quinta-feira, agosto 13

Futebol por SMS.

Enquanto a bola não rola, Jesus continua a chamar a si toda a atenção. É uma técnica muito utilizada por grandes treinadores do mundo (Mourinho, por exemplo), apesar de não reconhecer grande capacidade ao ex-Benfica para gerir essa forma de estar.

Jesus tem revelado algum ressabiamento em relação ao seu ex-clube. Conhecendo nós a peça, faz até todo o sentido que assim seja. Depois de 6 anos ao serviço das águias, Jesus saíu pela porta pequena, não se sentindo desejado, e tão pouco com o seu enormíssimo ego massajado.

Isto até teria piada, mas não tem. Do lado do Benfica acusam-se todos os toques. Rui Vitória mostrou-se agastado, o presidente não se sabe bem o que pensa sobre isto (está a ficar cada vez mais parecido com a múmia do Cavaco), e até os jogadores perderam as estribeiras.

As notícias de hoje já nem são novas. Jesus não tem carácter e tem assediado jogadores que já não são seus. A falta de tacto é óbvia mas o mais estranho é a incapacidade do Benfica em lidar com um simples palerma. Institucionalmente, o clube deveria expôr o caso, cortar definitivamente com o assunto e, no fim, apresentar queixa contra o seu ex-treinador. E concentrar-se a 100% no muito trabalho que tem pela frente para renovar o título de campeão, já agora.

Entretanto, mais acima, o FCP tem passado praticamente incógnito. Não se conhecem problemas, reina a paz absoluta. E este é o facto mais importante e que me levou a escrever este post: Benfica e Sporting, nunca mais aprendem!

21 comentários:

Peyroteo disse...

Mas alguém acredita que Jesus sabe enviar SMS?!:)

nonameslb disse...

O SLBenfica e gerido de dentro para fora e nao o contrario.Tem de estar 100% focado mo trabalho e nao em folclore.O tempo de voltar ao passado de homens como Toni,Ericsson,Borges Coutinho e Cosme Damiao esta ai,temos treinador para isso e o "cerebro" esta no clube certo e so merece ficar a falar sozinho.

Leão Justiceiro disse...

A estupidez dos adeptos do benfica é uma coisa inultrapassável. Jesus É SÓ o treinador mais vitorioso de sempre da história deste clube com mais de 100 anos (não tantos como apregoam, mais ainda assim mais de 100).

3 campeonatos em 6. 10 vitórias em 12 finais. Uma percentagem acumulada de 70% de vitórias em todos os jogos oficiais. Nem o Mourinho tem estas estatísticas, pese embora as diferenças do contexto competitivo. E ainda dizem que saiu pela porta pequena?

Correr com o Jesus foi talvez o erro histórico mais trágico da vida do benfica e a convicção de que têm uma estrutura vencedora quando não perceberam que perderam o seu ÚNICO factor crítico do sucesso dos últimos anos, será também a sua desgraça. Isso e a azia que os consome.

Basta lembrar o que foi o benfica antes de Jesus. Um clube que ganhou APENAS 1 campeonato em 15 anos, o do Trapatoni e todos sabem em que circunstâncias. O Veiga que explique. Durante este período ficaram 2 vezes fora da Uefa e até ao famigerado 7º lugar chegaram. Até o Sporting tem melhor palmarés que o benfica nos 15 anos antes de Jesus.

Mas ainda bem. Porque esta estupidez é realmente aquilo que os vai matar. Com um passivo gigatesco, já sem o BES e nas mãos do Mendes. Que continuem assim por muito tempo.

Anónimo disse...

Tu escreves sempre Benfica com letra minúscula. Devias tomar Viagra ou um similar. Diz que levanta e talvez passasses a escrever com maiúscula.

Depois de limpares a baba que te escorre pelos cantos da boca, sugiro-te apenas pequenas correcções.

"10 vitórias em 12 finais." Assim de repente lembro-me de uma final da Supertaça com o FCP, uma final da Taça de Portugal com o Guimarães, duas europeias". Ah, e temos muitas Taças da Liga, aquela competição que os nossos adversários tanto menosprezam mas que agora já conta muito para dar estatística que confira muita competência a um gajo que passou 6 anos a ser acusado por tudo e por todos de falhar sempre nos momentos cruciais. Só aí são umas 5 finais.

"E ainda dizem que saiu pela porta pequena?" Sim. Posso? A minha justificação é simples: para um treinador que deixou a marca que ele deixou, parece-me que merecia mais. O clube esteve mal, ele anda mal e acho mesmo que ninguém ficou a ganhar.

Se o clube não o queria, deviam ter feito uma despedida digna. Se ele não queria o clube, devia respeitá-lo nem que fosse pela mama que lhe deu.

"Correr com o Jesus foi talvez o erro histórico mais trágico da vida do benfica". Bruxo de Fafe, és tu?

"Durante este período ficaram 2 vezes fora da Uefa e até ao famigerado 7º lugar chegaram." Foi? Admiro os sportinguistas por isto mesmo. Vivem numa realidade paralela e inventam factos, recriam a história e andam sempre contentes. Sem ironia. Esta época é um bom exemplo: o clube bi-campeão está na merda e o clube que não vence um campeonato há demasiados anos, está aí como se a conquista do título fosse uma mera formalidade e normalidade. Acho fantástico e só faz de vocês, sportinguistas, melhores adeptos, mesmo.

Mas vá, chega de elogios que um gajo tão agressivo como tu não merece tanta compaixão.

Em sétimo lugar ficou o teu clube. Mas tens razão: o SCP nunca ficou em sexto.

"Até o Sporting tem melhor palmarés que o benfica nos 15 anos antes de Jesus." Esta entra na parte da recriação da história. Dizes 15 anos porque te dá jeito? A nossa história (do SLB e do SCP) tem mais de 100 anos, totó. E aí, lamento, mas o teu clube tem muito que pedalar.

"Com um passivo gigatesco, já sem o BES e nas mãos do Mendes." Talvez o único pedaço de escrita que revela alguma lucidez da tua parte. O que até é admirável, depois de tanta raiva incontida. Parabéns.

O passivo é gigantesco e é alicerçado num "activo" fantasma. Fala-se em falência, mesmo. Sendo esta uma palavra muito utilizada pelos sportinguistas nos últimos anos, talvez possas acrescentar mais alguma coisa.

"Nas mãos do Mendes" parece ser uma realidade bem triste e nefasta. O clube está entregue a um gangue que se recusa a prestar contas e que aparentemente as manipula sem que nenhuma autoridade faça alguma coisa. Devem estar à espera que o LFV saia de lá.

"Que continuem assim por muito tempo." Isso é que não! Aqui só te consigo mesmo mandar pró caralho!

Pedro disse...

E jesus tb é igualmente o treinador menos vitorioso da história do SLB. Se é para ir por aí.

É pá...se ele é tão bom fiquem com ele. Quem me dera que o tivessem levado mais cedo. Se ele é tão bom e o têm do vosso lado pq esse ódio todo? Calma. Até já ganharam um troféu e tudo.

O fcp fez uma revolução do caraças no plantel, dispensa gajos que custaram balurdios, vende meia equipa e passa incólume ás criticas. Começo a ficar preocupado.

Peyroteo disse...

Agora a sério, vocês acreditam nessa patetice do Correio da Manhã? Só agora é que se falava disso? O Jesus quer levar o Talisca para o Sporting? Epá, não me lixem.
O Benfica, enquanto clube, está a ter muita dificuldade em lidar com a presença de Jesus num rival. Dá jeito ao Benfica mandar estas notícias cá para fora enquanto os resultados não aparecem. Entretanto, lamentam-se de não poderem emprestar mais do que 3 jogadores ao Tondela para o jogo de amanhã.

Jorge Borges disse...

O Pinto da Costa continua a saber muito mais que os outros e vê muito mais à frente.
Tratou de minar a relação entre SLB e SCP. LFV foi o primeiro a cair no engodo. A escolha do Luís Duque para a Liga é um exemplo visível. Agora "aliou-se" ao Sporting pelo Pedro Proença... E como é um gajo de sorte, a questão JJ caiu que nem ginjas... tem os de Lisboa em guerra e esfrega as mãos de contente.
Pinto da Costa sabe que não tem força para ter uma guerra aberta contra Benfica e Sporting em simultâneo, mais a mais que as forças já lhe vão faltando. Dividir para reinar sempre foi a estratégia dele. E sempre conseguiu.
Incomoda-me que os néscios de Lisboa nunca tenham percebido isso...

Esta época vai ser um teste à afamada estrutura do SLB...

Li a 1ª frase do leaojusticeiro e percebi que nem valia a pena ler mais. Responder para quê?

Anónimo disse...

A conversa das SMS não é de hoje, andas desatento. E como é óbvio, o Jesus também está com essa dificuldade, e foi isso que escrevi no post.

Se achas normal o homem estar constantemente a falar do Benfica. Ah é verdade! Achas normal.

E os resultados do quê? Da pré-época? De termos perdido um jogo contra o maior rival?

O pastilhas agora é o maior... estou a gostar de ver tanto contorcionismo. Deve doer! :D

Anónimo disse...

Jorge, estava com tempo e o rapazote disse tanta mentira que tinha mesmo de ser.

Obrigado pelo teu comentário, é isso mesmo, 100% de acordo.

Anónimo disse...

Em realção aos emprestados, cuidado porque só ontem voaram cinco da academia! Incluindo um (Palhinha) que segundo a TVI "encantou Jorge Jesus" mas que foi emprestado ao Moreirense. Imagino se não tivesse encantado...

Unknown disse...

Um cretino é um cretino e um vintém é um vintém

Jorge Borges disse...

