segunda-feira, novembro 8

A mão de Jesu(s)aldo

Convém, primeiro, explicar que o título não terá tanto a ver com o ex-treinador do FC Porto (e do Málaga) como se possa pensar. Mas quem tem a paciência de aqui me ler, sabe que há muito que associo uma das (más) filosofias do treinador português ao professor Jesualdo Ferreira. E isto porque foram muitos anos, a ver um Porto nada fraco mas que se auto-mutilava quando menos precisava. Hoje, desta feita por "boas" razões lembrei-me do fenómeno de novo. Nada mais óbvio, não é? Sem desprimor algum pela instituição e pelos benfiquistas, hoje qualquer um deles se sentirá como eu me senti quando o Porto foi, com Jesualdo, a Inglaterra.

Aquando da vitória, da passada época, para a Europa League, do Benfica no Vélodrome, elogiei a fantástica exibição afirmando que essa era a filosofia que tinha de fazer escola em Portugal para o nosso "futebolzeco" poder ombrear com os grandes. Jesus, o obreiro de Marselha - e de um futebol com método na época passada - borrou, semanas depois, a pintura em Anfield Road. Tal como Jesualdo, tanta e tanta vez em Inglaterra, errou e hoje decidiu - sim, bastava não ter decidido - errar outra vez. E não quero, com isto, dizer que o Porto de Jesualdo ganharia, alguma daquelas vezes, no Emirates ou que o Benfica de Jesus ganharia, ontem, no Dragão. Melhor(es) figura(s) fariam certamente...

Foi avançado pelo Record, nos dias que antecederam o jogo. David Luíz ia tentar parar Hulk. Tal como a (bela) capa do jornal "A Bola", e sua respetiva BD no interior, queria fazer parecer, afinal, para Jesus, o clássico seria mesmo um jogo de 1x1. E a sua flash interview prova isso mesmo. Ou seja, para Jesus bastaria que David Luíz parasse Hulk e o resto lá se arranjaria.

Ainda hoje quando me envolvo no tradicional Distrital me deparo com essa filosofia. Sem desprimor por todos os adeptos que fazem o futebol o fenómeno que é, ele é um desporto de tudo menos de individualidades e hoje, com essa filosofia, deixásse Jesus fosse quem fosse com Hulk e ele seria, inevitavelmente, papado. Há não muitos anos, vi um trabalho de equipa fantástico do Milan para não deixar C. Ronaldo jogar. E adivinhem, Jankulovski estava com o luso mas, obviamente, não estava sozinho tornando as disputas em questões de talento. Ancelotti, tornou-as sim em questões de probabilidade, bem a favor do Milan juntando ao checo, Gennaro Gattuso. E assim se anulou Ronaldo.

Hoje Jesus mereceu a lição do jovem Villas-Boas. E não porque André seja já um Messias, um mestre ou até um... catedrático, pois afinal de contas ainda só ganhou uma supertaça, vai bem lançado na Liga e encontrou uma fórmula para derrotar, convincentemente, o Benfica (10/11, frise-se) de Jesus. Não se comece já a dizer que só Porto e Barcelona é que jogam, que será normal ir à Luz e ganhar (sim, não me esqueço que no ano passado marcámos cinco ao Sporting e em Alvalade deram-nos o troco), porque nada, mas mesmo nada, está ganho.

Mas conscientemente terá que se dizer que o Porto é a equipa mais forte da Liga, de longe. Terá que se lembrar que tem o melhor jogador, a melhor organização e a mentalidade mais forte. Todos, agora, o sabem, mas ficar-me-ia mal, com uma estrondosa vitória destas, não o referir. É um Porto anormalmente eficaz, com um grau de acerto tremendo e assente em individualidades que estão a decidir, mas ainda não me apaixona.E ontem, atropelou um adversário, de momento, bem mais fraco tirando proveito do tal espantoso grau de acerto. Bem disse André que "não é todos os dias que se ganha por cinco."

P.S. Sim, a passagem de testemunho está confirmada oficialmente. Mas uma passagem que me deu especial gosto, foi a do melhor 10 da Liga para as costas de Belluschi. Desde aquele túnel (não aquele de que se costuma falar) que eu o desejava. Parabéns Belluschi. E já agora (lesão de Micael antes da Supertaça) terá sido sorte André? Daquela sorte à semelhança do Euro 2000 aquando da lesão do Sá Pinto?

13 comentários:

J. disse...

Acho que já está encontrado o campeão deste ano.
Restam agora as migalhas....

Hulk e Falcão são de longe os melhores jogadores deste campeonato.

Miguel disse...

