terça-feira, maio 31

Está nas tuas mãos, André!

A Final da Champions League selou a época desportiva de clubes na Europa e deixa ansiosos todos os adeptos portistas, que se preparam, com água na boca, para ver a sua equipa defrontar, no dia 26 de Agosto no Mónaco, a melhor equipa da actualidade. Não poderá haver maior desafio para a equipa que conseguiu a época perfeita. Mas ambição é isso mesmo, e para quem tem tanta este Barcelona-Porto só vai servir para desfrutar.

A superioridade catalã sobre todas as equipas de futebol existentes é tão inequívoca que há até quem diga que o 'Pep Team' é a melhor equipa da história do jogo. Se bem que a afirmação poderá não andar tão longe da verdade como isso, a única coisa que posso dizer com base na minha verdade é que o Barcelona é a melhor equipa que já vi jogar e que a sua estrela é o melhor jogador que já vi jogar.

E essa superioridade nasce de ser a primeira equipa, que eu conheço, a assentar a sua base num modelo de jogo que já se enraizou em Camp Nou, e em La Masia, há mais anos do que a maioria das pessoas, que escolhem outros factores para classificar esta hegemonia, pensa. É a vitória de um estilo, disso não tenham dúvidas. Enquanto outras equipas que vi assentavam maioritariamente a sua qualidade em projectos de, no máximo, 3 épocas com enorme enfâse em contratações dispendiosas, este Barça é um projecto de vários anos que assenta na cantera e que Guardiola abraçou e aperfeiçoou para níveis extraterrestres.

É por isso que se torna demasiado cruel que se peça ao Porto a vitória frente a este Barça. A fórmula para pará-los ainda ninguém a descobriu e é isso que irrita constantemente os adeptos do 'outro lado'. A vitória num só jogo até poderá acontecer mas nunca valerá tanto, para a época desportiva dos dragões, como a imagem que se poderá deixar, ou não, no jogo do Mónaco. Isto porque ao Porto de AVB se pede, também, a consolidação de um modelo e não haverá melhor equipa para o testar que aquela a quem todos vergam as suas espécies de planos. E deveria ser neste ponto que toda a superioridade da equipa de Guardiola deveria ser agraciada, pois não há equipa no Mundo que se mantenha fiel ao que fez durante todas as outras partidas quando defronta este Barcelona.

É este o maior desafio que o Porto vai enfrentar e, como tal, não poderia ter caído em melhores mãos. Um treinador que se diz fã da ideologia de quem vai enfrentar nunca poderá escolher outra para se bater. Seria, a meu ver, um sacrilégio, até porque, como diz a sabedoria popular, 'perder é certo'. Então, o que vier a mais será acréscimo. O verdadeiro teste à ideologia de André Villas-Boas vem a caminho. Se o conseguir ultrapassar (e nem precisa de vencer) estar-lhe-á reservado um lugar na elite, se não a 'banalidade' dos treinadores vergados pelo futebol hegemónico do Barcelona espera por si.

Que se inspire na homeopatia e que combata causas com causas semelhantes. Pedir de mais para quem terá, no Mónaco, pouco mais de um ano de trabalho com os Dragões? Talvez, mas sonhar não custa e talento é coisa que não lhe falta.

P.S. Esta final da Supertaça Europeia poderá muito bem ser o mais importante jogo a que assistirei. E como tal não ponho em causa sequer a minha comparência. Por isso quem tiver, ou arranjar, bilhetes que não pense sequer em não me dizer. Porque eu mato por um, eu!! :D

sábado, maio 28

Barça, Barça, BARÇAAA!

Tot el camp !
És un clam !
Som la gent blaugrana,
Tant se val d'on venim,
Si del sud o del nord,
Ara estem d'acord, estem d'acord,
Una bandera ens agermana.

Blaugrana al vent,
Un crit valent,
Tenim un nom, el sap tothom,
Barça, Barça, BAAAARÇA!!!!!

Jugadors !
Seguidors !
Tots units fem força,
Són molts anys plens d'afanys,
Són molts gols que hem cridat,
I s'ha demostrat, s'ha demostrat,
Que mai ningú no ens podrà torçar.

Blaugrana al vent,
Un crit valent,
Tenim un nom, el sap tothom,
Barça, Barça, BAAAARÇA!!!!!


