segunda-feira, julho 28

Pré-épocas... Bah!

Depois de algum tempo de ausência (medo do Sporting talvez) aqui apareço para comentar algumas das incidências da pré-época.

Começando pelo meu clube, que perde o jogo de apresentação em muitos anos, devo dizer que não estou mais preocupado do que devia estar nesta altura da época.

O Porto tem condições para vencer de novo a Liga. O que me preocupa são as competições a eliminar, nas quais demonstrámos uma clara falta de estofo nas épocas em que Jesualdo esteve ao leme.

O 4x3x3 tem condições para continuar a ser triturador na principal prova portuguesa pois Rodriguez e, muito provavelmente, Hulk asseguram uma pressão alta que eu adoro ver imprimida nos jogos do meu clube. E é o uruguaio o meu principal destaque, pois é jogador à Porto, e fora polémicas clubísticas, é como todos já esperávamos um excelente reforço.

Em relação aos restantes novos, sinto que Sapunaru será também ele um excelente reforço. Calmo, concentrado, ponderado, bom a cruzar, melhor a defender e aparece na área em situações de golo, parece-me que pode suprir, embora de diferente maneira, a falta de Bosingwa.

O problema residirá na falta de qualidade, ou de acrescento da mesma, de Tomás Costa e Bolatti ao meio campo portista. O lugar de trinco, que é importantíssimo, ainda não tem dono à altura da qualidade que P. Assunção demostrou nas últimas épocas e a minha solução passaria pela inclusão de Meireles a trinco e na subida de Guarin (que me parece também bom jogador) para médio centro. Outra hipótese seria Fernando mas este ainda me parece demasiado verde para o lugar.

Espero ainda uma subida de qualidade de Stepanov, que sofria um drama familiar e que pode explicar a falta de concentração do sérvio em momentos fulcrais. Espero muito deste jogador e espero que em breve possamos ver o melhor central do Euro sub-21 organizado por Portugal que será claramente o melhor Stepanov.

De Mariano mais valia não falar sem ser para dizer duas palavras, inofensivo e inconsequente e de Quaresma falo quando realmente sair ou realmente ficar.

Em suma, muitos erros já habituais, mas ainda assim parece-me que o Porto terá um onze inicial bastante forte e com possibilidade de alguns jogadores de banco acrescentarem algo durante a época.

Em relação aos dois adversários habituais do Porto na luta pelo título, e que por sinal se encontraram ontem num jogo de carácter amigável, devo dizer que espero um Benfica mais forte que aquele que vimos quando tiver um jogo mais aproximado ao que Quique Flores realmente ambiciona. Ainda não deu para tal, visto que as indefinições no plantel condicionam-no, e de que maneira. Dos reforços, gostei de Yebda e espero de Aimar aquilo que toda a gente que o conhece espera. Balboa e Urreta parecem-me completamente banais.

O Sporting ganhou o primeiro clássico da época e consolida o estatuto de campeão anunciado. Já se fala muito em titulo, ao ponto de parecer uma certeza para os lados de Alvalade. Pena isso não valer de nada quando os maus resultados aparecerem, e digo isto com muita certeza porque não vi nada de relevante mudar por aquelas bandas. O que mudou realmente é quando oiço "Postiga com a bola, remata.... ao lado" (ou ao poste ou por cima) ele já não está equipado de azul e branco. Provocações à parte, a equipa é boa e justifica a ilusão que alguns adeptos criaram, o título é possível e provavelmente andará mais perto do que na última época, dependerá do que os outros fizerem.

Sem comentários: