No
post anterior, relativo a este tema, falou-se dos Proveitos Operacionais excluindo os Resultados com
Transacções de jogadores, passamos agora para os Custos Operacionais (estão igualmente excluídos os Resultados com Transacções de Jogadores). Este
ainda não será o último post sobre este assunto (nem penúltimo).
Tal
como no post anterior, é preciso ter em conta que os resultados da Benfica
Estádio apenas começaram a ser englobados a partir do 2º semestre de 2009/10, o
que tem especial influência na rubrica de Amortizações e e menor medida nos
Fornecimentos e Serviços de Terceiros.
Com
a observação do quadro seguinte e se o formos comparar com o do post anterior,
percebe-se que apenas num dos anos (2011/12) os Custos não foram superiores aos
Proveitos (7,6 milhões de lucro). De qualquer forma o saldo total é de -16,4 Milhões. Uma média de prejuízo de
3,28 Milhões/ano (recordo que estou a excluir os Resultados com Transações de jogadores).
Custos
Operacionais (3) |
2008/09 |
2009/10 |
2010/11 |
2011/12 |
2012/13 |
Fornecimentos
e serviços de terceiros |
-17 693 |
-21 188 |
-22 921 |
-23 683 |
-26 633 |
Custos com o
pessoal |
-37 129 |
-38 263 |
-42 343 |
-48 130 |
-50 431 |
Amortizações |
-1 805 |
-5 265 |
-9 231 |
-8 855 |
-8 932 |
Provisões e
perdas de imparidade |
-638 |
-2 192 |
-5 718 |
-891 |
-2 076 |
Outros custos
operacionais |
-2 653 |
-5 606 |
-3 182 |
-2 004 |
-4 552 |
Total Custos
Operacionais |
-59 918 |
-72 514 |
-83 395 |
-83 563 |
-92 624 |
A
primeira rubrica a analisar é a de Fornecimentos e
Serviços de Terceiros. Nos Relatórios e Contas é possível obter mais
detalhe, no entanto este meio não é o mais apropriado para os exibir. Na
variação existente do primeiro para o 2º ano o Relatório justifica com o
Empréstimo de Keirrison, viagens para as competições Europeias e Custos de
Comissões de Bilhética.
A
variação entre o 2º e o 3º ano prende-se principalmente a integração da Benfica
Estádio nos resultados da Benfica SAD durante todo o ano fiscal e não apenas
metade.
Entre
o 3º e o 4º ano, apesar de se verificar a redução assinalável de custos nalguns
itens (de 3,7 Milhões para 2,9 em Trabalhos Especializados, de 1,36 Milhões
para 1 Milhão em Subcontratos e de 1,89 para 1,20 em Outros Fornecimentos e
Serviços) os custos aumentaram devido principalmente aos Honorários (1,29 para
1,94 “influenciada pela distribuição de prémios
variáveis à estrutura de apoio à equipa de futebol profissional“), Equipamento Desportivo (1,30
para 1,94 “os quais não tem impacto líquido no resultado do
exercício, dado que o custo é compensado pelo proveito registado na rubrica de
patrocínios, conforme estipulado no contrato celebrado entre a Benfica SAD e a
Adidas“); Comissões
(0,76 para 1,07); Acordos e Protocolos (0,01 para 0,30).
No
último ano em análise houve um aumento significativo dos custos com os
Fornecimentos e Serviços de Terceiros que gostava de perceber. Analisando item
a item vê-se que nos Trabalhos Especializados assistiu-se a um incremento de
2,9 Milhões para 4,5! Uma variação de 54% que não aparece justificada!
Outro
custo importante refere-se a Deslocações e Estadias (de 2,1 para 2,8 Milhões,
33%). Aqui a explicação (aumento de jogos das Competições Europeias) não tem
muita lógica, pois apenas se fez mais 1 jogo: houve o mesmo número de jogos em casa e
fora e apenas houve a deslocação extra a campo neutro na Final. Se alguém
conseguir explicar, agradeço.
Outro
aumento significativo, sobretudo percentualmente, é o da Publicidade e Propaganda
(de 554 mil para 833 mil, ou seja 59%). Não sei a que se deve o aumento, nem se
teve o efeito desejado, mas seria interessante saber.
Passando
aos Custos com o Pessoal, o
principal responsável pelos custos da SAD, dá para perceber que a gestão tem
sido irresponsável. Não se pode passar de 37 Milhões para 50 Milhões em 5 anos,
sobretudo em anos de crise económica. Pior é perceber que é uma linha crescente
e que em nenhum ano se reduziu! Dos 392 Milhões de Custos Operacionais, esta
rubrica é responsável por 216 Milhões
(55%). É preciso ter menos jogadores e mais baratos.
Em
relação às Amortizações não há muito
a dizer, relacionam-se principalmente com o Estádio e com o Caixa Futebol
Campus.
Provisões e Perdas de
Imparidade
O
grosso do valor relaciona-se com Provisões para Clientes de Cobrança duvidosa.
Vendo a evolução do Balanço (não confundir com valor anual da Demonstração de
Resultados) verifica-se que o total de provisões era em 2009/2010 era de 3,6
Milhões e em 2012/13 o valor é de 11,2 Milhões! Daquilo que conheço dos
processos de transferências de jogadores (só o que sai nos jornais),
normalmente são exigidas Garantias Bancárias aos compradores portanto, partindo
do princípio que grande parte deste valor refere-se à venda de jogadores, não
percebo como é que se chegou a esta situação. Para acrescentar alguma coisa digo
apenas que parte do valor provisionado refere-se à venda do Roberto. Na melhor
das hipóteses apenas vislumbro uma gestão irresponsável da Direcção do Benfica,
ao não acautelar as suas Vendas.
Outros Custos
Operacionais
Esta
rubrica que inclui “Impostos” e “Outros Custos Operacionais” tem valores
bastante irregulares e os comentários existentes nos vários R&C são
genéricos o suficiente para não se perceber a origem detalhada dos custos.
Ponho o exemplo de 2012/13, que ainda assim nos dá um valor:
A rubrica de imposto
engloba os encargos com os impostos directos, indirectos e taxas, incluindo no
período corrente um valor de 970.072 euros referente a um processo fiscal
relacionado com IMI, conforme referido na nota anterior.
Os outros gastos e
perdas operacionais incluem as indemnizações acordadas relativas a processos judiciais
ou relacionadas com a actividade e os pagamentos efectuados referentes a
réditos do Totobola dos Clubes/SAD’s que não aderiram ao processo de dação das
receitas do Totobola. A variação face ao período homólogo explica-se
essencialmente por regularizações de operações correntes de anos anteriores.