terça-feira, julho 24

Até o Allgarve é mais português

Ele aí está de volta! Com todos os seus defeitos e virtudes, o futebol português de clubes entra numa nova época que nada trará de novo certamente. Falando, desde logo, no topo da hierarquia, os dois clubes mais fortes* (neste momento) mantêm os mesmos treinadores e correm o risco de entrar sem nenhum português em campo. Juram a pés juntos que não vão vender ninguém, mas estão interiormente desejosos que apareçam ofertas milionárias pelos seus craques. A juntar a estes dois, o único clube que tem potencial para lhes bater o pé deixou de vez a única fonte de salvação e passou a preferir o canibalismo. Então boa sorte para todos... que bem vão precisar.

De todos os abomináveis defeitos do futebol português, há um que me faz abominar mais um pouco. É que o facto de lhe continuarmos a chamar português, não faz com que ele o seja. E nem a maior das lições morais faz com que os dirigentes portugueses percebam o que estão a fazer ao tal futebol (agora sim, com aspas) 'português'. Essa tal lição, que se aprende quando olhamos para as épocas de sucesso das nossas equipas no futebol internacional e contamos os lusitanos um por um, não se segue de uma vez por todas. E, imagine-se que, até a selecção nacional - que tem atingido um grau de sucesso bem interessante - entra em campo com, pelo menos, 10 portugueses.

Tudo bem que o Porto ganhou a Liga Europa com um plantel parecido ao deste ano, mas o facto que mais comprova a qualidade dessa competição é que um ano depois com praticamente os mesmos jogadores nem sequer passou da fase de grupos da Liga dos Campeões. Sporting, Benfica e Boavista chegam às meias, Braga vai à Final. Eu cá não sei mas esta Taça vai deixar de me enganar, porque a somar a isto tudo temos também o número de vezes que o Atlético Madrid já a venceu.

Não dá para trazer só os James, os Witsels, os Hulks ou os Cardozos? É que vendo bem que mérito têm estas contratações quando a percentagem de sucesso é mínima? Trazer 10 e acertar um, tem valor? Ainda para mais um James ou Witsel que se nota que são bons logo no aquecimento. Deve ser então essa falta de apetência para o 'olheirismo' que faz com que o jogador português desapareça dos 'grandes' palcos da Lusitânia e passe agora a vegetar na Liga Orangina, onde a sua subida ao principal escalão colocará sempre a dúvida: Sim, jogava bem mas era na II Liga.

Duvida boa para empresários e para maus gestores, sempre ávidos a trazer um Bouhlarouz (epá de todos, tinham logo que escolher este?), ou um Janko.

Esta é a minha pré-época. Não me interessam certamente as lacunas nos plantéis, até porque a solução está à vista de todos. Chama-se futebol português com jogadores portugueses e não futebol português com uma enorme maioria de coxos estrangeiros. Esperemos então que se venda um Hulk, um Witsel e um Moutinho, para irmos buscar as novas coqueluches brasileiras, argentinas e colombianas. A cura para a miopia ainda está longe de ser encontrada, mas o esforço que eu vejo nesse sentido é nulo. Com uns a dar lentes corrigíveis e outros a acreditar que ela é impossível de reverter, esperem mais uns anitos. É que até eu, em 10 jogadores portugueses, encontrava um com qualidade para ser defesa-esquerdo do Benfica...

*corrigido (de "os dois maiores clubes" para "os dois clubes mais fortes neste momento")

19 comentários:

J. disse...

Por acaso, acho que o futebol é um exemplo perfeito do que se passa no nosso país. Do melhor e do pior!!!

Esquece-se a formação e o made in Portugal cá dentro, para depois elogiar quando triunfam lá fora e ficarmos todos orgulhosos com a Selecção, o Mourinho ou o Cristiano Ronaldo.

ana disse...

ó Morais, antes de escreveres as coisas tens de ter atenção ao que vais fazer, porque quando dizes dois maiores clubes portugueses referindo-te ao fcp e ao slb, estás logo a cometer um erro. O Sporting pode não andar bem, mas (ainda, pelo menos) é maior do que o fcp. Deixa-me ajudar-te: "os dois melhores clubes da actualidade".
É que nem li mainada. Fui!

Marco Morais disse...

Ana, não vejo qualquer tipo de mau trato à grandeza do teu clube. Hoje por hoje, Benfica e Porto são os maiores clubes. Se eu tivesse dito 'melhores' compreenderia a tua indignação, como não foi o caso só posso considerar a tua reacção como um exagero.

