quinta-feira, dezembro 22

Vit. de Setúbal 0 - Benfica 1

Mais uma vitória sofrida do Benfica. Mais um jogo em que o Benfica deixou a descoberto as enormes carências que tem, principalmente quando defronta equipas ultra-defensivas e muito bem organizadas. Foi assim com o Nacional, e voltou a sê-lo hoje.

Depois de ter feito alinhar Miccoli contra o Nacional, Koeman fez alinhar hoje Karagounis. É uma opção discutível, como tantas outras, e com a qual eu não concordo, principalmente porque afastou da equipa Nuno Assis, sem qualquer justificação. Koeman parece não ter simpatia por Nuno Assis, que até ter sido retirado da equipa vinha rubricando boas exibições. Pelos indícios, com este treinador, ter "nome" é meio caminho andado para ter lugar no onze inicial. Vamos ver quem vai sair quando Simão estiver disponível (se é que o vai chegar a fazer).

Na 1ª parte foram visíveis os erros tácticos do treinador. Porque a jogar contra uma equipa forte e bastante povoada defensivamente, Koeman fez alinhar no ataque: Nuno Gomes, Geovanni, Miccoli e Karargounis. Ora sendo uma das regras básicas do futebol que para abrir este tipo de defesas é jogar pelas alas, não me parece que a escolha tenha sido a mais acertada, com a agravante de ter colocado Ricardo Rocha no lado esquerdo da defesa, sendo este um jogador que não apoia muito o ataque. Daí que não se tenha estranhado que na 1ª parte o futebol praticado pelo Benfica tenha sido feio, lento, e sem qualquer sentido.

Para a segunda parte o treinador do Benfica operou algumas mudanças: Karagounis foi para a esquerda, Geovanni encostou à linha do lado direito, e Nuno Gomes e Miccoli jogaram mais próximos. Resultado? O Benfica começou a criar mais perigo, e a remeter o Vitória mais para a sua defensiva. Karagounis apareceu e mostrou que é possuidor de excelentes dotes técnicos, embora me tenha parecido que se "agarra" demasiado à bola. É contudo de salientar que a pressão exercida pelo Benfica nunca foi um sufoco para os da casa. A entrada de Mantorras (substituição clássica) veio alegrar de alguma maneira o ataque benfiquista, e o angolano teve nos pés o golo, atirando à malha lateral.

O golo do Benfica nasce numa altura já de algum desespero, com Nuno Gomes a dar o melhor seguimento a um passe soberbo de Geovanni. Houve quem tivesse reclamado infracção do avançado, mas sem razão tal como puderam comprovar as imagens televisivas.

Vitória que acaba por se ajustar de certa forma, devido ao facto de ter sido o Benfica quem mais procurou ganhar, ainda que o tivesse feito de forma algo insípida.

Boa arbitragem de Carlos Xistra, embora muito mal coadjuvado, principalmente por Sérgio Lacroix. Só foras de jogo mal assinados contei no mínimo 5.

Sem comentários: