilo? Ou será que dá?
Quem me conhece já sabe: todas as épocas arranjo um bode expiatório para as derrotas, empates e vitórias menos conseguidas. Mas este, como o grande Peixoto, parece-me genuinamente mau.
Emerson, desde o primeiro jogo, nunca me convenceu. Tecnicamente acho-o bastante básico. Domina mal a bola, tem grandes dificuldades em controlá-la em corrida e nos centros, não faz nada que eu próprio não fizesse.
Custa-me ouvir ou ler, sobre ele, que "é um jogador que defende muito bem", "que é certinho", "que só tem de melhorar o apoio atacante".
Além disso, não vejo nele qualidades escondidas, daquelas que possam ser trabalhadas pelo génio de Jesus. Por isso, o que pergunto é: vale a pena deixar de fora um internacional espanhol? Vale a pena apostar num jogador que não dá mais do que aquilo? Ou será que dá?
segunda-feira, novembro 7
Adeus, és o elo mais fraco.
Declaração de Javi Garcia no site do Benfica
“Tenho respeito por todos os jogadores, como profissionais e colegas, infelizmente, pelo que acabo de ser informado, respeito alguns em demasia. Sou um jogador leal, incapaz de fazer aquilo que hoje alguém me acusa. Estranho até, com acusações tão graves, que o jogador em causa só se tenha lembrado delas hoje. As declarações que foram produzidas são totalmente falsas e reveladoras do carácter do jogador que as produziu, o mesmo que no ano passado simulou uma agressão dentro de campo. Quem simula dentro de campo é bem capaz de fazer o que ele fez hoje fora dele".
“Tenho respeito por todos os jogadores, como profissionais e colegas, infelizmente, pelo que acabo de ser informado, respeito alguns em demasia. Sou um jogador leal, incapaz de fazer aquilo que hoje alguém me acusa. Estranho até, com acusações tão graves, que o jogador em causa só se tenha lembrado delas hoje. As declarações que foram produzidas são totalmente falsas e reveladoras do carácter do jogador que as produziu, o mesmo que no ano passado simulou uma agressão dentro de campo. Quem simula dentro de campo é bem capaz de fazer o que ele fez hoje fora dele".
Bate-boca
Para lamentar e para sorrir, por motivos diferentes:
"Um menino chamado Javi García insultou-me e chamou-me preto de merda, assim como ao Djamal. Desejou a morte dos meus filhos. Devia tomar cuidado com o que diz, pois o capitão do Benfica também é negro e o lateral-esquerdo também, assim como 70 por cento dos adeptos do Benfica"
Alan, http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=297325
"Um menino chamado Javi García insultou-me e chamou-me preto de merda, assim como ao Djamal. Desejou a morte dos meus filhos. Devia tomar cuidado com o que diz, pois o capitão do Benfica também é negro e o lateral-esquerdo também, assim como 70 por cento dos adeptos do Benfica"
Alan, http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=297325
Campeonato.
Pensei que era desta que o SLB passava em Braga com distinção. Se até o Guimarães já ganha jogos, porque não? Mas enganei-me. Em Braga voltou a acontecer uma coisa parecida com um jogo de futebol que parece satisfazer muita gente.
Desta vez não houve bolas de golfe (já agora, aquilo não dá castigo nenhum, é?) nem houve aquele ambiente, digamos, intenso, animalesco e violento. Custa sempre que as tradições se diluam no tempo. Claro que ainda houve tempo para o cântico preferido de todos os adversários do SLB (não de apoio às suas próprias equipas, mas antes de ofensa ao SLB – aqui é bom saber que as tradições se mantêm).
Sem luz no estádio, a equipa do SLB foi a mais prejudicada, visto que dominava o jogo por completo até à primeira interrupção. Daí até ao intervalo, não houve jogo e, por acaso, houve um golo, nascido de um penálti inexistente. A bola bate no braço de Emerson que o tem, pareceu-me, encostado ao corpo, não aumentando, por isso, a área de defesa (ou seja, sem intencionalidade de cortar o lance).
