segunda-feira, novembro 15

...o Real ontem acabou com 3 trincos e 3 centrais!!!

....e ganhou e foi elogiado por todos!!!
A diferença é que o Real é treindado por Mourinho e o Sporting pelo Paulo Sérgio.
Lá está, lembro-me de uma conversa á tempos aqui no blog onde a mesma politica de rotação era elogiada em Villas Boas e criticada em Paulo Sérgio.
Voltando então ao pensamento inicial deste post. Obviamente ninguém pode ficar satisfeito com a segunda parte do Sporting no jogo contra a Académica, mas depois dos jogos contra o Gent e especialmente contra o Vitória, acho que era essencial ganhar seja como for em Coimbra.
E foi isso que Paulo Sérgio fez.
Com isto não quero dizer que passei a ser um admirador do actual treinador do Sporting, não posso é estar constantemente a criticar, mesmo quando um dia se ganha com um penalty inventado no ultimo minuto ou com uma grande exibição do nosso guarda redes(acusou claramente o toque do Hildebrand,perdeu confiança, tá visto....)

37 comentários:

Pedro Morgado disse...

Dei comigo a pensar nisso no Sábado: "Isto não é uma forma digna de um grande ganhar".
Somos insatisfeitos por natureza.
Destaque para o trio ofensivo. Apesar de desapoiado conseguiu construir várias situações de golo.

Mas o pior dessa noite foi o choradinho do bebé chorão Jorge Costa.
O "Bicho" afirmou que já tem 20 anos de futebol profissional e percebeu que a partir de certa altura não deixaram a Académica jogar. Claro que percebeu! Pois se fez carreira a ganhar campeonatos assim!!

Pedro Morgado disse...

Dei comigo a pensar nisso no Sábado: "Isto não é uma forma digna de um grande ganhar".
Somos insatisfeitos por natureza.
Destaque para o trio ofensivo. Apesar de desapoiado conseguiu construir várias situações de golo.

Mas o pior dessa noite foi o choradinho do bebé chorão Jorge Costa.
O "Bicho" afirmou que já tem 20 anos de futebol profissional e percebeu que a partir de certa altura não deixaram a Académica jogar. Claro que percebeu! Pois se fez carreira a ganhar campeonatos assim!!

Peyroteo disse...

Foi feio mas como a equipa estava psicologicamente, não havia grandes soluções. Demorou foi muito tempo a tirar o Abel. Já chega deste jogador. É muito esforçado mas faz muita asneira.

J. disse...

Há soluções para o lado direito.
Temos um João Gonçalves a amadurecer em Olhão e este Cedric promete...

Miguel disse...

Tem juízo João.

Se o Patrício não faz aquela defesa ou se tivéssemos "azar" naqueles 5 minutos em que estávamos nas cordas, se calhar hoje estávamos a discutir o nome do novo treinador.

Estamos a anos-luz do benfica e do porto, não antevejo nada de bom para o próximo jogo do campeonato...

Miguel disse...

Cédric? J. Gonçalves? Para os próximos anos temos é o João Pereira. A menos que seja vendido...

J. disse...

Ai, esses "se´s" Miguel....se não tivessemos 13 bolas nos postes naqueles jogos onde perdemos pontos, quantos pontos teriamos hoje!?

Neste fds, ganhamos....nao é que resolva alguma coisa, mas pelo menos deveria arrefecer certos animos.
Epá, e espera primeiro perder o próximo jogo do campeonato.
No ano passado tb estavamos na merda e espetamos 3!!!

Leão de Alvalade disse...

J:
Dito dessa forma, e para quem não viu os 2 jogos, dá a ideia que o Real fez os últimos 20m nas cordas como nós. Acontece que o Real fez o golo da vitória quase ao acabar o jogo.

O que fazes é pegar numa mera coincidência - os trincos, os centrais e o resultado final - e descontextualiza-la das diferentes realidades em que ocorreram.

PS: Porque contas as bolas ao poste e não as defesas dos GR por exemplo. É que as defesas do GR significam que, se não exisitssem teria havido golo. Já as bolas ao poste bateram e forma para outro lado...

