sexta-feira, dezembro 14

O Sporting e essas desconsiderações...

Foi uma semana difícil (mais uma) para todos os sportinguistas. A uma crise financeira, desportiva e institucional, sumou-se uma dolorosa derrota face ao eterno rival no nosso próprio estádio. Há quem diga até que esta é a maior crise de sempre do clube e que nada será como antes a partir de agora.

Vêm aí tempos ainda mais difíceis temo eu. No entanto, há factos, palavras e considerações que não podem nem devem passar impunes. Já se diz o que se quer do Sporting, e goza-se da maneira mais parva e estúpida mostrando muitas vezes a mesquinhez e estupidez de certas pessoas e instituições.

E ainda que tenha evitado ler jornais ou ver programas televisivos, consegui ainda encontrar o exemplo da TSF com esta brincadeira das lagartixas, o presidente do Benfica inchado a chamar directamente de aldrabão ao presidente do Sporting, e depois essa personagem do futebol do passado a dizer que nem os juniores perdiam em Alvalade, etc, etc, etc...

O Sporting está mal, está em crise, e muito possivelmente vai passar ainda por momentos ainda mais difíceis no futuro próximo. Mas isso não é razão para que se desconsidere o clube de uma maneira pouco respeituosa.

O Sporting precisa de se encontrar e voltar a estar no sítio onde por direito e pela sua dimensão merece estar. Muito provavelmente vai demorar alguns anos, mas que ninguém tenha dúvidas que estaremos de volta.

Enquanto tivermos os adeptos que temos, as tradições e qualidades que nos fizeram ser quem somos, o Sporting será sempre grande. Mesmo se calhar se tivermos que enterrar um modelo de clube e passar uns anos numa travessia de deserto...

18 comentários:

Tasqueiro Emigrante disse...

Concordo...

além disso não sabia que o estádio de alvalade tinha nos balneários dos adversários toupeiras em hibernação que voltaram á superficie depois do fim do jogo.

Anónimo disse...

Não sei o que é que fazes na edição dos teus posts J., mas consegues fazer com que um parágrafo ganhe dimensões monstruosas.

Em relação ao post, o que foi isso da TSF?

O Presidente do Benfica, como sabes, acerta muito poucas vezes. Contudo, dessa vez, acertou.

O Presidente do teu clube é um aldrabão porque está sempre a aldrabar, em especial quando do outro lado está o Benfica.

Não foi a primeira vez, nem será a última.

GL disse que telefonou a LFV e todos nós percebemos que era mentira.

As vossas declarações (as primeiras) desmentem-no.

Acho que o Benfica, quer através dos seus jogadores, técnicos e dirigentes (à excepção de Eusébio, já lá vou) respeitou o SCP durante toda a semana, e no pós-jogo.

O problema é que GL decidiu outra vez armar barraca e tentar levantar poeira com o dérbi, à imagem do que fez no passado (com sucesso).

Desta vez, ficou a falar sozinho e fez mais uma vez, figura de urso.

Eusébio: foi mais uma vez desrespeituoso. É uma pena que este tipo de atitudes sejam tão frequentes em Eusébio. Fica-lhe mal e além disso revelam ressabiamento, e isso não entendo porquê. Apesar de não ser dirigente, devia ser moderado e deixar de fazer figuras tristes.

O SCP está numa fase terrível e não vejo grande solução.

O belga é uma desilusão, e seria a derradeira solução para recuperarem ainda esta época.

Sabes se o clube tem os ordenados em dia?

Tasqueiro Emigrante disse...

eheheh


o luis a chamar a aldrabão aos presidentes dos outros...

não foi o LFV que disse que o Benfica ia ser maior que o Real Madrid?

não foi o LFV que disse que se não chegasse aos 300.000 sócios se demitia?


eheheheh luis :)

J. disse...

Não sei se estará sempre a aldrabar. Se telefonou ou não a LFV, só eles dois podem confirmar isso. Mas há maneiras de dizer as coisas. Chamar directamente de aldrabão alguém que ainda é o presidente do Sporting e fazer comparações com outros personagens do Benfica, para mim é sinal de pouco respeito.
Aliás de LFV já não é a primeira vez que vemos estas faltas de respeito com o Sporting. Já antes apanhou 45 dias por andar a montar barracas em outros derbys contra nós.


J. disse...

Pelo que vi hoje, temos um deficit de exploração mensal na ordem dos 5 milhões de euros. O que não seria tão grave se o clube tive acesso a receitas extraordinárias como o Benfica,Porto ou até o Braga ( Champions e vendas assinaláveis).

Mas há falta de essas mesmas receitas, o clube se ainda não entrou em ruptura, entrará muito em breve. Vejo poucas alternativas neste momento.
Já falam na saída de Elias, Gelson e Izmailov para aligeirar gastos com pessoal.
Não sei...

zorg disse...

