quinta-feira, junho 4

Jorge Jesus no Sporting

Apesar de muitos não "acarditarem", todo este tabu em torno de JJ e Marco Silva apontava para um cenário deste género. No fundo, só mesmo com esta carta na manga é que Bruno de Carvalho poderia suportar a pressão dos adeptos para a continuidade de Marco Silva.
Os números envolvidos são assustadores, ainda que em grande parte suportados por investidores. Mas um esforço financeiro desta envergadura terá necessariamente de se prolongar para o reforço do plantel. Ainda assim, não seria de estranhar que Jesus apostasse agora muito mais na formação do que no Benfica. A suposta alergia de Jesus aos jovens no Benfica era sobretudo um caso de falta de matéria prima de qualidade nesse departamento. Jesus não gostava quando lhe diziam: "Põe o Sancidino" ou "Este Romário Baldé é qualquer coisa".
Além de ser um sportinguista doente, Jesus lamentava-se bastante de uma situação que também ajudou a este desfecho. Diz ele que, e passo a citar: "Desde que cheguei ao Benfica, desaprendi de falar!"


38 comentários:

Pedro disse...

Agora os dinheiros de Angola já são bons. :)

JJ no scp. Tão bom. Para ele é excelente pq não terá pressão para ganhar. Terá sempre a desculpa que está a começar, que não tem as condições dos outros, etc.

Tem sido delicioso ver as cambalhotas que alguns estão a dar. É tão giro isto das redes sociais.
:)

Peyroteo disse...

Pois não sabia que tinha sido um grande alvoroço no final de tarde/noite de ontem. Mas andava tudo desatento?!

Mike Portugal disse...

Não seria a minha 1ª escolha como treinador, pois não gosto da personalidade dele como pessoa. No entanto, é bom treinador e poderá dar competitividade à equipa do SCP na próxima época.

Ace-XXI disse...

A questão é que poucos davam credibilidade as notícias que recordo já tem quase 15 dias...

Jorge Jesus é de longe o melhor treinador do nosso campeonato estou curioso para perceber se é o SCP que se vai adaptar a filosofia de JJ ou o oposto.

BDC já tinha dito que acreditava que Benfica e Porto iam desinvestir imenso esta época acredito que está a dar o tudo por tudo para conseguir chegar ao título nestes 3 anos.

Sobre MS a sua saída era mais que evidente, estranho foi nao ter ido em dezembro.

Pedro disse...

O facebook esteve ao rubro ontem a partir das 18H. LOL

Realmente não se percebe o espanto. Não renovando era a opção mais óbvia.

Peyroteo disse...

E é um grande desafio para Jesus. O que poderia ele ganhar mais no Benfica?

Mr. Shankly disse...

" era sobretudo um caso de falta de matéria prima de qualidade nesse departamento"

Nunca lhe falaram em Sancidino ou Romário, mas em Bernardo Silva, Gonçalo Guedes e Cancelo não viu nada? A verdade é que não era falta de matéria-prima, mas sim qualidade e experiência em jogadores que não vinham da formação.

Se o SCP investir como se espera, achas que o JJ vai deixar os craques de fora para meter o Wallyson, o Gauld ou o Iuri? Think again.

Em relação à mudança propriamente dita, é excelente para o SCP, veremos a que custo. Mas o SC torna-se desde já candidato ao título e dá um soco no estômago ao rival. O último de que me lembro com esta magnitude acabou com nove golos numa tarde chuvosa de Abril.

Peyroteo disse...

Eu sei que exagerei :) Também não tenho certezas de nada. Tudo o que se poderia imaginar do plantel do Sporting para a próxima época fica agora sem efeito. Esta situação altera tudo, pois deverá levar a uma mudança de política desportiva também.

Vamos ver, ainda não sabemos bem com que Jesus poderá contar. Mas Wallyson é o tipo de jogador que Jesus poderá potenciar, por exemplo.

Mr. Shankly disse...

E o Capel também, para o ano é defesa-esquerdo :)

Peyroteo disse...

O Capel vai ser defesa-esquerdo mas noutro clube qualquer. Penso que ele até já se despediu...

Pedro disse...

"dá um soco no estômago ao rival"

Só se for ao fcp...

Mr. Shankly disse...

A sério, Pedro? A movimentação no facebook que referes não te mostra o contrário?

Mesmo dando de barato que não há custos desportivos (e é óbvio que há), a ligação de JJ ao Benfica era já muito forte. Para mim foi um soco no estômago e parece-me óbvio que não sou o único a pensar assim. Basta ler as caixas de comentários da blogoesfera.

Pedro disse...

Estás a falar no pensamento dos benfiquistas...ok. Na realidade não é soco algum.

Pedro disse...

soco no estomago é o zunzun do Maxi...isso sim.

