quarta-feira, novembro 10

Memória Curta (a de alguns benfiquistas)

Boas a todos. Aceitando o convite do João, passei a reforçar a ala Benfiquista do Sector B32 . Conheço o blog há varios anos (antes mesmo de conhecer o João) e é dos poucos não exclusivamente benfiquistas que leio, devido à qualidade dos seus escribas (isto sou eu a dar graxa aos companheiros de blog que não me conhecem de lado nenhum).

Passando ao que interessa (o Glorioso): quem tem acompanhado a blogosfera nos ultimos dias tem-se deparado com imensos textos a dizer que LFV é incompetente, que Jorge Jesus devia ser despedido e que Rui Costa devia “dar um murro na mesa” e demitir-se ou exigir mais poder. Isto para além do plantel ser péssimo, etc.

Eu percebo que exista frustração pelo resultado de domingo contra o FCP, tanto pelo volume de golos como pelo “adeus” à revalidação do título (no futebol não há impossiveis, mas o título neste momento é uma miragem). O que não percebo é que se ponha tudo em causa, quando no ano passado fizemos a melhor época de que me lembro com uma quantidade de golos em todas as competições só comparável com algumas épocas dos anos 60 e talvez uma das épocas do Erikson nos anos 80.

Indo por partes:

O plantel é praticamente igual ao do ano passado, pois apenas sairam 3 jogadores (Di Maria, Ramires e Quim). Tudo bem que talvez os seus substitutos não tenham sido as melhores opções, mas o plantel é garantidamente suficiente para consumo interno (a não ser que considerem que o Vitória de Guimarães ou a Académica têm um plantel melhor).

O treinador, continua a ser o mesmo Jesus de sempre. Muita gente diz que agora que ganhou o campeonato tem o “rei na barriga” e tornou-se arrogante. Isto apesar de ele ser arrogante pelo menos desde que treina o Felgueiras e ainda não tinha ganho nada na altura. A forte personalidade que todos elogiavam no ano passado, agora já é alvo de criticas. Tácticamente continua a ser bom, mas comete erros, como toda a gente. Sou dos que torceram o nariz quando vi que o David Luiz ia jogar a defesa esquerdo, mas não é por isso que acho que o Jorge Jesus deixou de ser um excelente treinador, a não ser que tenha desaprendido de um ano para o outro. Não se esqueçam que este homem valorizou imenso o passe de vários jogadores (por exemplo o Fábio Coentrão valia uma grade de minis e agora vale 30 Milhões).

O presidente
Muito longe de ser perfeito, tem várias opções e atitudes das quais discordo profundamente, é ainda assim a melhor opção disponível para ser presidente do Benfica. Pelo menos nas ultimas eleições não vi ninguém credível a aparecer. O que não significa que não possa ser questionado pontualmente (por exemplo por esta viagem absurda a Angola).

O Maestro
Uma das razões apontadas para a má época do Benfica é a pouca influência que Rui Costa tem. Eu sinceramente não estou por dentro do clube e não sei o que se passa, mas não vejo diferenças entre o ano passado e este ano.

Adeptos
Não tenho dúvida que os adeptos que encheram os estádios pelo país fora para apoiar o Glorioso na época passada foram importantes para o título. Os momentos que me davam grande satisfação era quando sofriamos um golo que nos punha em desvantagem, ou que empatava o resultado e imediatamente todo o estádio começava a puxar pelo Benfica.

O que tem de acontecer esta época é exactamente o mesmo. Por estarmos menos fortes e a jogar pior é que a equipa precisa ainda mais do apoio do público. Se as coisas estiverem a correr mal no teu trabalho o que preferes, que te ignorem, que berrem contigo ou que te digam que estão contigo e sabem que podes fazer melhor? Esqueçam o Di Maria e o Ramires, são bons mas nenhum deles é melhor do que o Eusébio e o Benfica foi campeão europeu sem o King. Tu que te dizes do Benfica (isto sou eu a imaginar um benfiquista desanimado à minha frente), é só para ir ao Marquês quando se ganha ou é em todas as alturas? Vamos ao estádio, vamos apoiar o clube, porque como disse muito bem o mister ainda há títulos por conquistar esta época: Taça da Liga, Taça de Portugal e Champions League (sou como o Ricardo Araujo Pereira que uma vez disse que mesmo estando o Benfica na Taça UEFA achava que era possivel ganhar a Champions) e o 2ª lugar no campeonato é muito importante por causa do dinheiro da champions e da valorização que dá aos jogadores.

No fundo o que queria dizer com este post é:
CARREGA BENFICA
!