Do outro lado, Luisão é agarradíssimo na área e Proença nada assinala. Folgo em saber que há (outras) tradições que se mantêm.
Ficando mais um pouco em Proença: no ano passado houve estender de braço de Javi (mesmo que depois de ter sofrido falta) que deu expulsão. Ontem, Gaitán é agredido na cara, logo aos 6 minutos, e o bracarense só viu amarelo. Uma agressão que será certamente condenada por todos os quadrantes do futebol.
O SLB jogou mal, na segunda parte. Mas, dadas as circunstâncias (o ritmo cortado e a substituição forçada de Gaitán, que estava a ser o melhor em campo) e o resultado, não é caso para grandes preocupações. Um empate em Braga nunca é um mau resultado, assim como não o foi o empate no Dragão.
Um jogo como o de ontem serve para tudo menos para avaliar o comportamento de uma equipa. Houve pouco empenho? Talvez, fiquei sem perceber (nos primeiros 25 minutos não me pareceu).
Há, sem dúvida, questões que se prendem com a gestão do plantel, com as substituições, com os abaixamentos de forma de Aimar, Witsel, Nolito, Cardozo ou Maxi, que são questionáveis mas, com os 15 dias de descanso que aí vêm, há tempo (se houver vontade) para recuperar a equipa para o embate contra o SCP, onde só a vitória interessa.
Estamos na frente sem termos perdido nos principais campos do primeiro terço de campeonato. Estamos na frente apesar de sermos constantemente prejudicados pelos árbitros. Até quando?
O FCP manteve a bitola exibicional e nem um penálti inventado lhes deu a vantagem madrugadora. São o principal candidato ao título mas temos de aproveitar o facto de nem com as habituais ajudas se descolarem dos outros candidatos. Acontece muito raramente.
O SCP continua em estado de graça. O holandês ponta-de-lança é bem capaz de chegar aos 20 pénaltis esta época e estou ansioso por ver quem se atreverá a desvalorizar a marca de golos por esse facto. Pereira deveria ter sido expulso (agressão clara) e houve muita sorte na conquista dos três pontos.
PS: Artur disse que "em Braga temos sempre que jogar contra 11 e mais os truques fora de campo!". Já lá jogou, lá deve saber o que diz.
Desta vez não houve bolas de golfe (já agora, aquilo não dá castigo nenhum, é?) nem houve aquele ambiente, digamos, intenso, animalesco e violento. Custa sempre que as tradições se diluam no tempo. Claro que ainda houve tempo para o cântico preferido de todos os adversários do SLB (não de apoio às suas próprias equipas, mas antes de ofensa ao SLB – aqui é bom saber que as tradições se mantêm).
Sem luz no estádio, a equipa do SLB foi a mais prejudicada, visto que dominava o jogo por completo até à primeira interrupção. Daí até ao intervalo, não houve jogo e, por acaso, houve um golo, nascido de um penálti inexistente. A bola bate no braço de Emerson que o tem, pareceu-me, encostado ao corpo, não aumentando, por isso, a área de defesa (ou seja, sem intencionalidade de cortar o lance).
Do outro lado, Luisão é agarradíssimo na área e Proença nada assinala. Folgo em saber que há (outras) tradições que se mantêm.
Ficando mais um pouco em Proença: no ano passado houve estender de braço de Javi (mesmo que depois de ter sofrido falta) que deu expulsão. Ontem, Gaitán é agredido na cara, logo aos 6 minutos, e o bracarense só viu amarelo. Uma agressão que será certamente condenada por todos os quadrantes do futebol.
O SLB jogou mal, na segunda parte. Mas, dadas as circunstâncias (o ritmo cortado e a substituição forçada de Gaitán, que estava a ser o melhor em campo) e o resultado, não é caso para grandes preocupações. Um empate em Braga nunca é um mau resultado, assim como não o foi o empate no Dragão.
Um jogo como o de ontem serve para tudo menos para avaliar o comportamento de uma equipa. Houve pouco empenho? Talvez, fiquei sem perceber (nos primeiros 25 minutos não me pareceu).
