sexta-feira, julho 20

FCP e a pré-época - preocupações

Nesta altura já todos os clubes preparam com grande afinco o arranque da temporada futebolística 2012/13. Fazem-no cheios de convicção, mas no caso do meu clube, claramente ainda em cima de demasiadas indefinições.

Estamos a cerca de 20 dias do primeiro jogo oficial, a supertaça, e sabemos que dificilmente podemos contar com o trio de brasileiros que está a representar a selecção no jogos olímpicos. A agravar esta situacão ainda temos o mercado de transferências que pode, no último dia, alterar todo o planeamento de uma época. Basta recordarmos a transferência de Falcao no ano passado. Mas analisemos os casos mais relevantes:

Hulk: se for vendido trará um encaixe financeiro recorde, mas não há forma de o substituir e a equipa vai, indubitavelmente, sentir a sua falta. A solução, se se pode chamar desta forma, passa por ter tempo para preparar e mentalizar o plantel e os adeptos de um Porto sem o incrível. Assim, a saída, caso aconteça, será sempre tardia e causará danos significativos.

Moutinho: situação muito semelhante à de Hulk, mas com a atenuante de existir uma espécie de alternativa interna (Defour), contudo obrigaria a reforçar o meio campo. Mais uma vez já vamos tarde.

Fernando: parecido com as situações anteriores. Do meu ponto de vista não deve mesmo sair. O retorno financeiro não é tão significativo como na casos de Hulk e Moutinho e o risco de desequilíbrio da equipa é colossal.

Rolando e Álvaro Pereira: situações menos dramáticas que as anteriores e com soluções interessantes no plantel, mais para o central que para o lateral. Devem sair para evitar qualquer uma das vendas acima referidas.

Belluschi e Sapunaru: por opção técnica não entram nas contas da nova temporada. Confesso que tenho sérias dificuldades em compreender estes casos, mas vou tentar dar o benefício da dúvida ao treinador. Todavia, é fundamental resolvê-los e tirar jogadores que foram tão importantes no passado recente, da desconfortável posição de treino à parte. O arrastar desta situação causará mau-estar no plantel.

Não gosto de arranques de temporadas aos soluços, acredito que VP ainda deve gostar menos, mas é a realidade e temos que lidar com ela. VP deve procurar manter a filosofia que bons resultados deu no final da época passada, incorporar os internacionais rapidamente e avançar para experiências mais lá para a frente, quando as rotinas estiverem bem seguras. Nos próximos dias escreverei "FCP e a pré-época - oportunidades".

3 comentários:

Tasqueiro Emigrante disse...

E o golaço do Iturbe...

Gonçalo disse...

fica para as oportunidades :)

J. disse...

A vender, que vendam o Moutinho, pois sempre daria alguns milhões extras a Alvalade.

O Hulk vai depender muito dos JO que fizer, ou da capacidade financeira do Tottenham.