sexta-feira, novembro 8

É Benfica, é Sporting.

Obrigado, lisboetas. Por decidirem homenagear a história da cidade, do país.

Pena que alguns não compreendam conceitos como "participativo", "escolha livre" e "distinção".

Amanhã há dérbi na Luz. Que tudo corra bem, o que significa um bom jogo de futebol, com golos, emoção e espectáculo nas bancadas. E que vença o melhor, ou o pior.

Que não se aponte o dedo ao árbitro (por não haver motivos), que não se pegue fogo ao estádio, e que não haja violência casual.

Penso que estamos todos de acordo, nisto.

17 comentários:

Sérgio disse...

Luís,

Eu acrescentaria apenas que não haja Very lights.

Quanto à estátua tens toda a razão.

Que sábado vença o melhor e que o melhor seja o SCP é o meu desejo.

SL,

Cantinho do Morais disse...

Além very-lights, eu acrescentava: que não se aperte o pescoço ao fiscal de linha; que não se tente agredir elementos da Segurança Pública; que os stewards cumpram a sua missão com profissionalismo.

Acho que assim fica mais completo.

Virgílio disse...

Bom post.

Gosto que se façam estátuas de antigos atletas do meu SCP, que tb foram fundadores de um clube rival.

Um conselho: espero que acertem com a data de nascimento do Cosme Damião! Não façam o homem mais velhote do que ele foi (é)... pode ser?

Sobre o jogo de amanhã, que seja um excelente espectáculo, sem casos de arbitragem, sem violência, sem fogos mesmo se não se conseguir apurar o(s) autore(s) do incêndio... e que o melhor vença de forma justa, ou pelo menos, pq teve mais sorte.

Saudações desportivas!

Anónimo disse...

É incrível como é que esse gajo do pescoço voltou a entrar no estádio. Ainda no outro dia o vi na bancada.

Virgílio: :D

Se no fim houver apenas futebol para discutir, será o ideal. Abraço!

Peyroteo disse...

É o jogo dos jogos em Portugal. O Benfica é favorito. Tem a pressão do seu lado. Pena que um deles tenha que sair já da competição.
Se for o Benfica, óptimo!

LMGM disse...

Como estragar o melhor jogo do mundo? Nomear Duarte Gomes. Fácil.

E assim se consegue que ainda antes do apito inicial se tenha de comentar a arbitragem...

Anónimo disse...

Bem, está tudo a fugir à polémica em torno do Cosme Damião, mas eu não resisto.

É que eu até não seria contra a homenagem a Cosme Damião pela CML através de uma estátua caso não tivesse sido inaugurado recentemente um museu de grande relevo na cidade de Lisboa que se chama precisamente "Cosme Damião".

Cosme Damião, goste-se ou não, é de facto um vulto histórico com relevância para a cidade de Lisboa, por ser um dos fundadores de um dos maiores clubes da cidade. Como tal merecia uma homenagem perene.

Mas se o objectivo da CML (via orçamento participativo ou não, não interessa pois a CML tem sempre a palavra final) é dar relevância a um vulto como Cosme Damião, seria possível ignorar a publicidade que o museu do Benfica já faz a esse nome? É que estamos a falar de um museu aberto ao público, independentemente da cor clubística, e que, obviamente, dá uma publicidade ao nome Cosme Damião que jamais uma estátua conseguirá igualar.

Deveria a CML ignorar este factor, independentemente de ter tido uma votação assinalável, quando estavam a concurso outras propostas igualmente meritórias? Obviamente que não! (por exemplo, se um grupo de portistas lisboetas se mobilizasse para sugerir uma estátua a Pinto da Costa e se essa proposta fosse das mais votadas fazia sentido que a CML a fizesse?)

Reparem que é exactamente a mesma coisa do Estádio José de Alvalade. A homenagem está feita através do próprio clube, que estatutariamente designou o seu estádio principal com o nome de um dos fundadores. Para quê fazer uma estátua, quando a publicidade dada pelo estádio é, obviamente, muito maior?

Desculpem-me todos os benfiquistas, mas simplesmente esta estátua não se justifica.

E defender isto só vai legitimar que daqui a uns anos, na cidade do Porto, num sítio em que todos que passem por lá tenham que ver, se erga uma estátua maior que os Clérigos ao Pinto da Costa... Duvidam?

Só espero bem que a maioria dos sportinguistas não embarque neste desvario populista e não procure fazer (ou sugerir...) algo semelhante por puro revanchismo.

SL

Sérgio disse...

LMGM,

Mesmo continuam a nomear este bandalho (os bandalhos que me desculpem) para este jogo é criminoso ... se não fosse contra o SLB até prefira o Bruno Paixão.

SL,

Jorge Borges disse...

Sobre a estátua, nada tenho a dizer senão que foi a vontade dos lisboetas que imperou, democraticamente chamados a pronunciar-se. O homem é uma figura incontornável da cidade.
Adolfo o museu do Benfica é uma homenagem "particular" do clube à figura o fundou. Não estou a ver um lisboeta não benfiquista só para reconhecer o mérito do homem ir ao museu, mas pronto, é um ponto de vista. Ter uma homenagem num local "neutro" parece-me uma boa opção.

O árbitro é o Duarte Gomes? Não era o Marco Ferreira?

Quanto ao jogo, estive a ver imagens dos já longínquos anos 80. Aquilo sim era ambiente frenético. Espero que as incidências de TODOS os participantes estejam à altura da grandeza do jogo. Quero que o Benfica ganhe, mas de forma honesta, sem erros de arbitragem. Espero um grande espectáculo e que homenageie os pergaminhos do grande derby.
Rivalidade não significa nem pode significar violência.
A verdade é que nós não gostamos do Sporting mas não passamos sem ele, mais que não seja para ter jogos destes.

Anónimo disse...

"Não estou a ver um lisboeta não benfiquista só para reconhecer o mérito do homem ir ao museu"

Mas achas que vai colocar um ramo de flores junto à estátua? É isso? :)

E quanto ao elogio da democracia, se alguns se mobilizassem em número suficiente para fazer uma estátua à Lady Di, ao Toy, ao Zé das Bifanas, ao Sócrates ou até ao PdC, seria totalmente legítimo a CML erguer essa obra?

O carácter público ou privado da homenagem não é relevante. O homem tem a merecida homenagem, num equipamento de grande relevância, e isso, por si só, já deveria ser suficiente. Como referi anteriormente, é exactamente a mesma coisa que fazer agora uma estátua ao José de Alvalade quando já existe um estádio com esse nome. Não faz sentido. É desperdício de recursos, pois o retorno público em termos de imagem será sempre residual comparativamente com os equipamentos que dão já hoje a notoriedade pública que esses dois grandes vultos inequivocamente merecem.

SL

Tasqueiro Emigrante disse...

Já fizeram a folha ao Marco Ferreira...bastou o JJ falar...

Para não haverem dúvidas chamasse o Duarte Gomes (que já se assumiu na TV ser do benfica) para apitar...

Sim...o tal que marcou 3 penaltis em 10 minutos...

Anónimo disse...

Adolfo,

"E quanto ao elogio da democracia, se alguns se mobilizassem em número suficiente para fazer uma estátua à Lady Di, ao Toy, ao Zé das Bifanas, ao Sócrates ou até ao PdC, seria totalmente legítimo a CML erguer essa obra?"

Parece-me que não entendeste bem do que trata este assunto. Algum desses personagens que destacas tem alguma ligação à cidade de Lisboa? Algum deu, ou fez, alguma coisa por Lisboa? Se sim, acho óptimo que as pessoas se juntem e peçam que se homenageie a figura, então.

Se, achas que é comparável querer fazer-se uma estátua do Zé das Bifanas ou da Lady Di em Lisboa, estamos conversados.

"O carácter público ou privado da homenagem não é relevante."

É. E houve pessoas que se mobilizaram para isso. Para que a homenagem fosse tornada pública.

A escolha foi feita, os votos foram contados. Percebo que não concordes, mas não queiras impor a tua vontade porque não tens uma forma minimamente democrática de o fazer.

Se o processo tivesse sido menos claro, por exemplo, por imposição do Costa, imagina, seria um pequeno atentado. Mas não foi. Foi uma escolha igual a tantas outras (centenas).

Virgílio disse...

Sapinho,

Não concordo com essa do Sócrates... Pq? Será que tem a ver com o critério do Luís... o gajo era grego e a Grécia lixou-nos o Europeu na luz, em plena cidade de Lx? :P

Não sejas revanchista, pah... Por mim, fazíamos assim: erigia-se a estátua de Cosme Damião equipado com a camisola Sromp, de que aliás tanto gostava, e não se falava mais nisso...


Para o o derby temos o gel... Preferia que fosse o outro Jel a apitar. Pelo menos riamos-nos da palhaçada... para variar.

Anónimo disse...

Luís, eu não estou a impor nada, só dei a minha opinião. Se alguém está a impor alguma coisa é a CML através de um orçamento dito participativo mas que passou a orçamento imposto pois o que pelos vistos valeu foi apenas a força dos votos de algumas pessoas que conheciam o instrumento e não a vontade da maioria dos lisboetas e muito menos o mérito das propostas. Não queiram dar a entender que isto foi uma espécie de referendo pois não foi.

Quanto ao fazer algo por Lisboa entramos no campo totalmente subjetivo. Eu posso achar que um gajo fez muito e tu achares que não fez nada. Os exemplos que dei são algumas caricaturas, mas podia incluir nomes da ditadura ou da I república na lista para a discussão aquecer. Vale a pena? Claro que não.

Mas o mais importante é que eu acho que a homenagem perene a Cosme Damião é justa. Só acho é que já foi feita, e muito bem, através de um espaço nobre e muito mais emblemático do que uma estátua que é o museu do Benfica. E apesar do espaço ser detido por uma associação privada, a sua utilização é pública e a sua inauguração mereceu as maiores honras através da presença de membros do município e do próprio estado.

Luís, se a malta entra nesta onda de usar instrumentos de consulta pública para fazer estátuas a quem já está devidamente reconhecido abre-se um precedente perigoso e irão suceder-se guerras absurdas e cada vez menos consensuais, quando o consenso deveria ser precisamente um valor a assegurar quando se pretende fazer uma homenagem pública a algo ou alguém.

SL

LC disse...

O Rui Moreira, à falta de um fundador, já mandou erguer uma escultura do jornal "Diário Illustrado" na Avenida dos Aliados.

Pedro disse...

Querem mesmo falar de Duarte Gomes num Benfica-Sporting? A sério?

Pereirinha disse...

tens razão pedro, se não fosse o duarte gomes o Sporting seria goleado.