quarta-feira, agosto 13

FC Porto - versão 2014/15

Não há dúvidas que o FCP é a equipa que mais está a apostar neste defeso e a quem se vai exigir mais para esta nova temporada. É verdade que o Sporting também vai querer mostrar que o ano que passou foi o regresso de um SCP competitivo e a lutar pelo título e o SLB vai querer defender os troféus da época passada, mesmo depois de ver jogadores-chave sair. Mas voltando ao que me interessa mesmo... o FCP. O plantel ainda não está fechado, mas avanço com uma primeira análise daquilo que me parece ser um grupo mais equilibrado, quando comparado com o ano anterior.

Guarda-Redes - Fabiano, Andrés Fernandez e Ricardo (Helton dificilmente contará)

Não tenho grandes comentários neste sector. Parece-me que o Fabiano será o titular da baliza do FCP e só se enterrar muito ou tiver problemas físicos será substituído pelo Espanhol.

Defesa - Danilo, Opare, Maicon, Diego Reyes, Martins Indi, Marcano, Alex Sandro e José Angel

Uma das grandes lacunas da época passada parece ter sido endereçada, com a contratação de alternativas aos laterais, mas o principal problema da defesa tem sido as constantes falhas de concentração e erros infantis. Qualidade existe, tem é que haver a calma e a confiança necessária para jogar simples e não perder bolas de forma estúpida.

Meio-Campo - Ruben Neves, Casemiro, Herrera, Carlos Eduardo, Oliver, Brahimi, Quintero e Evandro

Um sector renovado e cheio de qualidade. Permanecem grandes dúvidas em relação a quem irá desempenhar o papel de médio defensivo, vulgo trinco, mas a forma como a equipa se vai posicionar em campo, tentando recuperar a bola mais à frente, vai determinar o perfil deste elemento. Com a saída de Defour e provável dispensa de Carlos Eduardo (claramente sem espaço) é possível que entre um médio de características defensivas.

Ataque - Jackson, Adrian, Quaresma, Sami, Tello, Kelvin e Ricardo Pereira

A dinâmica do novo sistema de jogo com os extremos a virem mais para dentro e a aparecerem mais na área para finalizar irá com certeza mostrar e exigir mais dos homens que irão jogar no apoio a Jackson. O colombiano não tem um substituto à altura e esta poderá ser a maior lacuna do plantel, porque tanto Adrian como Sami, apesar de poderem fazer o lugar não chegam perto de Jackson.

Parto com grandes expectativas para esta nova época, não só pelos nomes novos, como pelo estilo de posse e carrossel que Lopetegui está a implementar. Na 6ª feira lá estarei no Dragão para ver in loco este Porto com sotaque castelhano.

Uma nota final para lembrar os que vão embora ou não contam, pelas mais variadas razões e que ajudaram desportivamente e/ou financeiramente esta equipa nos anos que passaram: Fernando, Mangala, Rolando, Varela, Defour, Iturbe e Castro, obrigado e boa sorte.

5 comentários:

J. disse...

Uma grande equipa sem dúvida, mas algo dependente dos golos de Jackson.
Precisam claramente de pelo menos mais uma opção para aquele lugar, pois nem Gonçalo Paciência nem André Silva parecem contar para Lopetegui.

E também acho que a posição 6 vai ser reforçada.

Gonçalo disse...

Vamos ver. Gostava de ver esse miúdos a aparecer nos treinos com a equipa A é nas convocatórias, mas ainda é cedo. Já tenho saudades de ver alguém da formação a jogar pela equipa principal com regularidade. O ultimo que me lembro foi um tal de postiga...

Uma coisa é certa, há ali muito talento e é um parvoíce não o aproveitar.

Hugo disse...

Só me custa a compreender a aquisição do Adrian até pelos valores envolvidos.
Gostava de ver o Ruben Neves a ir tendo oportunidades bem como o Gonçalo e o André.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

O Atlético não sabe como é que vendeu Adrian tão caro nem como comprou Oblak tão caro...

Gonçalo disse...

É verdade que o Adrian pouco ou nada mostrou na pre-época, mas ainda é um bocadinho cedo para avaliar. Vamos ver até ao final do ano..