Ontem dizia ao luis no facebook que o porto tem neste momento metade da equipa num momento extraordinário: Hulk, falcão, Beluschi, Varela, Moutinho,... já para não falar de Álvaro ou até helton.

O que vi acontecer no Benfica do ano passado estou a ver no Porto deste ano.

Pedro disse...

Há que reconhecer q o Villas-Boas soube ganhar, podia ter arrasado tudo e todos nas declarações pós jogo e não o fez. Ficou-lhe bem. Não estava à espera.

Ganharam bem e sem mácula. Jesus errou de tal maneira que fica difícil acreditar q estamos perante alguem evoluído no aspecto táctico de um jogo...quem comete erros destes não pode ser considerado bom, há erros e erros. Este é um erro de incompetência q me assusta e por aqui me fico por agora...

jvl disse...

Quando na tarde de ontem me disseram que o DLuiz ia ser o lateral esquerdo e o Sidnei ia jogar, fiquei logo com a sensação que ia correr mal. E assim foi.

Se os adeptos topam isto, como é que o "super-sumo" da táctica não? A atitude dele ontem foi à Jesualdo, sem tirar nem pôr.

jamsilva disse...

O sucesso subiu-lhe à cabeça e nao o deixa ver as coisas como são.

"O Hulk teve uma noite inspirada"....

Alguém explica a este senhor q o Hulk anda inspirado desde o principio desta época.
O gajo pensou que o FCP é hulk e mais 10... parece q afinal nao é assim....

Algo vai mal com o grande mestre da táctica....

J. disse...

Quanto valerá o D.Luiz hoje?
Esta defesa do Benfica quantos golos já sofreu no total da época?
Claramente um sector que andou sobrevalorizado na época passada.

Peyroteo disse...

J., andou um pouco sobrevalorizado, também é a minha opinião, mas o Fábio Coentrão jogava a defesa-esquerdo. Este ano pouco tem jogado nessa posição. E esse é um dos grandes problemas deste Benfica. O Jesus não consegue atinar com a ala esquerda.

jamsilva disse...

o david luis a def central é um grande jogador. nao sei qt vale mas é m bom.

a def esq o homem... só mexeu os olhinhos...

Rodrigo Teixeira disse...

O problema do Benfica não é propriamente a defesa,mas sim o meio campo. Ao contrário do ano passado ,este ano não existe nenhum Ramires para ajudar o Javi Garcia, e nem o Martins nem o Gaitan ou outro qualquer que por lá passe consegue impor o ritmo que o brasileiro imprimia tanto ofensivamente com,e principalmente,defensivamente. Ao juntarmos a tudo isto as subidas não compensadas de Coentrão ou de Maxi, fica evidente que falta gente para conseguir suster os contra-golpes adversários.Na minha opinião deveria ser efectuada uma mudança táctica, talvez a passagem para o 4-3-3 testado na pre-época e com bons resultados, o que me parece evidente é um diferente posicionamento das pedras no sector intermediário.

Anónimo disse...

Ninguém fala do Moutinho... pede o amarelo, para jogar com o SCP. Em relação ao jogo propriamente dito, o resultado fala por si, o Jesus quis inventar metendo o D.L à esquerda quando tinha C.P (não que seja um bom jogador, mas pelo menos está mais habituado a jogar naquela posição).

Anónimo disse...

jvl, pela boca morre o peixe, o Jesualdo ganhou 3 campeonatos seguidos e não ganho o 4º(pense o que quiser), para lhe fazerem a folha, a equipa estava pronta para este Ano.
Grande Hulk que consegue agradecer ao seu Mestre sem medos, já pensaram por que o faz? Depois de ele sair de castigo, para memórias custas o Porto nunca mais perdeu, mas Hulk teve 19 ou 18 semana sentado a ver jogar, e os colegas com toda a revolta de que estavam a ser vitimas.
Meus senhores, de besta passa.se a bestial e VS, mas pela boca morre o peixe e este ano estou a ver muito peixe a morrer, talvez para o ano quando o Porto vender a maior parte do jogadores, chegue a vez deles, espero estar cá para ver os treinadores de bancada.
Meu senhores quem está no convento é que sabe o que vai lá dentro...

Glorioso11385 disse...

Gostei muito deste texto do Marco. Parabéns.
Só um aparte: o David Luiz é um defesa-central muito bom, mas não tão bom como por vezes se julga. Como defesa-esquerdo, basta dizer que é capaz de levar baile do suplente preferido do Paulo Bento e que agora também é suplente do V. Guimarães.

jamsilva disse...

hehehehe

http://www.youtube.com/watch?v=ktdsekxnTRo&feature=player_embedded