segunda-feira, dezembro 17

O Sporting e a sua obsessão por Managers

Com Jesualdo Ferreira como novo manager do Sporting, renova-se o que para mim tem sido uma das principais características institucionais do clube nesta última década e que basicamente se resume á seguinte frase: "Precisamos de quem perceba de futebol!!!".
De Carlos Freitas a Costinha, de Pedro Barbosa a Couceiro, já vários foram os modelos tentados e inúmeros os nomes que passaram por Alvalade. No entanto, poucos deles fizeram história.
Godinho Lopes tenta agora de novo, encontrar a fórmula de sucesso recorrendo no entanto a modelos do passado.
Parece-me a mim que será fazer a mesma coisa, esperando resultados diferentes, mas também por outro lado me parece que nesta altura, dado o ambiente em Alvalade,que qualquer decisão que se tomasse seria sempre criticada.

Por fim, e sem querer também sugerir que devemos copiar o modelo de outros, quem é o manager dos três da frente e que responsabilidades têm estes na gestão do futebol do clube que representam?
Jesualdo Ferreira no entanto já avisou: "Vou ter plenos poderes!!!"

Não sei, se calhar preferia um presidente que gerisse o futebol de perto, apostando num treinador de alto perfil com uma boa rede de scouting, com 2/3 conselheiros de confiança ( tipo Aurélio Pereira) e um director de futebol mais focado na gestão do dia-a-dia.

Com Jesualdo Ferreira vamos ter mais um ego no clube e é caso para perguntar pegando na entrevista de Godinho de ontem : Será que estes( os egos) se vão sobrepor de novo ao interesse do Sporting?  

18 comentários:

Mike Portugal disse...

Em que factos te baseias para dizer que Jesualdo vai ser mais um ego?

Pedro disse...

"Aurélio Pereira"

Não sei quem é a figura mas se foi ele que aconselhou o Jesualdo, está apresentado. :)

Mike Portugal disse...

Pedro,

Aurélio Pereira é o grande mentor da formação do SCP. Foi ele quem iniciou as "academias" em 1980 e que observava os talentos. Depois há medido que tudo foi crescendo, foi também com ele crescendo a rede nacional de olheiros, mas ele mantém-se como responsavel.

J. disse...

Mike, basta ver a entrevista que Jesualdo dá no Jogo para perceber a amplitude da coisa.
É uma entrevista á xerife do faroeste, numa de eu venho por aqui a ordem.
Epá, são estilos e se calhar até pode resultar.
Mas isto depois de Godinho ter anunciado apostar num sistema mais presidencialista e com um treinador que foi contratado para dar resposta a uma das piores crises do clube.



J. disse...

Acho que são egos a mais e que neste caso, me dá tb a impressão de que cedo vai ceder por parte do lado mais fraco, neste caso, Vercauten.

Pedro disse...

"É uma entrevista á xerife do faroeste, numa de eu venho por aqui a ordem."

É essa a postura que se conhece de Jesualdo.

zorg disse...

Pois, eu acho que isto é (mais) um tiro no pé da direcção do Sporting. Para já, a entrada de um "manager" numa altura destas é uma desautorização do treinador - e o discurso do JF na entrevista vem comprovar isso - e vai significar, muito provavelmente, a saida do treinador no curto prazo. Para isso, mais valia que o treinador saisse já.

Por outro lado, o JF não é um bom treinador para uma equipa grande. Nunca ganhou nada de relevo, a não ser quando esteve no clube que vicia resultados. E mesmo aí, conseguiu sair sem deixar saudades.

Pulha Garcia disse...

Jesualdo como treinador é banal. Resultou no Porto como o Macaco a treinador teria resultado (se o Bítor Pereira tem resultado ... porque não um pouco de National Geographic?). Quem tem putas a decidir mais jogos do que o Falcão ou o Lisandro, habilita-se sempre a ser "campeão". Noutros clubes sem ser o Porto falhou sempre. No Benfica por exemplo lembro-me de estarmos a ganhar uma vez nas Antas e contra 10 (expulsão de Jorge Costa por agressão a Simão, se não me engano) conseguiu perder o jogo. Nos outros clubes foi sempre a enfardar e a acumular indemnizações por despedimento. Como director desportivo vamos ver. Fico com ideia de que é mais uma tentativa do Godinho para ganhar tempo (desde quando é que um director desportivo obtém resultados sem ser a médio/longo prazo?). A ideia agora é, dêem uma oportunidade ao Godinho tendo em conta que o Jesualdo e o Vercauteren finalmente têm condições para trabalhar...

Por falar nisso a entrevista do Godinho soou um bocado a propaganda encomendada. Quando o ROC trata o Godinho por "Oh Luís" acho que está tudo dito. Riam-se das mesmas piadas como se o momento fosse para rir. Perguntas incómodas nem vê-las. Pelo contrário, o Godinho parecia estranhamente preparado para cada pergunta. Chegamos a uma situação em que os Benfiquistas e Portistas parecem mais preocupados com o Sporting do que os próprios Sportinguistas, conformados com esta direcção. Na Luz ou no Porto um gajo destes já estava na rua. E talvez negro. Os problemas do Sporting vêm de dentro desde os tempos do Roquette.

Peyroteo disse...

O Pedro ainda é mais desrespeitoso que o Eusébio. Espero que tenhas mais neurónios que o Rei dos Tremoços. Além de que tenho a certeza que sabes quem é o Aurélio Pereira.

Pedro disse...

Calma Peyroteo que o pedrito é boa pessoa. Tem o aval do teu colega aqui do blogue.

Quanto ao sporting vai começar a subir na tabela e também vai-se mexer bem no mercado.

P.S. Jesualdo ter resultado no Porto e não ter resultado no benfica, só vem demonstrar que os benfiquistas não são desejados nem queridos, no seu clube. Basta ver que o treinador do momento é sportinguista.

Pedro disse...

Peyroteo, não faço puto de ideia de quem é esse Aurélio...se isso é desrespeito, azar. :)

Anónimo disse...

Eu também não faço puto ideia quem é o senhor em questão. Espero não estar a ser desrespeituoso, Peyroteo.

Já agora, responde aos mails, masé.

Peyroteo disse...

Ok, nunca ouviram falar de quem descobriu Futre, Figo, Simão, Ronaldo, Quaresma, etc.

Pedro disse...

Nope.

Anónimo disse...

Confirma.

Mas conheço um Aurélio Márcio. Serve?

Isso do "descobriu" é mesmo assim? E está rico o senhor? Deveria estar!

Peyroteo disse...

Não sei se está rico mas ele trabalha para o Sporting, não é empresário de jogadores.

Anónimo disse...

Pois, calculei que não. Afinal "só" descobriu o Figo, o Ronaldo... :)

Grande abraço, amigo!

Pedro disse...

Só descobriu esses? Pontaria do caraças!!
:):)