Encontramo-nos no Mónaco, campeões!!!

sexta-feira, maio 27

A polémica contagem que nada muda

Mais uma estéril polémica que promete quilómetros de tinta em cada meio. Aproveitando a má época do Benfica e tentando criar um clima de (ainda maior) instabilidade nos encarnados, o FC Porto lembrou-se de anunciar que teria ultrapassado em títulos o seu rival de sempre. A 'revelação' seria apenas um mero beliscar no estatuto do clube da Luz mas o seu desnorte permite, neste momento, uma discussão que não tem 'ponta por onde se lhe pegue'.

Nesta época foram várias as vitórias 'à chapada' conseguidas pelo FC Porto ao Benfica. Todas de maneira categórica, menos a que querem inventar agora. A contagem dos títulos conquistados por cada equipa revela, como já por aqui escrevi, que os dois clubes têm, de facto, um palmarés invejável, mas a comparação entre os mesmos é ridícula e nada muda em relação, por exemplo, ao ano passado.

Senão vejamos, que lógica tem o Porto equilibrar-se ao Benfica em termos de Campeonatos e Taças de Portugal ganhas, com um maior número de Supertaças e competições europeias ganhas? Sem contar que a Supertaça Cândido de Oliveira foi criada no início de um momento de maior fulgor portista, não beneficiando por isso outros vencedores de Campeonatos e Taças de Portugal mais antigos. Quantas Supertaças teria agora o Benfica se o troféu existisse também nas épocas de maior fulgor encarnado? Certamente esta discussão não estaria agora a ser levantada.

Mas foi, e mal. E o que me surpreende é o desnorte encarnado ser tão grande que a maneira mais fácil, lógica e verdadeira, de se defender o clube é ignorada, passando-se de um momento para o outro a incluir um troféu - de inegável valor presumo - nas contagens, para que os 'pornográficos' 69 troféus do clube portista sejam igualados. Ridículo, de um lado e de outro. De um porque a comparação, como já expliquei, é descabida, de outro porque se caiu no jogo e se esqueceu a grandeza dos troféus conquistados. Ou seja foi-se buscar uma Taça Latina e enviou-se a grandeza de Campeonatos e Supertaças portuguesas pela latrina.

Não que não me interesse ver o FC Porto ultrapassar o Benfica e tornar-se no maior clube de Portugal. Mas tudo a seu tempo e este demagógico 'roubo' nada de válido tem, pois nada muda em relação à grandeza dos dois clubes.

quinta-feira, maio 26

Que o Benfica leve o Rodriguez!!!

Sinceramente não é um jogador que creio que faça falta ao Sporting, ainda que venha a custo 0. É uma versão sul-americana do nosso Carriço, sem ter a margem de progressão deste.

Por outro lado, não podemos ter num onze titular dois centrais de pouco mais de 1,80m e além disso Carriço como capitão da equipa merece uma renovação em condições e um voto de confiança consistente por parte do clube. Para mim, seria sempre o Carriço, o Patrício e mais 9!!!!

Sem por em causa o valor do jogador do Braga, não podemos dar-nos ao luxo de contratar jogadores com o objectivo de evitar que estes joguem pelos rivais. Não temos a capacidade financeira do Porto.

Precisamos de pelo menos um Central, sim, mas de características diferentes ás do Rodriguez. Polga pode fazer uma época mais sem qualquer problema como terceiro central, e Torsiglieri merece pelo menos um ano mais no Sporting para desfazer qualquer tipo de dúvidas. E depois temos ainda a formação….Nuno Reis, Pedro Mendes,…..

Barreiras

Ainda não quero acreditar que haverá um acrílico a separar adeptos e claque na Superior Sul de Alvalade.

Se o cenário se concretizar, os membros da Juve Leo ficam isolados nos sectores A16 e A18, sem ligação aos restantes sectores da Superior Sul. Em troca, existirá a GB Juve Leo, mais barata, com um custo de 110 euros.

Será um alvo mais fácil para os robots de azul. Será um potencial motivo de chacota. Será uma separação clara, com uma barreira física entre "eles" e os "outros". É isso que se pretende?

terça-feira, maio 24

Coach

Um ano e meio depois da saída de Paulo Bento, o Sporting está bem pior do que quando correu de lá com o técnico sem nunca lhe ter dado os milhões para jogadores que deu às duas anedotas que assumiram os destinos da equipa depois dele.

