quinta-feira, janeiro 2

Benfica para o que falta.

2013 foi um ano madrasto para os benfiquistas. Em duas semanas tudo se perdeu e sempre de forma cruel, ora com golos sofridos nos descontos, ora em fora-de-jogo, e até auto-golos. O final da época foi penoso, com alguns episódios que envergonharam o mundo benfiquista. Mas sobre isso, já tudo se disse, e já tudo se escreveu.

A nova época começou com uma derrota e a permanência de Jesus está permanentemente em cima da mesa. Luis Filipe Vieira sabe gerir como ninguém as culpas e deixará JJ na mão assim que tal seja possível ou conveniente.

A equipa ressentiu-se da lesão do seu melhor jogador, Sálvio, e a ausência prolongada de Cardozo diminiu a qualidade ofensiva. São, de facto, duas ausências de vulto mas que não explicam o péssimo futebol praticado na maior parte dos jogos.

Estamos na frente do campeonato, é verdade. Mas apenas com um terço disputado e já com as abébias todas concedidas. Continuamos na Taça de Portugal, depois de eliminarmos o Sporting, um potencial vencedor.

Na Europa, mais do mesmo. A bitola de JJ é baixíssima e os falhanços sucessivos na LC, em grupos medíocres, são encarados com a maior das naturalidades.

Para o Benfica, a época pode estar agora a começar. Ainda muita coisa pode ser ganha. Falta bom futebol, falta qualidade de forma consistente, falta quase tudo. Mas ainda vamos a tempo.

Destaques

Artur
O brasileiro é apenas um guarda-redes mediano. Na verdade, nunca vi ali nada mais do que isso e os erros que acumulou fizeram dele um "Quim", o que nunca poderá ser bom. Oblak deve ter a sua oportunidade mas, do que vi, não sei se será muito melhor. Contudo, prefiro que se aposte num puto com potencial.

Garay e Matic
Têm muita classe mas com a cabeça noutras paragens é complicado. Vitor Pereira enfrentou um problema parecido na sua primeira época. Jesus, caso os internacionais fiquem no plantel, pode "ganhar" dois jogadores no que falta da época (até agora estiveram praticamente ausentes).

Fejsa
Custa-me que este tipo de jogadores façam parte da equipa. O homem não dá uma para a caixa, faz faltas atrás de faltas. É consistente, sim. Na falta de qualidade. Não é jogador para o Benfica e com ele em campo reina a confusão.

Maxi, Siqueira, Cortez, Sílvio, Almeida
Maxi tem surgido nos últimos jogos em boa forma. Contudo, parece sempre distante. Siqueira é apenas razoável. Tecnicamente é básico e mostra ser incapaz de provocar desequilibrios ofensivos (trabalha sempre em esforço). Para além disso, é feito de porcelana. O brasileiro não é jogador de futebol mas isso foi o que eu aqui escrevi depois de ver o seu primeiro jogo. Sílvio é um equívoco. Fez dois bons jogos mas de resto é sempre uma nulidade absoluta. Não compreendo como se pode ser tão fraco e fazer carreira no mundo da bola ao mais alto nível. Por fim, Almeida, para mim o melhor lateral, nunca joga.

Lima, Rodrigo
O brasileiro anda francamente a jogar mal. Não acerta uma e parece sentir a falta de Cardozo (nunca será capaz de substituir o paraguaio). Regista-se a entrega mas, é pouco. Já o espanhol anda ligeiramente melhor mas continua com um futebol confuso. Contudo, tem a desculpa de nunca jogar a 9, que é o seu lugar.

Amigos da Sérvia
Markovic, Djuricic e Sulejmani mostraram ainda muito pouco. Markovic tem muito talento mas tem uma atitude de merda. Ou muda (muito) ou vai fazer uma carreira parecida com a de Dani. Djuricic pouco se viu, assim como Sulejmani. Parecem-me todos bons jogadores mas com uma intensidade quase nula. Têm de mostrar muito mais.

Ola John
Custa-me ver o holandês com um pé fora do Benfica. É um jogador muito inteligente e não está a ser devidamente aproveitado. Tem de jogar mais, até porque já mostrou muita qualidade e empenho.

Gaitán
Está a fazer uma época razoável mas eu continuo a achar que só joga quando quer e isso é inadmissível. Não sente o lugar em perigo e isso torna-o ainda mais relaxado. Contudo, por vezes, parece ser o único que joga bem, o que diz muito do resto da equipa.

