segunda-feira, novembro 22

Margem mínima

Apesar da vitória, foi das piores exibições do Sporting na presente temporada. Paulo Sérgio fez regressar Liedson e Djaló, posicionando este último na direita e Valdés na esquerda. Apesar de algumas boas iniciativas iniciais do chileno, o Sporting foi pouco mais que inofensivo para a baliza de Cássio e só André Santos (o melhor em campo), num remate de longe, criou perigo.
O golo acabou por surgir nos descontos da 1ª parte, num desequilíbrio de Djaló que, apesar dos defeitos, pode sempre decidir um jogo com a sua velocidade.
A vantagem deveria ter um efeito positivo para a 2ª parte mas aconteceu exactamente o contrário. O Paços equilibrou o jogo (Maykon foi importante nesse aspecto) e quase obrigou a um prolongamento que não escandalizaria.
Sinceramente, esperava um pouco mais deste jogo. Apesar de ser uma equipa pouco segura, o Sporting tem conseguido apresentar períodos de bom futebol em quase todos os jogos. Hoje esteve longe disso. Contra o Porto terá de ser necessariamente diferente.

16 comentários:

J. disse...

Os dois próximos jogos são importantíssimos para o futuro de Paulo Sérgio.
Eu não ando muito convencido, já desde o jogo de Guimarães.Mas se conseguirmos ganhar ao Porto e ao primeiro classificado francês em casa, independentemente das exibições, acho que ninguém deverá criticar o treinador do Sporting.

O André Santos só me anda a dar razão.Neste momento no meio campo, é ele e mais um.

Miguel disse...

João, e o Djaló tirou-te razão ao ultimo post que fizeste sobre ele :)

Se bem que neste jogo ninguém esteve bem. De positivo só mesmo os minutos dados a Liedson e pedro Mendes, importantes para estes 2 pilares da equipa recuperarem a forma.

Estou curioso para ver a equipa que vai jogar contra o Porto, em concreto:

1) Vuk ou Djaló? Aposto em Vuk.

2) Maniche com André Santos ou com Pedro Mendes? Aposto em Pedro Mendes.

3) Liedson ou Abel (jogando J. Pereira a médio e Valdés no meio)? Aqui não arrisco... a equipa parece jogar melhor em 4-2-3-1 e o regresso do Levezinho implica o 4-4-2. Da minha parte, ainda assim, prefiro que Liedson jogue.

@oel@ disse...

Jogo muito mau e foi mau por culpa de PSergio, a equipa andava a presentar um futebol melhor e o nosso treinador lembrou se de mudar tudo novamente, e os resultado ficaram a vista!
Espero que contra o porto não invente muito.

J. disse...

Poder ser que o Colónia ou Everton peguem no gajo...5 milhões já era bom negócio! :-)

J. disse...

E para Paulo Sérgio agora é complicado.
Porque com Liedson apto, e Postiga em boa forma e a atrás Vuk e Valdés a jogar bem o único sistema em que a equipa poderá jogar será num 4-4-2 com Valdés na esquerda!!!

jvl disse...

Não vi o jogo mas li por toda a blogsofera leonina que foi do pior que já se viu.

Djaló que não fez nada de jeito até ao golo, acaba por decidi-lo. Que o levem é o que desejo.

Espero que contra o fcp jogue o André Santos - apesar de ter quase a certeza que será Pedro Mendes e Maniche - e que voltemos à fórmula de Coimbra.
O Liedson neste momento não justifica a titularidade.

jmbb disse...

Pouco importa quem joga com o Porto.
Se for para usar a mesma táctica, em que joga com dois médios incapazes de levar o jogo até aos alas e aos avançados.
Com dois alas tão abertos nas linhas que estão sempre em inferioridade númerica.
Jogar com dois avançados que não fazem uma única combinação durante o jogo.
Mais um lateral esquerdo que só sabe correr para frente, sem critério, deixando autênticas avenidas atrás dele.
Um lateral direito que passa o tempo todo a fazer fintas e mais fintas.
Uma equipa em que cada um joga por si, uma equipa que não sabe pressionar.
O cenário é negro e não é só para o jogo contra o Porto.

J. disse...

Eu acho que era mudar a equipa toda JMBB, não temos niguém que preste.

Aposto contra o Porto um Meio Campo com A.Santos, P.Mendes e Maniche. Lá na frente Postiga, Liedson e Valdes.

jmbb disse...

Não é uma questão de jogadores.
Mas sim da forma como a equipa se apresenta em campo.
A sensação que me fica é que esta equipa é ainda mais fraca que a do ano passado.
O Evaldo não se tem revelado a mais valia que todos esperavamos.
O valdés tem qualidades, mas já vimos que o treinador insite em encostá-lo a esquerdo onde rende menos.
Um Maniche de baixa rotação (joga 60mn e acaba) e um André Santos muito esforçado, mas pouco empreendor, não chegam para colmatar as saídas do Moutinho nem do Veloso.
Eu costumo ter esperança mas é quando vejo que há motivos para isso.

LMGM disse...

Jmbb, "O Evaldo não se tem revelado a mais valia que todos esperavamos."

Perfeitamente de acordo. Está com aquela atitude de quem não tem concorrência, pode fazer o que lhe apetecer (normalmente asneira) que nunca perde o lugar.

J. disse...

Andam com saudades do Grimi ou do Caneira.

Peyroteo disse...

Não acho que o Evaldo esteja a desiludir. Faz o seu trabalho, que é muito superior ao que faziam os seus antecessores no lugar. Obviamente que não tem a qualidade técnica do Rui Jorge ou do Tello, mas dá conta do recado e defende melhor. De laterais estamos bem servidos.

Pedro Morgado disse...

Eh pessoal. Acho que o Paulo Sérgio faz bem em utilizar este tipo de jogos para "dar minutos" e fazer experiências tácticas. Não tem muitas oportunidades como esta.
Pior esteve na gestão do plantel em plena Liga Europa quando podia ter resolvido a questão e ficava com 2 jogos para rodar o plantel.
Agora uma coisa é certa. A exibição foi das piores desta época...mas ganhámos!

Nota: quando o André Santos se soltar mais, vai ser um caso sério.

jmbb disse...

Não tenho a ideia que o Evaldo defenda bem, bem pelo contrário.
Eu não o conhecia bem antes de vir para o Sporting, vi muito entusiasmo com a sua contração, mas passado estes meses não comprendo o porquê de tanto entusiasmo.

LMGM disse...

João e Peyroteo, não tenho saudades nenhumas e não critico ninguém por ter avançado para a sua contratação, eu faria o mesmo.

Agora que estava a contar com um rendimento superior, estava, nomeadamente no capitulo defensivo, ou explicando melhor, contava que Evaldo fosse um jogador que oferece-se mais equilibrios à equipa o que não se tem verificado. Faz muito mais roturas em cavalgadas pelo seu flanco, o pior como referiu o jmbb é que deixa vulnerável o seu corredor.

Peyroteo disse...

Isso também faz o João Pereira e a defender é bem mais comprometedor. Mas não é por isso que deixa de ser um bom lateral. É difícil aparecer um lateral que defenda e ataca com a mesma eficácia.
O ano passado tínhamos um lateral direito (Abel) que era medíocre nos dois capítulos e um lateral esquerdo (Grimi) que é, simplesmente, o pior jogador que alguma vez representou o Sporting e que inviabilizava qualquer jogada pelo lado esquerdo, o que não acontece agora com o Evaldo.