segunda-feira, maio 21

Prémios para todos

Ainda o termo da procissão está fresco e já estou com ideias subversivas. Daquelas que prometem pôr toda a gente a discutir com argumentos sustentados e civilizados. De uma iniciativa que estendo aos meus companheiros de blog, esperando que se sintam estimulados – salvo seja – com a proposta, poderia mesmo nascer uma tradição no Sector.

Sugiro que se proceda a uma eleição dos elementos que mais se destacaram nesta edição do Campeonato, divididos por diversas categorias. A saber:

Primeiro Onze
Segundo Onze
MVP
Melhor Defesa
Melhor Médio
Melhor Avançado
Treinadores em Alta
Treinadores em Baixa

Desde já avanço com as minhas escolhas, que necessitam alguns esclarecimentos. Será sempre difícil optar entre atletas que se destacaram de forma semelhante, sem preterir aqueles que, apesar da qualidade insuspeita, não puderam actuar com a regularidade necessária. A título de exemplo, refiro o caso de Anderson, do FC Porto: não o poderia escolher como melhor médio, mas também seria difícil deixá-lo de fora do onze ideal. A constituição da equipa também está dependente do desenho táctico, razão pela qual se torna necessário escolher um padrão uniformizado: a escolha deverá ser entre o 4-4-2 e o 4-4-3. Para já, por via das dúvidas, ficam as minhas escolhas para ambas as hipóteses:

Melhor Onze (4-4-2): Ricardo; Bosingwa, Pepe, Polga e Leo; Katsouranis, João Moutinho, Quaresma e Simão; Liedson e Miccoli.
(4-3-3): Ricardo; Bosingwa, Pepe, Polga e Leo; Katsouranis, João Moutinho e Anderson; Quaresma, Simão e Liedson.

Segundo Onze (4-4-2): Helton; Abel, Tonel, Luisão e Tello; Miguel Veloso, Petit, Anderson e Zé Pedro; Dady e Adriano.
(4-3-3): Helton; Abel, Tonel, Luisão e Tello; Miguel Veloso, Petit e Zé Pedro; Dady, Miccoli e Adriano.

Menções honrosas: Bruno Alves, Paulo Assunção e Raul Meireles (FCP); Nani (SCP); Quim e Rui Costa (SLB); Luís Filipe, Paulo Jorge, Vandinho e Zé Carlos (Braga); Amaral, Rodrigo Alvim e Ruben Amorim (Belenenses); Luíz Carlos e Antunes (Paços de Ferreira); Alonso (Nacional); Kazmierczak, Zé Manel e Linz (Boavista); Filipe Teixeira (Académica); Amuneke (Setúbal)

MVP: Ricardo Quaresma (FCP)

Melhor Defesa: Anderson Polga (SCP)

Melhor Médio: João Moutinho (SCP)

Melhor Avançado: Liedson (SCP)

PS – A discrepância entre estas três escolhas e a classificação do Campeonato existe após uma observação empírica, corroborada depois com a análise das estatísticas, que a comprovam. A diferença entre o FC Porto e Sporting não esteve no desempenho dos melhores – por razões diversas, elementos como Lucho Gonzalez ou Anderson não ofereceram um rendimento constante e condizente com a sua qualidade. Pelo contrário, foi a maior profundidade do plantel e a maior experiência/qualidade das “segundas opções” que marcou a superioridade azul e branca, quer sobre o Sporting, quer sobre o Benfica.

Treinadores em Alta: Paulo Bento, Jorge Jesus, Daúto Faquirá, Jesualdo Ferreira, Jorge Costa e José Mota.

Treinadores em Baixa: Fernando Santos, Manuel Machado, Rogério Gonçalves e Carlos Carvalhal.

Sem comentários: