segunda-feira, novembro 9

Curtas.

1. O Benfica venceu num jogo quase de solteiros contra casados. A qualidade individual vai disfarçando a pouca qualidade colectiva. Contudo, depois de um jogo europeu bastante exigente, podemos facilmente cair na tentação de desculpabilizar o jogo menos conseguido. O problema é mesmo ser a mediocidade apresentada pela equipa uma constante. Rui Vitória tem muito trabalho pela frente e, se se fez esta aposta, devemos mantê-la até ao fim da época, altura em que devem ser feitos os balanços (especialmente porque a equipa continua com margem de manobra e tem feito uma CL bastante razoável).

2. O título está entregue, depois do que se viu ontem em Arouca. Um Sporting muito mau, sem criatividade atacante, com alguns jogadores bastante medianos, como Téo, por exemplo. Jesus fez o que fez no Benfica da época passada e a expectativa dos sportinguistas é a mesma. Contudo, com as ajudas que têm tido, é caso para dizer que não há grandes motivos para preocupações.

As faixas estão encomendadas e o embaraço é tanto que muitos sportinguistas já optam pela estratégia à Bruno de Carvalho: sempre em frente, sempre em frente, sempre em frente.

Negar o penálti do Arouca, invocar falta no lance do Adrien, e não aceitar a expulsão de Naldo, é fruto apenas da vergonha que sentem por tão descarado benefício. Seria mais fácil admitirem que foram ajudados e seguir em frente (são coisas que acontecem) mas a táctica seguida é a surdez absurda e o confronto permanente com a sanidade mental dos outros. Claro que se ao menos o Benfica jogasse bem, a coisa ainda se fazia, mas assim, não vale a pena.

São os justos campeões e agora é apostar mais ainda na CL e tentar garantir o acesso à mesma, tarefa que não será fácil para Rui Vitória.

O FCP não sei o que terá a dizer sobre isto, mas será sempre um problema entre o clube de Pinto da Costa e o de Bruno de Carvalho.

3 . Espanha: Barça e Real separados por 3 pontos, com o Atlético logo atrás, ainda na disputa pelo título. A propósito, vale a pena ver a reacção do Simeone ao golo da vitória, marcado a um minuto do fim. Sem Messi, Neymar tem sido o destaque da competição, com Ronaldo a parecer menos motivado (falta-lhe o argentino?).

4 Alemanha: Bayern na frente, obviamente, com o Borussia a 5 pontos. O problema para os homens de Dortmund é que quando jogaram com os bávaros, levaram 5, o que assinala bem as diferenças entre as duas equipas. Além disso, os comandados de Guardiola jogam muito à bola e até fico com suores frios só de pensar num jogo entre os alemães e o Benfica.

5. França: o PSG segue imparável, com 10 pontos sobre o Lyon. Di Maria tem sido a estrela e deve começar a ser difícil manter a motivação desta equipa num campeonato cada vez menos disputado e interessante. O Mónaco de Jardim, está em nono.

6. Inglaterra: destaque óbvio para o Chelsea de Mourinho, que ocupa o 16º lugar. O português mostra-se impotente para dar a volta à situação mas só quem não tem acompanhado a carreira do português pode estar surpreendido. Um plantel cheio de qualidade individual que, no campo, é incapaz de produzir qualquer coisa parecida com bom futebol. A arrogância de Mourinho é implacável, até para com ele próprio. É sempre triste vermos alguém a definhar mas a verdade é que o setubalense traçou o seu próprio caminho, afastando-se cada vez mais dos princípios que o levaram ao topo. Ganhar, muitas vezes, não chega.

Os 4 primeiros estão separados por 4 pontos, sendo que o título deverá cair para o City, dada a irregularidade do Arsenal e as dificuldades do MU. O Liverpool de Klopp segue em décimo e dos três jogos que vi desta equipa, nenhum deles me convenceu minimamente, mas diz que já se notam diferenças... Um clube que dispensa o Markovic merece muito pouco.

7. Itália: 4 primeiros separados por 4 pontos, como em Inglaterra. A Fiorentina de Paulo Sousa está na liderança, apesar das 3 derrotas em 12 jogos. O Inter está de volta ao topo e a campeã Juventus ocupa o 7º lugar, a 11 pontos dos "viola".

14 comentários:

Sérgio disse...

Só uma pergunta Luís?

O ano passado não era Colinho mas este ano já é!?

Tem calma o titulo é só em Março além de que o Lotopegui tem a certeza que vão ser campeões.

