quarta-feira, julho 25

No ano passado, com Rodriguez era assim...


Obviamente que não vou entrar em críticas fáceis de quem se julga mais conhecedor do fenómeno das contratações que outros (fica porém provado que percebo mais de bola que certos colegas aqui do sector :-)). E, se há um ano não era defensor da contratação do peruano, hoje obviamente que não posso mudar de opinião sobre Rodriguez só para ser do contra (aliás uso apenas o nome de Rodriguez para exemplificar uma vez mais a tal gestão de activos em Alvalade). E obviamente que também sei que isto das contratações terá sempre um grau de risco que leva a que ninguém (por mais que perceba de bola) possa afirmar a 100% que determinado jogador vai triunfar ou não.

Mas estranho o facto de há um ano atrás haver uma grande unanimidade na contratação deste jogador e, hoje, existir por aí um certo alívio em vê-lo a rescindir com o Sporting e assinar com o Rio Ave. A que custos, é que ninguém vai saber!

Fala-se então nas lesões como motivo principal (cuidado Jeffrén, Izmailov, Matias e Rinaudo). Mas eu acho que o verdadeiro motivo é outro... basicamente, falta paciência em Alvalade! Como faltou com Pongolle e Bojinov. E, entretanto, vai-se esbajando dinheiro como se estivessemos em situação para o fazer.

PS: sei que estou a ser chato com este tema, mas é que estou realmente convencido que são estas práticas que nos estão a levar para o tal buraco negro. É que entretanto vejo hoje em todos os jornais que o Sporting quer dar entre 3 ou 4 milhões por um Wilson Eduardo argentino. Minha nossa!

7 comentários:

Mike Portugal disse...

Havia uma unanimidade na contratação porque se sabia que era um bom jogador. Mas havia duvidas se se aguentava a jogar a época inteira. Agora há um sentimento de alivio porque se viu que não aguentava.

Quanto ao Wilson Eduardo argentino espero que seja só rumor.

J. disse...

Mike, é um critério tão bom como qualquer outro. A seguir a mesma avaliação, Izmailov-Jeffren-Matias ou Rinaudo estarão também a prazo no clube.Sem qualquer tipo de ironia, não criticaria, porque pelo menos sim que haveria um critério claro.

O que me custa mais a aceitar é a falta de critério detrás de todas estas dispensas, seguidas de mais contratações.

A sério, temos alguma ideia de quanto já gastamos com tudo isto, para aí nos últimos 2/3 anos!?

jcnaguiar disse...

Não concordo com o post, Rodriguez a 100 % era um excelente central, mas isso nunca aconteceu, e tarmos a pagar cerca de 70 mil euros mensais para um jogador que só está bom para jogar pelo Peru nao me parece correcto e por isso tambem concordo com o alivio de o ver sair, um jogador nunca se pode ficar pelos 5 jogos por época, o proprio deportivo recusou-o por falhar exames médicos e isso diz muito da sua debilidade fisica! foi muito bem despaxado.
Quantos aos outros casos que falaste, bojinov teve um caso de indisciplina e nenhum jogador é superior a um clube, para n falar do seu fraco psicologico e outra vez.. condição fisica, n me parece que viesse fazer a diferença pra cá, alias a confirmação disso é ninguem estar disposto a pegar nele e pongolle.. pra mim o unico caso que merecia algum beneficio da duvida, teve os problemas familiares graves que teve enquanto cá teve e por ter custado 6 Milhoes, poderia ter feito a pré epoca...

JPS disse...

Caro J.:

O meu amigo foi recentemente confrontado com uma escolha entre uma de duas opções:

a) receber esclarecimentos por parte de quem está por dentro e conhece a realidade e as opções;
b) continuar a escrever disparates todos os dias na blogosfera.

Tragicamente, à semelhança da maioria dos bloggers, o meu amigo escolheu a segunda opção.

Note que não me refiro à sua apreciação sobre opções futebolísticas e jogadores. Sobre isso nada direi. Refiro-me ao facto de não estar disponível para ouvir esclarecimentos dos dirigentes, porque assume que são incorrectos por natureza, mas depois acredita piamente em tudo o que lê diariamente nos jornais, como sendo a verdade incontestada.

J. disse...

Acho que podemos tratar-nos por tu neste espaço, que sempre foi um espaço de discussão informal.

Eu posso ser esclarecido e estarei muito contente por o ser.
Mas entretanto não posso aceitar que se diga de disparates quando ando aqui a argumentar e a justificar a minha opinião.

É mentira que Pongolle e Bojinov custaram quase 10 milhões juntos?
É mentira que nem tiveram uma época no clube?
É mentira que depois de episódios menos infelizes em Alvalade já estão sentenciados no clube, nem tendo sequer segundas oportunidades que talvez merecessem nem que seja pelo que custaram?

Sabes o que vai acontecer?
Vão ser essas tais rescisões amigáveis que parece que viraram moda e ainda vamos ter que pagar para ver-nos livres destes dois.
Como aconteceu agora com o Rodriguez...

J. disse...

Aliás, opinião e preocupação que já deixava aqui no ano passado:

http://sectorb32.blogspot.pt/2011/07/um-onzemilionario.html

Compreendo que se queira fazer estes começar do 0, passar uma esponja para apagar estes péssimos ultimos anos no clube para iniciar a época com novas energias e em sintonia com os novos treinadores.

Mas não podemos andar constantemente a desprezar investimentos feitos no clube no passado (mesmo a custo zero) com esta leveza e passado tão pouco tempo?
Parece quase que deixámos de respeitar o dinheiro que gastamos em ALvalade.

Miguel disse...

O J. tem formação académica superior em gestão financeira; além disso sempre foi apoiante da "continuidade" pelo que se a mensagem do presidente não passou com ele, há sérios problemas de comunicação.

Não obstante este ponto lateral, e por muito que custe que a todos, a época passada foi um falhanço absoluto. O que o J teme, e eu também, é que clube não consiga resistir a mais um ano igual ao anterior em que o buraco atingiu metade da facturaçao que o clube cnsegue num ano bom.

Um unico pormenor me dá alento: acredito que o plantel do Sporting tem valia para se bater pelo titulo (ao contrário do que apregoam os jornais do regime) e tirando a posição de lateral direito e a de ponta de lança está ao nível do dos rivais ou até melhor em algumas...