Peyroteo disse...

Valha a verdade, o Pedro nunca foi fã do Jorge Jesus. Ainda que não faça qualquer sentido, uma vez que Jorge Jesus levou o Benfica para patamares que, lá para 2009, já pareciam impossíveis. Teve bons jogadores? Sim, teve. Mas também aproveitou muitos que custaram muito dinheiro e não rendiam, como Cardozo, Di Maria ou Fábio Coentrão. Ou seja, não haja dúvidas que ele sabe tirar partido das qualidades dos jogadores.
Seja qual for o sucessor dele, vai ter dificuldades...

Pedro disse...

Cardozo não rendia??? Di Maria não rendia?
O único que concedo é o Coentrão mas até esse foi mais necessidade do que golpe de génio.

Eu não fui fã da idolatração que faziam a JJ (muito no sentido que tu tb estás a dar). Vi-lhe erros absolutamente inaceitáveis para um treinador dito de elite. Esses erros que, ao longo destes 5 anos, foram muito poucos os defensores dele que tiveram a coragem de os abordar. JJ não é um mau treinador, mas está longe, muito longe, de ser o bom treinador que a maioria defende.

Só quero que o próximo tenha, no mínimo, condições iguais.

Peyroteo disse...

Cardozo rendia mas menos do que quando Jesus chegou ao Benfica. Só na primeira época de Jesus marcou tanto como nos dois anos anteriores.
Penso que não seja uma questão de idolatria. É mais uma questão de resultados. Analisas os resultados de JJ como se ele tivesse entrado no Benfica em 1994, esquecendo que entre esse ano e 2009, o Benfica ganhou muito pouco...

Pedro disse...

Eu analiso os resultados dos seis anos em que esteve no SLB e nas condições que teve. E, acima de tudo, analiso os pqs do fracasso que apresentou.

Nenhum treinador em Portugal teve o que JJ teve no SLB e não consigo, como a maioria, ignorar isso na análise que faço ao seu trabalho.

LDP disse...

"No fundo, só mesmo com esta carta na manga é que Bruno de Carvalho poderia suportar a pressão dos adeptos para a continuidade de Marco Silva." - não percebi. a continuidade de marco silva só seria suportável se JJ fosse contratado? Não percebi, mesmo.

"Mas um esforço financeiro desta envergadura terá necessariamente de se prolongar para o reforço do plantel." - Já alguém imaginou se a história da doyen acaba cocm a uefa a impedir o sporting de inscrever jogadores, como o Barça e o PSG? Lá terá o JJ de agarrar-se aos Sancidinos desta vida...

"no Benfica era sobretudo um caso de falta de matéria prima de qualidade nesse departamento." - isto é, no mínimo, estúpido.

"O que poderia ele ganhar mais no Benfica?" - um tri campeonato, ou uma taça uefa...não, das taças...ou das cidades com feira ou o caralho.

Peyroteo, estás ainda bêbado pela conquista da taça ou andas a dar uma de J.?

Peyroteo disse...

Denoto aí algum natural azedume mas vou responder na mesma.
Bruno de carvalho só poderia avançar para a saída de Marco Silva, indo contra a maioria dos adeptos, se tivesse uma solução indiscutivelmente melhor. Foi o que quis dizer nesse primeiro parágrafo.
Jesus já ganhou tudo no Benfica a nível nacional. A nível internacional esteve perto mas se as perspectivas são de diminuir orçamentos, dificilmente chegará a finais num futuro próximo.

Bêbados é especialidade dos benfiquistas.:)

LDP disse...

Azedume, sim admito. Por ver que acordaste com uma aura de cagança que, afinal, pouco te distingue de outros...

No primeiro parágrafo pouco me interessa o que quiseste dizer, porque o que realmente disseste foi diferente. Logo, não comentei a tua intenção, mas a tua acção. Simples.

E sendo assim não percebo porque é que o Ferguson, o Guy Roux, o Klopp ou o Wenger estiveram, ou estão, há tantos anos no mesmo clube. Um gajo ganha uma ou duas vezes a mesma coisa e já pode ir embora descansado. É isso?

LDP disse...

"Bêbados é especialidade dos benfiquistas."

Também podes tentar explicar isto, mas aposto que mais uma vez quiseste foi dizer outra coisa...

Mike Portugal disse...

LDP,

Ele deve estar a referir-se aos problemas de alcool conhecidos de algumas personalidades benfiquistas.

Olhem benfiquistas, se querem vingar-se do SCP vão rapidamente buscar o Vitor Pereira que acabou de rescindir com os Gregos onde foi campeão. Esse sim, um bom treinador, ao contrário do Rui Vitória. Sempre disse desde Janeiro que gostaria de ver Vitor Pereira no SCP, mas como vem o JJ, vocês deveriam ir rapidamente buscá-lo.

