segunda-feira, dezembro 2

O líder

Por muito que o Record e o site do Benfica possam pensar o contrário, o Sporting é o líder. Empatado no confronto directo com o Benfica, tem, no entanto, 28-9 no goal average contra 20-8 dos encarnados. Sendo assim, e existindo regras, o critério da ordem alfabética não parece ser o mais correcto.
Obviamente que esta situação, nesta fase do campeonato, é pouco ou nada relevante. Mas também é óbvio que é preciso ser sério.
Dito isto, o Sporting está no topo por mérito próprio. Tem sido a equipa mais consistente e com mais ambição da prova. Ontem foi ainda mais convincente. Trucidou o Paços e Montero voltou aos golos (11 em 11 jogos!).
Quem sabe se, com um Benfica-Porto ainda por realizar, o Sporting não chega ao Natal em primeiro...

46 comentários:

LC disse...

O Record, para o bem ou para o mal, tem lá explicado a situação da tabela classificativa desde o início do campeonato.

"NOTA - Os desempates são feitos pelos critérios finais da Liga, em que contam primeiro os jogos realizados entre os clubes em igualdade pontual na classificação e só depois os golos marcados/sofridos. Por este motivo, a classificação apresentada pela Liga, jornada a jornada, pode diferir da que é elaborada por Record."

LC disse...

Convém dizer que o Sporting entre os 3 primeiros fez 1 ponto em casa e ainda tem de jogar com o 4º, 5º e 6º nas 4 jornadas que faltam para o final da 1ª volta.

Pedro disse...

Acho tão patética esta "guerrinha" que estão a fazer por causa de estarem em primeiro ou segundo nos jornais. Enfim.

O campeonato não acaba hoje. Se acabasse podíamos discutir isso, não acabando é apenas patético tudo isto.

Tenho dúvidas que o scp aguente mas, verdade seja dita, já ultrapassamos o primeiro terço do campeonato e estão colados na frente do campeonato. E assim a moral vai-se mantendo em alta.

Peyroteo disse...

Mas não é a da Liga que conta? Nem percebo porque razão o Record faz uma classificação com critérios diferentes da oficial...
Quanto ao que falta jogar, com todo o respeito, esses adversários não colocam as dificuldades de Porto e Benfica.
Mas lá está, a obrigação de ocupar os lugares de topo está em Benfica e Porto. O Sporting joga por fora.

Peyroteo disse...

Pedro, como disse, nesta fase isto é pouco ou nada relevante. Mas acho parvo o Record colocar na sua capa o Benfica em 1º quando, oficialmente, é 2º.
Mas, de facto, não tem importância nenhuma. Só não é inocente.

N.T. disse...

Também me paqrece ridícula esta guerrinha que s einstalou pois sinceramente não vejo como aplicar critérios nesta fase. Há um primeiro critério que nem sequer é aplicável até à realização do segundo jogo.
E os "ses", bom se o campeonato terminasse hoje, a verdade é que não havia classificação.

Quando éramos criança snão havia nada disto. Havia líderes "ex-aequo" e eram apresentados por ordem alfabética com o mesmo algarismo da classificação atrás. quantas vezes não víamos quatro "4º", três "15º", etc. E só se começava a falar em critérios de desempate na recta final porque era preciso traçar cenários de apuramento europeu e descida de divisão.

Pedro disse...

Peyroteo, a bem ou a mal o Record sempre teve esta tabela classificativa. Não é nenhuma perseguição ao Sporting (é o Record pá!!).

Peyroteo disse...

Não acho que seja perseguição. É só uma maneira de ser diferente. Mas o Record já há muito tempo que se distingue por ser o pior jornal desportivo português :)

Mr. Shankly disse...

O Benfica-Porto é só em Janeiro, o que não invalida que o Sporting possa chegar em primeiro ao Natal, claro :)

Em relação a quem vai em primeiro, quero lá saber. O Benfica foi em primeiro grande parte da época passada e ficou em 2º. Se a Liga diz que é o Sporting, então é o Sporting. Eu até sou dos que acho que o desempate devia ser sempre feito por goal-average.

Fil disse...

O líder vale o que vale nesta fase, mas inocência a mais é burrice. Se o campeonato acabasse hoje o Sporting era campeão sim, e para isso basta olhar para as regras da Liga que rege o futebol e onde se inserem os clubes em contenda (e mesmo o clube de João Manha). Basta ler! O que o Record está a fazer é intencional e é pura distorção das regras oficiais, já para não falar do ridículo a que se prestam.

As regras oficiais chegam para dizer quem lidera, não é assim tão complicado. Pois aqui as deixo e percorram-nas pela ordem apresentada até encontrarem o 1.º critério válido de desempate:

"a. Número de pontos alcançados pelos clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;"

R: No jogo (ou jogos) realizados os pontos são 1, para os dois, não serve de desempate.

"b. Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;"

R: Não houve JOGOS (aqui é plural), houve jogo, não é válido, mas ainda assim, a diferença seria zero entre os clubes. Não serve também.

"c. Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;"

R: Não houve JOGOS mais uma vez (plural), não serve, o Sporting nem sequer foi ao campo do adversário para saber quantos marcaria. Continuemos...

"d. Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos clubes nos jogos realizados em toda a competição;"

R: Finalmente surge um critério válido de desempate, o Sporting, em toda a competição tem uma diferença de +19 contra os +12 do Benfica. Sporting está à frente, problema resolvido.

Nos restantes pontos, "e. Maior número de vitórias em toda a competição;" e "f. Maior número de golos marcados em toda a competição" o Sporting ganharia na mesma mas entretanto o problema já ficou resolvido na alinea d.

Nota: É assim tão dificil ser sério e seguir o raciocínio anterior? É rocket science? Não me parece. O que custa é a desonestidade intelectual e o clubismo de pessoas que deviam ter responsabilidade. Que não são sérios já o sabemos, agora que nem queiram parecer...

Pedro disse...

"Se o campeonato acabasse hoje o Sporting era campeão sim"

Fil, não entres por aí.

"c. Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;"

Se acabasse HOJE, só havia este jogo para desempatar, e nesse jogo o SLB tem vantagem.

As regras, escritas por ti, são claras.

É uma discussão patética.

Fil disse...

Se a discussão é patética, não se entra nela, se se entra nela, ajuda ler e interpretar:

"c. Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;"

Aqui não se fala em jogo ou jogos (curiosamente ao contrário da alínea a.), fala-se em JOGOS (plural), o que invalida imediatamente o critério. Não houve JOGOS, daí ser não aplicável, segue-se para outro critério.

Isto não é difícil, é só ler e interpretar...

Fil disse...

A mim não me serve de consolo estar em 1.º ou 2.º à condição, não serve de nada, é uma questão de seriedade apenas. Saber que existem regras, ter as regras na mão, aprovadas pelos clubes da Liga, e não as querer entender, é inaceitavel, lamento.

N.T. disse...

Fil, esse tipo de comentário torna isto ainda mais surreal porque não existe essa figura do "se o cmapeonato terminasse hoje" Se por algum motivo não se disputasse mais campeonato, o mesmo seria anulado. Não há forma de fazer uma classificação equitativa.

Um exemplo simples, recordando o risco da União de Leiria há 2 épocas: se um clube se retirar da competição antes do seu final, ou se for excluído, todos os jogos em que participou são anulados e todas as equipas que contra esse clube pontuaram perdem os pontos respectivos.

Como nem uma volta se disputou, não há classificação por ser impossível garantir a regra básica do se jogar contra todos os adversários da prova.

Daí mantenho: toda esta discussão que anualmente se repete é ridícula.

Pedro disse...

Nem mais N.T., nem mais.

Fil disse...

N.T. ok, é ridícula sim, dou de barato só para começo de conversa. Mas então, temos "n" entidades que fazem a tabela classificativa, sentam-se e começam por...? Quem? Surge a questão, pois, e agora?...Como sugere o N.T. resolvê-la? Moeda ou ar? Pelo seu clube de preferência? Abecedário? ou, ideia brilhante: Vamos ver a classificação da Liga Oficial de Clubes e pronto! É oficial, porque não?!

P.S. E já admitindo a pouca importância da questão, tudo bem. Mas mero bom senso ajudaria a todos, não? E não, não é inocente o que o Record faz...

Anónimo disse...

Se o campeonato acabasse hoje? LOL

Benfica e Sporting estão em primeiro.

Fil disse...

A mesma pergunta Pedro, perante o problema, por ridículo que seja, como o resolveria? Quem aparece no cimo da tabela?

Fil disse...

luis, esse comentário diz tudo, na frase "Benfica e Sporting estão em primeiro" começou pelo Benfica inocentemente? Claro que não, é da sua preferência (respeito isso mas de um adepto assumido, como é óbvio).

Devo entender que é esse o critério de entidades que se queriam imparciais na hora de por lá um 1.º nome? É assim tudo tão à balda? A resposta dou-a eu: É sim, tudo à balda quando interessa, quando não interessar até se olha para as classificações oficias e respeitam-se as regras, certo?

Nota: O facto de uma discussão ter subjectividade não lhe retira necessariamente valor. Se soubesse que iam pegar nesse "se o campeonato acabasse agora" para desviar a atenção do essencial (chamam-se regras e critérios oficiais e oficializados), enfim...

LC disse...

Conversa de ir ao rabinho pá...

Tasqueiro Emigrante disse...

O problema é mesmo esse...o campeonato não acabar hoje... bastam 3 jornadas a sofrer golos aos 90+2 para se perderem campeonatos...

LC disse...

Peyroteo:

"Mas não é a da Liga que conta?"

É, no final do campeonato.

LC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Virgílio disse...

FIL:

Neste tipo de conversa eu adopto o estilo Paulo Bento...

Sporting: primeiro;
Benfica: segundo;

Rascord: que se foda;
Manha: é paneleiro.

É esta a classificação oficial à 11.ª jornada. Siga...

:)

Anónimo disse...

FIL:

Sporting e Benfica em primeiro.

Está melhor assim? É que a ordem é indiferente quando estão os dois em... primeiro.

Se estão os dois em primeiro, ou seja, ambos, ou ainda, ambos os dois, a ordem é secundária. A meons que queiramos muito ter uma conversa sem sentido :D

Chiça.

Tasqueiro Emigrante disse...

Diga-se de passagem que o Porto está em crise porque não tem tido a sorte que o Sporting e benfica têm tido...

Porque se falarmos em termos de boas exibições nenhum dos 3 tem jogado bem...

A diferença é que sporting e benfica finalizam...o Porto não.

Ace-XXI disse...

O que me parece ridículo é a lata do record de publicar uma tabela diferente da oficial, se o campeonato acabasse agora o que é que eles faziam? Consideravam campeão uma equipa que oficialmente acabou em 2º?

Tasqueiro o FCP não tem tido sorte?! Sem ter de me esforçar muito lembro-me das vitorias contra Setubal, Arouca ou Belenenses já para não falar da "forma" como venceram o Paços e o Guimarães...

Até percebo que possas equiparar a qualidade de jogo do SLB contigo mas o SCP tem feito jogos muito bons, nas 8 vitorias que conseguiu quatro delas foram conseguidas com 4 golos de diferença...

Unknown disse...

http://www.ligaportugal.pt/media/6772/regulamento-competicoes.pdf

Se forem ao regulamento na pagina 7, artigo 13º, aprendem a fazer a classificação.

La diz:

Para estabelecimento de classificação dos clubes em cada jornada serão aplicáveis, para
efeitos de desempate, os critérios previstos nas alíneas d), e) e f) do anterior n.º 1

Em n.º 1 temos:

d) maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos
pelos clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) maior número de vitórias em toda a competição;
f) maior número de golos marcados em toda a competição


Para quem não sabe estão ai os critérios retirados com a fonte para quem quiser confirmar.
Resumindo da para perceber que enquanto o campeonato não acaba o que conta é a diferença de golos. Logo a classificação do record está errada, não creio que seja uma tentativa de descredibilizar é apenas mau jornalismo e sem brio!

LC disse...

Foda-se, a clubite é mesmo uma doença irracional.

N.T. disse...

Fil, há 20 anos punham assim:
1 Benfica
1 Sporting
3 Porto
4 Gil
5 Estoril
6 Nacional
6 Vitoria SC
8 Braga
9 Académica
10 Marítimo
10 Rio Ave
10 Vitória FC
13 Belenenses
14 Olhanense
15 Arouca
15 Paços

Não havia segundo nem sétimo, décimo primeiro, décimo segundo ou décimo sexto.

Hugo disse...

Eu só não percebo é essa conversa de que isto não é inocente quando na época passada faziam o mesmo quando Benfica e Porto estiveram empatados.
De resto,vão os dois com mérito na frente.

Fil disse...

Bem, deixemos o Record organizar o seu próprio campeonato e as suas próprias regras. Aí o Benfica de João Manha e Alexandre Pais jogará sozinho e ganha tudo, problem solved.

N.T. e luis, pelos vistos não perceberam a questão ou não quiseram perceber, não insisto mais...

Riga/V-1-Boy disse...

Portugal é o único campeonato em que existem 2 critérios de desempate:

jornada a jornada aplica-se a diferença de golos, mas depois na ultima já se vai aplicar o confronto directo( sim não é quando existirem 2 jogos que isso vai acontecer, é apenas na ultima jornada)

é o único campeonato da europa( e mesmo dos apuramentos fifa e UEFA) que faz isso, já que a Inglaterra aplica exclusivamente a diferença de golos como critério de desempate e todos os outros o confronto directo jornada a jornada.

alias antes desta direcçao da liga entrar em funções há 2 ou 3 anos atras, era o critério que o record utiliza que a liga utilizava

Fil disse...

É uma discussão hipotética, no próximo fim de semana por exp. pode desaparecer, mas pode reaparecer e assim torna-se estupidamente recorrente.

