segunda-feira, dezembro 7

Um fim muito blue?

O Zé, sempre ele. Já alguém disse - não sei quem foi o primeiro a dizê-lo, garanto - que José Mourinho podia perder todos os jogos até ao final da sua carreira, que mesmo assim seria um técnico vencedor. E obviamente, não concordo. Nem acho que alguém possa concordar, mas como o 25 de abril serviu para cada um poder dizer o que pensa - e que bela vitória é essa! - não me incomoda que alguém defenda Mourinho até à exaustão. Afinal de contas, o Zé da Europa é o maior treinador português de sempre. Mas não venho aqui discutir que um vencedor é aquele que vence - e não aquele que venceu -, mas sim explanar também aquela doença muito futebolística - e não só - que faz com que defendamos uma ideia mental, esperando que a realidade corresponda às nossas expectativas.

Há coisa de um ano, o Borussia (o de Dortmund) penava na Bundesliga mas seguia firme na Champions. E na minha cabeça de romântico, era o Borussia de Klopp que devia ganhar a a prova rainha do futebol de clubes. Imaginei-o, pareceu-me possível, postei-o. Não se confirmou porque o futebol não se compadece, tanto assim, com histórias de encantar. E a realidade - a de que o Barcelona foi sem dúvida a melhor equipa da Europa, na temporada que passou - vence sem nos deixar espaço a lamúrias... realistas. A mim muito menos, adepto que sou dos blaugrana.

Hoje, muitos (não interessa se portugueses), esperam que um Chelsea moribundo ganhe a Champions League. É o conto-de-fadas fácil com que qualquer adepto sonha. O escândalo, a penúria e... o fim cheio de glória a provar a tudo e a todos que estavam enganados. E José Mourinho pode lográ-lo fabricando uma bela história, com não-sei-quantos festejos épicos contra o Mundo. Pode. Mas, agora, no caminho está a equipa que o levou ao sucesso. Que o levou a poder sentar-se no banco do Chelsea. E quando leio que esse jogo pode definir a sua continuidade em Stamford Bridge, lembro-me do irónico que seria o FC Porto 'roubar-lhe' a cadeira de sonho, a mesma que lhe ofereceu numa bandeja de ouro há onze anos.

Sim, Marco. Mas porque é que apoiaste o Dortmund e não apoias o Chelsea?

Ah o belo Borussia de Klopp. Poderia cair para a Bundesliga II ou até para a Regionalliga, que aquele futebol (me) encantaria sempre. Já o Chelsea, de Mourinho ou de outros que se lhe seguiram até Mou regressar, nunca me disse nada porque nunca o vi jogar... nada. Futebol foi aquilo que o Porto e o Inter (este a espaços) de Mourinho jogaram. Curiosamente foram as equipas com que o Special One ganhou a Champions. Será isso por acaso? Não saberemos.

Mas isto... isto é só o que acho que deveria acontecer (já percebeu o leitor que torço para que seja o FC Porto a provar que o futebol do seu melhor treinador de sempre é agora algo horrível). A realidade, essa, estará cá para, se assim entender, atirar todas estas palavras à lama. E eu não me importo, até porque sempre aprendo mais um pouco. Na realidade o FC Porto nunca ganhou em Inglaterra (em jogos oficiais) e não mostra organização defensiva para aguentar a pressão de Londres. O previsível reforço do meio-campo empurrará para trás uma equipa que deverá jogar com Tello para aproveitar os momentos de transição ofensiva, mas que ficará sujeita a um cerco à sua grande-área. Pois é, a realidade é tramada. Mas na maioria das vezes é-a porque nós queremos. E o que quer, e como o quer, Lopetegui, contará muito para o desfecho final destas histórias todas.

6 comentários:

Peyroteo disse...

Mais uma vez, o problema do Porto continua a ser lopetegui. Por muito que Mourinho esteja em baixo, é sempre melhor que o espanhol. Não acredito minimamente que o Chelsea perca este jogo mas quem perde com o Bournemouth...

Marco Morais disse...

Também penso, obviamente, no Bournemouth. O que vale de pouco, na minha opinião, pois do que vi dessa vitória, se há coisa que o Bournemouth não teve foi medo. E depois olho para o histórico de deslocações a campos difíceis do Porto, e olho para Lopetegui...

O Porto pode ganhar o jogo. Mas não estou confiante. Estaria se esta equipa fosse a de AVB, a de VP, ou a de Mourinho =)

Mais uma vez, espero estar redondamente enganado e que o Porto entre forte, dominador, que não deixe jogar e que ocupe o meio-campo do Chelsea sabendo responder a alguns minutos de pressão intensa do adversário. Vamos ver!

Pedro disse...

O fcp tem a mania irritante de ganhar jogos quando menos se espera, principalmente na Europa. Não ficaria supreendido se fizessem surpresa em Londres. Bah
:)

Mourinho é vencedor, tem as "quinas" de campeão da Premier.

Marco Morais disse...

Também não disse que era um perdedor. Disse que se perdesse todos os jogos até ao final da sua carreira não podia ser considerado um vencedor.

Já te li duas vezes isso (o FCP ganha quando se menos espera). É para dar azar? =)

Abraço!

Pedro disse...

Tenho que tentar. O Chelsea é das poucas equipas onde podemos fazer uma surpresa pq duvido que aquilo melhor muito daqui a dois meses.
:)

Gonçalo disse...

Marco, só nos resta esperar que ele tenha preparado este jogo com a mesma qualidade e coragem com que preparou os jogos em casa na fase a eliminar da champions no ano passado... Mas não sei... Este basco continua a inventar muito... demaisado... parece que pegou na equipa agora...