quinta-feira, junho 11

Breves

 - Benfica. Rui Vitória foi finalmente oficializado. Ainda não se percebeu muito bem a demora na confirmação do acordo. Ontem falava-se que o clube esperava apresentar em simultâneo um reforço de peso. Essa expectativa pode muito bem ter sido criada pela imprensa mas a verdade é que ainda ontem surgiram dois nomes como certos. Dois marroquinos, Taarabt e Carcela (Jesus agradece não ter de dizer o nome do primeiro). Nenhum deles particularmente entusiasmante para os adeptos encarnados, pelo menos no presente. Lá para 2011 poderiam criar algum furor. A verdade é que nenhum deles confirmou o potencial e Taarabt, em especial, tem vindo por aí abaixo, tanto em termos futebolísticos como disciplinares. Carcela representa um risco menor e creio ser um jogador superior a Taarabt. Veremos o que Rui Vitória pode fazer com estes jogadores.

- Sporting. Os papagaios começam a fechar o bico, o que é sempre positivo. A aparição de Godinho Lopes, de tão ridícula,  talvez tenha acelerado esse "fechar de matraca". Em relação ao futebol, nomeadamente a composição do plantel, nada ainda de concreto. Sabe-se que Jesus quer manter os jogadores nucleares, contratar 3 ou 4 jogadores para entrar directamente para o onze titular, sendo que a maior incógnita prende-se com o aproveitamento da formação. Acredito que isso possa ser uma realidade. Jogadores como Wallyson e Iuri Medeiros estão prontos. Gelson Martins (que golo maravilhoso contra a Nova Zelândia) Gauld e Matheus Pereira só para a época seguinte. Parece-me óbvio que o Sporting não vai deixar de ter sempre 4 ou 5 jogadores da formação no onze inicial.
Por outro lado, Jorge Jesus pode fazer muito por jogadores como Carrillo e Montero. Não lhe peçam é para fazer milagres com Slavchevs e Tanakas. Simplesmente não é possível.

- Porto. Tudo muito calmo para os lados do Dragão. O foco está todo em Lisboa. Jackson vai sair e é uma perda gigantesca. A verdade é que se dizia o mesmo quando Falcao saiu e chegou... Jackson. Ou seja, em termos de ponta-de-lança, o Porto raramente falha. Aposta normalmente em jogadores fora do círculo europeu mas que chegam e rapidamente criam impacto.

5 comentários:

Pedro disse...

Vieira tinha tudo combinado com RV. O plano era JJ sair para o estrangeiro e entrar RV. Tudo tranquilo. JJ roi a corda e vai para o scp e os ânimos exaltam-se. Vieira percebeu que, por muito que goste e confie nele, RV não é um nome que entusiasme a nação benfiquista e procura alternativas mais sonantes. Não os conseguindo teve que voltar a RV e manter o acordo. A aposta será então um reforço sério no plantel. Vamos ver como corre.
O termo "bomba" é táctica dos média para causar um posterior sentimento de desilusão nos benfiquistas. É táctica conhecida. Mas tem sucesso, admito.

O Jackson o ano passado tb ía sair e depois...

J. disse...

Acho que indo buscar Marco Silva, LFV teria conseguido um contra-golpe interessante.
Mas acho que RV faz mais sentido, quando se fala em tirar um maior aproveitamento da formação.

O Sporting poderia jogar hoje em dia á Jesus da seguinte forma:
RP, Cedric, P.Oliveira, Ewerthon, Jefferson, William, Adrien, Mané, Carrillo e Slimani e Montero.

Fala-se que Cedric e Carrillo poderão sair, mas se não sair mais ninguém, não estou a ver para onde se vai buscar os 3/4 reforços.

Peyroteo disse...

Certamente é necessário contratar um avançado, um central, um extremo para o lugar de Nani, e, diria eu, um lateral direito. Jonathan é outro dos jogadores que vai melhorar com Jesus. Jefferson nunca vai aprender a defender. Se esses reforços forem realmente mais-valias, muitos desses jogadores do teu onze, saltam...

J. disse...

Não sei se será assim tão fácil.
O Sporting para defesa direito tem Cedric (ainda), M.Lopes (infelizmente), Esgaio e o Riquicho na sub-20.
Para central temos P.Oliveira, Ewerton, Tobias e o Domingos Duarte na sub-20, e já nem conto com Sarr ou Rabia.
Isto é, ou vendemos/emprestamos alguém, ou deixamos de apostar na formação, para ir depois buscar alguém de fora

LDP disse...

Eu acho que o Jesus devia ir buscar o Witsel e o Matique.

Se o William Carvalho valia por dois Witseis e depois também por dois Matiques, jogando num 4x3x3 com esse hipotético meio campo seria como jogar num 4x7x3. O que seria meio caminho andado para o Marquês e no dia a seguir ir saltar para a cambra municipal gritando impropérios anti-lampiónicos.