Há, sem dúvida, questões que se prendem com a gestão do plantel, com as substituições, com os abaixamentos de forma de Aimar, Witsel, Nolito, Cardozo ou Maxi, que são questionáveis mas, com os 15 dias de descanso que aí vêm, há tempo (se houver vontade) para recuperar a equipa para o embate contra o SCP, onde só a vitória interessa.
Estamos na frente sem termos perdido nos principais campos do primeiro terço de campeonato. Estamos na frente apesar de sermos constantemente prejudicados pelos árbitros. Até quando?
O FCP manteve a bitola exibicional e nem um penálti inventado lhes deu a vantagem madrugadora. São o principal candidato ao título mas temos de aproveitar o facto de nem com as habituais ajudas se descolarem dos outros candidatos. Acontece muito raramente.
O SCP continua em estado de graça. O holandês ponta-de-lança é bem capaz de chegar aos 20 pénaltis esta época e estou ansioso por ver quem se atreverá a desvalorizar a marca de golos por esse facto. Pereira deveria ter sido expulso (agressão clara) e houve muita sorte na conquista dos três pontos.
PS: Artur disse que "em Braga temos sempre que jogar contra 11 e mais os truques fora de campo!". Já lá jogou, lá deve saber o que diz.
domingo, novembro 6
Sporting - Leiria. Um teste exigente ao leão
- O Leiria não perde em Alvalade há 3 anos (2 empates e 1 vitória).
- O Sporting vai jogar muito desfalcado dadas as lesões nos titulares de quase todo o sector defensivo - Onyewu, Polga, Insua e Rinaudo. Isto sem falar das ausências de Jeffrén e Izmailov que tiram soluções ofensivas à equipa.
- O FC Porto acabou de perder 2 pontos e na próxima jornada vamos ao campo do outro líder.
É nesta conjuntura que o jogo com o Leiria surge. Ao contrário dos ultimos jogos, e sobretudo pela onda de lesões, a vitória não parece assim tão provável e fácil de alcançar como isso.
O 11 titular não andará longe de Patrício, J. Pereira, Carriço, Rodríguez, Evaldo, André Santos, Schaars, Elias, Matías, Capel e van Wolfswinkel. O sector defensivo preocupa-me bastante - estarão em campo os "derrotados" do ano passado mais um Rodríguez em péssima forma. As soluções no banco também não são famosas caso as coisas não estejam a correr bem.
Por tudo isto precisamos de sorte, paciência e que o 12º jogador seja de facto um apoio e perceba esta conjuntura e não se pondo a assobiar se o jogo não estiver a correr de feição.
De um momento para o outro o jogo tornou-se mais difícil do que já era, mas todos nós, sportinguistas, reconhecemos que uma vitória cimentará ainda mais o grupo. Daí a importância que assume ainda mais antes da "benesse" de uma paragem de 15 dias onde poderão ser recuperados pelo menos 3 jogadores.
sexta-feira, novembro 4
Ao cuidado da SAD do Futebol Clube do Porto
Exmos Senhores,
Escreve-vos um adepto preocupado e que acredita que ainda vamos a tempo de corrigir o que está menos bem e caminhar de forma segura para mais uma época vitoriosa. Para bem da nossa inteligência e para evitar discussões com base em possibilidades e, principalmente por ainda estar tudo em aberto, peço-vos para aceitarem de forma insofismável que o problema está na equipa técnica.
Assim proponho-vos que aproveitemos esta janela de oportunidade única para tratar de corrigir o projecto. Os próximos compromissos da equipa são:
- Liga Sagres: deslocação a Olhão a 6-Nov e recepção do Braga a 27-Nov
- Taça de Portugal: deslocação a Coimbra 18-Nov
- Liga dos Campeões: deslocação a Donetsk a 23-Nov
Como estou certo que não estavam à espera desta minha sugestão para fazerem o vosso trabalho, já existirão eventuais substitutos identificados. Os contactos podem avançar já e no dia seguinte ao jogo de Olhão, independentemente do resultado, anuncia-se uma nova equipa técnica e usam-se os 11 dias que intermedeiam o confronto com a Académica para recuperar a equipa (mesmo com os compromissos das selecções). É tão simples quanto parece, a sério!
Não se preocupem a agradecer-me, em verdade estou a ser egoísta e faço esta sugestão essencialmente para evitar uma úlcera de origem nervosa.
Atenciosamente,
Gonçalo
quinta-feira, novembro 3
Agoiro
Infinitamente pior do que perder o jogo contra o Vaslui será perdermos o Rinaudo para o resto da época...
Private joke: João, volta para a Somália! Meia dúzia de dias em Portugal e interrompemos a série de vitórias contra os padeiros da Roménia e ainda perdemos um dos jogadores mais influentes! Agoiro!!! :)
Falhanço em toda a linha.
Quando bastava apenas vencer uma equipa medíocre (e sem história) como a do Basileia, e depois de um início avassalador com uma bola no poste e um fantástico golo de Rodrigo, o SLB desenhou a pior exibição da época, desiludindo todos os adeptos.
No ataque, duas ou três oportunidades de golo e pouco mais, em 90 minutos. Defensivamente, com períodos de desacerto, num dos quais resultou o golo do empate (merecido, acrescente-se).
Mais do que o amargo do empate, fica a frustração de não se ter carimbado o acesso à fase seguinte da LC (mesmo garantindo apenas o segundo lugar, situação que agora parece ainda mais provável).
Sinceramente, não sei o que falta a esta equipa. Não só tem vindo a decrescer o nível exibicional como parece depender em excesso de jogadas individuais. Acrescente-se ainda o aparente cansaço físico, que poderá ser ainda mais evidente com o acumular de jogos difíceis que aí vêm.
Quem considera que esta equipa tem demonstrado maturidade deve ter ficado baralhado, ontem. A receita repetiu-se mas, contra uma equipa que está acima dos Paços de Ferreira desta vida, viu-se que o que há não é maturidade, mas sim, incapacidade para fazer melhor.
Como tenho vindo a referir, Gaitán está uma lástima em termos de futebol e atitude. Tem-no safado estar presente em lances importantes. Mas é pouco, muito pouco. Ontem, além de ter tido uma atitude em campo miserável, foi incapaz de ter uma decisão boa. Isto não se explica com o cansaço ou com o azar ou com outra coisa qualquer.
Jesus, sem ter estado no banco, é o principal culpado. Não esteve no relvado mas a culpa disso não é minha, com certeza. É dele. Como é dele a mais absurda substituição que vi fazer nos últimos tempos. Não há justificação para tirar o puto e meter o gajo com nome de poeta (e ainda por cima com uma exibição horrorosa) e que é central. Se me disserem que estava cansado, eu digo: com 19 anos está cansado? Então mas o Gaitán, o César, o Witsel ou o Aimar também estão cansados? Então, com que idade é que não se cansam por jogar uma vez por semana?
Jesus, outra vez. Retira Aimar e coloca Cardozo, deixando a equipa a jogar num 442 disparatado, e sem resultados. Entretanto, continua a apostar na desmoralização de Nolito e, neste caso, reconheço que o tem feito com mestria.
Em relação ao árbitro, teve uma prestação negativa, com vários erros técnicos e disciplinares, quase sempre em prejuízo do SLB. Para o J., aconselho-o a ver o lance claro de penálti que não foi assinalado (parece que tens razão, fica sempre um penálti por marcar a favor do SLB, na Luz).
Para passar, basta vencer um dos próximos dois jogos. A jogar assim, talvez seja apenas uma miragem. É preciso mais, muito mais.
Agora vem Braga e mais tarde, SCP. Dois jogos intervalados por outro contra o MU. É a doer, é a valer. E, ou vai mesmo doer, ou vai mesmo valer.
No ataque, duas ou três oportunidades de golo e pouco mais, em 90 minutos. Defensivamente, com períodos de desacerto, num dos quais resultou o golo do empate (merecido, acrescente-se).
Mais do que o amargo do empate, fica a frustração de não se ter carimbado o acesso à fase seguinte da LC (mesmo garantindo apenas o segundo lugar, situação que agora parece ainda mais provável).