Pedro disse...

E a alegria na cara de Marco Silva ontem em contraste com a cara de enterro quando assinou?
Priceless!!!
:)

(PS: que merda de captcha é esta de ter que seleccionar fotos para publicar o comentário?!?!?)

Mr. Shankly disse...

"Ele deve estar a referir-se aos problemas de alcool conhecidos de algumas personalidades benfiquistas."

Dias da Cunha é benfiquista? Eduardo Barroso? O outro totó de um dos programas de paineleiros que parece que vai cair para o lado a qualquer momento?

Pedro disse...

Esses bebem whisky pá...os lampiões bebem vinho e cerveja. São bebados diferentes.
:)

Mike Portugal disse...

Mr. Shankly,

Comenta o que é realmente importante, esquece lá isso dos bêbados.
Vitor Pereira !!!!

Pedro disse...

Vítor Pereira seria muito interessante. Não sei se é tão bom como pintam mas sei que varreu sem dó nem piedade JJ. Se fosse para o SLB o catedrático borrava-se todo.
Teria muitos anti corpos na Luz mas nada que a conquista da Supertaça não resolvesse na hora.

Por mim, aceitava.

Peyroteo disse...

O Benfica sempre foi conhecido como um clube de taberneiros. Olhem que já estive no Colombo em dia de jogos do Benfica e sei do que falo...Mas agora não se pode brincar?!
O que escrevi no primeiro parágrafo acho que está claro. "Suportar a pressão dos adeptos para a continuidade de Marco Silva" ou "justificar a não continuidade de Marco Silva". Ia dar ao mesmo.

Aura de cagança? Tirando a parte humorística, não vejo onde está essa cagança. O que disse senão o óbvio? Vejamos:

- Apesar de muitos não acreditarem, as movimentações dos últimos dias apontavam para JJ no Sporting.

- Os números envolvidos são assustadores.

- O Benfica não é forte na formação.

Repito, é o óbvio...

Peyroteo disse...

Vítor Pereira é um bom treinador, seria uma boa opção para o Benfica. Felizmente, Leonardo Jardim não está disponível. Era o melhor para vocês...

Pedro disse...

O SLB é fortíssimo na formação. JJ é que não lhe ligava.

Pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Peyroteo disse...

Isso está por provar. Talvez no futuro mas para já ainda não é visível. Olhamos para o campeonato português e o que vemos? quase metade é estrangeiros, o resto são jogadores formados no Sporting (a maioria) e também bastantes do Porto.

LDP disse...

Ainda não consigo descortinar onde é que "a pressão dos adeptos para a continuidade de Marco Silva" é igual a contratar JJ. "Continuidade" no meu dicionário tem um significado muito fácil de perceber.

Somos alguns milhões de adeptos pá. Algum há de ser abstémio.

Movimentações...eu também já vi o Rijkaard ser apresentado em alvalade.

O Benfica não é forte na formação, por isso vende barretes imberbes por 15 milhões.
Só estrangeiros em Portugal actualmente, de facto. Andavam clubes a formar Figos e Ronaldos aí há uns anos com o União da Madeira a jogar com 10 brasileiros e 4 ou 5 croatas no banco. Inaceitável.

Peyroteo disse...

Mas os adeptos não queriam a continuidade de Marco Silva? Não havia uma grande pressão dos adeptos para manter Marco Silva? Uma vez que era certo que Bruno de Carvalho pretendia dispensá-lo, a única saída para Bruno de Carvalho era arranjar alguém inequivocamente superior, cuja mudança ninguém pudesse contestar.
No meio desta história toda quem sai mais valorizado é Marco Silva. Nunca nenhum treinador foi alvo de tantas acções de solidariedade. Por esta altura deve haver petições para assinar por clubes de todo o mundo.
Atenção que não concordo minimamente com a forma como o processo decorreu em relação a Marco Silva.

LDP disse...

Não sei se sai mais valorizado. Um gajo que vai para o banco de suplentes sem o fato oficial só pode ser bêbado. Oh, wait...

Mr. Shankly disse...

"Somos alguns milhões de adeptos pá. Algum há de ser abstémio."

Eu não sou :)

"No meio desta história toda quem sai mais valorizado é Marco Silva."

Como assim? Como é que um gajo despedido por justa causa pode sair valorizado? Ninguém lhe pega porque toda a gente sabe que ele não vai vestir o fato oficial. Por outro lado, não vai para as conferências de imprensa dizer o que pensa, o que é gravíssimo. Por alguma razão o Vitor Pereira não foi considerado. "Ai sepique da tru!"

Peyroteo disse...

Lá está, aos poucos o LDP vai percebendo a lógica das coisas :)