Não estou convencido mas até sou capaz de aceitar que qualquer clube do meio da tabela para baixo em Espanha, tenha maior capacidade financeira que Sporting e Benfica por exemplo. Afinal de contas, é cada vez mais a melhor Liga do Mundo.
Mas há outros factos que me custam mais em aceitar. Que clubes da Grécia, Turquia, Roménia, Chipre, Escócia e China venham a Portugal comprar jogadores da nossa primeira Divisão a preços módicos para grande contentamento dos dirigentes desses mesmos clubes é para mim sintomático de muita coisa. Ver o Sporting desejoso em receber um dispensado do Boro na esperança de que o clube inglês ainda contribua nos salários ou ver o Benfica desejoso de colocar Manuel Fernandes em qualquer clube da Premier para assim arrecadar algum acho que não dignifica o nosso campeonato. E atenção que nem é minha intenção criticar estes clubes directamente. Já antes dei a minha opinião sobre o meu clube e creio que pelo menos o futuro pode ser algo mais risonho para 3 ou 4 clubes em Portugal. Mas e o resto?
Será a nossa BwinLiga sustentável?será que ao ter reduzido dois clubes mudou alguma coisa? quais serão verdadeiramente os problemas de fundo do futebol português?
É muita coisa para discutir num só post, mas ao ver um dos melhores marcadores do campeonato a sair para a China ou Coreia por 40 mil contos faz-me ficar com a sensação de que estamos a andar para trás. Ou pelo menos, estamos parados no tempo.
Não foi com estádios novos, com menos clubes na Primeira Divisão e mais na Europa, com preços mais baratos, com mais receitas televisivas que o nosso campeonato mudou. E sendo assim, lanço a pergunta: Continua a haver a necessidade de mudar.Ok, mas como e em quê? Espero algo mais que uma simples "inovação" chamada Taça da Liga, sinceramente.
Sem comentários:
Enviar um comentário