Sinceramente, não sei o que falta a esta equipa. Não só tem vindo a decrescer o nível exibicional como parece depender em excesso de jogadas individuais. Acrescente-se ainda o aparente cansaço físico, que poderá ser ainda mais evidente com o acumular de jogos difíceis que aí vêm.
Quem considera que esta equipa tem demonstrado maturidade deve ter ficado baralhado, ontem. A receita repetiu-se mas, contra uma equipa que está acima dos Paços de Ferreira desta vida, viu-se que o que há não é maturidade, mas sim, incapacidade para fazer melhor.
Como tenho vindo a referir, Gaitán está uma lástima em termos de futebol e atitude. Tem-no safado estar presente em lances importantes. Mas é pouco, muito pouco. Ontem, além de ter tido uma atitude em campo miserável, foi incapaz de ter uma decisão boa. Isto não se explica com o cansaço ou com o azar ou com outra coisa qualquer.
Jesus, sem ter estado no banco, é o principal culpado. Não esteve no relvado mas a culpa disso não é minha, com certeza. É dele. Como é dele a mais absurda substituição que vi fazer nos últimos tempos. Não há justificação para tirar o puto e meter o gajo com nome de poeta (e ainda por cima com uma exibição horrorosa) e que é central. Se me disserem que estava cansado, eu digo: com 19 anos está cansado? Então mas o Gaitán, o César, o Witsel ou o Aimar também estão cansados? Então, com que idade é que não se cansam por jogar uma vez por semana?
Jesus, outra vez. Retira Aimar e coloca Cardozo, deixando a equipa a jogar num 442 disparatado, e sem resultados. Entretanto, continua a apostar na desmoralização de Nolito e, neste caso, reconheço que o tem feito com mestria.
Em relação ao árbitro, teve uma prestação negativa, com vários erros técnicos e disciplinares, quase sempre em prejuízo do SLB. Para o J., aconselho-o a ver o lance claro de penálti que não foi assinalado (parece que tens razão, fica sempre um penálti por marcar a favor do SLB, na Luz).
Para passar, basta vencer um dos próximos dois jogos. A jogar assim, talvez seja apenas uma miragem. É preciso mais, muito mais.
Agora vem Braga e mais tarde, SCP. Dois jogos intervalados por outro contra o MU. É a doer, é a valer. E, ou vai mesmo doer, ou vai mesmo valer.
Em busca da 11ª vitória
Depois dos decepcionantes resultados de Porto e Benfica, hoje é a vez do Sporting (e também do Braga) entrar em acção contra o Vaslui. Com a passagem garantida, a pressão para este jogo é quase nula mas acredito que a equipa está empenhada em vencer e assim atingir uma série de metas. A saber: garantir o 1º lugar do grupo, a 11ª vitória consecutiva, uma inédita 5ª vitória consecutiva nas competições europeias e, já agora, a 1ª vitória em solo romeno. E há boas possibilidades de o conseguir, uma vez que o Vaslui é uma equipa acessível, não joga no seu estádio e tem os seus dois jogadores mais perigosos indisponíveis.
Com a proximidade do jogo com o Leiria (72 horas depois), Domingos deverá poupar alguns elementos e dar minutos e confiança a outros como Carrillo, Bojinov, André Santos, Pereirinha, Evaldo ou Rodriguez.
Resumindo, este é daqueles jogos em que não é dramático perder pontos mas não há motivos para que tal aconteça.
Com a proximidade do jogo com o Leiria (72 horas depois), Domingos deverá poupar alguns elementos e dar minutos e confiança a outros como Carrillo, Bojinov, André Santos, Pereirinha, Evaldo ou Rodriguez.
Resumindo, este é daqueles jogos em que não é dramático perder pontos mas não há motivos para que tal aconteça.
quarta-feira, novembro 2
O que se está a passar no FCP?
Enquanto uns falam em crise (os próprios adeptos do FCP são quem mais tem contribuído para esta realidade), outros, como eu, vêem apenas uma equipa que mantém o registo do costume, pese embora um ou outro incidente de percurso.