Entra agora Domingos Paciência, treinador em alta e que tem tudo para fazer melhor do que os seus antecessores, assim lhe dêem condições pelo menos iguais em termos de capacidade de investimento.

Longe vão os tempos em que o nome Domingos gerava anti-corpos em Alvalade. Foi sem dúvida um dos símbolos maiores dos anos em que o Porto vinha a Alvalade e a dúvida era saber se o ex-ponta de lança marcava 1 ou 2 golos.


A partir de Agosto, o Minguinhos será nosso. Esperemos que coroado com a mesma glória que conseguiu de azul e branco.

segunda-feira, maio 23

Época de Sonho

Sem querer repetir o que o meu colega de blog e companheiro de clube já disse, venho também eu prestar a minha singela homenagem à época maravilhosa do Futebol Clube do Porto.

Ainda me lembro do ar de desconfiança com que a época começou e do receio que todos tivemos do primeiro jogo a doer, a supertaça. Dessa final até à final de ontem assistimos, alguns incrédulos, a um crescimento sustentado de uma grande equipa, de um grande grupo, de grandes individualidades e de um grande treinador.

Parabéns FCP! Grande clube. Grande? Enorme!!!

Para o ano há mais... tenho a certeza.

As imperfeições da perfeição

E acabou! A mais fantástica época de sempre, para os portistas, fica gravada a selo de ouro com uma estrondosa vitória na Final da Taça de Portugal. O jogo, que acabou com 8 golos, comprova o fantástico momento da equipa, que durou... toda a época. E que não se esperem muitas destas pois, afinal, esta regularidade de sonho visita a realidade por raras vezes.

Nem ao mais optimista lembraria. Em 2011, a contagem dos títulos, dos recordes e das vitórias marcantes, já todos a sabem de cór e para além do brilho que conferem à história dos dragões junta-se-lhes também a 'ostracização' feita ao maior rival em todas as provas ganhas. E sem querer ser ofensivo como o cântico que teima ecoar em cada vitória do Porto, é-me impossível não separar os feitos desta gloriosa época com as posições evidenciadas frente ao maior rival. Foi ouro sobre azul, todo este azul sobre o vermelho.

Mas obviamente refiro-me a tudo menos à 'comparação' dos títulos de Porto e Benfica. Que grande perda de tempo é comparar Supertaças com Ligas, títulos internacionais com Taças de Portugal, etc. Enfim, a barafunda é grande e ninguém se lembrou ao menos de reparar que os dois clubes também o são. Isso mesmo, grandes. E de tão grandes que são, que não é uma época fantástica de um que apaga a grandiosidade do outro. As posições neste momento são evidentes e nem valerá a pena comparar o incomparável, mas a vantagem nada garante para a nova época desportiva. Que se recorde a última como ecoaram pela memória as 'Sevilhas' e as 'Vienas' da nossa história, mas que se recorde também que é impossível viver delas como vivem os museus.

A época perfeita findou. E foi, assim mesmo, perfeita porque a cada falha da linha defensiva lá estava o Helton para fazer as manchas aos remates dos avançados adversários. A cada momento menos dominador da equipa lá estava a eficácia de Falcao e de Hulk para levar o marcador a bom Porto. A cada indefinição, lá saltava do banco um trunfo do novo treinador da moda. De facto, impressionante como tudo correu bem. Tão impressionante que até, novamente, os mais optimistas terão dificuldade em acreditar que aconteça algo parecido na nova época.

Não será quase impossível que sempre que haja uma desvantagem ela seja anulada? que sempre que haja um mau momento ele seja vergado à positividade de onze homens, por mais bravos e bem guiados que sejam? Que não se tome esta época em comparação com qualquer outra, pois é demasiado injusto para, isso mesmo, qualquer outra. É como já referi impressionante que tantos erros, normais em futebol, se tornassem irrelevantes. É para mim também curioso que uma equipa que até tem, mais do que me agrada, alguma queda para o erro consiga resultados tão históricos. A mais perfeita das épocas portistas, conseguida pela mais 'imperfeita' das mágicas equipas azuis e brancas. A isto não será alheio o enorme respeito pelo imprevísivel que André Villas-Boas sempre mencionou.