Cavaleiro
Gosto. Tem coragem, tem técnica e joga sempre com vontade. Posso estar a exagerar, mas parece-me um jogador à Benfica.

Amorim, Gomes
Foi um bom regresso, voltou mais concentrado, mais focado e mais jogador de equipa. Contudo, é mais um que sofre de lesões dia sim dia não. André Gomes é um jogador que aprecio mas, enfim, parece que só serve para jogar no jogo mais complicado da época.

Enzo
O melhor de todos. Uma máquina.

Posto isto, se jogadores como Matic, Garay e Lima voltarem à boa forma, se Sálvio ainda puder ajudar, se Cardozo regressar (tem ido duas vezes por mês à Suíça por causa da hérnia), se os sérvios decidirem jogar à bola, se Ola for aproveitado, se Oblak não fizer pior do que Artur, se Enzo não se lesionar, se os laterais pelo menos não estragarem nada, talvez a equipa volte a jogar bom futebol e, talvez, ganhemos qualquer coisa de jeito no final da temporada (leia-se CAMPEONATO).

São muitos "ses". Mas lá está, com LFV e JJ no comando, queriam o quê?

11 comentários:

Pedro disse...

Leio a entrevista de Vieira e perco logo toda a vontade de comentar seja o que for.

Mais do mesmo.

Mike Portugal disse...

Só uma correção: Não estamos a um terço do campeonato, estamos a metade (falta 1 jornada). lol

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

apesar de tudo ainda bem que o benfica existe senão com quem iríamos rivalizar? sporting? depois de uma época desastrosa vão em primeiro sem ainda terem ganho nem a porto nem benfica mas que se acham os maiores já? nem dava gosto ver futebol

Sérgio disse...

Tens toda a razão tasqueiro eu sempre achei o FCP e o SLB clubes muito parecidos.

SL,

Luciano Silva disse...

Com JJ e LFV não dá para aspirar a mais do que isto. Nem vale a pena dizer mais nada tal é o desanimo de ver o clube a ser "ocupado" por situacionistas e oportunistas.

Tasqueiro vais dar banho ao cão, quero ver o que dizes se ficares em 3º...

Anónimo disse...

Mike, tens razão, mas eu já andava a pensar fazer este post há cinco jornadas atrás :P

Tasqueiro, poupa-nos com as tuas palermices. 2014 tem tudo para ser um ano diferente.

Mike Portugal disse...

luis,

É importante não retirares a liberdade criativa do Tasqueiro. Afinal, pedir-lhe para não escrever palermices (mesmo que com piada) é como pedir ao Pinto da Costa para não ser corrupto.

Francis disse...

Luis, acardita pá. Se queres que te diga, e muito a custo, voces continuam a ser os mais bem colocados para ser campeões, o que me dói dizer isto.
Bom ano ( não desportivo :) )

Jorge Borges disse...

concordo com quase tudo. Acho que estás a ser demasiado duro com Fesja e Sílvio. Não são de top mas não podemos ter 25 jogadores de milhões de euros. Penso que são opções razoáveis para fazer rodar os titulares.

Oblak não sei o que vale. Defender no Benfica não é o mesmo que no Rio Ave. Quem trabalhou com ele desfaz-se em elogios.

Cavaleiro? ainda é muito cedo. Quando vejo um rapazinho assim nunca me esqueço do Edgar. prometeu partir este mundo e metade do outro e não passou de um jogadorzeco vulgar. Do Cavaleiro ainda não vi nada que me leve a pesar que está ali um diamante por lapidar. precisa de mais tempo.

Tasqueiro Ultra-Copos disse...

por falarem em corrupção vejam só o que a vossa grande promessa na baliza fez no último jogo contra o Nacional:

http://www.youtube.com/watch?v=c0vERkAY5Wg

expliquem as regras ao rapaz antes de o porem a jogar se faz favor. felizmente no benfica vale tudo porque ninguém quer ver nada

Pedro disse...

Jorge, atenção, o Edgar não passou de vulgar pq foi atrás dos 10 mil cts mês que o Real lhe ofereceu. Não cresceu no Benfica aquilo que devia crescer para depois abraçar um desafio desses.

Tal como o Hugo Leal...saíram mais cedo do que deviam.

O rapaz cumpriu as regras. Cobrou a falta que foi assinalada. O gajo do Nacional é que não percebeu.
Next.