Convém, primeiro, explicar que o título não terá tanto a ver com o ex-treinador do FC Porto (e do Málaga) como se possa pensar. Mas quem tem a paciência de aqui me ler, sabe que há muito que associo uma das (más) filosofias do treinador português ao professor Jesualdo Ferreira. E isto porque foram muitos anos, a ver um Porto nada fraco mas que se auto-mutilava quando menos precisava. Hoje, desta feita por "boas" razões lembrei-me do fenómeno de novo. Nada mais óbvio, não é? Sem desprimor algum pela instituição e pelos benfiquistas, hoje qualquer um deles se sentirá como eu me senti quando o Porto foi, com Jesualdo, a Inglaterra.
Aquando da vitória, da passada época, para a Europa League, do Benfica no Vélodrome, elogiei a fantástica exibição afirmando que essa era a filosofia que tinha de fazer escola em Portugal para o nosso "futebolzeco" poder ombrear com os grandes. Jesus, o obreiro de Marselha - e de um futebol com método na época passada - borrou, semanas depois, a pintura em Anfield Road. Tal como Jesualdo, tanta e tanta vez em Inglaterra, errou e hoje decidiu - sim, bastava não ter decidido - errar outra vez. E não quero, com isto, dizer que o Porto de Jesualdo ganharia, alguma daquelas vezes, no Emirates ou que o Benfica de Jesus ganharia, ontem, no Dragão. Melhor(es) figura(s) fariam certamente...
Foi avançado pelo Record, nos dias que antecederam o jogo. David Luíz ia tentar parar Hulk. Tal como a (bela) capa do jornal "A Bola", e sua respetiva BD no interior, queria fazer parecer, afinal, para Jesus, o clássico seria mesmo um jogo de 1x1. E a sua flash interview prova isso mesmo. Ou seja, para Jesus bastaria que David Luíz parasse Hulk e o resto lá se arranjaria.
Ainda hoje quando me envolvo no tradicional Distrital me deparo com essa filosofia. Sem desprimor por todos os adeptos que fazem o futebol o fenómeno que é, ele é um desporto de tudo menos de individualidades e hoje, com essa filosofia, deixásse Jesus fosse quem fosse com Hulk e ele seria, inevitavelmente, papado. Há não muitos anos, vi um trabalho de equipa fantástico do Milan para não deixar C. Ronaldo jogar. E adivinhem, Jankulovski estava com o luso mas, obviamente, não estava sozinho tornando as disputas em questões de talento. Ancelotti, tornou-as sim em questões de probabilidade, bem a favor do Milan juntando ao checo, Gennaro Gattuso. E assim se anulou Ronaldo.
Hoje Jesus mereceu a lição do jovem Villas-Boas. E não porque André seja já um Messias, um mestre ou até um... catedrático, pois afinal de contas ainda só ganhou uma supertaça, vai bem lançado na Liga e encontrou uma fórmula para derrotar, convincentemente, o Benfica (10/11, frise-se) de Jesus. Não se comece já a dizer que só Porto e Barcelona é que jogam, que será normal ir à Luz e ganhar (sim, não me esqueço que no ano passado marcámos cinco ao Sporting e em Alvalade deram-nos o troco), porque nada, mas mesmo nada, está ganho.
Mas conscientemente terá que se dizer que o Porto é a equipa mais forte da Liga, de longe. Terá que se lembrar que tem o melhor jogador, a melhor organização e a mentalidade mais forte. Todos, agora, o sabem, mas ficar-me-ia mal, com uma estrondosa vitória destas, não o referir. É um Porto anormalmente eficaz, com um grau de acerto tremendo e assente em individualidades que estão a decidir, mas ainda não me apaixona.E ontem, atropelou um adversário, de momento, bem mais fraco tirando proveito do tal espantoso grau de acerto. Bem disse André que "não é todos os dias que se ganha por cinco."
P.S. Sim, a passagem de testemunho está confirmada oficialmente. Mas uma passagem que me deu especial gosto, foi a do melhor 10 da Liga para as costas de Belluschi. Desde aquele túnel (não aquele de que se costuma falar) que eu o desejava. Parabéns Belluschi. E já agora (lesão de Micael antes da Supertaça) terá sido sorte André? Daquela sorte à semelhança do Euro 2000 aquando da lesão do Sá Pinto?
13 comentários:
Acho que já está encontrado o campeão deste ano.
Restam agora as migalhas....
Hulk e Falcão são de longe os melhores jogadores deste campeonato.