J. disse...

Leão de Alvalade, infelizmente passamos a ser um pouco o espelho dos principais defeitos do nosso país.
Criticamos tudo, tudo...independemente de haver certas coisas positivas em Alvalade.
E repito, não era suposto por exemplo o Patricio estar numa crise de confiança pela chegada do alemão!?Não era isso que dizias lá no Norte de Alvalade!?
Ou ninguém reconhece hoje o grande momento de Valdés ou a recuperação de Vuk ou Postiga?
Pedimos muito mais do Sporting. Estamos de acordo nisso, mas estou claramente contra criticar o clube quando ganhamos.
Ainda que seja com um golo em fora de jogo no ultimo minuto, depois de termos sido massacrados?

Peyroteo disse...

é criticar por criticar

Leão de Alvalade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Virgílio disse...

Comparar o Pál Sergio com o... o o... o... Mourinho?!!!! Que vai em primeiro...

És um cómico, J.

Criticar por criticar????

Sempre que estivermos a 13 pontos do 1.ºclassificado após cumpridas apenas 11 jornadas, com exibições como esta ultima de Coimbra, com uma segunda parte miserável, irei criticar.

Jogue o SCP com 5 trincos e 5 centrais ou com 10 avançados. SEMPRE! A não ser que, definitivamente, se considere que o SCP apenas tem por objectivo a conquista de um lugarzinho na UEFA... E que cd vez que se ganhe (menos de metade dos jogos!...) seja à rasquinha a td e qlq adversário que nos apareça pela frente no campeonato, fora ou em casa...

Estamos a 13 pontos do primeiro e a 13... do ultimo... Dá que pensar.

J. disse...

As palavras do Leão de Alvalade foram estas:"Não tenho memória de ver uma equipa do Sporting terminar um jogo com 3 centrais e 3 médios defensivos. Se isto é necessário para contrariar a Académica, o que será necessário para bater equipas mais fortes do que os estudantes? No mínimo embaraçoso para um clube grande, como é o nosso."

As do Miguel foram estas "Inaceitável a postura que fez com que o Sporting acabasse o jogo com 3 centrais, 3 trincos e apenas Postiga e Valdés lá na frente a tentar apanhar as bolas aliviadas da defesa. Tivemos sorte e Rui Patrício."

E eu SÓ constatei o facto, de que o milionário Real Madrid para ganhar ao modesto Gijon precisou de acabar o jogo com 3 centrais e 3 trincos tal como nós. E o Casillas ainda salvou nos ultimos minutos.
Não disse mais nada.

Repito, estou contra o facto de criticar o clube quando se ganha.
E vou estar sempre contra.

Leão de Alvalade disse...

J:
Onde digo eu isso sobre o Patricio?

Por acaso o tema do meu post de hoje (redigido ontem) é precisamente fazendo a pergunta:

Está tudo mal no Sporting?

Agora vamos aos factos, não os misturando com o Mourinho ou o Real Madrid:

Se isto é necessário para contrariar a Académica, o que será necessário para bater equipas mais fortes do que os estudantes?

Quantas vezes achas que é possível ganhar desta forma?

Depois de ver jogos como os de Coimbra quantos voltarão a querer ver jogar o Sporting?

Peyroteo disse...

Depois do que aconteceu no jogo com o Guimarães, quando o Miguel Fidalgo marcou logo aos 50 segundos da 2ª parte, era óbvio que íamos sofrer um bocado. Estas situações acontecem muito no futebol. Não foi uma 2ª parte à Sporting mas foi uma 2ª parte como foram muitos jogos inteiros com Paulo Bento. Mas aí já era uma equipa com capacidade de sofrimento e não um conjunto de borrados.

Virgílio disse...

"Repito, estou contra o facto de criticar o clube quando se ganha."

Já eu estou contra o facto de criticar o clube quando joga bem... e qd direção, treinadores e jogadores fizeram TUDO com profissionalismo e competência para o ganhar, mesmo não o conseguindo no final.

SL

Peyroteo disse...

Leão de Alvalade, por essa tua última frase, deduzo que não tenhas visto nenhum jogo do Sporting na era Paulo Bento. Se depois de 5 anos de futebol horrível (tirando a época 2006/2007), os adeptos insistiram em ver os jogos, não é agora, em que se vê futebol de alguma qualidade em grande dos jogos (falta jogar bem os 90 minutos), que vão desistir.

Peyroteo disse...

*em grande parte dos jogos

Virgílio disse...