30 comentários:

J. disse...

Pois seja bem vindo!!!
Tive que pensar duas vezes antes de mandar o convite. Mais um lampião aqui no Sector, além do mais com este discurso á Mágicos SLB, do "carrega Benfica" ou falar em "Glorioso" quando se fala do Benfica, ou outras como King ou Mister como nome próprio.
:-)
Tirando os termos, creio que o que dizes sobre o Benfica faz muito sentido.
Não podem ser dois jogadores e um mau inicio de época, a por tudo em causa sobre aquilo que bem se fez no ano passado.

Peyroteo disse...

Para falar do Benfica já tínhamos cá o J.!! :)
Bem-vindo mas esses "Carrega qq coisa" são escusados :)

LMGM disse...

Olha um elemento novo para malhar!!! Tens de pedalar muito porque os dois que o Sector vendeu eram do pior que pode existir.

No fundo é um mau post, não tem erros, tem pontuação, não fala de vinho e de courato. Humm, João tens a certeza que ele é Rosinha?

Vá, já chega de provocações, ajuda lá o Jorge como se fosses o King (as saudades que eu tenho de ver o King na defesa do Benfica), ou o Sidnei...

Iniesta de Mundet disse...

Obrigado João e Peyroteo

Já começa a censura :) Eu tinha perguntado qual era a linha editorial a respeitar e vou tomar a liberdade de transcrever o essencial da resposta do João: "epá, basicamente podes escrever o que quiseres."(...)"Tenta só manter o nivel".

Como o texto era um bocado grande convinha usar diferentes formas de me referir ao mesmo, para que as palavras não se repetissem muito.

O "carrega qq coisa" impunha-se pelo resultado de domingo, não vai fazer parte da minha assinatura dos textos ;)

J. disse...

Ainda bem!!!
Carrega Benfica faz lembrar um mote politico de uma qualquer candidatura á freguesia local.Percebo de onde vem o gosto pela frase.Muito á "vinho&courato".Mas ainda assim...

J. disse...

Também disse: "quando é que vais postar?Manda para mim primeiro, para eu aprovar.:-)"
Mas já não fui a tempo.

Iniesta de Mundet disse...

LMGM

Do mesmo modo que a maioria dos sportinguistas (repara que não respondi a provocação do "rosinha") não são de cascais, usam sapatos vela e têm 4 apelidos (sendo que pelo menos um deles tem uma consoante dupla), nem todos os benfiquistas gostam de courato. :)

João antes de pedires o post para "aprovar" tinhas dado "luz verde" para postar :)

J. disse...

Não percebeste claramente a piada na "Luz Verde" para postar.
:-)

Iniesta de Mundet disse...

Sempre tive dificuldades em perceber tudo o que tivesse a ver com o "verde".

jvl disse...

Iniesta,

Antes de mais bem-vindo. E pronto será a última vez que haverá qualquer tipo de cortesia entre nós. :D

Compreendo perfeitamente o teu post e também acho que não é apenas a falta de 2 jogadores que explica a diferença entre temporadas.
Quanto ao fim do teu post, atenção que há quem ache que o 2º lugar não vale nada. :P

Agora a sério, o objectivo de qualquer um dos grandes será sempre o 1º mas não se pode menosprezar a importância que a ida à LC tem.

Força no courato!

Pedro disse...

Bem vindo ao blog.

Não se arranja melhor q Vieira? Acho, sinceramente, q deve ser o problema do GLORIOSO mais fácil de resolver...

Jesus não desaprendeu nem sequer ponho em causa o seu lugar mas que algo se passou lá isso é verdade. Algo se passou pq a relação Jesus/jogadores não é a mesma, Jesus está apático e os jogadores sem garra do ano passado. E erros destes já é a segunda vez q os comete com resultados bastante idênticos...mas o q mais me incomodou foram as declarações pós jogo.

Mas o importante agora é o jogo contra a Naval. Estádio cheio era lindo. Juntos com o KING e o MAESTRO, todos juntos a apoiar o GLORIOSO. Seria lindo!!!

:):):)

LMGM disse...

Epá, o King na defesa e o Vitorino de Almeida a distribuir jogo é que era.

Jorge Borges disse...