O LFV não é uma pessoa com nível, mas desta vez concordo com o Luís e acho que tem razão.

A atitude da direcção do Sporting foi lamentável durante a semana toda, sendo tudo menos respeitadora para o Benfica. Desde o "exigimos o adiamento do jogo", até ao "o Benfica não aceita o adiamento porque tem medo", quando o Benfica nem sequer tinha nada para aceitar ou recusar... enfim, uma atitude lamentável de quem pretendia certamente agitar as águas para motivar os seus adeptos e jogadores à custa do desrespeito pelo rival.

A direcção do Benfica, contrariamente ao que é habitutal, a isto tudo respondeu muito bem com silêncio. O tom da resposta dada depois do jogo podia ter sido menos brejeiro, mas tendo em conta a semana que tinha acabado de passar, até acho que foi bastante contido.

Na minha opinião, a direcção do Sporting sai muito mal de toda esta história do derby e do adiamento.

Anónimo disse...

Claro, Zorg.

J., estamos a falar apenas e só deste jogo e de tudo o que o envolveu.

Daí escrever "O Presidente do Benfica, como sabes, acerta muito poucas vezes.".

Não julgues que por atacar o teu, estou a defender o meu. Neste caso sim. Mas o que não faltam são péssimos exemplos de LFV.

Lê bem o comentário do Zorg, está lá tudo.

J. disse...

Uma coisa é concordamos ou não com certo tipo de acções, outra é passar directamente ás ofensas pessoais e lá está desconsiderações.

Eu posso concordar com vcs, no facto da direcção do Sporting ter estado mal nisto dos adiamentos. Mostra muito do desorientamento que para ali vai...
Mas não posso concordar com o vosso presidente quando chama o meu presidente de clube directamente da aldrabão e faz conotações com presidentes vossos do passado.
E aliás, volto a dizer, já não é a primeira vez da parte do vosso presidente que ainda há não muito tempo teve 45 dias de suspensão pelas suas palavras num derby contra o Sporting

Gein disse...

No estado em que está o Sporting, parece-me pouco produtivo estar a discutir a 'falta de chá' nas declarações entre presidentes.

Podia eventualmente discutir-se após ficar provado o ponto principal: é ou não GL aldrabão? Se a resposta for sim, não vamos bater no gajo que disse que o rei ia nu.

Concentremo-nos no principal.

Aliás, concentrem-se.

Nós temos a nossa própria dose de problemas para resolver.

LMGM disse...

A imagem, o caso TSF e tantos outros (Record, Bola, JN, CM, etc...), não refletem nenhum problema do Sporting. Refletem um enorme problema com o estado actual da comunicação social. O Sporting devia ter publicitado isto em grande destaque para os patrocinadores destas empresas terem bem a noção do nivel de incompetência que estão a alimentar.

Anónimo disse...

Mas isso da TSF foi o quê exactamente?

Mr. Shankly disse...

Acho que é um erro misturar as 3 situações.

No caso do LFV, já foi dito acima o mesmo que eu penso: quem começou por ser desrespeituoso foi o Sporting, e embora não goste do estilo do LFV, é óbvio que não podia ter ficado calado. Este LFV é o mesmo acerca do qual esta mesma direcção do Sporting disse (há cerca de um ano) que tinha imagens que revelavam situações gravíssimas. A direcção do Sporting é a mesma que incendiou (literalmente) os ânimos no último SLB-SCP, e tentou incendiar este derby (felizmente os adeptos dos dois clubes não são tão estúpidos como se possa pensar e comportaram-se exemplarmente). Compreendo que ele não esteja extremamente preocupado em não faltar ao respeito ao Godinho Lopes.

O caso da TSF quero acreditar que tenha sido um erro, derivado da pressa em ajeitar uma peça online. Acontecem às dezenas todas as semanas (ainda no outro dia para ilustrar a condenação do Lance Armstrong houve um site que colocou uma imagem do Neil a flutuar na Lua). De qualquer forma, este tipo de erros revelam incompetência e falta de brio (e/ou falta de recursos na Redacção, que é cada vez mais uma realidade).

O caso do Eusébio é o mais fácil de ajuizar: é uma parvoíce perfeitamente escusada. Que ele não goste do Sporting, está no seu direito. Mas como símbolo do Benfica tem obrigação de mostrar respeito com os adversários, ainda mais por um adversário que tinha sido derrotado no dia anterior. Não me revejo nisto e isto não costumava ser forma de actuar do Benfica.

Mr. Shankly disse...

"Mas isso da TSF foi o quê exactamente?"

A TSF colocou no site, no lançamento do jogo, o símbolo do Sporting que vês no post do J.

SLB1958 disse...

