segunda-feira, maio 23

As imperfeições da perfeição

E acabou! A mais fantástica época de sempre, para os portistas, fica gravada a selo de ouro com uma estrondosa vitória na Final da Taça de Portugal. O jogo, que acabou com 8 golos, comprova o fantástico momento da equipa, que durou... toda a época. E que não se esperem muitas destas pois, afinal, esta regularidade de sonho visita a realidade por raras vezes.

Nem ao mais optimista lembraria. Em 2011, a contagem dos títulos, dos recordes e das vitórias marcantes, já todos a sabem de cór e para além do brilho que conferem à história dos dragões junta-se-lhes também a 'ostracização' feita ao maior rival em todas as provas ganhas. E sem querer ser ofensivo como o cântico que teima ecoar em cada vitória do Porto, é-me impossível não separar os feitos desta gloriosa época com as posições evidenciadas frente ao maior rival. Foi ouro sobre azul, todo este azul sobre o vermelho.

Mas obviamente refiro-me a tudo menos à 'comparação' dos títulos de Porto e Benfica. Que grande perda de tempo é comparar Supertaças com Ligas, títulos internacionais com Taças de Portugal, etc. Enfim, a barafunda é grande e ninguém se lembrou ao menos de reparar que os dois clubes também o são. Isso mesmo, grandes. E de tão grandes que são, que não é uma época fantástica de um que apaga a grandiosidade do outro. As posições neste momento são evidentes e nem valerá a pena comparar o incomparável, mas a vantagem nada garante para a nova época desportiva. Que se recorde a última como ecoaram pela memória as 'Sevilhas' e as 'Vienas' da nossa história, mas que se recorde também que é impossível viver delas como vivem os museus.

A época perfeita findou. E foi, assim mesmo, perfeita porque a cada falha da linha defensiva lá estava o Helton para fazer as manchas aos remates dos avançados adversários. A cada momento menos dominador da equipa lá estava a eficácia de Falcao e de Hulk para levar o marcador a bom Porto. A cada indefinição, lá saltava do banco um trunfo do novo treinador da moda. De facto, impressionante como tudo correu bem. Tão impressionante que até, novamente, os mais optimistas terão dificuldade em acreditar que aconteça algo parecido na nova época.

Não será quase impossível que sempre que haja uma desvantagem ela seja anulada? que sempre que haja um mau momento ele seja vergado à positividade de onze homens, por mais bravos e bem guiados que sejam? Que não se tome esta época em comparação com qualquer outra, pois é demasiado injusto para, isso mesmo, qualquer outra. É como já referi impressionante que tantos erros, normais em futebol, se tornassem irrelevantes. É para mim também curioso que uma equipa que até tem, mais do que me agrada, alguma queda para o erro consiga resultados tão históricos. A mais perfeita das épocas portistas, conseguida pela mais 'imperfeita' das mágicas equipas azuis e brancas. A isto não será alheio o enorme respeito pelo imprevísivel que André Villas-Boas sempre mencionou.

Poderá parecer ilógico que seja na confirmação do poker portista que eu me refira às falhas da equipa como, talvez, não o tenha feito durante toda a época, mas convém explicitar que as mesmas podem custar eliminações e derrotas na próxima época. Surpreendente seria se não o fizessem. Pelo sector, já me referi várias vezes à ideologia de AVB. A posse e o controlo do jogo, assim como o controlo emocional do mesmo, são conceitos que o jovem técnico reitera mas a meu ver ainda não estão tão bem explorados como as vitórias querem deixar parecer. É que elas são boas de festejar mas mascaram muita coisa.

Que soe com dureza, que soe como soar, mas quem não se sente confortável com erros e falhas andará sempre mais longe de os corrigir. Cair-se no erro de não os assumir é meio caminho andado para os 'espalhos ao comprido' que tantas vezes castigam a sobranceria. E o nível, quer pelo estatuto quer pelo grau de exigência, está sempre a aumentar. E como pode aumentar para lá da perfeição que foi esta época? Só se afinal a perfeição não existir e não tiver a ver com taças.

O mais normal será que para o ano se jogue melhor e se ganhe menos. Assim é o futebol, mas o sonho, esse, ninguém nos pode tirar.

Obrigado Campeões!

9 comentários:

pedro m disse...

Upa, quase que jurava que muita gente viu isso, há uns meses, e tu os contrariaste.
mhmhmhm,se calhar é mind game, já andas a aprender com o fedelho.

"E foi, assim mesmo, perfeita porque a cada falha da linha defensiva lá estava o Helton para fazer as manchas aos remates dos avançados adversários"

Aqui estás a ser injusto para as mãos do Rolando, aliás seria interessante saber se o Helton jogou tantas vezes a bola com a mão como o Rolando....Rolando, esse que a Juventus anda doida atrás dele há já ano e meio.

E depois não mencionares Olegário, Xistra, Sousa, Cosme etc acho também injusto...Ah já sei fazem parte da "estrutura, seja lá o que se entender por isso".

E depois desta semana posso autoentitular-me "especialista em zapping"...consegui passar quase incólume a tudo o foi azul...Pronto o jogo de Basket tive de ver.

Marco Morais disse...