Talvez o estatuto de 'único clube com potencial para lhes bater o pé' não te chegue. É bom sinal, porque tudo deve andar bem para o Reino de Alvalade visto que ainda são maiores que o fcp (escrito com caixa baixa).

JPS disse...

É o problema da clubite, cega até os mais clarividentes.

Ora diz o Marco Morais que "o único clube que tem potencial para bater o pé aos dois maiores clubes (???) deixou de vez a única fonte de salvação e passou a preferir o canibalismo".

Vamos admitir que o Marco Morais debitou esta fantástica pérola a pensar no Sporting e na sua formação, porque que se saiba do Braga ainda não é possível delírios desta natureza, seja por dimensão, história ou factos desportivos.

Então caro Marco Morais, eu deixo apenas os seguintes nomes: Rui Patrício, Daniel Carriço, Wilson Eduardo, Adrien Silva, Bruno Pereirinha, André Martins, Cédric Soares, Nuno Reis. O que têm em comum estes nomes? São portugueses e oriundos da formação do Sporting. E ainda me dei ao luxo de deixar de fora Vitor Golas, que apesar de oriundo da formação do Sporting, é brasileiro e não português.

São muitos? São poucos? Ora comparem lá com os rivais e depois tirem as vossas conclusões.

Para quem acha que o Sporting abandonou a formação e só contrata jogadores estrangeiros, aqui ficam os factos. O Sporting não contrata jogadores portugueses porque não precisa. Não existem no mercado português melhores jogadores portugueses que aqueles que o Sporting forma.

O resto é delírio.

ana disse...

Morais, por muito que me custe, o slb é o maior clube português, a seguir é o Sporting, depois o fcp. Por maiores entendo o número de sócios/adeptos. Por melhores, entendo os que têm ganho campeonatos nos últimos anos, e esses, mais uma vez infelizmente, têm sido o slb e o fcp.
Quanto aos problemas de que o meu clube padece, estou inteirada deles. Mesmo que não queira, porque a imprensa faz questão de mos lembrar dia sim dia sim, ao contrário do que faz (e mais uma vez, infelizmente) com os do teu e os do slb.
Não te chates, homem... Não vale a pena.

ana disse...

"O Sporting não contrata jogadores portugueses porque não precisa. Não existem no mercado português melhores jogadores portugueses que aqueles que o Sporting forma."

Nem mais! Pena os Ritas, Borges, Farinhas, Goberns desta vida não terem dois neuroniozinhos que fosse para perceberem isso e deixarem-se da ladainha de que o Sporting está a desistir da formação...

JPS disse...

Quanto à grandeza do Clube, o Marco Morais tem esta visão enviesada de que a grandeza do clube se mede pelos títulos de futebol conquistados nos últimos anos.

Mas não é assim.

O Sporting é um Clube de dimensão mundial e continua e continuará a ter mais adeptos que o FCP, que pese embora o seu crescimento recente, continua a ter uma implantação maioritariamente regional. Mas isso nem é o que mais importa.

Importa perceber qual o significado dos Clubes na sociedade. O Sporting é o único Clube que se pode orgulhar de ter celebrado recentemente 100 anos de olimpismo e é responsável por 18 dos 77 atletas da comitiva portuguesa que estão em Londres para disputar os Jogos Olímpicos. PAra além disso celebrou este ano 218 títulos nacionais em todas as modalidades em que competiu.

Claro que agora os portistas vão alvitrar que têm 4 futebolistas sul americanos olímpicos e os benfiquistas têm a porta-estandarte. Mas o Sporting é e continua a ser o baluarte do desporto em Portugal, algo que os portistas futeboleiros, habituados a fazer da vitória a todo o custo a única forma de estar no desporto e na vida, nunca compreenderão.

Marco Morais disse...

Vamos ver quantos jogos faz o Carriço e quantos faz o Bouhlarouz ou o Onyewu. Quantos vai fazer o André Martins e quantos vai fazer o Labyad. Quantos vai fazer Schaars e quantos vai fazer Adrien...

Ora se contratas só estrangeiros para taparem as vagas à tua brilhante aposta na formação, de que te serve dizer que tens mais portugueses?

E atenção, porque para mim o jogador português formado na Academia tem qualidade. Muito mais qualidade até do que os estrangeiros que agora têm sido aos camiões. É mentira isto?

Se dizes que não existem portugueses melhores, o que até concordo em certa parte, para quê contratar estrangeiros piores também? Conta os minutos jogados dos jogadores que falas e verás o que quero dizer no post.

