terça-feira, março 24

A síndrome do 1.º lugar

Caros blogueiros, bloguistas e blogantes. Então não é que foi assim que me apresentei por aqui há quase oito anos? Hoje penso - um pouquinho mais que na altura, está visto - e vejo que não me terem afastado do Sector no momento que leram essa linha foi uma bênção. Depois de quase oito anos (porra, quase oito anos), devido ao que me aturaram no Sector, tenho confiança para deixar aqui de novo essa estapafúrdia deixa e rir-me de mim próprio - que é, como sabem, o melhor remédio. Tudo pela experiência aqui adquirida, num espaço que me permitiu criar uma ideologia cobardolas que precisa de milhentas linhas para se explicar. De tal modo, aproveito para dizer que este hiato não vai servir, de forma nenhuma, para abandonar o sectorismo apaixonado que vai na minha alma. Contudo, nada temam(!), esta é uma ausência que vai durar. E nas próximas linhas vão perceber porquê - não seria eu se explicasse tudo em dez linhas (talvez aí merecesse um lugar no online de um qualquer desportivo).

A questão é que passei a escrever mais sobre futebol. Tanto que quando chego a este espaço em branco ele não passa disso. Não há muitas ideias, e explicar que faço o que fazia aqui, mas continuamente, parece-me uma boa desculpa para explicar a minha ausência. Agora, desculpem-me de novo (até porque os leitores não têm que levar com isto) mas esta é uma justificação que os meus excelentes companheiros de equipa merecem saber.

Quanto ao futebol propriamente dito, devo dizer que o tempo é aquele sacana que não deixa escapar uma. Sou o maior fã do tempo, eu. Assim, o que muda em futebol é o tempo e com ele a classificação. Com ela mudam também os argumentos. É que hoje por hoje o Benfica é um justo líder, mas olhando para as consequências dessa tabela mete-me imensa piada a forma como as maiorias reagem ao facto. A mais ligada a mim -a portista - reage à Benfica. A do Benfica, já adivinharam, reage à Porto. A do Sporting é a única que ainda não trocou voltas - mas eu ainda sou do tempo do campeonato 'dos 16 penálties. Isto para dizer que a síndrome do 1.º lugar voltou - como volta todos os anos - em força. Mais um chorrilho de ladrões, gatunos e chupistas que mudando o 1.º classificado só mudaria a cor dos argumentos.

E este é aquele ponto do texto onde as vozes da acusação se começam a querer fazer ouvir. Ecoam pela cabeça de quem o escreve, como pela cabeça de quem o vai ler. Tumultos, muitos tumultos se aproximam quando se diz hoje que o Benfica é um justo líder. Obviamente na cabeça dos benfiquistas, o Benfica é um justo líder porque os erros dos árbitros não justificam que o clube da Luz não o seja. Contudo, se dissermos que o Sporting, o Boavista e o FC Porto (cruzes credo!) também o foram... entorna-se o caldo. E isto era de uma prepotência terrível, estar aqui a justificar a exemplar liderança encarnada e aproveitar para, por lá, incluir mais alguma daquelas que passaram. Especialmente a de quem corrompeu, vilipendiou e conspurcou.

O que eu sei, porque vi com os meus próprios olhos, é que o Benfica foi a equipa mais capaz. Vi-o no Estádio do Dragão (onde se viu pela primeira vez nesta época a tremideira portista), vi-o na Luz com o Guimarães e na Madeira contra o Marítimo. Sim, na Madeira seus gozões (comprem uns móveis de Paços para flutuarem no Ave...). Performances que só há poucas jornadas foram igualadas pelo Porto de Lopetegui, o tal que ainda tem um problema de ansiedade, de dúvida, que não é habitual para aqueles lados. Assim, o hoje por hoje, que justifica que o Benfica seja um justo líder talvez não sirva para justificar que é a melhor equipa. Foi-o sim, em largos períodos. Foi a equipa com mais estofo e, sobretudo, a equipa que menos deixou jogar. Estou convencido que o campeonato se decidirá por aí: pela capacidade de não deixar jogar o adversário. Viram o que aconteceu quando o Benfica - após a entrada de Diego Lopes - deixou jogar o Rio Ave? E viram o que aconteceu quando o Porto - após a saída de Casemiro - deixou jogar o Nacional? E algo impensável no Dragão ou na Luz pode perfeitamente acontecer em qualquer outro lugar e tornar as contas muito mais que as do jogo do título que se prevê para aí. Mas até nessa aprtida certamente se verá a capacidade que o Benfica tem para justificar o título como a do FC Porto para reclamá-lo.

De resto, é com imensa pena que não incluo o Sporting nestas contas. E, desculpem-me, mas não acredito que haja um único sportinguista (daqueles a sério) que ache a sua equipa (esta, a deste ano) capaz de ganhar uma Liga. O Sporting não reclamou essa condição quando deixou jogar a torto e a direito. Até esta jornada Porto e Benfica concediam uma, a duas, chances de golo por jogo. Quantas concedeu, e ainda concede, o Sporting? Marco Silva tem aquele perfil que faz qualquer 'especialista em Mourinhos' dizer que vem aí próxima next big thing, o problema é que ele não faz ideia de como colocar a equipa a defender. Claro que toda a gente pensará: aquilo com Tobias, Oliveiras e Ewertons não vai lá. A esses digo: olhem para o Jardel quando o Benfica controla! ou olhem para o Jardel quando o Benfica se descontrola (como no passado sábado). Há muito a melhorar em Alvalade. O futebol é uma dessas coisas. E esse é ainda mais fraco que o dos dois rivais. Um Sporting que tem tudo para se tornar um exemplo no futebol português (aí vem o romantismo) ao qual só falta uma ideia de topo. Esse era o exemplo que Portugal precisava, mas Leonardo Jardim e Marco Silva (ainda) não estão no patamar de Vítor Pereira e de Jorge Jesus. Mas não esmoreçam... Lopetegui também não.

3 comentários:

Mike Portugal disse...

Concordo plenamente que MS não consegue colocar a equipa com um bom processo de organização e transição defensivas. Espero que para o ano melhore bastante esse processo, até porque tem jogadores para o fazer melhor. E sim, concordo que o SCP não tem equipa para lutar pelo título com os 2 rivais.

Marco Morais disse...

Só fico supreendido por teres lido até ao fim ;)

Peyroteo disse...

Jorge Jesus tem feito um autêntico milagre. Olhamos para o onze do Benfica em Vila do Conde e é de morrer a rir. E ainda se queixam dele...