É inegável que este FCP não é o mesmo do ano passado. Mas nem podia ser. O FCP do ano passado bateu todos os recordes, venceu todas as competições.
O FCP deste ano não contou com a roubalheira de que foi vítima o SLB nas 4 primeiras jornadas do ano passado, com especial destaque para o nojo de Guimarães. Se tudo tivesse sido igual, o FCP estaria agora isolado no primeiro lugar.
A Liga dos Campeões não é a Liga Europa. Aliás, até uma equipa como a do SLB, que viveu um milagre para conquistar um terceiro lugar, chegou às meias-finais desta competição. Este ano, Vítor Pereira (VP) teve um grupo bem mais complicado do que Villas-Boas e, somando a isso a derrota num jogo atípico e um empate contra o Apoel que podia perfeitamente ter resultado numa vitória, tudo se complicou.
Esta complicação não tem a ver, apenas, com VP. Tem a ver com Falcão, claro e também, mas tem ainda mais a ver com o facto de VP estar infinitamente mais “abandonado” pela “estrutura profissional” que na época passada tão bem desempenhou o seu papel.
Em termos futebolísticos, o FCP talvez tenha perdido rigor defensivo e atacante (mas tem a segunda melhor defesa e o melhor ataque no campeonato) como alguns defendem. Mas em termos de espectáculo, está igual. Igualzinho ao ano passado, por esta altura, em que apenas somava vitórias com a ajuda clara de algumas arbitragens manhosas.
É inegável que este FCP não é o mesmo do ano passado. Mas nem podia ser. O FCP do ano passado bateu todos os recordes, venceu todas as competições.
O FCP deste ano não contou com a roubalheira de que foi vítima o SLB nas 4 primeiras jornadas do ano passado, com especial destaque para o nojo de Guimarães. Se tudo tivesse sido igual, o FCP estaria agora isolado no primeiro lugar.
A Liga dos Campeões não é a Liga Europa. Aliás, até uma equipa como a do SLB, que viveu um milagre para conquistar um terceiro lugar, chegou às meias-finais desta competição. Este ano, Vítor Pereira (VP) teve um grupo bem mais complicado do que Villas-Boas e, somando a isso a derrota num jogo atípico e um empate contra o Apoel que podia perfeitamente ter resultado numa vitória, tudo se complicou.
Esta complicação não tem a ver, apenas, com VP. Tem a ver com Falcão, claro e também, mas tem ainda mais a ver com o facto de VP estar infinitamente mais “abandonado” pela “estrutura profissional” que na época passada tão bem desempenhou o seu papel.
Em termos futebolísticos, o FCP talvez tenha perdido rigor defensivo e atacante (mas tem a segunda melhor defesa e o melhor ataque no campeonato) como alguns defendem. Mas em termos de espectáculo, está igual. Igualzinho ao ano passado, por esta altura, em que apenas somava vitórias com a ajuda clara de algumas arbitragens manhosas.
terça-feira, novembro 1
Muito mau
Só alguém que tenha estado em coma nos últimos 4 meses pode dizer que esta derrota é surpreendente. No fim do jogo do Dragão pensei... "A jogar assim ainda vais levar na boca ao Chipre..." e fomos. Nem falo do domínio do jogo ou da justiça, não me interessa, falo da ausência de capacidade para fazer um décimo do que fazíamos no ano passado de olhos fechados. "Ah e tal, mas o problema está mesmo ai, estás sempre com a época brilhante do ano passado" e não posso? Se "só" muda o ponta de lança e o treinador como é que posso exigir menos? Tivessem vendido metade do plantel e fossem buscar um estrangeiro da treinador e a malta esperava e tolerava um período de adaptação.
Neste momento não tenho ilusões. Ou mudamos de treinador rapidamente (nas próximas duas semanas) ou não ganhamos absolutamente nada este ano e nem à Liga Europa vamos. Como a teimosia/casmurrice da SAD é grande resta-me uma época de lamuria e sofrimento... mas sempre ao lado da equipa, jogo após jogo após jogo.