Dizes bem que a clubite cega os mais clarividentes, concordo plenamente. É que já são alguns anos que aqui escrevo e sempre com profundo respeito ao Sporting, mas nunca fui tão mal interpretado como quando escrevo algo em relação ao teu clube. Para mim o Sporting podia ser caso único em Portugal, mas prefere desbaratar talento.

Não é a toa que a falta de paciência é grande em Alvalade... até por aqui se vê.

Marco Morais disse...

JPS, mais uma vez, há vários anos que aqui escrevo e não me lembro de ter escrito sobre futsal, ou sobre baluartes olímpicos.

Escrevo sobre futebol, e neste momento Porto e Benfica são maiores. Se tu lhes chamas melhores eu posso entrar pelos mesmos argumentos. Aliás até considero mais ofensivo chamar-lhes melhores.

É uma questão de português, não me ofende e não me chateia. Surpreende-me é a interpretação maldosa, como se alguma vez eu tivesse aqui sido ofensivo para o Sporting.

LMGM disse...

Marco, deixando de lado os maiores e os melhores, a Académica no ano passado foi a 3 finais da Taça de Portugal em diferentes modalidades (em seniores, em sub21 e sub19 foram mais duas), ganhou uma e o Braga continua a ser o maior, um exemplo, blábláblá, por isso...

É dificil encontrar clubes a nivel mundial que apostem em desporto como os grandes nacionais (e são muito mais do que de três), particularmente no futebol, penso que o trabalho do Sporting só vai ser reconhecido devidamente quando fechar a academia. Em qualquer selecção nacional há poucos talentos que não tenham tido no Sporting o clube que apostou neles inicialmente, quando era arriscado e dificil. No ano passado o Sporting lançou Tiago Llori, André Martins e Renato Neto. Este ano prepara o lançamento de Cedric, Nuno Reis e Wilson Eduardo.

Pelo caminho foram ficando alguns atletas que ainda assim foram chamados à selecção nacional A, como, André Santos e Nuno André Coelho.

O que aconteceu com Paulo Machado? Que acho muito similar a Moutinho. Ou Vieirinha, Ukra, etc...

Marco Morais disse...

LMGM,

Antes, o Sporting lançava um Quaresma, um Figo, ou um Simão (para não falar de todos) e ele ficava. Agora lança um puto-maravilha que é o André Martins e para o ver tenho de esperar dois jogos, no mínimo. Se vamos falar de outros que referiste, eles lançados foram mas não mais que isso.

Há uma diferença em relação a outras épocas. Não digo que não se vá buscar um Carrillo, ou um Labyad. Mas os putos começam a ter muito menos tempo, e há muito menos paciência com eles.

Para mim a solução futebolística do Sporting passa por apostar na Academia, isto para ficar claro que o que se passa agora não é, a meu ver, uma aposta.

SportingSempre disse...

marco, o porto só é maior que o Sporting em titulos conquistados no futebol e em corrupção, curiosamente as duas coisas estão bem relacionadas.

portanto na proxima que pensares em dizer os "2 maiores" clubes volta a traz e não digas merda.

Marco Morais disse...

Enfim... tanto problema com a grandeza!

Olhem, são os maiores e os melhores da aldeia, tanto vermelhos, verdes ou azuis.

O que eu escrevi nada tem que ver com esse 'abespinhanço' todo. Mas pronto, troco maiores ou melhores por mais fortes (neste momento)!

Pode parar a choradeira?

SportingSempre disse...

tu compreendias a "choradeira" se passasses as ultimas 3 decadas a ser roubado em vez de beneficiado.

acho que "mais fortes neste momemento e nos ultimos anos" é mesmo o termo que procuravas, isso sim é uma analise aceitavel, apesar de ter esperança que o meu clube na proxima época comece a inverter essa tendência.

quanto ao que escreveste, acho que foi bem dito, apesar de não concordar com a fraqueza da Euroliga e com o "canibalismo" do SCP, tentamos competir com os "tais mais fortes de momento" e ainda assim integramos 8 portugueses da formação, não é perfeito mas ninguém se aproxima deste racio.

Marco Morais disse...

Eu esqueço-me que nem toda a gente tem que saber que eu não quero mal nenhum ao Sporting, nem a qualquer outro clube.

As minhas desculpas. O post foi corrigido.

LMGM disse...

Marco, não é uma questão de quereres bem ou mal é não se entender qual é o teu critério para julgares "mais forte" ou "melhores", relativamente a dois clubes.