Benvindo Iniesta. Finalmente alguém para me ajudar a lidar com estes tipos :)

Quanto ao courato, até acho a provocação elogiosa. É sinal que somos um clube do povo e não de elites! ;)

Quanto ao momento actual do Benfica, e à estupidez de ter passado pela cabeça de alguém que o problema está no treinador, só tenho a dizer isto:
Se Mourinho, Jesualdo, Toni, Camacho, Trapatonni, Koeman, Fernando Santos, Quique e jesus não servem para o Benfica, quem servirá?
E no meio disto tudo quem é o d(en)ominador, comum?
Esse mesmo LUIS FILIPE VIEIRA. O homem que está sempre pronto para colher os louros do sucesso com a mesma rapidez que se exclui do insucesso.
Mais, quando aparecer alguém que tente colocar a sua figura para 2º plano, há que arranjar maneira de fazer desaparecer. Foi assim com, por exemplo, com Mário Dias, com José Veiga, com Rui Costa (este só lá está porque serve de escudo para os adeptos) e agora Jesus.
Consta à boca pequena que o treinador não teve os jogadores que pediu, e inclusivamente alguns dos nomes em cima da mesa eram bem menos onerosos que algumas contratações da responsabilidade exclusiva do presidente. Isto vale o que vale...

Esta é a minha (e não só) teoria.

jvl disse...

"Epá, o King na defesa e o Vitorino de Almeida a distribuir jogo é que era."

LOLOLOLOL

Iniesta de Mundet disse...

jvl

Obrigado pelas boas vindas (e pronto, a partir daqui qualquer comentário vai ser acompanhado de insultos:)

O 2º lugar vale bastante mais do que o 3º é verdade, mas não troco um 1º lugar por três 2ºs (acho que esta era a tese do Rui Oliveira e Costa).

LMGM e jvl
Já começo a fartar-me das piadas do King, não tarda vou editar o post e mudar para "pantera negra" para não haver confusões. Já tinha apagado o central brasileiro da memória e pronto, deixei o flanco aberto, como o Queiroz ao tirar o Paulo Torres no 3-6 :)

Iniesta de Mundet disse...

Pedro
Obrigado pelas boas vindas.

Em relação ao LFV, Se é assim tão fácil de resolver, que apareça alguém credível nas próximas eleições (pois não eram Bruno Carvalho, nem o José Eduardo Moniz que me iriam dar tranquilidade).

Concordo que o Jesus esteja algo apático. Mas eu vejo-o apático quando estamos a perder e quando estamos a ganhar berra como sempre. No ano passado não era comum perdermos, por isso talvez não se tivesse visto essa faceta. Mas isto sou eu a especular.

Quanto à apatia dos jogadores, talvez advenha dos maus resultados do inicio da época, que provocaram alguma falta de confiança, mas só vejo isso no David Luiz e talvez no Maxi.

A relação Jesus/jogadores terá mudado assim tanto em tão pouco tempo? Só ouvi falar dessa teoria esta semana depois da derrota com o Porto. É normal que quando as coisas não correm bem haja menos sorrisos, mais insatisfação, mas daí a mudança de relação? Duvido muito, mas não estou dentro do balneário.

Sim, o estádio cheio (não sei se posso dizer Catedral) era lindo e gostei do apelo que fez o Pedro Ribeiro na Tertulia, mas não tenho grandes ilusões (só se o jogo fosse em Angola).

Pedro disse...

Fala-se desde o início da época por causa da questão dos prémios q já vem dessa altura.

E Vieira dá-te tranquilidade? A mim não dá nenhuma...

Iniesta de Mundet disse...

Boas Jorge

Lidar com sportinguistas é relativamente fácil e até divertido. "Bora" lá.

Quanto ao LFV, ele pode pôr em 2º plano quem quiser dentro da direcção, mas se aparecesse oposição em condições nas eleições não poderia fazer nada. Quanto ao Veiga, foi das maiores tristezas que tive enquanto benfiquista ver esse tipo no clube, pois representa tudo o que eu quero que o Benfica não seja.

Em relação aos treinadores que mencionas: Mourinho servia, mas despediu-se depois de 3 meses no clube, Camacho fez um grande trabalho na primeira passagem (foi também ele que decidiu sair, para o Real Madrid), mas apanhou o porto de Mourinho, já o Trapattoni foi campeão (com sorte, mas foi) e também decidiu sair.

Quanto às contratações para este ano, sim concordo que há muitas que não se percebem, seja pela qualidade seja pelo preço. Mas continuo a defender que o plantel é suficiente para consumo interno.

Iniesta de Mundet disse...

Pedro
Pedro

Se os jogadores estão desmotivados porque ainda não receberam os prémios, então estamos muito mal servidos de jogadores. Há pouco tempo andavam os jogadores do E.Amadora e do V.Setubal quase sem dinheiro para comer e não era por isso que deixavam de dar o litro. Não vejo desmotivação no Fábio Coentrão, por exemplo.