Poderá parecer ilógico que seja na confirmação do poker portista que eu me refira às falhas da equipa como, talvez, não o tenha feito durante toda a época, mas convém explicitar que as mesmas podem custar eliminações e derrotas na próxima época. Surpreendente seria se não o fizessem. Pelo sector, já me referi várias vezes à ideologia de AVB. A posse e o controlo do jogo, assim como o controlo emocional do mesmo, são conceitos que o jovem técnico reitera mas a meu ver ainda não estão tão bem explorados como as vitórias querem deixar parecer. É que elas são boas de festejar mas mascaram muita coisa.

Que soe com dureza, que soe como soar, mas quem não se sente confortável com erros e falhas andará sempre mais longe de os corrigir. Cair-se no erro de não os assumir é meio caminho andado para os 'espalhos ao comprido' que tantas vezes castigam a sobranceria. E o nível, quer pelo estatuto quer pelo grau de exigência, está sempre a aumentar. E como pode aumentar para lá da perfeição que foi esta época? Só se afinal a perfeição não existir e não tiver a ver com taças.

O mais normal será que para o ano se jogue melhor e se ganhe menos. Assim é o futebol, mas o sonho, esse, ninguém nos pode tirar.

Obrigado Campeões!

Silly season 2

Porto trucida o Guimarães e vence a Taça de Portugal. Capa do Record: "Dragão caça águia". Jornaleiros...

domingo, maio 22

Começou a "silly season"?

Nota: 1ª e 2ª versão da notícia da Bola, roubadas no Fonte Segura. A versão de hoje copiada directamente do site do jornal.

1ª versão:
Luís Duque vai apresentar a demissão do cargo de administrador executivo da Sporting, SAD, devido a divergências com alguns dos restantes elementos da estrutura directiva. O dirigente, em princípio, explicará as razões da sua demissão numa conferência de Imprensa a realizar na segunda-feira.
Nesta fase de preparação da nova temporada, a saída de Luís Duque não deixa de constituir um forte revés para Godinho Lopes, que o escolheu para homem-forte do futebol leonino.

2ª versão:
Luís Duque pondera apresentar a
demissão do cargo de administrador executivo da Sporting, SAD, devido a divergências funcionais na gestão do futebol do Sporting.
Aguardam-se para breve reuniões ao mais alto nível que clarifiquem em definitivo a situação de Luís Duque.
Nesta fase de preparação da nova temporada, a eventual saída do administrador executivo constituirá um rude golpe na estabilidade do clube, já que Duque foi o rosto da candidatura de Godinho Lopes para o futebol profissional.


Hoje:
O administrador da SAD do Sporting, Luís Duque, assegurou, este domingo, que não apresentou demissão e que irá continuar a ajudar o clube de Alvalade a preparar a nova temporada.

sexta-feira, maio 20

Sai mais uma dose

De mais uma conquista europeia azul já quase tudo foi dito. Que o jogo foi aborrecido, muito por culpa do FC Porto, que o Braga foi igual a si próprio e que o golo de Falcao foi o que mais importou, já todos sabem. O que porventura ainda pouca gente falou são as constantes, e generalistas, associações de que os fenómenos portistas são alvo. Não chegou toda uma época a tentar-se colar os feitos do Porto de Villas-Boas a Mourinho e ainda lhe querem atribuir mais uma Liga Europa 'honoris causa'? Já não chegavam os árbitros que agora, nem sendo espanhóis, se safam...

Mourinho é bom já toda a gente o sabe, mas esta não é dele. É do miúdo, do 'kid', do 'boy', do 'como lhe quiserem chamar', que tem ideias próprias e que foi beber a várias fontes para criar uma identidade, uma ideologia, que lhe permitiu chegar ao sucesso. Inegavelmente, como o próprio o afirma sem pejo, o Special One é uma delas, mas inegavelmente também tem tanta importância nesta conquista como Van Gaal e Sir Bobby Robson tiveram nos títulos do melhor treinador do futebol mundial.