Hey Pedro! eu poderia jurar que tu és é especialista em generalizar, e não em zapping.

Ali, à tua direita, podes sempre encontrar os arquivos do sector e 'deliciares-te' com algumas críticas ao Porto de AVB. Mas não peças de mais, se não ainda te peço para tu encontrares algumas no Super-Mega Benfica do JJ.

O Rolando jogou duas vezes a bola com a mão. Uma delas é penálti claro. Isso explica os quatro títulos, certo? Sempre consegues ser mais rudimentar que todas as teorias que os 'azuis' inventaram quando o teu Benfica foi campeão.

E se quiseres um conselho, podes sempre pegar em toda a sábia teoria com que me brindas - sê sempre bem vindo, é um prazer - e enviá-la ao Santiago Segurola. Ele é muito mais adepto que eu da generalização...

pedro m disse...

:)
Então a parte das criticas ao fedelho foram as partes que eu não li...No post anterior a este, tive para te perguntar (não leves a mal:)) se tinhas erecções com o fedelho, mas pronto é o vosso momento, caguei...Até porque erecções e fedelhos pode ser uma combinação perigosa.

Já agora não caias nesse erro que nunca apelidei de Super-Mega Benfica...Super, tudo bem, Mega, tudo bem, Super-Mega acho exagerado:)
Para Super-Mega falta-nos a "estrutura". Aquela que fez com que o outro fosse para Compostela (a do Santiago) na véspera de receber a PJ em casa.

O Rolando só falei porque estavas a falar de jogadores que defendiam com as mãos e porque subentendi que as tuas criticas pretendiam incidir na defesa. Por isso o referi. Podia referir muitas outras.

Pelos vistos até ontem o Benfica veio á conversa depois da vitória. A vossa politica funciona, não tenho duvidas, mas serão sempre gente intragável.

Marco Morais disse...

lol, nada mais banal, até tinha de vir a piadeca de cariz pedófilo ou gay...

Falta-'vos' estrutura, falta. =)

pedro m disse...

:)
Claro que é banal Marco, quando a piadola não for banal, não escreverei "não leves a mal:)":)

Mas não podes negar que o outro post parece o kamasutra codificado:)
Como vês o zapping é uma excelente terapia.

Agora se me dás licença vou ler o post do Gonçalo para ficar a babar (nada de piadolas banais, ok?) com a vossa grandeza.

P.S. Ah e não esqueças, há muitos tipos de "estruturas", não se podem ter todas, como vocês comprovam (sistema)ticamente.

Abraço.

Marco Morais disse...

Tudo isso para conseguires que eu te explique o post, não é?

Vá eu colaboro com as piadas e tudo: 'Antes pelo AVB que pelo Quique FLores"

E pena o romance com o Jesus já ter acabado, sempre achei que era o par ideal :D

Tanto zapping e só precisas de um canal: o História.

(Vês a farsolada que tu provocas? se começares a fazer boas piadas talvez eu responda de jeito)

o/

pedro m disse...

É isso Marco, uma farsolada, é disso que eu estou a falar desde o inicio, mas não fui eu que a provoquei, não me dês tanto crédito.

O romance com o Jesus que acabou, foi qual? o do que fugiu para Compostela? Sim é verdade acho que este ano dificilmente o virá aliciar, portanto não diria que acabou mas ficou em standby.


Quando quiseres perder tempo a explicar-me alguma coisa, preferia que começasses por aquilo que já te perguntei há muito: Com tanta capacidade, com tanta competência, com tanto profissionalismo, pra quê tanto esquema?
É isto que faz confusão.

Agora vou seguir o teu conselho, vou ver o canal História, vai dar a biografia do Mario Puzo. Quando tiveres tempo vê, tem muito a ver com estas farsoladas todas.

Marco Morais disse...

Tanta e tanta vez que aqui vens e ainda não sabes a minha resposta a essa questão. Só pode ser a gozar...

Não a vou responder cada vez que faço um post. Ainda para mais a alguém com um poder de generalização tão grande.

Corrupção, corrupção e mais corrupção. Erros a favor do Benfica, normais, erros a favor do Porto, corrupção. Acho legítimo, mas para quem tem tanta mente crítica deveria augurar a mais.

A biografia do Mario Puzzo não fala em manobras de diversão? E em controlar a imprensa, não fala também? Mas isso não é máfia, são coisas puras e em nome da verdade desportiva.

'Ai mas queres comparar?'

Não, mas quero que por uma vez fales nisso também. Ou a justiça é só para alguns?

Falando em justiça, não sei para que serviram tantas absolvições... mas já sei a tua resposta: Corrupção!

Dá-vos jeito que o PC ora seja o supra-sumo da inteligência - para orquestrar um Polvo do tamanho que a vossa imaginação quiser - e dá

Marco Morais disse...

... e dá-vos jeito que seja um burro de todo o tamanho para mandar agredir 'qualquer palhaço'. É ao toque da vossa ordem e poder da mente.

Condeno veemente tudo o que ouvi nas escutas. Defendi a demissão de PC. Mas quando não sei de um assunto a fundo não me atiro com certezas absolutas. Corro o risco de passar por parvo...