SL,

Peyroteo disse...

O lance de Adrien não é penalty, como é óbvio. Como também é óbvio que houve um lance idêntico ao do Naldo, sobre o Slimani. Para mim, nenhum deles é motivo para grande penalidade. Involuntários, tanto um como o outro. A expulsão de Naldo, enfim, só mesmo ao Sporting isto podia acontecer.
O Sporting jogou mal mas ganhou.

NPI2 disse...

Sérgio, o ano passado era colinho e este ano ja nao é? ;).

Estou me a cagar para as arbitragens, para mim são desculpas de perdedor. Mas acho piada ver os sportinguistas do outro lado da barricada, depois de anos e anos a chorar por faltinhas nao assinaladas e amarelos por mostrar.

Pedro disse...

Como é possível dizer que o Naldo foi mal expulso? Enfim..



Luciano Silva disse...

Markovic é, como se diz em Inglaterra, um excelente atleta... para os 100m. Já para jogar à bola... Noutros tempos seria um craque, mas neste contexto em que a liga inglesa está quase que continentalizada só muito dificilmente irá vingar.

Talvez como defesa-direito, sim, talvez...

Anónimo disse...

Não percebi bem, Luciano.

Condução, criatividade, transição defensiva e ofensiva, é um génio. Se não encontra um clube com um treinador, torna-se como muitos outros e passa ao lado. Dos gajos mais inteligentes que vi jogar.

LDP disse...

O Liverpool desde há cinco anos para cá é um cemitério tanto de jogadores como de treinadores.

Tb não percebi, Luciano.

Peyroteo disse...

Ele agora tem um treinador mas vamos ver se consegue destacar-se na Turquia. Não está fácil... À primeira vista, tem tudo para ser um fora-de-série mas depois parece estar a borrifar-se para o futebol...

Francis disse...

O penalty de Naldo é clarissimo.

O anti hogo do Arouco teve o que mereceu. Nos ultimos 20min chegrama a demorar quase 2min para lançamentos de linha lateral, faltas para a área. Tudo com a complacencia de xôr àrbitro.

A atitude do Lito Vidigal é vergonha.

Naldo é bem expulso. Quer pela falta quer pela reacção ao Lito Vidigal.

Sérgio disse...

Tribunal do Jogo:

OS 3 ex-arbitros consideram que não existe penalty de Naldo ou seja UNANIMIDADE na decisão de não marcação de falta, de resto concordam tb com a expulsão do Naldo.

Mas os factos são aquilo que vocês consideram e não o que os entendidos da matéria dizem.

SL,

Peyroteo disse...

Eu não concordo com a expulsão do Naldo. No lance do penalty, tinham de pegar em alguma coisa. É nítido que não há falta do Naldo...

Pedro disse...

Luis,
Tipico lampião... claro que é penalty do naldo. Beneficio ao Sporting ontem, sem dúvida.

Agora para dizeres as patetices que dizes no post sobre colinhos. Diz-me lá onde o Sporting foi beneficiado e prejudicado neste campeonato. Ah espera levaste 3-0 mas há um penalty? lol. Há na Supertaça tb há um do gaitan (bora fingir que ng anulou um golo ao Teo)... e de moscovo nem falo, porque tambem nada se passou!

Não te lembras do golo do tondela, da académica, do paços... isso não interessa?

A incoerência é fodida... a estupidez ainda mais.

Sadeek disse...

Isto é conversa de quem só vê, presumo, os resumos dos jogos (que passam o que bem lhes apetece) e não jogos inteiros.

Tenho-me recusado a comentar futebol com quem quer que seja pela evidente desonestidade intelectual com que o pessoal fala da coisa. Culpa das palas de cada um que não deixa ver como deve ser. Mas quando é demais...se é verdade que, no lance do Naldo, podia ser marcadada grande penalidade, o que dizer daquele lance em que um jogador do Arouca salta e acaba nas costas do Slimani derrubando-o? Involuntário, presumo? Falta do argelino que devia aguentar com mais 90 kg às costas sem o mandar ao chão? Podem vir com a conversa do colo as vezes que quiserem. Não cola. Porque não é verdade.

Curioso também como acham que o Naldo é mais que bem expulso por empurrar (e não, não agrediu, não bateu, não ameaçou.....empurrou!) um gajo que acabava de lhe dar um "toque" na cara e defendem os Maxi´s desta vida como sempre defenderam...como diria um tipo aqui em cima......a incoerência é fodida mas a estupidez ainda mais!

Pedro disse...

Golo do Paços?