segunda-feira, novembro 23

Será saudosismo do Benfica dos anos 90?

A época do Benfica está a ser marcada pelas derrotas contra o Sporting. É compreensível, especialmente porque Jesus está sentado no banco de Alvalade. Os três jogos tiveram três contextos diferentes mas o resultado foi sempre o mesmo: vantagem para os leões.

Tentar perceber o porquê destas derrotas é o que tem de ser feito por alguém que perceba de futebol. No Benfica, claramente, não há quem o consiga fazer. Vitória tem um discurso fraquíssimo mas o pior mesmo continua a ser a forma pouco harmoniosa como a equipa se apresenta em jogo.

O plantel é medíocre e desequilibrado. E não é o mesmo que o do ano passado, por muito que nos esforcemos. Comparar a presença de Maxi e Lima, jogadores da casa, com um contexto técnico e táctico bem trabalhado por Jesus (e este com 6 épocas de trabalho no clube), com a chegada de Nélson (que fez meia dúzia de jogos) e Mitroglou, é não entender que o futebol é muito mais do que qualidade individual.

Na época passada, para se vencer o campeonato, foi preciso que, por esta altura, já o Benfica estivesse fora da Liga dos Campeões e da Taça de Portugal. No campeonato, a única competição que valeu o esforço, a equipa apresentava muitas dificuldades e os jogos convincentes eram poucos.

Aliás, pela lógica dos adversários, o Benfica seguia na frente porque era beneficiado pelas arbitragens. Os mesmíssimos que ontem faziam análises especulativas e cirúrgicas, e que hoje, e apenas hoje, se lembram que o jogo afinal tem 90 minutos e que o árbitros erram para os dois lados, na maior parte das ocasiões.

Ou seja, o Benfica, por esta altura, era uma equipa com um só objectivo, longe da Europa a sério, onde em 6 épocas fomos ficando cada vez mais pequenos. A grandeza do clube, apesar do bicampeonato, era frequentemente questionada, até.

Vitória é, claramente, carne para canhão. Substituir Jesus seria sempre muito complicado, a menos que viesse alguém do mesmo valor. Jesus conhece o campeonato nacional como ninguém e adquiriu no Benfica uma experiência que mais nenhum outro teve oportunidade de adquirir.

Jesus teve enormes palntéis, com enormes jogadores (também aprendeu com estes, seguramente). Pelo contrário, Vitória, teve um gordo, um Carcela e o regresso de Sílvio (cum camandro).

Entretanto, e um pouco contra a corrente, o Benfica está a fazer uma bela Liga dos Campeões, coisa que Jesus apenas conseguiu fazer uma vez em 6 épocas (e podemos somar o desastre europeu que está a fazer no Sporting). Mas, será suficiente? Não. Porque haverá de calhar sempre um tubarão qualquer que nos aniquilará sem piedade. Mas aí, seria igual se houvesse Jesus (ou pior).

Mas não será suficiente, dizia. Porque a festa do povo é mesmo a do campeonato. A do Marquês. E Jesus sabe-o bem. Sempre o defendi e por isso mesmo tenho de concordar com esta estratégia: crescer, ser forte, ser dominador, cá dentro, em primeiro lugar. Aparentemete é isso que o Sporting está a fazer. E bem.

Esta coisa da claque ir ao Seixal, de ex-dirigentes aparecerem no jornal a queimar o treinador, de jogadores a fazer promessas de dedicação nunca deram resultado. Porque o resultado disto tudo é responsabilidade de Luis Filipe Vieira e esse nunca é alvo de ataques.

O homem máximo do Benfica viu o jogo no balneário de Alvalade. Não consigo imaginar forma mais cobarde de encarar o adversário. O presidente do Benfica comporta-se como um ratinho, diminui o clube e a força da equipa, aparecendo à tona quando não deve e desaparecendo sempre que lhe é conveniente.

Tudo isto, contudo, não nos conforta muito. A equipa, mesmo tendo um nível individual medíocre, tem de jogar mais. Como se exigia a Jesus (mesmo que não se ganhe o campeonato).

Se acredito que as coisas vão melhorar? Não, sinceramente. As debilidades tácticas da equipa, incapaz de jogar em posse, incapaz de jogar em bloco, incapaz de criar ofensivamente, são demasiado evidentes. E ou muito me engano ou não vai haver grande evolução neste sentido.

Seria preciso haver tempo para Vitória, como houve para Jesus. O problema é que a "estrutura", os génios, não entenderam que a fasquia subiu (o Benfica é Bicampeão!) e para mantê-la, seria preciso dotar o plantel de armas como Saviola, Cardozo, Ramires, Markovic, Witsel, Javi, Maxi, Lima, e tantos outros que foram oferecidos a Jesus. E claro, que Vitória tivesse mãozinhas para isso.

Não sei se o treinador do Benfica chega ao fim da época. Sei apenas que o grande responsável por tudo isto vai chegar. Como sempre.

7 comentários:

Mike Portugal disse...

Quando o treinador deixa de fora o Jonas, que é o melhor jogador do plantel, porque não o consegue compatibilizar com o Mitroglou, está tudo dito.

Jorge Borges disse...

Mike,
Não batas por bater...
o Jonas não jogou de início porque esteve toda a semana sem treinar.

Peyroteo disse...

Também acho que o Jonas não jogou porque esteve lesionado. Até porque o Jonas manda mais na equipa que o Rui Vitória...

Pedro disse...

Essa pancada do Vieira ver os jogos no balneário. Que merda é essa? Que mensagem é que esses merdas pensa que passa?

Enfim.

Quanto ao resto, excelente post luis.

Mike Portugal disse...

Pedro,

Por acaso penso que ouvi há uns tempos falar sobre isso do LFV ver os jogos no balneário. Parece que ele se emociona muito nos jogos grandes e não aguenta vê-los ao vivo, já tendo tido quebras de tensão no passado (not kidding).


Jorge Borges,

Se eu quisesse bater faria como o Samaris. lol
Agora mais a sério, se eu quisesse bater, chamaria a atenção (tal como fiz no post anterior) para a atroz incompetência da equipa médica do SLB por deixarem um jogador com traumatismo craneano jogar 180m. Um jogador que perdeu os sentidos, mesmo que durante 5s, não pode continuar a jogar, arriscando-se a morrer.

Pedro disse...

Mike, já ouvi essa propaganda. Vieira emocionar-se com jogos do SLB. LOL

Sérgio disse...

Excelente texto Luís os meus parabéns.

Boa sorte com o Astana ... não estou a ser irónico OK!