Toda a constante associação teve lógica até um certo ponto e até admito que esse ponto seja a conquista 'uefeira' de Dublin, mas não mais. A partir daqui, não terá a mínima ponta de lógica continuar a associar-se o nome de um treinador que, como se sabe, já deu tudo o que tinha a dar ao maior clube da cidade Invicta. Agora, André provou que é possível e que nem tudo gira à volta de Mou. Provou que é possível ganhar 'à Villas-Boas' e que nem só o que vem da mente do 'papa-títulos de Setúbal' interessa.

Incomodaria a toda a gente, certamente, ver o seu sucesso constantemente encoberto por outrém só porque foi o 'mestre', o 'professor', ou o 'que quer que fosse'. Sinceramente nem se sabe bem o que foi, mas terá sido, certamente, quem lhe deu a oportunidade como a si lhe deram outros. Não queiram, nem continuem a fazer mais do que as coisas são. Mas sim, sei que vivemos num país onde cada um tem uma explicação generalista sobre o porquê da miséria em que o mesmo vive. Quem nunca ouviu 'este país está como está por causa...'?

E o argumento lançado a seguir é sempre tão redutor como as explicações que dão para as conquistas azuis. Tão redutoras e mesquinhas que dou graças a quem se lembrou de usá-las para proveito próprio. Esta também é (mais) uma Taça dele! E muitos continuam a tentar decifrar a receita secreta como se de a Coca-Cola se tratasse, mas continuam tão aquém porque nunca mas nunca lhe vão atribuir valor. Vão sempre pegar numa qualquer mesquinhez e reduzirem-se a eles próprios.

E o melhor exemplo disso mesmo é pegar-se num jogo de 90' e reduzir-se a um (que neste caso nem existe) erro do árbitro. Muito se esforçam os 'furões' dos resumos televisivos com repetições e enfoque nas disputas à bola do jogo e muita opinião facciosa sai à rua no único 'lancezeco' onde podiam pegar. "Ufa", pensam eles, "a dose de 'casozinho' já cá canta, já tava a ressacar". Fica então, no meio do devaneio, a saber-se que um jogador que tem amarelo não poderá fazer mais uma falta sequer sob pena de ver um segundo cartão amarelo. E seja que falta for, pois mais não interessa para se generalizar e matar o vício.

Algo tão idiota como andar a farejar no meio do nada, como confundir trufas com oxigénio. Fossem eles tão habilidosos para descredibilizar com base na bola e encontrariam algo para julgar. O nervosismo e o afastamento da identidade já lhes dariam razões de sobra mas o golo de Falcao tudo calou, nesse sentido.

P.S. Acho que foi de mestre a dedicatória da Liga Europa, também, a Guardiola. Falta dizer algo mais ou 'já chega' serve?

Maçã Golden

Moutinho: «Escolhi o FC Porto por isto: títulos»

Sem querer dar protagonismo excessivo a Moutinho, creio que é justo salientar a sua contribuição para o sucesso da equipa e na forma profissional com que vestiu a nova camisola. É um jogador que passa despercebido nas estatísticas do jogo, mas que funciona como um verdadeiro equilibrador de espaços e tempos. Merece ser reconhecido.

quinta-feira, maio 19

A Liga Europa é Azul e Branca

Já sabia que não ia ser um jogo fácil, mas confesso que não esperava que fosse tão difícil e tão... pouco espectacular. Mas é como dizia o outro, as finais são para ganhar e não história fica o resultado e na sala de troféus a réplica do troféu. O Braga bateu-se bem e fez com que o FCP saboreasse mais e melhor esta vitória. Parabéns aos derrotados e viva os vencedores!!! Que época fantástica!!!

quarta-feira, maio 18

Cardinal

Este gajo é completamente parvo!

"O Sporting vai instaurar um novo processo disciplinar a Cardinal"
O jogador viajou esta manhã para Dublin para assistir à final da Liga Europa entre o FC Porto e o SC Braga e faltou, sem justificação, à sessão de trabalho da manhã — esta tarde, os leões realizam um treino de conjunto com os juniores, no qual o pivô também não estará presente.

Ontem, Cardinal, assumido adepto portista, solicitara ao Sporting autorização para não trabalhar esta quarta-feira, mas o clube recusou dispensá-lo.

O jogador decidiu ainda assim viajar, ficando agora sob a alçada disciplinar dos leões. Por ser reincidente, Cardinal fica agora numa situação muito delicada.