Uma maneira de a resolver era um simples comunicado da lpfp a esclarecer como interpretam as regras actuais e qual é a classificação oficial com base nesses critérios, explicando de seguida que qualquer outra classificação não é real nem deve ser considerada como verídica.

Assim, classificação credível passaria a ser a publicada no seu site, pelo que aos media que se querem credíveis, bastaria replicá-la. Por vezes é tão simples resolver as coisas...mas só quando se quer credibilidade e transparência.

LC disse...

FIL,

acho que só tu ainda não percebeste que está o Sporting em 1º lugar devido ao sistema de desempate na classificação jornada/jornada decretado pela Liga.

O que o Record faz é assumir a classificação com o critério de desempate final como lá está bem explícito e não é desta jornada, é desde o início da liga, é apenas uma questão informática, nada mais.

Mas isto é tão irrelevante que tu ainda continuas completamente ofendido não sei bem com o quê.

Mr. Shankly disse...

"Uma maneira de a resolver era um simples comunicado da lpfp a esclarecer como interpretam as regras actuais e qual é a classificação oficial com base nesses critérios, explicando de seguida que qualquer outra classificação não é real nem deve ser considerada como verídica. "

Outra maneira era cagar para isto e apreciar o futebol e a vida.

Unknown disse...

Fil isso já acontece, tens o critérios na internet e a classificação real no site deles. Não percebo é a dificuldade em perceber isto tudo!

LC disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ace-XXI disse...

Eu acho é que o Benfica podia perder com o Arouca para este nao caso deixar de acontecer.... :)

Fil disse...

Ofendido LC? vá, não é para tanto, sempre dá para rir pronto...

Gosto particularmente deste comentário: "O que o Record faz é assumir a classificação com o critério de desempate final como lá está bem explícito e não é desta jornada, é desde o início da liga, é apenas uma questão informática, nada mais"

Que porreiro pá, que cena tão banal, é fantástico que muita gente ache normal um jornal de grande tiragem criar os seus próprios critérios de classificação contrariando os oficiais, só porque lhe apetece, é uma balda, é divertido até...E se eles decidirem que afinal quem vai na frente é quem tiver menos amarelos no campeonato? Só assim naquela? Desde que o definam desde o inicio é perfeitamente aceitável, é tudo uma questão informática, raio dos computadores que nos escravizam, mas é fixe pá. E se cada jornal tiver o seu critério? Ainda era mais giro.

Nota: A mim não me preocupa nada nem me ofende o facto de a) ou b) estarem na primeira linha de uma tabela, apesar de empatados, compreenda-se. O que me preocupa é o facilitismo das pessoas em relação às regras instituídas, a despreocupação e o "deixa lá cada um fazer como quer", que é tão comum (aqui inclusive). De resto estou muito bem disposto, o dia até está solarengo e não me sinto nada ofendido.

Anónimo disse...

Esta conversa só termina com um "o Sporting é o actual campeão!"

Isto se o campeonato acabasse hoje, só porque sim.

E todos os jornais em todo o mundo deveriam repetir esta frase sempre.

Está Sol!

Fil disse...

luis, tu sabes fazer-te de desentendido e és um óptimo desconversador quando te interessa, confessa lá ;)

LC disse...

Fil,

porreiro, banal, fantástico e/ou ridículo, é que só à 11ª jornada reparaste nisto quando nos anos anteriores sempre aconteceu o mesmo entre Braga/Benfica e Porto/Benfica, mais te informo que na época passada, entre a 5ª e a 20ª jornada, oficialmente o Porto e o Benfica alternaram o 1º lugar umas 5 ou 6x e a partir da 14ª para o "Record" e para o "zerozero", esteve sempre o Porto à frente ao contrário do que diz o Hugo por ter empatado na Luz a dois golos mesmo tendo o Benfica uma diferença de golos superior à do Porto.

Não me lembro de ler/ver/ouvir tais argumentos da parte de ninguém.

Tasqueiro Emigrante disse...

BENFICA EM 1º - MAIS JORNAIS VENDIDOS

BENFICA EM 2º - MENOS JORNAIS VENDIDOS


Já perceberam a lógica agora?

LC disse...

Tasqueiro,

remete-te ao teu lugar...

...na ilha...

...Terceira.

Carlos disse...

Como já foi escrito, não há discussão possível:

Para estabelecimento de classificação dos clubes em cada jornada serão aplicáveis, para
efeitos de desempate, os critérios previstos nas alíneas d), e) e f) do anterior n.º 1

Em n.º 1 temos:

d) maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos
pelos clubes nos jogos realizados em toda a competição;
e) maior número de vitórias em toda a competição;
f) maior número de golos marcados em toda a competição

-----

""c. Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;"
esta alinea não se anula com a existencia de apenas 1 jogo. prevê é a possibilidade de haver 1 ou mais jogos.