São titulos? No caso do Porto entendo, no caso do Benfica só se valorizas muito Taças da Liga. É competição? O Sporting fez a melhor prestação europeia das equipas nacionais no ano passado e tem evoluido imenso nos últimos tempos incluido ida a uma final. No campeonato tem estado menos competitivo nos últimos 3/4 anos, mas esteve a par do Porto em anos anteriores, com armas muito inferiores, mas que forçaram o Benfica a fazer um investimento no seu plantel da ordem do 100 milhões de euros para voltar aos lugares cimeiros.

O Sporting está neste momento a fazer esse reinvestimento e já melhorou consideravelmente, mas agora é cepo das marradas porque descobriram que ninguém aposta nos jogadores portugueses...

Convido, os nossos adversários directos a fazer equipas compostas por metade dos jogadores vindos da sua cantera e vamos lá decidir quem é melhor, pior ou mais maior grande.

P.S. - Ah, e o árbitro pode ser o Pinto da Costa.

Marco Morais disse...

LMGM,

Eu sei que a época de Ouro para apagar diferenças está aí, mas elas têm existido.

Como se vê há contra-argumentos para todos os rótulos. Houve para maiores, houve para melhores, e também há para mais fortes.

Eu não deixo de considerar o Sporting como um grande. Mas acho que está na cara o que eu quero dizer. Está uns furos abaixo do Benfica e do Porto.

O Ronaldo está uns furos abaixo do Messi e não é nenhum lixo. Acho que se entende bem. Em relação à grandeza da instituição não belisco. Mas neste momento(!) está uns furos abaixo, tanto em títulos, como em poder de compra, como em poder de venda, como em gente no estádio. Obviamente tem um enorme potencial para reverter isso tudo e é um desejo que já aqui deixei muitas vezes no sector.

Mas a verdade é que, por exemplo, não ganha um campeonato há 10 anos. E isso não se pode mascarar com 'melhores', 'maiores' ou 'nestes momentos'.

LMGM disse...

Marco, Lazlo Boloni disse após ser campeão que em termos de trabalho há poucas diferenças entre os 3/4 primeiros de um campeonato. Aquilo que constroi as diferenças pontuais são pormenores, lesões, momentos de forma de jogadores nucleares, erros de arbitragem, etc.. Eu concordo com esta visão.

Em gente no estádio no ano passado os números são estes:

SLB - 722.506
FCP - 570.766
SCP - 558.649

Como bem lembras, o Sporting não ganha um campeonato há 10 anos (eu sei que para muitos portistas não há mais competições). Vês uma diferença significativa de público entre o maior vencedor do universo, que fez a maior compra a nivel nacional e o gajo que perde tudo e por acaso fez a maior venda a nivel nacional?

Marco Morais disse...

LMGM, isso é pegar no que mais nos convém.

Isso e descredibilizar a conquista de campeonatos em detrimento da não conquista.

A tua visão é essa, e é legítima, mas a minha é que na maior parte das vezes há uma diferença brutal entre o vencedor e os restantes. Este ano não foi o caso, como não foi em 2005, mas na maioria das vezes ela existe. Explica-me como ser a melhor equipa sem ganhar o campeonato....

Taças, eliminatórias... Académicas chegam a finais, Chelseas ganham a Liga dos Campeões, Grécias ganham Euros. Não me parece que dê para aferir tão bem como uma competição de regularidade. Mas essa é a minha visão...

As assistências deste ano só revelam o potencial do Sporting. Estão dependentes do sucesso ou da ilusão de sucesso. O Sporting é grande e nada tenho contra isso, mas pegar neste ano para esbater uma diferença que tem sido evidente é a mesma coisa que dizer todas as pré-épocas, quando ainda não há competição, que 'este ano é que é'. Espero que percebas o exemplo sem ofensas.

Em suma, nota-se que o pessoal está extremamente habituado a este tipo de discussão para esbater diferenças. Eu tento só oferecer outro ponto de vantagem. Há, claramente, uma diferença que os vossos argumentos não esbatem. O Sporting não é regular como o Porto e de há 3 anos para cá tem-se apresentado mais fraco que o Benfica, daí eu ter sublinhado os dois clubes que me parecem mais fortes. Não vejo outra realidade, sinceramente.

E sim, vejo uma diferença significativa de público que existe há pelo menos 5 anos. Este ano não se verificou pelo enorme potencial que vocês têm. Como sabes, o Porto, um clube relativamente pequeno (número de adeptos) em relação aos rivais, com o seu potencial consegue médias superiores ao Sporting.

Não vejo descredibilização aqui, nem mentira.