Recorde-se que o jogador já foi apanhado esta época no meio da claque organizada do FC Porto aquando da visita ao Estádio da Luz, jogo que consagrou os portistas como campeões nacionais.

terça-feira, maio 17

Bem vindos ao Desafio Alucinante

A apenas pouco mais de 24 horas de um dos factos mais relevantes de sempre do futebol português jogam-se as últimas 'cartadas' fora do terreno de jogo. Relevantes ou não - só se 'saberá' e opinará no fim da Final -, há já um dado adquirido. Este é o desafio que coloca frente a frente dois estatutos. Se por um lado o Braga chegou a Dublin escapando à rasteira de ser, em qualquer um dos jogos que disputou, favorito, o Porto desenhou o trajecto inverso. Tudo o que tocou foi ouro mas a carga foi sempre, exemplarmente, aliviada. Por fim, o derradeiro teste. Saberão os dragões quem vão defrontar?

A pergunta é pertinente e legítima até porque, analisando a caminhada do SC Braga de Domingos na Europa League, não me parece que alguma das equipas que o defrontou estivesse preparada para tal desafio. O factor surpresa marcou sempre em demasia os seus adversários que nunca estiveram preparados para o 'suspense' que o futebol, de pouco ataque, bracarense, provocou nos jogos. E com os resultados tremidos, prevaleceu sempre o estatuto de equipa que, passasse o que passasse, já teria a sua história na competição.

Por outro lado, o estatuto de Liverpool, Dynamo Kiev e Benfica nunca os deixou respirar confortávelmente na Pedreira mostrando, inevitavelmente, as carências do seu futebol aquando das eliminatórias com os arsenalistas.

Como nada é por acaso, este é o desafio que vem cair 'aos pés' de quem mais o precisa. Uma equipa invicta no seu campeonato, uma época com 4 vitórias convincentes sobre o maior rival, uma caminhada avassaladora na 2.ª maior competição europeia, que tem como consequência o 'belo' presente envenenado que é um estatuto de ultra-favorito frente a uma equipa que, como já foi explicado, tem o percurso que tem.

E se aos adeptos se desculpa, aos jogadores e equipa técnica não se perdoará não colocarem a verdadeira variante desta Liga Europa na equação. Este é o derradeiro desafio, até porque esta 'tentação' já foi evitada imensas vezes esta época mas agora aparece disfarçada de triunfo europeu, ouro de 16 quilos e protagonismo com milhões dos 'tubarões'.

Sem desrespeito pela Final que tanto aqui augurei (também eu subestimei o Braga), este é o jogo que mais prova a competência futebolística do Porto. Um 'desafio alucinante' para quem fez do controle emocional o seu ponto-chave da época.

segunda-feira, maio 16

INVICTO

Eu nunca tinha visto uma equipa terminar o campeonato português sem derrotas... é assombroso! Até dá para sentir alguma estranheza, tal é a magnitude do feito e tal é a ausência de uma comparação minimamente familiar. Olhem para a tabela classificativa final e digam se vos parece "normal".

Mas os feitos do FCP não se ficam por aqui. Ainda podemos juntar à lista ter os 2 melhores marcadores do campeonato e a maior diferença de sempre para o 2º classificado. A Liga de 2010/2011 ficará para a história e foi a todos os níveis memorável!

domingo, maio 15

Finalmente - O Fim

Acabou uma época que nós, benfiquistas podemos e devemos classificar de desastrosa.
Nenhum dos objectivos foi alcançado - a Taça da Liga nem conta como objectivo.

