domingo, dezembro 8

Leonardo sem medo das alturas


O que têm em comum o Barcelona de Guardiola, o Benfica 2009/10 de Jesus e o Sporting de Leonardo Jardim? A pergunta sugere comparações desmedidas e a resposta só trará pertinência num facto que não tratará de colocar os leões num pedestal. Antes que o leitor se assuste, mais vale seguir a direito para um assunto que o bom futebol dos leões criou nesta Liga 2013/14. É que o trabalho do técnico madeirense ao serviço do Sporting tem tido tanta qualidade como a preocupação que gera nas equipas adversárias. Desde as primeiras mostras de força do novo leão, aos bons resultados conseguidos, têm-se seguido as declarações de respeito dos treinadores adversários. De facto um dos grandes méritos deste Sporting é o de ter conseguido colocar os opositores a pensarem primeiro no novo líder da tabela do que em si próprios. E isso, por norma, gera sucesso.

Não precisaremos de recuar muito no tempo para nos lembrarmos de uma altura em que os adversários tinham deixado de respeitar o Sporting. Uma 'olhadela' nos jogos da época passada revelará certamente opositores que, quer na sua casa, quer em Alvalade, tentavam jogar de igual para igual com os leões. Não será preciso recordar, também, que muito desse atrevimento roubou várias vitórias à equipa de Alvalade e, com elas, um estatuto que vem sendo agora (bem) recuperado. Por isso coloque-se sempre abaixo do futebol e do colectivo criados por Leonardo Jardim, os golos de Montero, o trabalho de William Carvalho, as defesas de Rui Patrício, ou, até, as declarações do presidente Bruno de Carvalho. Leonardo Jardim é o responsável máximo pelo respeito que o leão incute agora nos adversários, até porque sem ele, como em épocas passadas, as individualidades não sobressairiam, e sem ele este (justo) primeiro lugar na tabela não seria possível.

Quem tiver dúvidas que olhe para os longos nove anos a ver o primeiro lugar entregue a outros clubes, e que olhe também para um Gil Vicente-Sporting em que uma das sensações da prova respeitou tanto os leões que se esqueceu, durante grande parte do jogo, de si própria, ao ponto de (mais) uma abordagem serena de Leonardo conseguir outra vitória importantíssima para as contas leoninas desta nova época. Com o Gil Vicente sempre muito retraído, e cheio de dúvidas, o futebol leonino continuou a potenciar o seu 'matador' que pôde assim destacar-se de Jackson Martínez na tabela dos melhores marcadores.

Assim vai a aprendizagem do novo leão que, ainda assim, terá de reter desta visita a Barcelos que quando o adversário se ajoelha a clemência nunca pode ser de mais, sob pena de o mesmo se poder levantar e levar-lhe a vitória. Afinal de contas não morrerá literalmente ninguém, porque falamos, obviamente, de um (mero) jogo de futebol. Vem o facto à baila porque na segunda metade, o Sporting desperdiçou inúmeras situações para chegar à tranquilidade e isso teve o condão de fazer o Gil despertar e criar oportunidades para poder empatar. E na hora em que um galo, que estranhamente não acordou a tempo, poderia causar mossa, Pecks acaba (bem) expulso na tentativa de segurar o leão ao seu meio-campo (falta duríssima sobre William Carvalho). Aí, porque o bom futebol tem o condão de fazer os adversários cometerem erros (destes), o jogo virou, de novo, a favor de um líder que é tão justo como o segundo golo de Montero na partida. Saúda-se assim o regresso do leão a uma posição que não ocupava desde janeiro de 2005 e que é sua por mérito da ideia trazida à realidade pelo seu técnico.

Gil Vicente-Sporting, 0-2 (Montero 19' e 74')

Foto: Lusa


www.facebook.com/agambeta

17 comentários:

PM disse...

É de facto um prazer ler as tuas crônicas de análises aos jogos. Isenção, bom senso e muita qualidade. Continua que agradecemos todos os que te lêem!

Marco Morais disse...

O prazer é todo meu quando leio isso =) muito obrigado!

Ace-XXI disse...

Excelente cronica!

Foi realmente 1 jogo perdulario do SCP que com níveis de eficácia que já mostrou neste campeonato teria fechado o jogo antes dos 60min mas a verdade é que o Gil cresceu e se não fosse aquele tiro nos pés de pecks o jogo seria muito mais difícil...

