terça-feira, maio 17

Bem vindos ao Desafio Alucinante

A apenas pouco mais de 24 horas de um dos factos mais relevantes de sempre do futebol português jogam-se as últimas 'cartadas' fora do terreno de jogo. Relevantes ou não - só se 'saberá' e opinará no fim da Final -, há já um dado adquirido. Este é o desafio que coloca frente a frente dois estatutos. Se por um lado o Braga chegou a Dublin escapando à rasteira de ser, em qualquer um dos jogos que disputou, favorito, o Porto desenhou o trajecto inverso. Tudo o que tocou foi ouro mas a carga foi sempre, exemplarmente, aliviada. Por fim, o derradeiro teste. Saberão os dragões quem vão defrontar?

A pergunta é pertinente e legítima até porque, analisando a caminhada do SC Braga de Domingos na Europa League, não me parece que alguma das equipas que o defrontou estivesse preparada para tal desafio. O factor surpresa marcou sempre em demasia os seus adversários que nunca estiveram preparados para o 'suspense' que o futebol, de pouco ataque, bracarense, provocou nos jogos. E com os resultados tremidos, prevaleceu sempre o estatuto de equipa que, passasse o que passasse, já teria a sua história na competição.

Por outro lado, o estatuto de Liverpool, Dynamo Kiev e Benfica nunca os deixou respirar confortávelmente na Pedreira mostrando, inevitavelmente, as carências do seu futebol aquando das eliminatórias com os arsenalistas.

Como nada é por acaso, este é o desafio que vem cair 'aos pés' de quem mais o precisa. Uma equipa invicta no seu campeonato, uma época com 4 vitórias convincentes sobre o maior rival, uma caminhada avassaladora na 2.ª maior competição europeia, que tem como consequência o 'belo' presente envenenado que é um estatuto de ultra-favorito frente a uma equipa que, como já foi explicado, tem o percurso que tem.

E se aos adeptos se desculpa, aos jogadores e equipa técnica não se perdoará não colocarem a verdadeira variante desta Liga Europa na equação. Este é o derradeiro desafio, até porque esta 'tentação' já foi evitada imensas vezes esta época mas agora aparece disfarçada de triunfo europeu, ouro de 16 quilos e protagonismo com milhões dos 'tubarões'.

Sem desrespeito pela Final que tanto aqui augurei (também eu subestimei o Braga), este é o jogo que mais prova a competência futebolística do Porto. Um 'desafio alucinante' para quem fez do controle emocional o seu ponto-chave da época.

8 comentários:

Rebello disse...

Como desafio emocional, concordo.
Mas o Villareal parece-me uns níveis acima tanto tática como tecnicamente.

Aposto numa 1a parte muito equilibrada, com muito receio de parte a parte.

jamsilva disse...

Vamos lá!!

LMGM disse...

Caro Marco, gostei particularmente da "2ª maior competição europeia" (qual será a 2ª menor?), foi pena quando foi o Sporting a jogar esta final ter sido considerada por muitos a 2ª divisão europeia.

Não concordo muito com a tua análise do Braga, o jogo que retenho é o de Sevilha que teve um final parecido com um jogo de andebol, não acabou 10-10 por um mero acaso.

Visto de fora estas equipas parecem a antitese dos seus treinadores, AVB é emocional e tem uma equipa fria, Domingos é a tranquilidade em pessoa e tem uma equipa cheia de coração.

Serão, como quase sempre, os erros a definir o vencedor, os erros e a capacidade de cada equipa em reagir a eles. O Braga teve no último jogo da meia-final erros escabrosos na defesa, só uma desmotivação total do seu adversário não lhes roubou o jogo. Se os cometer hoje e na mesma quantidade não sobrevive, mas, vai ser o jogo da vida de muito boa gente. Por todo o percurso até agora gostava que fosse o Sporting o vencedor, vamos ver se tem (outra vez) estofo.

Do teu lado vai ser a luta contra as favas contadas, a primeira parte contra os "espanhueles" foi uma má amostra da soberba que esta equipa tem acomulado (merecida sem dúvida). São os claros favoritos, mas por todas as razões e mais uma hoje podem ser surpreendidos em mais uma história de david contra golias.

Que role a bola! O palco é maravilhoso!!!!!

Joao disse...

espero um jogo bem parecido com o da primeira volta no Dragão...

Marco Morais disse...

Hey LMGM =)

Escolhi a expressão '2.ª maior' para referir, principalmente, o facto que não é a maior. Ou seja, com todo o intuito menos aquele que tu pensas que dei. Para ser segunda menor teria de haver uma primeira menor. Estarás a referir-te à Intertoto?

Em 2005 considerei, como em 2003 quando o Porto ganhou, exactamente a mesma coisa. Sei que não me acusas de dizer semelhante coisa e sei quem são os destinatários da mensagem. São os mesmos que escolhem desvalorizar a final de hoje, por ex. Ainda assim, não é problema meu que tenham dito isso em relação à final de Alvalade.

O Braga é uma equipa que cria 4 a 5 oportunidades de jogo. O exemplo de Sevilha é um exemplo infundado pois as caracteristícas do jogo eram outras. O Braga já levava vantagem e o Sevilha precisava de 'virar' a partida logo não é difícil explicar o que aconteceu. O jogo partiu e o Braga ganhava mais em atacar... mais. Se fores coerente (como eu sei que és) sabes que isso não é a identidade do Braga e que aconteceu pelas contingências do jogo.



Obviamente o Porto não é imbatível e o Braga terá sempre uma palavra a dizer, ainda para mais numa final. Mas estaria eu certo se escrevesse que o Porto não vem sendo mais forte? A luta contra as favas contadas é a variante mais importante da Final, não a única.

Sempre que há um David ele pode surpreender um Golias. Nem sei a estatística em relação a quem vence mais nesses casos mas sei também que os dois termos não definem bem quem é mais forte. A única coisa que quis ressalvar foi que neste jogo não sei quem vai ser o mais forte mas que algo importante para o determinar será o controle emocional da equipa que vem sendo mais forte. (Ufa, lol)

LMGM disse...

Parabéns Marco.

jamsilva disse...

Ole!!!!!!!!!!

Já vi 4!!!!

Marco Morais disse...

:) tks LMGM