Entre LFV, o Moniz e o Carvalho, prefiro o LFV. Dá-me total tranquilidade...não.

Pedro disse...

"Se os jogadores estão desmotivados porque ainda não receberam os prémios, então estamos muito mal servidos de jogadores."

Concordo em absoluto. É um duplo problema: a direcção falhar em algo tão básico e os jogadores, pagos a peso de ouro, deixarem q isso interfira com a sua aplicação em campo e respeito para com o treinador.

Iniesta, a única diferença relevante entre Vieira e Veiga é q o último percebe de futebol e sabe quais os corredores por onde o sistema gosta de passear.

Miguel disse...

Iniesta, bem vindo! Tens o defeito de ser lamp e de ter tirado o curso numa faculdade menor, mas pronto, a malta é tolerante :)

Bons posts e maus resultados para o teu clube, é o que te desejo.

Carrega Iniesta!

Peyroteo disse...

Eu não acho que a viagem a Angola seja absurda tendo em conta o dinheiro envolvido. É que o Benfica recebe 1,4 milhões de euros por este jogo. É muito dinheiro. Provavelmente não foi possível marcar para uma data melhor.

LMGM disse...

Só um apontamento, lidar com o Oliveira e Costa é fácil, com Sportinguistas é um bocado mais complicado.

mago disse...

Bem-vindo Iniesta, se por norma já gostava de ler os teus comentários tenho a certeza que vou gostar de ler os teus posts aqui pelo Sector.

Espero que o próximo seja já a comentar a vitória contra a Naval :)

Cheers.

Iniesta de Mundet disse...

Pedro
Eu do LFV e do Veiga apenas sei aquilo que é público e a imagem que me passa o Veiga é bem pior do que a do LFV (se calhar sou eu que implico com empresários de futebolistas em geral e isso também não ajuda). Mas não ponho a mão no fogo por nenhum dos dois.

Peyroteo
O dinheiro que o Benfica vai receber é muito, mas não o suficiente para arriscar uma viagem tão grande e desgastante quando há um jogo importante no domingo. O problema maior é que dúvido que o maior beneficiado (financeiramente falando) desta história seja o Benfica. Até porque se andamos a pagar 6 Milhões para emprestar jogadores que aquecem o banco, não são 1,4 Milhões que vão fazer a grande diferença nos resultados financeiros da SAD.

Miguel
Cheira-me a inveja. Tiraste o curso naquele instituto perto de entrecampos ou na faculdade dos betos ali ao pé da Gulbenkian? Mas obrigadinho na mesma :)

LMGM
Não estava a considerar o Rui Oliveira e Costa sportinguista. Considero-o um paspalho simplesmente :)

Mago
Obrigado e que o teu desejo se realize. Toca a encher a Luz (se pudesse ia, mas infelizmente vou estar um bocado longe)

Glorioso11385 disse...

É com agrado que verifico que o Jorge deixou de estar clubisticamente sozinho por aqui. Só espero que tenhas mais nível do que outros benfiquistas que te antecederam (sobretudo aquele que tinha uns números no 'nickname'). Bons 'posts' é o que te desejo. E que sirvam para realçar a imparável caminhada encarnada que vai desenhar-se até final da temporada...

Peyroteo disse...

Um jogo importante?! Com a pior equipa do campeonato, em casa? No meio da competição, era a melhor data para realizar este jogo.

mago disse...

Vou fazer como o autor do post e responder a múltiplos.

Iniesta,
eu vou lá estar e espero que os adeptos não comecem a falhar agora com o apoio à equipa. Se bem que esta época não está a ser a melhor também em termos de público...

Glorioso,
au point. Bons olhos te leiam.

Peyroteo,
se a jornada imediatamente a seguir à deslocação que acabámos de ter ao dragão não é um jogo importante não sei qual será. Além de que tocas no ponto certo: "No meio da competição, era a melhor data...". Não há boas datas para realizar este tipo de jogos a meio da competição.

Iniesta de Mundet disse...

Glorioso

Obrigado, mas dúvido que tenha mais nível do que a malta que tinha nick's com números. Espero postar directamente de Londres num sábado à noite de Maio após uma vitória histórica do Benfica em Wembley.

Peyroteo
Todos os jogos do campeonato são importantes, valem todos 3 pontos. Já vi o Benfica perder pontos com ultimos classificados mais do que uma vez (e quando foi marcado o jogo não sei se era essa a posição da Naval).
Como diz o Mago, não há boas datas para realizar este tipo de jogos a meio da competição.

cincoAzero disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.