Ontem dizia ao luis no facebook que o porto tem neste momento metade da equipa num momento extraordinário: Hulk, falcão, Beluschi, Varela, Moutinho,... já para não falar de Álvaro ou até helton.
O que vi acontecer no Benfica do ano passado estou a ver no Porto deste ano.
Há que reconhecer q o Villas-Boas soube ganhar, podia ter arrasado tudo e todos nas declarações pós jogo e não o fez. Ficou-lhe bem. Não estava à espera.
Ganharam bem e sem mácula. Jesus errou de tal maneira que fica difícil acreditar q estamos perante alguem evoluído no aspecto táctico de um jogo...quem comete erros destes não pode ser considerado bom, há erros e erros. Este é um erro de incompetência q me assusta e por aqui me fico por agora...
Quando na tarde de ontem me disseram que o DLuiz ia ser o lateral esquerdo e o Sidnei ia jogar, fiquei logo com a sensação que ia correr mal. E assim foi.
Se os adeptos topam isto, como é que o "super-sumo" da táctica não? A atitude dele ontem foi à Jesualdo, sem tirar nem pôr.
O sucesso subiu-lhe à cabeça e nao o deixa ver as coisas como são.
"O Hulk teve uma noite inspirada"....
Alguém explica a este senhor q o Hulk anda inspirado desde o principio desta época.
O gajo pensou que o FCP é hulk e mais 10... parece q afinal nao é assim....
Algo vai mal com o grande mestre da táctica....
Quanto valerá o D.Luiz hoje?
Esta defesa do Benfica quantos golos já sofreu no total da época?
Claramente um sector que andou sobrevalorizado na época passada.
J., andou um pouco sobrevalorizado, também é a minha opinião, mas o Fábio Coentrão jogava a defesa-esquerdo. Este ano pouco tem jogado nessa posição. E esse é um dos grandes problemas deste Benfica. O Jesus não consegue atinar com a ala esquerda.
o david luis a def central é um grande jogador. nao sei qt vale mas é m bom.
a def esq o homem... só mexeu os olhinhos...
O problema do Benfica não é propriamente a defesa,mas sim o meio campo. Ao contrário do ano passado ,este ano não existe nenhum Ramires para ajudar o Javi Garcia, e nem o Martins nem o Gaitan ou outro qualquer que por lá passe consegue impor o ritmo que o brasileiro imprimia tanto ofensivamente com,e principalmente,defensivamente. Ao juntarmos a tudo isto as subidas não compensadas de Coentrão ou de Maxi, fica evidente que falta gente para conseguir suster os contra-golpes adversários.Na minha opinião deveria ser efectuada uma mudança táctica, talvez a passagem para o 4-3-3 testado na pre-época e com bons resultados, o que me parece evidente é um diferente posicionamento das pedras no sector intermediário.
Ninguém fala do Moutinho... pede o amarelo, para jogar com o SCP. Em relação ao jogo propriamente dito, o resultado fala por si, o Jesus quis inventar metendo o D.L à esquerda quando tinha C.P (não que seja um bom jogador, mas pelo menos está mais habituado a jogar naquela posição).
jvl, pela boca morre o peixe, o Jesualdo ganhou 3 campeonatos seguidos e não ganho o 4º(pense o que quiser), para lhe fazerem a folha, a equipa estava pronta para este Ano.
Grande Hulk que consegue agradecer ao seu Mestre sem medos, já pensaram por que o faz? Depois de ele sair de castigo, para memórias custas o Porto nunca mais perdeu, mas Hulk teve 19 ou 18 semana sentado a ver jogar, e os colegas com toda a revolta de que estavam a ser vitimas.
Meus senhores, de besta passa.se a bestial e VS, mas pela boca morre o peixe e este ano estou a ver muito peixe a morrer, talvez para o ano quando o Porto vender a maior parte do jogadores, chegue a vez deles, espero estar cá para ver os treinadores de bancada.
Meu senhores quem está no convento é que sabe o que vai lá dentro...
Gostei muito deste texto do Marco. Parabéns.
Só um aparte: o David Luiz é um defesa-central muito bom, mas não tão bom como por vezes se julga. Como defesa-esquerdo, basta dizer que é capaz de levar baile do suplente preferido do Paulo Bento e que agora também é suplente do V. Guimarães.
hehehehe
http://www.youtube.com/watch?v=ktdsekxnTRo&feature=player_embedded
Enviar um comentário