Prla reacção do JJ há margem para pensar que há um fundo de verdade nas notícias das sms's.

Peyroteo disse...

A reacção normal seria abandonar a conferência de imprensa. Agora tinha que andar a justificar invenções do correio da manhã? É normal que Jesus fale no Benfica, pois as perguntas vão todas nesse sentido.
Jesus já foi provocado mais vezes em duas conferências de imprensa do que Marco Silva em toda a época anterior. O azar da imprensa é que ele aguenta bem e sabe tirar proveito disso.

Peyroteo disse...

Já agora, 9 milhões por 50% de Jiménez. Eheh. O que uma derrota faz...

Anónimo disse...

Hehehehe tão giro ver te a dizer o que dizes. Passou de provocador sem nível a vítima provocada heheh impagável!

Peyroteo disse...

Mas eu antes criticava o Jesus? Não me lembro, a sério. Vai lá ao histórico e deixa-me ficar mal :)
Até foram perguntar ao Paneira se tinha receio que Jesus tivesse ligado aos jogadores emprestados pelo Benfica ao Tondela!

Jorge Borges disse...

Tudo serve para desculpar uma atutude wue, sendo verdade é condenável, digam o que disserem!
Entretanto, continuam preocupados com gstos dos outros, depois deste defeso, é só rir. Quem andava há meses de mão estendia a pedir um eurito para construir o pavilhão...

Peyroteo disse...

O Sporting gastou mais do que no ano passado mas muito menos que Benfica e Porto, qual é a dúvida? Nós é que estamos preocupados com os gastos dos outros? Estás a brincar? Desde a contratação de Jesus que só se fala do "poço de petróleo" do Sporting.
Em relação a Jesus, não há nada a desculpar ou condenar. O lamentável nisto tudo é insistir num invenção como essa das SMS.

Jorge Borges disse...

A certeza com que tu falas em invenção arrepia-me. Eu não tenho certeza que houve ou que não houve, sempre ressalvei isso. Essa tua certeza é sintomática... Queres mesmo acreditar que isso não é verdade, mas devias, pelo menos, admitir que possa ter acontecido. Conhecendo todos nós o JJ como conhecemos, provavelmente teria desmentido logo na conferência de imprensa se isso fosse mentira. Todos sabemos que tem o coração perto da boca e é pouco cerebral quando tem um microfone à frente. A não ser que "vocês" tenham dado mais uma cambalhota, e o achem agora o supra-sumo também nesta área.


Eu sempre me preocupei com os gastos do meu clube, e sempre disse que o Benfica há muito que vive muito acima das possibilidades, que os valores das vendas anunciadas não se reflectem nas contas, etc. "Vocês" também sempre mostraram grande preocupação relativamente aos gastos do SLB e FCP e defendiam uma gestão rigorosa do dinheiro, falavam em concorrência desleal, etc. De repente, o Sporting começa a gastar dinheiro, e assobiam para o lado. Gostava de ver a mesma coerência e defesa do rigor, mas desde que vi neste blogue um projecto de merceeiro a justificar e defender os gastos do Sporting de forma parecida às contas que se faziam nas mercearias antigas em papel de lustro, já não digo mais nada.
O que tenho dito aos meus amigos é que o Sporting também decidiu ir ao poço onde o SLB e o FCP vão "buscar" fundos. Se os outros fazem e ninguém quer saber, então jogam todos com as mesmas armas. Vamos ver durante quanto tempo mais os clubes se vão aguentar. Eu acho que a corda está demasiado esticada, mas só me preocupa o SLB...

Peyroteo disse...

Pois, a mim também não me preocupam as finanças de Porto e Benfica. Mando algumas farpas mas por mim podem gastar o que tem e o que não tem e se possível acabarem e renascerem nos distritais :)
O que o Sporting aumentou foi sobretudo a massa salarial. Aí, de facto, aumentou bastante. E fez isso a pensar na entrada na Champions. Se não o conseguir, provavelmente fará uma venda até final de Agosto para suportar os gastos da época.
Mas atenção que Porto e Benfica não investem só na equipa de futebol. Não são só os 20 milhões por Imbula e os 9 milhões por 50% de Jiménez. Faltam os outros milhões que gastam e que não estão propriamente ligados com a equipa de futebol. Se é que me faço entender :)

Sérgio disse...

Luís,

Concordo com praticamente tudo que escreves-te especialmente a parte do palerma!

Dito isto acho que JJ era menino para enviar as SMSs, mas tudo isto me parece um pouco rocambolesco e desfasado no tempo para poder ser realmente verdadeiro, são várias as tentativas (nem seriam precisas muitas) de denegrir a imagem de JJ deste que mudou para o SCP ... bastava dar lhe tempo (ele próprio se encarregara de o fazer), mas compreendo que a "Estrutura" precise urgentemente de equilibrar o resultado no marcador que para todos os efeitos marca ainda:

JJ 1 - "Estrutura" 0

SL,