Fazendo uma rápida retrospectiva, a época começou mal. Indefinição no plantel, com entradas e saídas a arrastarem-se por demasiado tempo. É um problema recorrente no Benfica que urge ser resolvido. fala-se demais na praça pública. Isto desgasta.
Depois, as promessas de reforço do plantel não cumpridas. Após o terrível acto de gestão de deixar sair simultaneamente as duas asas do meio campo (Di Maria e Ramires), um dos nomes prometidos ao treinador (Andrés Guardado) acabou por não vir. Outros nomes se falaram, que ficaram para trás. Acabou por vir Salvio, lesionado, mas que a seu tempo (tardiamente para as necessidades do clube) acabou por se revelar uma boa aposta.
O enorme desperdício financeiro na contratação de Roberto impediu que se fizessem outro tipo de escolhas.
O guarda-redes espanhol logo na pré-temporada revelou que de forma alguma valia o que o Benfica pagou pelo passe. Não tem sequer qualidade para defender a baliza do Benfica.
Estando também o principal rival (o Porto) a fazer uma pré-época muito aquém do desejado pelos seus adeptos, havendo até alguma contestação ao jovem treinador, no Benfica ter-se-á formado a convicção que esta época seriam favas contadas. Penso que foi com este espírito que os jogadores encarnados encararam o primeiro embate - a supertaça. E aí começou o desaire do Benfica. Perante um Benfica negligente apareceu um Porto competente e com justiça ergueu o troféu.
O Benfica não aprendeu a lição e entrou no 1º jogo da Liga também de forma displicente, tendo que correr atrás do resultado, da sorte e do árbitro.
O jogo em Guimarães é inqualificável em termos de arbitragem. Tal como sucedeu em Braga na 2ª volta, a coisa não foi inocente.
A humilhação no Dragão arrumou praticamente com as possibilidades do Benfica.À 10ª jornada? era cedo demais.
Entretanto iam-se sucedendo as derrotas na Champions. Acabámos por ter a felicidade de entrar na Liga Europa, muito à custa de terceiros. Nesta altura em termos internos o Benfica vivia um bom período em termos de resultados, tendo atingido a marca de 18 vitórias consecutivas. Era bom, mas tarde.
A vitória no Dragão para a Taça de Portugal, abriu novas perspectivas para o confronto entre os 2 clubes. Contudo, o Porto, beneficiando do regresso de Falcao (avançado extraordinário) à competição, não se deixou abater e voltou a dar sinais que estava forte.
O Benfica tinha vendido David Luiz e parecia apostar fortemente na Taça de Portugal e na Liga Europa, apostando ainda na pressão ao Porto, ainda que à distância, na Liga Portuguesa.
As soluções começaram a ser escassas e percebeu-se que o plantel estava espremido. Consequentemente as exibições baixaram de nível e os resultados menos positivos voltaram.
Abril revelou-se um mês para esquecer. Nova derrota com o Porto para a Liga permitindo-lhes fazer o que não conseguíramos na época transacta. Inqualificável o apagão apara evitar os festejos adversários.
Dias depois recebemos novamente o Porto. Havia uma vantagem de 2-0 para gerir e tudo apontava para que o Benfica seguisse em frente. Nova frustração. Uma equipa sem confiança que tremeu ao 1º golo adversário (que beneficiou de um erro de arbitragem para igualar a eliminatória) foi suficiente para fazer desmoronar a equipa como um castelo de cartas.
Para culminar com todo o fracasso, a despedida da única competição que ainda podíamos disputar. A eliminação com o Braga foi inteiramente merecida. Os minhotos estão na final porque foram, na verdade, quem mais lá quis estar, e fizeram questão de os mostrar dentro de campo. Resta-nos a "consolação" de evitarmos a 5ª derrota com o Porto esta temporada.

Que tenham aprendido com os erros deste ano (duvido, mas há sempre esperança), e para o ano voltemos a ter um Benfica à imagem do Benfica 2009/2010.

Vitória em Braga

Um jogo "à Sporting". Um dos poucos desta época. Talvez se contem pelos dedos de uma mão: a deslocação a Brondby, a recepção ao FC Porto, um ou outro da Liga Europa e pouco mais. Conseguirá a tríade composta por Domingos, Freitas & Duque recolocar o Sporting na discussão dos títulos?

Djaló e Matías, 2 jogadores nada consensuais em Alvalade. Se jogarem como o fizeram nos ultimos 7 / 8 jogos, têm claramente lugar no plantel da próxima época, eventualmente até no grupo dos titulares.

Nota final para Rui Patrício. O melhor do Sporting este ano. A qualidade que alguns não lhe reconheceram no ínicio já não é colocada em causa. Se permanecer no Sporting será uma das maiores referências de sempre, assim consiga aliar a sua prestação a títulos da equipa.