Entretanto Vítor Pereira já fez história... nunca tínhamos (todas as equipa nacionais) perdido contra uma equipa Cipriota... parabéns pá!
segunda-feira, outubro 31
SLB no campeonato e na Liga dos Campeões.
Daúto, Daúto, Daúto...
“O golo deu alento ao Benfica e criou um clima que foi contrário ao que pretendíamos”.
Foi um clima hostil, de certeza. Toda a gente sabe que sofrer um golo muito cedo transforma as pessoas. Agora a sério, de que clima falará Daúto?
“A equipa, sem agressividade, deixou o Benfica jogar. Alguns jogadores estiveram a passear e não fomos nada do que somos como equipa”.
Claro. O SLB marcou cedo e ainda por cima só jogou o que jogou porque os homens de Olhão deixaram. Este Daúto faz-se (cuidado Pereira).
“Com uma pontinha de sorte, podíamos tirar pontos ao Benfica”.
Aí está. Para mim, o homem bebeu antes e depois do jogo. Muito.
Depois de uma excelente primeira parte, onde o SLB pura e simplesmente não deixou o Olhanense jogar, os segundos 45 minutos foram fracos. Demasiada displicência (Emerson a defender com os olhos, centrais atrasados) deu um golo ao Olhanense que podia ter empatado mesmo sem ter feito remates à baliza! Cuidado com os algarvios.
O que interessa é que não houve demasiada pressão no jogo e a equipa pôde poupar-se para quarta-feira. Em caso de vitória a qualificação fica garantida o que não deixa de ser muito bom.
Rodrigo tem dado cartas e tem aproveitado a desmotivação de Cardozo. Matic tem feito o papel de Javi e apenas Aimar me tem parecido demasiado distante do que costuma fazer.
“O golo deu alento ao Benfica e criou um clima que foi contrário ao que pretendíamos”.
Foi um clima hostil, de certeza. Toda a gente sabe que sofrer um golo muito cedo transforma as pessoas. Agora a sério, de que clima falará Daúto?
“A equipa, sem agressividade, deixou o Benfica jogar. Alguns jogadores estiveram a passear e não fomos nada do que somos como equipa”.
Claro. O SLB marcou cedo e ainda por cima só jogou o que jogou porque os homens de Olhão deixaram. Este Daúto faz-se (cuidado Pereira).
“Com uma pontinha de sorte, podíamos tirar pontos ao Benfica”.
Aí está. Para mim, o homem bebeu antes e depois do jogo. Muito.
Depois de uma excelente primeira parte, onde o SLB pura e simplesmente não deixou o Olhanense jogar, os segundos 45 minutos foram fracos. Demasiada displicência (Emerson a defender com os olhos, centrais atrasados) deu um golo ao Olhanense que podia ter empatado mesmo sem ter feito remates à baliza! Cuidado com os algarvios.
O que interessa é que não houve demasiada pressão no jogo e a equipa pôde poupar-se para quarta-feira. Em caso de vitória a qualificação fica garantida o que não deixa de ser muito bom.
Rodrigo tem dado cartas e tem aproveitado a desmotivação de Cardozo. Matic tem feito o papel de Javi e apenas Aimar me tem parecido demasiado distante do que costuma fazer.
10 seguidas

A CS continua obcecada com o número de vitórias seguidas do sporting. Todavia, quantos pontos para o primeiro lugar permitiram essas vitórias recuperar? Apenas 2, e fruto do empate entre os dois primeiros. Na verdade Benfica e Porto estão igualmente bem, muito fortes e com grande força anímica.
Quanto ao jogo de ontem, sem falar nos penaltys - deixo à discussão se faltou marcar um sobre Elias (minha opinião) ou se nenhum deles é penalty como alegam os homens da Trofa - o Sporting demonstrou força mental e consistência. Schaars foi mais do que o cimento, ontem foi mesmo a estrela maior.
A euforia das 10 seguidas está a permitir o crescimento da onda verde. É reconhecido que um dos grandes trunfos do SLB é a onda vermelha que consegue criar em momentos de vitória. Acredito que o Sporting está a conseguir algo parecido e não é difícil adivinhar que o próximo jogo em Alvalade terá grande moldura humana. Siga, que isto está bom assim.
