sexta-feira, novembro 1

Fórmula Cardozo resolve problema académico



Num Académica-Benfica que ia chamando a atenção por o futebol dos encarnados andar enrolado em más decisões ofensivas, quem mais poderia resolver um problema que impedia a equipa de Jorge Jesus de conseguir a importante ligação com os golos? É mal-amado, é verdade, mas a cada jogo em que confunde alguns adeptos mais distraídos com o seu ritmo mais pausado, Oscar Cardozo arranja sempre solução para chegar às balizas adversárias. E não foi esta sexta-feira que o paraguaio deixou de provar que tem aquela atracção tão especial pelo sal do futebol.

Gaitán decidia mal, Ivan Cavaleiro não trazia o rasgo que dele se esperava, Lima não aparecia e Jorge Jesus desesperava. Pelo meio Djavan e Cleyton mostravam-se e João Real ia resolvendo defensivamente as fracas intenções encarnadas para bater Ricardo. Isto, claro, até Cardozo lembrar toda a gente que faz golos de toda a maneira e feitio. Foi num remate, de fora da área, aos 34', que o avançado que andou arredado dos relvados no princípio da época desbloqueou aquilo que já cheirava a problema difícil de resolver.

É que o Benfica atravessa uma fase de indecisões. Entre o futebol, da passada época, que levou os encarnados a tocar no céu, esteve o defeso e os maus resultados do começo da época que levaram Jorge Jesus a hesitar entre uma mudança mais profunda e um apostar no núcleo duro que atravessou fases brilhantes em 2012/2013. O técnico tem-se decidido por tentar recriar a fórmula passada mas, essa, só tem tido, até agora, um nome que ande perto do tal futebol que JJ quer.

E só a sua presença parece assustar os adversários. Como no segundo golo dos encarnados, quando a sombra de Cardozo parece atrapalhar os defesas da Académica, num lance que acabou com Marcelo Goiano a bater o seu colega Ricardo.

Depois há ainda um jogador que, por entre lesões, faz pensar que a renovação encarnada tem mesmo pernas para andar. Markovic apareceu em grande na fase inicial da época e parece que é vindo do banco que o sérvio mais desequilibra. Sempre que dele salta - um pouco como Quintero no FC Porto - o jogo encarnado sobe de ritmo e a baliza adversária fica mais perto. Lazar acabou por, também neste jogo, fazer aquilo que melhor sabe quando estabeleceu um resultado final demasiado penoso para uma Académica que é interessante mas que deixou Oscar Cardozo 'praxá-la' com facilidade.

Académica-Benfica, 0-3 (Cardozo 34', Marcelo Goiano 37' e Markovic 86')

www.facebook.com/agambeta

2 comentários:

Jorge Borges disse...

Não podia estar mais de acordo, Marco. Pese embora a vitória tranquila, o Benfica foi pior que no jogo anterior, principalmente mais lento e mais vazio de ideias. O menor fulgor de Gaitán e Cavaleiro devem ter contribuído para isso. O "novo" posicionamento do Lima leva-o a estar mais longe da zona de decisão. Matic e Pérez estão a subir de rendimento e isso nota-se.

Entretanto Cardozo vai fazendo crescer a página do excel do outro. O raquítico Cardozo. Será que ainda há quem diga que foi caro?

Pedro disse...

Gosto que o Carlos Daniel (e outros) continuem aziados.