Mas porque razão o LFV ou mesmo o SLB deve respeitar o Sporting, quando faltas de respeito ao SLB são quase diárias?
O grande problema do Sporting é mesmo o SLB, sempre foi e enquanto não resolverem esse problema, não resolvem coisa nenhuma. Com Porto jogam com menos de 72 horas, são roubados, tudo bem são amigos, com Braga também menos de 72h aqui são beneficiados, tanbém não dizem nada. Vem aí o SLB, é pá temos de fazer qualquer coisa, isto está muito sossegado, não pode ser. E ano após ano, estejam atráz ou á frente na classificação é sempre o mesmo, tenham vergonha, O Sporting morreu á muito, o que resta são os lagartos bem representados no simbolo da TSF.

Unknown disse...

contas, resultados e muitas percepções erradas

Resolvi ter trabalho com o Sporting.

Comecei a questionar-me – como podemos sair deste fosso? Logo percebi que tinha que saber mais e então resolvi ir à CMVM e estudar as contas dos “três grandes” desde que foram criadas as SAD.

Estudei tudo sobre o Sporting:
(ver imagem em http://divaleonino.wordpress.com/)

comparei a rúbrica de “custos com pessoal” com os outros dois e respectivos resultados na Liga:
(ver imagem em http://divaleonino.wordpress.com/)

e cheguei aos seguintes resultados:
(ver imagem em http://divaleonino.wordpress.com/)

Conclusões?

Afinal a relação directa entre resultados e um plantel bem pago não é tão óbvia quanto isso, e no caso do nosso Sporting, está mesmo longe de o ser, o que desde já indica a primeira proposição:

1) É POSSÍVEL TER MELHORES RESULTADOS COM ORÇAMENTOS MAIS BAIXOS

De facto a história dos números do Sporting mostra bem isso. Em 1999-00 e 2001-02 conseguimos ser campeões com folhas salariais inferiores ao FCP, respectivamente menos 18,24% e 12,09%.

Entre 2005-06 e 2008-09 conseguimos ficar sempre à frente do SLB com uma folha salarial mais baixa em, respectivamente, 43,39%, 14,41%, 27,02% e 36,09%.

Nestas mesmas épocas ficamos atrás do FCP, o qual tinha uma folha salarial superior em, respectivamente, 49,59%, 30,81%, 45,23% e 46,25%.

Na época em que a diferença foi mais baixa (30,81%), o Sporting ficou a apenas um ponto do FCP, tendo melhorado o resultado relativamente à época anterior, o que nos leva à segunda proposição:

2) NUM QUADRO DE ESTABILIDADE, AUMENTOS MARGINAIS DA FOLHA SALARIAL SÃO PRODUTIVOS

(continua em http://divaleonino.wordpress.com/)

Anónimo disse...

LOL

Shankly,

mas para colocar uma imagem online tens de ter essa imagem. E para teres esse imagem tens de ter feito uma pesquisa e tens de a ter no teu banco de imagens.

Não podes simplesmente pesquisar no google e enfiar no site da TSF a primeira imagem que aparece.

Se foi de propósito, sem comentários. Se foi sem querer, quanta incompetência.

Mas concordo contigo quando consideras que não se devem misturar os três casos.

J. disse...

Vamos por pontos:
1- O Sporting está numa das suas maiores crises de sempre, toda a gente, principalmente nós, sabemos disso;
2- Os nossos problemas são nossos e não dependem do que o presidente do Benfica, o Eusébio ou a TSF possa dizer ou pensar

Dando o ponto 1 e ponto 2 como assentes, não acho ( e por isso este post) que por isso mesmo se possa dizer ou publicar qq coisa que se apeteca sobre o Sporting.
Porque coitados mal se levantam...

O simbolo da TSF podemos pensar que é uma gaffe. O simbolo é realmente dificil de se encontrar na net e acredito mais que foi a infelicidade de um individuo que se quis armar de engraçadinho.

O Eusébio já não é a primeira. E de LFV tb não. Foi o Shankly que disse outra vez, mas repito (parece que aqui ng quer ler isto) foi nesse mm jogo que LFV foi castigado por 45 dias, castigo esse que acho que o Benfica não recorreu. Quem é que estava a mentir então?

E isto repito sem ler muito os jornais, ou esses programas de tv. Tenho a certeza que se encontrava muito mais.

LMGM disse...

Mr Shankly, claro que foi um erro e a TSF (ao contrário de outros) não perdeu tempo a assumir o erro e a declarar a abertura de um inquérito interno. Por exemplo no caso do jornalista que fez a apresentação do jogo entre o Porto e os lagartos demorou um bocado mais. O JN a chamar "wiered dude" ao treinador do Sporting, mais ainda. São casos a mais.

Podiam ser um pouco mais pró-activos e já que somos tão irrelevantes no desporto nacional, fazerem a sugestão para deixarem de convocar atletas nossos para as selecções nacionais, era um descanso...