terça-feira, maio 31

Está nas tuas mãos, André!

A Final da Champions League selou a época desportiva de clubes na Europa e deixa ansiosos todos os adeptos portistas, que se preparam, com água na boca, para ver a sua equipa defrontar, no dia 26 de Agosto no Mónaco, a melhor equipa da actualidade. Não poderá haver maior desafio para a equipa que conseguiu a época perfeita. Mas ambição é isso mesmo, e para quem tem tanta este Barcelona-Porto só vai servir para desfrutar.

A superioridade catalã sobre todas as equipas de futebol existentes é tão inequívoca que há até quem diga que o 'Pep Team' é a melhor equipa da história do jogo. Se bem que a afirmação poderá não andar tão longe da verdade como isso, a única coisa que posso dizer com base na minha verdade é que o Barcelona é a melhor equipa que já vi jogar e que a sua estrela é o melhor jogador que já vi jogar.

E essa superioridade nasce de ser a primeira equipa, que eu conheço, a assentar a sua base num modelo de jogo que já se enraizou em Camp Nou, e em La Masia, há mais anos do que a maioria das pessoas, que escolhem outros factores para classificar esta hegemonia, pensa. É a vitória de um estilo, disso não tenham dúvidas. Enquanto outras equipas que vi assentavam maioritariamente a sua qualidade em projectos de, no máximo, 3 épocas com enorme enfâse em contratações dispendiosas, este Barça é um projecto de vários anos que assenta na cantera e que Guardiola abraçou e aperfeiçoou para níveis extraterrestres.

É por isso que se torna demasiado cruel que se peça ao Porto a vitória frente a este Barça. A fórmula para pará-los ainda ninguém a descobriu e é isso que irrita constantemente os adeptos do 'outro lado'. A vitória num só jogo até poderá acontecer mas nunca valerá tanto, para a época desportiva dos dragões, como a imagem que se poderá deixar, ou não, no jogo do Mónaco. Isto porque ao Porto de AVB se pede, também, a consolidação de um modelo e não haverá melhor equipa para o testar que aquela a quem todos vergam as suas espécies de planos. E deveria ser neste ponto que toda a superioridade da equipa de Guardiola deveria ser agraciada, pois não há equipa no Mundo que se mantenha fiel ao que fez durante todas as outras partidas quando defronta este Barcelona.

É este o maior desafio que o Porto vai enfrentar e, como tal, não poderia ter caído em melhores mãos. Um treinador que se diz fã da ideologia de quem vai enfrentar nunca poderá escolher outra para se bater. Seria, a meu ver, um sacrilégio, até porque, como diz a sabedoria popular, 'perder é certo'. Então, o que vier a mais será acréscimo. O verdadeiro teste à ideologia de André Villas-Boas vem a caminho. Se o conseguir ultrapassar (e nem precisa de vencer) estar-lhe-á reservado um lugar na elite, se não a 'banalidade' dos treinadores vergados pelo futebol hegemónico do Barcelona espera por si.

Que se inspire na homeopatia e que combata causas com causas semelhantes. Pedir de mais para quem terá, no Mónaco, pouco mais de um ano de trabalho com os Dragões? Talvez, mas sonhar não custa e talento é coisa que não lhe falta.

P.S. Esta final da Supertaça Europeia poderá muito bem ser o mais importante jogo a que assistirei. E como tal não ponho em causa sequer a minha comparência. Por isso quem tiver, ou arranjar, bilhetes que não pense sequer em não me dizer. Porque eu mato por um, eu!! :D

Sem comentários: