domingo, setembro 7

A noite em que Aveiro cheirou a Brasil...

... e em que Óbidos cheirou a Campinas. Mas, ironias, climas e humidades à parte, convém referir que quantos mais percalços a Selecção Nacional sofrer, mais perto ficarão os seus seguidores de não andarem iludidos sobre o potencial da mesma. E, assim sendo, esta histórica derrota frente à Albânia só poderá ser considerada uma coisa boa (bastante boa, até) para quem pretende que a Selecção de todos nós possa transcender um capítulo que põe em causa, e de que maneira, a sua qualidade. Isto porque por mais nomes, renovações e revoluções que se invoquem, Portugal, em campo, tem um gravíssimo problema na tomada de decisão dos seus jogadores. Apesar do(s) posicionamento(s) obedecerem às novas modas (centrais abertos, trinco ao meio, laterais profundos e alas no meio - com bola; tentativa de encurtar os espaços ao máximo, sem ela) as constantes más decisões conseguem transformar uma partida que passou a maior parte do tempo a ser jogada no meio-campo da Albânia, numa derrota que faz corar quem envergou a camisola das quinas nesta noite de domingo. 

E esses [seleccionados] podiam ser tantos, mas foram praticamente os mesmos que já haviam sido avisados, no Brasil, pelo universo. Lá, no 'onze' titular de Bento, continuam aqueles que merecem a sua máxima confiança, sendo que em relação a 'desconhecidos' basta referirmos o nome de André Gomes (não esquecendo William Carvalho) e estamos conversados. Mas, se vamos por aí, mais vale não esquecer que o problema é mesmo como os lusos tratam a bola. Isto porque mesmo com um défice de qualidade gritante em relação às gerações de ouro, esta equipa teria que ter batido uma Albânia que se colocou, durante toda a partida, a jeito para ser castigada. A correr pelo campo todo - pressionar é outra coisa -, e com marcações individuais, os albaneses seriam facilmente batidos por uma selecção que soubesse usar isso a seu favor. Mas o 'problema' de Portugal é que Cristiano Ronaldo habituou mal uma equipa que vê todas as suas más decisões escondidas na habilidade que CR7 tem para fazer golos.

Assim, com Ronaldo a usar o tempo para retirar dos seus joelhos o peso que Portugal lhe provoca, ficou a nu a incapacidade que Portugal tem para fazer um (um sequer, leram bem!) ataque condizente com os seus pergaminhos. Pepe e Ricardo Costa, por exemplo, são horríveis a iniciar jogo, William Carvalho ainda não joga à vontade com as quinas ao peito, o 'par' André Gomes e Moutinho não dará profundidade (ainda assim foram os 'melhores', se é que se pode usar a expressão) e Nani alterna a excelente capacidade técnica com várias decisões infantis. E se chegarmos a Vieirinha e Éder, mais vale dizer que os dois, juntos, fizeram um jogo ao nível do Cristiano Ronaldo... que ficou em Madrid. Inexistentes no apoio e na finalização.

Terá, por certo, de ser dividida a culpa pelo gritante facto de a equipa não saber jogar em conjunto. Enquanto os rockets, as acelerações, os golos de cabeça, de pé esquerdo e direito, ficaram na capital espanhola, a Selecção foi mostrando um pobre jogo sem ligação e capacidade para desposicionar uma defesa que sempre pareceu instável. Mas a gestão dos tempos de jogo, as tabelas, as diagonais, e as chegadas à área nunca estiveram - nem nos parece que vão estar - nos planos de Bento, sendo que do banco saiu a atrapalhação de Cavaleiro, a demasiada vontade de Horta, e a tentativa de aproveitar um livre de Miguel Veloso. Preocupante, portanto. Tudo isto quando a Albânia já tinha feito o impensável (Balaj, 52'), por parte de um avançado que depois de marcar um grande golo teve a humildade de o festejar pedindo a camisola a Pepe. Reacção que contrasta, claramente, com a de quem permanece pensando (e o gerúndio fica aqui tão bem) que tudo isto é obra do azar. Continue-se a jogar para Ronaldo e nem com ele a Selecção chegará para ombrear com os melhores, e nem sem ele ganhará às Albânias desta vida. Melhor lição não haverá para Port... Paulo Bento.