Freitas diz que a "esmagadora maioria" dos jogadores será para manter para o ano. Isso significa, no máximo, dispensar 9-10 jogadores. Medo.

segunda-feira, maio 9

Vassourada

Entre os que não valem uma pevide, os que ganham demais para o rendimento que dão e os chulos, segue a lista da vergonha:



  1. Hildebrand

  2. Abel

  3. Cédric *

  4. Nuno André Coelho

  5. Torsiglieri

  6. Polga

  7. Grimi

  8. Evaldo

  9. Maniche

  10. Zapater

  11. Cristiano

  12. Vukcevic

  13. Diogo Salomão **

  14. Tales

  15. Saleiro

Com jeitinho chegava ao tal número de 17 que foi avançado aqui há uns dias.


* Este quando jogou, jogou mal. Mas tendo em conta a idade, devia rodar. No plantel do ano que vem não terá hipótese.


** Para rodar e mostrar o que vale. Apesar do que fez este ano - mais do que era esperado para um ex-Massamá - acho que ainda não tem arcaboiço para o Sporting.

domingo, maio 8

Diferenças

Mais um fim de semana (e uma época) em que o Sporting só dá alegrias aos adeptos nas modalidades. Mais um título no futsal, conquistado frente ao grande rival, no mesmo dia em que o futebol de 11 voltou a merecer assobios e apupos.

À tarde vimos uma equipa com mentalidade forte, grande espírito competitivo e formada por excelentes jogadores. À noite, com o mesmo equipamento, uma equipa macia, sem garra, formada por jogadores medianos que nem se conseguem motivar perante uma plateia de 35 mil pessoas.

sexta-feira, maio 6

FCPORTO vs SCBRAGA


Bai tudo para Dublin, carago!!!

A dúvida era saber quem se juntava ao FCP, e o Braga, com um jogo esforçado e objectivo conquistou o seu lugar na final. São favas contadas? Não, não são. Uma final é sempre imprevisível e Domingos já mostrou que sabe armar bem a sua equipa para ultrapassar adversários teoricamente superiores.

A época de sonho está mesmo ali ao virar da esquina... será possível juntar ao campeonato a liga Europa, a taça de Portugal e o título de invicto? Eu acredito que sim.

quinta-feira, maio 5

Bracarenses

Custódio, Viana e Miguel Garcia. Dá-me ideia que vão voltar a sentir o sabor de ir a uma final e perdê-la.

Off-topic: se puderem, além do Domingos, tragam o Sílvio e o Rodriguez. E o Viana.

terça-feira, maio 3

Escolhido a dedo

Muito se fala que um dos maiores atractivos da Final da Liga Europa é ser jogada em campo neutro. O facto também a mim me chama a atenção, e dando uma (bela) olhada no Lansdowne Road de Dublin se verifica que é o estádio ideal para a realização de um Benfica-Porto. Querem melhor misto entre o belo Dragão e a imponente Luz?

Futebol Facebook Ranking Maio 2011

Ranking em números de fãs no Facebook:

1 - Barcelona - 13.984.000
2 - Manchester United FC - 12.931.000
3 - Real Madrid CF - 12.841.000
4 - Arsenal FC - 5.600.000
5 - Liverpool FC - 5.457.000
6 - Galatasaray SK - 5.270.000
7 - Chelsea FC - 5.145.000
8 - Fenerbahce SK - 3.890.000
9 - AC Milan - 3.674.000
10 - CA Boca Juniors - 1.838.000

18 - SL Benfica - 473.000
23 - FC Porto - 349.000
36 - Sporting CP - 172.000

Fonte: http://www.futebolfinance.com/futebol-facebook-ranking-2011

@ Carlos Barbosa: vamos lá ver o que consegue fazer em comparação com os seus antecessores que deixaram aquilo "parado".

Chapa 4 no Bonfim

Mesmo sem os habituais titulares a equipa do FCP foi passear classe a Setúbal. Naturalmente um golo daqueles a abrir o jogo descontrai a equipa, mas é inegável a forma como os processos estão assimilados e, apesar dos intervenientes serem outros, o futebol da equipa era o mesmo. Esta é a marca forte do Porto de ABV e é aquilo que o torna forte e imbatível. A confiança que os jogadores têm uns nos outros e no plano é, simplesmente, inabalável.

Este Porto caminha a passos largos para ser o melhor Porto de sempre...