E sócios / adeptos...

O porto espatou 5 ao benfica e, ainda assim, foi alvo de justas criticas... O comportamento deplorável dos seus adeptos que mancharam uma vitória histórica.

Leão de Alvalade disse...

Peyroteo:
Quando se substituem os argumentos por acusações gratuitas como "criticar por criticar" que discussão queres fomentar?

No entanto, e apesar disso não deixo de te responder.

Olha para as estatísticas das presenças em Alvalade e saberás o que o futebol do últimos anos nos tem custado.

Se o que vem acontecendo estes últimos 2 anos e em particular o PS / Costinha / JEB vêm fazendo não merece, mais do que a critica, a reprovação dos adeptos é que eu acharia estranho.

J. disse...

Vamos lá ver, eu acho que no fundo todos concordamos. Queremos um Sporting mais forte que seja capaz de discutir títulos com Porto e Benfica e que na Europa consiga chegar longe sem rídiculos.
E acho que ninguém consegue estar 100% com Bettencourt, Costinha ou Paulo Sérgio.
Ponto assente!!!

Agora acho que não podemos é estar na constante critica de quem espera de que isto vá tudo ao sitio de um dia para o outro com uma outra direcção, director desportivo ou treinador. Eu não acredito em Sebastianismos.
É com este presidente, director desportivo e treinador que vamos ter que melhorar.
Com isto não quero ser conformista. Acho que neste momento só conseguimos ser melhor clube com vitórias. Mesmo que seja preciso jogar como jogamos em Coimbra.

Relva disse...

subscrevo o post.

J. disse...

E caso não conseguimos vitórias. Espero que se considere primeiro outras opções para o banco.
Paulo Sérgio começa já a não ter espaço para mais erros.
Se Costinha não servir (apesar de considerar que esteve mal no caso Izmailov e na escolha de Paulo Sérgio, teve também decisões positivas como por exemplo o acordo com o Brugge ou a recomendação de jogadores como Valdés), espero que seja o meu presidente a escolher outras possibilidades.
Por fim, se Bettencourt não acertar com a fórmula certa para os triunfos, espero que seja o primeiro a reconhecer a sua incapacidade e a dar possibilidades a outros.

LDP disse...

O facto é que o sporting estava a jogar contra a académica, a 13 pontos do primeiro (e do ultimo), e o Real pretendia apenas manter-se o mais pròximo possivel do Barcelona. Aproxima-se um jogo que pode ser decisivo entre eles. Assim, usar o argumento Mourinho e os tres centrais é gratuito e algo forçado.

Falaram nas bolas nos postes como possivel causa para nao terem mais pontos. Mas e o colinho frente ao Olhanense, Naval e quase quase, Guimaraes? Talvez os 13 pontos para o ultimo fossem menos...

Encarem a vossa realidade, rapazes. E deixem-se de bolas nos postes.

LMGM disse...

Eu já vi defesas centrais a fazerem de avançados e pontas de lança a fazerem de defesas (por acaso este ultimo exemplo com o Mourinho).

A minha pergunta é os 3 trincos e os três centrais estiream a jogar nessas posições?

P.S.- Também estivemos a jogar com 3 defesas laterais...

jmbb disse...

Que eu saiba o objectivo do futebol é marcar golos e não sofrê-los. Para mim o método utlizado para o conseguir é completamente indiferente.
O problema do Sporting nem sequer é ter acabado o jogo não sei com quantos defesas e médios defensivos, mas sim a inconsistência, desta equipa, algumas boas primeiras partes, umas segundas partes terríveis. Umas boas jogadas de ataque, as vezes até algum domínio de jogo. Mas isto tudo misturado com muita insegurança.
O que falta a esta equipa é equilibrio.
O que vi até agora não me entusiasma e penso que poucos Sportinguistas estarão confiantes no futuro.

Peyroteo disse...

O que querem fazer crer agora é que o treinador coloca o Sporting a jogar como se fosse o Arouca ou o Ermesinde, com todos os defesas e trincos disponíveis em campo. Ora, esta segunda parte foi um caso isolado no que tem sido o Sporting desta época, que tem sido claramente mais ofensivo do que nos últimos anos. Eu não fico escandalizado por ver o Sporting a defender um resultado. Aliás, foi por essa visão romântica que perdemos com o Guimarães e as críticas surgiram. Agora surgem pelo oposto.
Mas esta postura defensiva não é o habitual nesta época. Podem acusar o Paulo Sérgio de tudo, menos de ser defensivo. Nem no Paços foi assim.