Portugal-Albânia, 0-1 (Balaj 52')

Foto: Catarina Morais/zerozero.pt

10 comentários:

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

João Pereiras, Vieirinhas na seleção só mesmo na cabecinha taralhoca do Paulinho. Estamos a perder 1-0 bora lá meter o Miguel Veloso pois estamos a ficar atrás dos Albaneses no SWAG.
Mas a culpa foi da ausência do CR7 pois sem ele nunca conseguiríamos ganhar...

Marco Morais disse...

Vou acreditar que 'leste' tudo. Não vou acreditar é que percebeste. Vá lá outra vez, mais um esforço!

Abraço!

J. disse...

Esta selecção de PB é um espelho do que o Sporting era com este como treinador.
Ao principio, impoe disciplina e rigor com aquele discurso sempre sério de alguem que julga por só andar com cara de poucos amigos, põe toda a gente no lugar.
As coisas vão ao seu sitio, mas depois rapidamente fica a ser só aquilo. E pior, jogo a jogo, vão definhando.
A selecção já joga assim á tanto tempo....mudem os nomes e as posições, e não haverá qualquer capacidade de evolução.
Já há mais de 2 anos que não andamos a jogar nada. E parece agora ser pior de jogo para jogo.

Marco Morais disse...

Concordo.

Marco Morais disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ace-XXI disse...

Concordo a 100% com o J. no SCP tivemos de aturar este incompetente por 4 anos e na seleção?!

A nível das individualidades estamos (muito) longe das gerações de ouro de 2002 e de 2006 mas mesmo assim temos qualidade mais que suficiente para jogar bom futebol.

As seleções jovens portuguesas nos últimos anos tem estado a 1 nível excelente qual a razão para a principal equipa continuar nesta mediocridade exibicional?

Sérgio disse...

Ontem dei por mim a ver um jogo de Portugal (com um intervalo para ver o jogo de futsal do SCP com o Fundão que ainda não tinha visto a 1ª parte), sem qq entusiasmo acabei no fim por rir-me daquele resultado ... não devo estar bem!

De qq forma já íamos avisados +1 uma vez pelas escolhas do selecionador e pelos episódios da ante estreia:

- Bruma para a Bancada
- episódio do Capitão da Selecção
- a noticia encomendada das propostas por André Gomes como a tentar justificar uma qq titularidade no jogo mais tarde...
- a entrevista do Humberto Coelho

Espero que depois do próximo episódio (jogo na Dinamarca) cujo final já todos antecipamos seja feita verdadeira REVOLUÇÃO na seleção e na Federação!

SL,

Sérgio disse...

Ja me ia esquecendo, nem tudo foi mau!

Desta vez não convocamos lesionados ... fica só a faltar:

- Jogarem os mais aptos e capazes em cada posição!




Mike Portugal disse...

Sérgio,

"Jogarem os mais aptos e capazes em cada posição!"

Jogaram?
Eu vi, assim sem querer sem má lingua, 3 jogadas de jeito nan 1ª parte e 2 na 2ª parte. O problema é mesmo este: a equipa não joga NADA, seja quais forem os jogadores e isto é responsabilidade PURA da equipa técnica.

Sérgio disse...

Mike lê melhor o que eu disse:

JOGAREM!

Os que jogaram não foram nem os melhores (Adrien, Danny, Quaremsa e até Mané deveriam ser convocados) nem os mais aptos (JP a sério nem clube tem, Miguel Veloso tem 20 min de jogo esta época, RC está a gozar a reforma ... merecida), não jogando os melhores e os mais aptos não haverá esquema láctico que nos valha!

E sim Mike a responsabilidade é do PB e de quem lhe renovou o contrato Fernando Gomes ... e toda a corja de agentes que gravitam e influenciam as convocatórias da seleção!