Abraço

Marco Morais disse...

Ace =))

Sérgio disse...

Marco,

As suas crónicas espelham toda a sua paixão pelo grande desporto que é o futebol, isso coloca-o num nível muito acima de nós, que também somos apaixonados pelo futebol mas que estamos "presos" ao nosso "amor clubístico".

Os meus parabéns !!!

O Anti Lampião disse...

Jardim sabe que não o vão deixar lá estar por muito tempo
http://oantilampiao.blogspot.pt/2013/12/enzo-perez-indignado-com-forma-como.html

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

não obstante das bons jogos que o sporting tem feito esta época tem tido toda a sorte e eficácia que o ano passado nunca teve e para mim isso também tem feito toda a diferença no andamento do campeonato

Peyroteo disse...

Sorte?!! O Sporting tem mais 8 golos que o 2º melhor ataque, sofre pouquíssimos golos.
Tem sido a melhor equipa e merece estar onde está. Tem muitas possibilidades de acabar a 1ª volta na liderança, uma vez que Porto e Benfica ainda jogam entre si. Ou seja, pode até aumentar a vantagem para um deles.
Mas o mais importante é o fosso que se cava para o 4º lugar.

Marco Morais disse...

Sérgio também tenho, como sabe, um amor clubístico. Fui aprendendo futebol com ele e era, tão ou mais, aguerrido a defendê-lo que o 'normal'. Depois de 'milhentas' discussões percebi que não vale a pena, que não nos podemos agarrar a nada sob pena de nos afundarmos.

O Sporting estar bem é bom para o Porto. O Benfica estar bem é bom para o Porto. E digo isto porque futebol é transcendência e quem se transcender mais, melhor joga. Basta reconhecer factos como bons e não como maus, para conseguir saudar os outros clubes. E ter algumas ideias 'românticas' como o 'futebol tudo vence', o que eu acho a mais pura das verdades.

Um abraço, e muito obrigado por se dar ao tempo de me ler =)

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

sorte é diferente de azar, e se há coisa que o sporting este ano não tem tido é azar sejamos realistas, lembro-me o ano passado apesar de jogarem mal tinham todo o azar do mundo como por exemplo 3 ou 4 bolas nos postes por jogo etc e este ano ainda não passaram por isso ao contrário do meu porto que empatou e perdeu alguns jogos porque a bola não quis entrar, é dessa diferença que falo ninguém discute a qualidade da equipa nem a justiça do primeiro lugar. e sim são candidatos ao títulos, os dirigentes do sporting que deixem de ser hipócritas em não o querer assumir publicamente.

Peyroteo disse...

Ou seja, não tem tido é azar. A única sorte que teve até agora foi o William Carvalho não ter partido a perna ontem naquela entrada do jogador do Gil...

LDP disse...

Isso Peyroteo...isso e se calhar também ter marcado através dois chouriços provenientes ou da cabeça de um defesa adversário ou das luvas do guarda redes.

sar disse...

Epá, vai já dizer isso ao Manha... chouriços só valem para o benfas...

Será que o "penaltie" que deu o empate do benfica frente ao Arouca, em que antes do mergulho artístico, o jogador lamp vem de posição de fora de jogo se enquadra na categoria de chouriço? Ou é mais frutas e legumes?

O mesmo para o "penaltie" que dá a vitória ao porto frente ao guimarães.

Enfim, todos têm direito a artigos alimentares, mas até aí o SCP tem estado de dieta... É a nossa "sorte"...

Peyroteo disse...

O Sporting já começa a incomodar, só pode!

LC disse...

O Sporting, está onde está por mérito próprio, tem sido competente e o trabalho de Jardim está a ser fantástico.

LDP disse...

sar, existe um paradoxo no teu comentário. Consegues descortinar?

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

resta saber porque o sporting fracassou perante porto e benfica esta época, será que só têm equipa para os teoricamente "menos fortes"? é pena não estarem por exemplo numa champions para realmente se ver a evolução. quem será o favorito no primeiro jogo da taça lucílio batista? o porto campeão nacional ou o sporting possivelmente primeiro classificado, melhor equipa do campeonato e que joga em casa?