Quanto ao jogo de ontem, sem falar nos penaltys - deixo à discussão se faltou marcar um sobre Elias (minha opinião) ou se nenhum deles é penalty como alegam os homens da Trofa - o Sporting demonstrou força mental e consistência. Schaars foi mais do que o cimento, ontem foi mesmo a estrela maior.
A euforia das 10 seguidas está a permitir o crescimento da onda verde. É reconhecido que um dos grandes trunfos do SLB é a onda vermelha que consegue criar em momentos de vitória. Acredito que o Sporting está a conseguir algo parecido e não é difícil adivinhar que o próximo jogo em Alvalade terá grande moldura humana. Siga, que isto está bom assim.
sexta-feira, outubro 28
SLB-Olhanense.
O treinador do Olhanense diz que o "este Benfica não assusta" e que espera na Luz "um ambiente hostil".
Daúto não sabe os significados de "assustar" e de "hostil".
Espera-se um SLB dominador e concretizador. Os três pontos têm de ser conquistados nem que para isso o Emerson tenha que marcar um golo. Se se puder relaxar um pouco a equipa, melhor. O SCP perdeu pontos com esta equipa, pelo que não será um jogo fácil por natureza. Queremos motivação e bom futebol.
Artur; Ruben, Luisão e Garay, Emerson; Matic e Witsel, Gaitán e Bruno César; Saviola e Cardozo.
Daúto não sabe os significados de "assustar" e de "hostil".
Espera-se um SLB dominador e concretizador. Os três pontos têm de ser conquistados nem que para isso o Emerson tenha que marcar um golo. Se se puder relaxar um pouco a equipa, melhor. O SCP perdeu pontos com esta equipa, pelo que não será um jogo fácil por natureza. Queremos motivação e bom futebol.
Artur; Ruben, Luisão e Garay, Emerson; Matic e Witsel, Gaitán e Bruno César; Saviola e Cardozo.
Um outra boa entrevista: Simplesmente Schaars!!!!
Não sou daqueles que passam por dois ou três, sou a ligação e o jogador de passes inteligentes. Sou o jogador inteligente, aquele que descobre boas linhas de passes. Também marco golos na segunda linha... É o meu contributo à equipa. Sou o que vê e lê o jogo, faço jogar e posso marcar tb.Não estou sempre a dar nas vistas, a marcar golos, mas sou como aquilo que se põe entre os tijolos numa construção; sou uma espécie de cimento, é assim que vejo o meu papel numa equipa
Capel
Capel, apontado pela generalidade das pessoas como um fenómeno. O Schaars também o considera a esse nível de excepção?Não. Acho que ele é um bom jogador, tal como outros o são, mas... ainda não é um Messi [risos]. Ainda agora, com o Gil Vicente marcou dois golos de cabeça, mas o segundo, por exemplo, até a minha avó marcava
Carrilo
Não é muito esforçado, mas é um jogador com qualidade.
Rinaudo
É bom jogador, mas às vezes podia ser mais esperto nas coisas que faz. Não precisa de apanhar sempre a bola, quer sempre chegar lá, e isso já lhe custou alguns cartões.
Capel
Capel, apontado pela generalidade das pessoas como um fenómeno. O Schaars também o considera a esse nível de excepção?Não. Acho que ele é um bom jogador, tal como outros o são, mas... ainda não é um Messi [risos]. Ainda agora, com o Gil Vicente marcou dois golos de cabeça, mas o segundo, por exemplo, até a minha avó marcava
Carrilo
Não é muito esforçado, mas é um jogador com qualidade.
Rinaudo
É bom jogador, mas às vezes podia ser mais esperto nas coisas que faz. Não precisa de apanhar sempre a bola, quer sempre chegar lá, e isso já lhe custou alguns cartões.
Percebe o que diz o Domingos?
Não, mas o treinador-adjunto fala muito bem inglês
Subscrever:
Mensagens (Atom)