sexta-feira, março 28

De volta ao futebol...

Depois de um post mais "judicial" retorno agora ao nosso tema preferido ou não... o futebol.

Está de volta a Liga e com ela a possibilidade de o Porto se sagrar Tri-Campeão já no Domingo frente ao Belenenses. A possibilidade agrada-me mas não me tira o sono, seja quando for agradar-me-à.

Inevitavelmente estou à espera de um grande Porto no restelo. Um Porto que entre pressionante e dominador para desmanchar a teia de Jesus que será densa e forte. Espero também um Belenenses com os olhos na baliza de Hélton e como tal o Porto de Gala será necessário para travar os azuis do restelo, e assim espero que os jogadores compreendam o grau de dificuldade da partida e que a encarem como se encarassem uma final. Já sei que este pensamento é cliché mas ainda assim é o que melhor reflecte como se devem abordar os jogos pois em todos a intenção (muito forte) de ganhar terá que estar presente.

Gostei da "bicada" de Jesualdo ao Benfica. "Liga boa foi a que o Benfica ganhou!" tem ironia o bastante para descrever o campeonato mais atípico que me lembro. O clube da Luz ganhou e merece o maior mérito por isso, mas também será verdade que com aquela pontuação em qualquer outro ano lutaria sim mas pelo... 3º lugar. Para quem gosta de suposições, acham que o Benfica ganharia esse mesmo campeonato se a quantidade de processos sumarissimos aos jogadores do meu clube não fosse exagerada? Não desconfiam desses sumarissimos? Não vos parecem estranhos? É que pelos comentários ao meu último post só acham estranho tudo o que PC toca pois tudo o que pareça minimamente suspeito para os lados da 2ª circular parece claro como o cristal. Mas enfim, que cada um defenda a sua dama da maneira que puder mesmo que ela não seja muito organizada e não prime pelas escolhas acertadas.

Já com a próxima época em mira surgem as primeiras especulações. Bosingwa no Manchester, Quaresma no Real Madrid são as mais sonantes.

Quanto a mim os dois sairão, não sei para onde, mas será inevitável. O lateral quer acelerar noutras pistas e o extremo quer encantar e enervar outra plateia. Não há ninguém insubstituivel, o clube será sempre maior que qualquer jogador mas quem eu não gostava de ver sair era Lucho, é o melhor jogador da equipa e é a trave mestra para a renovação da próxima temporada.

Ao lado de "el comandante" gostava de ver Tiago, ainda que seja um sonho praticamente impossível, o Português encaixaria muito bem no sistema de Jesualdo. Na lateral direita Fucile deve ser o senhor que se segue a Bosingwa alterando para a esquerda a lacuna até porque pelos vistos o eslovaco Cech também quer sair. Defesas esquerdos com qualidade são dificeis de encontrar, talvez um Leandro argentino encaixe bem no lugar. Para o lugar de Quaresma vão a estágio vários nomes, Pitbull, B. Gama e Alan são nomes que ocupam a mesma posição no campo que o actual "7" portista, mas a meu ver só Pitbull e Gama ficarão pois Alan é verdadeiramente inconsequente. E se se achar um Wilhelmson ou algo parecido que se aposte!

Gostaria de ver no Porto, de novo, um médio ofensivo de qualidade. Leandro Lima não foi uma boa escolha, não só pela escandaleira em torno da sua idade real mas também pela sua qualidade de jogo que não me parece suficiente para tal posição. Lucho é um "8", Tiago também, e faltaria o tal "10" para encaixar no losango que o Professor terá preparado para muitos jogos da próxima época.

Sem comentários: