sábado, agosto 2

Realinhamento do "sistema"?!

Foi notícia nos últimos dias que foi criada uma espécie de comissão, envolvendo Benfica, Sporting e Porto, para dar destino à Liga de Clubes no futuro.
É curioso o timing escolhido.
É curioso o alto-patrocínio do Presidente da FPF, em tempos (?) o homem forte da SAD do clube de Pinto da Costa.
O porta-voz escolhido foi o não menos curioso Júlio Mendes, que é conhecido nos meandros do futebol como próximo das hostes do FCP. E digo curioso porque se Emílio Macedo foi próximo das hostes benfiquistas, e foi a “gritaria” que foi, o silêncio de hoje dos pseudo-vimaranenses é enigmático.
Vejamos o timing:
- O Benfica acaba de se sagrar campeão nacional (e não só), e reconhecidamente com uma equipa extremamente competente;
- O Porto fez uma época desastrosa;
- O Sporting fez uma época em que superou todas as expectativas e os indícios são que vai melhorar;
- Benfica e Sporting deram sinais de aproximação em termos estratégicos para o futuro do futebol. Há quem diga que as “bocas” entre os clubes fazem parte da estratégia. A ideia seria quebrar a hegemonia do Porto que dura há largos anos;
- O Porto está a reconstruir a equipa de futebol, e para um clube que se dizia à boca pequena que tinha salários em atraso e as contas completamente descontroladas (afinal porque saiu Angelino Ferreira?), tem feito um investimento astronómico. A aposta parece de risco, e foram jogadas todas as fichas no investimento;
Pergunta-se então:
- O que aconteceria se Benfica e Sporting conseguissem quebrar a hegemonia do Porto?
- E se o Porto não ganhasse nada na próxima temporada?
Pinto da Costa ainda é o melhor estratega neste tabuleiro, e consegue antecipar o futuro com relativa facilidade. Percebeu que não podia ficar de fora e deixar que as coisas acontecessem sem mais, sob pena de isso significar a queda do Porto. Provavelmente vendo que nesta altura ficar contra ambos os rivais de Lisboa em simultâneo era o pior que lhe podia acontecer, lá arranjou maneira de virar o jogo a seu favor e estar no centro de decisão, e podendo de certa forma controlar a “aliança” entre Benfica e Sporting sem que braço de ferro com os rivais ou dar parte de fraco.
Do presidente do Benfica nada se estranha e basta recordar que em tempo não muito distantes, LFV deixou antever (numa entrevista que não tenho bem presente a data mas posso pesquisar...) que estava receptivo a uma aproximação ao Porto desde que fosse para bem do futebol português. Para quem se auto-arroga o porta-estandarte da luta contra o sistema, não deixa de ser estranho. Claro que os benfiquistas evangelizados pela “religião Vieira” têm uma justificação para isso. Eu não, nem aceito.
Estranha-me a posição de Bruno de Carvalho, que em pouco tempo demonstrou ter mais visão da coisa que o LFV, mas parece estar a ceder no tabuleiro da estratégia.
No final da época passada ouviu-se no meio da euforia, um significativo número de adeptos do SLB a anunciarem a queda do FCP e do seu domínio no futebol. Não acreditei, e agora acredito ainda menos. As condições estavam criadas, e a oportunidade era de ouro. O Benfica optou por delapidar um plantel campeão (tal como fez em 2010, e cujos resultados já conhecemos). O outro pilar que podia sustentar a revolução parece que está a ser minado, pelo que antevejo que tudo irá continuar como dantes.
Não consigo acreditar em gestos de bondade em favor do futebol, seja da parte de Pinto da Costa ou de Luís Filipe Vieira. Tenho pena que o presidente do Benfica seja uma pessoa com visão tão curta (ou um interesseiro).

Espero estar enganado…

4 comentários:

rsa disse...

Visão curta ? :)
São 13 anos não são 2 dias perdemos alguns jogadores mas o problema é que os que entraram não servem ponto.

Quanto á Liga grande confusão sinceramente nunca percebi a posição do Benfica e mais uma vez quer pelo lado desportivo quer pelo lado "administrativo" ainda não será desta que o fcp entra em declínio valha-nos o facto da idade que não perdoa por isso mais cedo ou mais tarde.....

J. disse...

Eu também não percebo o que se está a passar.
Há o Seara, o Figueiredo, o Rui Alves, o Julio Mendes, o Macedo, eu sei lá...
É tudo tão mau, que já nem sei o que dizer.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

Há pessoal que sinceramente não se enxerga, o ano passado pinto da costa tinha morrido, agora ainda é o melhor estratega, benfica é campeão ao fim de 4 anos, porto em queda livre, hoje choveu comó carvalho o verão está uma caca, amanha um calor abrasador raisparta este bafo quente...

Pedro disse...

Jorge,

Basicamente o BdC ainda é bebé nestas coisas e Vieira está-se a cagar.