Peyroteo disse...

Acresce que esta Académica não é um adversário assim tão fraco como atestam os jogos com Benfica, Porto e Guimarães, por exemplo.

LDP disse...

Para finalizar o argumento Real.

Aos 86 min saiu Higuain e entrou Lass.

Aos 88 min saiu Ozil e entrou Arbeloa.

Defender um primeiro lugar na liga espanhola, a 5 minutos do fim, com o aproximar de um jogo com o Barcelona parece-me em tudo inteligente.

Guardar uma vantagem contra a académica, depois do sucedido contra o Guimaraes, também me parece inteligente. Paulo Sérgio pode até ter adiado a sua substituiçao no banco por mais algumas semanas. Foi prudente para consigo e para com o clube que defende. Nao tenho nada contra. Mas insisto que o exemplo e comparaçao com o Real ou Mourinho é forçado.

PS: Ainda dentro do mesmo jogo do Real, uma pergunta. Pouco inocente talvez. Mas jà que quiseram usar este jogo como argumento, peço que o façam de maneira mais complexa: Um jogador do Gijon foi expulso com cartao vermelho directo por uma falta (sobre Ronaldo) igual à de joao pereira/ramires no derby da época passada. No mesmo sitio do terreno - junto à linha a uns bons 12/15 metros da àrea. Os jornais espanhòis sao unanimes na apreciaçao ao àrbitro, dizendo que teve uma decisao correcta.
Lembrando-me das palavras sportinguistas sobre esse lance, querem esmiuçar também isso ou ficamos apenas pelos 3 centrais do Real?

@oel@ disse...

low desert puke

Comenta ai a entrada do Javi Gracia ao 10m no jogo SLB-SCP, sff.

Obrigado

Sobre o post totalmente de acordo.

LDP disse...

tens link, leo? nao encontro.

Pedro disse...

Comenta ai a entrado do luisão sobre o liedson no meio campo. em que patinou metros até o atingir por trás.

LDP disse...

Pedro, essa entrada foi mà sim.

Mas penso que nao percebeste o teor da pergunta. é a decisao do àrbitro que pedi para equipararem, visto que tantos e tantos sportinguistas qualificaram na altura ter sido esse o factor que desequilibrou a partida injustamente para o lado do Benfica. Se o quiserem fazer tudo bem, se nao, podem continuar a dizer somente "comenta là aquela entrada.." ou "entao e aqueloutra sapatada.." numa pouco fundamentada ramificaçao da questao.

Miguel disse...

O Sporting deste ano tem tido alguns momentos bons, mas também alguns momentos horrorosos. Faz lembrar a época do 8 ou 80 do Peseiro. Com a diferença que agora fazemos isso dentro do próprio jogo e com o Peseiro a instabilidade exibicional era jogo a jogo.

Não tenho dúvidas neste momento que, normalmente, o Porto vai a Alvalade e ganha o jogo. O que não invalida, como é óbvio, a hipótese do Sporting fazer um grande jogo e ganhar ao líder. Apenas é menos provável, tendo em conta o que tenho visto.

Concordo com o João numa coisa, são as vitórias que trazem gente ao estádio - mais do que o bom futebol creio - e são as vitórias que acabam com toda e qualquer crise. O que duvido é que este ano tenhamos condições para ficar acima do 3º lugar, tendo em conta o que vi em mais de 35% de campeonato.

LMGM disse...

Miguel, como é que interpretas estas palavras do Villas-Boas:

"É uma vantagem completamente anormal e temos de estar alerta."

Há duas equipas que estão a fazer um campeonato fantástico, FCP e a minha Briosa, de resto acho que ninguém devia rir-se muito... pode ser que lhes caiam os dentes.

Miguel disse...

LMGM, acho que está a lançar uma mensagem de alerta para ninguém relaxar nesta fase. O Paulo Sérgio diz que este jogo é decisivo para o títutlo. Se o Sporting perder é decisivo sim...

Pedro disse...

E comentar as entradas do Miguel Veloso e Moutinho sobre o Kardec?