segunda-feira, agosto 10

Vitória justa

O Sporting venceu merecidamente a supertaça Cândido de Oliveira. Foi a equipa que mais lutou pelo resultado, que mais qualidade apresentou e quem mais quis vencer. Quando é assim nada a dizer.
O Benfica montou mal a estratégia. O meio campo não pressionou, a bola não circulou, os passes não saíram. Apesar de o mal não ter sido por aí, este jogo não era o ideal para lançar Nélson Semedo. Teria sido preferível colocar Eliseu à esquerda e Sílvio à direita, ganhando-se em experiência, tanto mais que o capitão da defesa estava ausente... Talisca foi uma nulidade autêntica. Até dava pena ver o Jonas a correr sozinho na frente, sem apoio. Só depois de estar a perder é que o Benfica tentou jogar.
JJ diz que o Benfica teve medo do Sporting. Concordo. percebo melhor as declarações dele durante a semana. Este Benfica é a estratégia de JJ. Quem se lembra dos derby's da época passada? Ainda assim está de parabéns o treinador do Sporting pois que já se nota o dedo dele nas manobras da equipa. Mal, muito mal no final do jogo na situação que se envolveu com o Jonas. Aquilo é no mínimo uma carícia a alta velocidade. Não havia necessidade. 
Jorge Sousa: Invalidou um golo ao Sporting e deixou um penalti por marcar sobre Gaitán. Um ou outro erro no capítulo disciplinar. Esteve à altura das equipas. É princípio de época.

11 comentários:

J. disse...

Nélson Semedo, not Helder!
Que por acaso até jogou bastante bem.
E não era isto que ia ser o novo Benfica? Mais Formação!?
Nem acho que o SPorting tenha feito um grande jogo, mas este Benfica nesta altura parece estar a séculos daquela equipa bi-campeã...
Parece com falta de confiança, o que é estranho e que nem a saida de JJ explica.

Mike Portugal disse...

Não posso deixar passar isto: "Um ou outro erro no capítulo disciplinar."

Expulsão de Silvio poupada na 2ª parte por entrada por trás. Era 2º amarelo no mínimo, senão mesmo vermelho direto.

De resto, concordo com o post.

Peyroteo disse...

Foi o que já se esperava tendo em conta os jogos da pré-época. O Sporting já está com as ideias no sítio. Viu-se com a Roma e provou-se ontem. Foi a única equipa capaz de fazer meia dúzia de passe seguidos. O Benfica nunca o consegui e acabou num festival do pontapé para a frente, esperando que um ressalto na área lhe proporcionasse um golo que nunca mereceu.
O Benfica tinha baixas importantes. É verdade. Mas o Sporting também...
Este é o Benfica que eu conhecia pré-Jesus. Acredito que ainda vão estar muito activos no mercado. As debilidades do plantel são evidentes. Mas pode não ser suficiente. Basta ver o Porto. Muitos jogadores de qualidade mas "sem" treinador.

Jorge Borges disse...

Mike,
esse foi um dos lances que ele esteve mal. Mas foi só esse cartão que ficou por mostrar? O Adrien, por exemplo, não via o amarelo na 1ª parte? Se vamos entrar por aí...

Anónimo disse...

Ó Mike, nos erros graves falhou para os dois lados o que no fim de um jogo tão disputado não é nada mau. Essa do Sílvio não te passou (a mim passou-me, por acaso, não me lembro nada desse lance) mas por exemplo, se o Carrillo tivesse visto amarelo no penálti não assinalado também tinha ido para a rua. Se calhar passou-te.

Acho que num jogo destes e depois de um post tão tranquilo e desportista, é um bocado triste vires apontar uma cagada qualquer.

Podias ter criticado o comportamento do Jesus como fazias habitualmente, mas também te deve ter passado.

Quanto ao jogo: obviamente mais Sporting, em tudo. Houve partes de equilíbrio mas isso deveu-se ao facto simples de se tratar de um dérbi e de no Benfica não ser só coxos.

O Sporting tem já uma identidade, o Benfica está à procura dela. Carrillo pode fazer mossa, mas acho que lhe falta objectividade, e enfim, João Mário tem tudo para fazer uma excelente época. Não tem medo, parece que joga ali há imenso tempo.

Vitória tem de decidir o que quer fazer. Para já, a equipa está pouco coesa, com alguns jogadores com papéis indefinidos (Gaitán, Talisca, Samaris, Jonas).

Vitória justa e óbvia da melhor equipa em campo.

Contudo, acho que o nível do futebol praticado foi muito baixinho.

Jesus está a inchar como nunca e até agora a arrogância que tem passeado tem resultado em confiança. Jogadores como Jefferson, Adrian, João Mário, Carrillo, Slimani (e mais tarde Willim) podem embalar para uma boa época.

Para o campeonato, o Sporting parte na frente, o que não deixa de ser extraordinário e uma prova das qualidade futebolísticas de Jesus.

Peyroteo disse...

O Carrillo viu amarelo já depois do lance do penalty, por isso também é um bocado forçado estar a dizer que ia para a rua. Se levasse amarelo no penalty, provavelmente seria mais cuidadoso no resto do jogo. A do Sílvio foi sobre o Carrillo, junto à linha lateral, já na 2ª parte.
Mas foi um jogo rasgadinho, alguns lances difíceis de ajuizar. Quando o árbitro erra para os dois lados, não é nada mau.

Anónimo disse...

"Mas foi um jogo rasgadinho, alguns lances difíceis de ajuizar. Quando o árbitro erra para os dois lados, não é nada mau."

Exacto. O meu exemplo não foi para dar início a uma conversa, serviu precisamente para terminá-la (da minha parte).

Mike Portugal disse...

Jorge Borges,

Falei desse lance porque esse foi o lance disciplinar mais gritante em que o árbitro nitidamente poupou a expulsão do Silvio, ou seja, viu o lance e não quis expulsar o jogador. Claro que houve mais, para os 2 lados.


luis,

Se se se se se o Silvio tivesse sido expulso, esse lance não teria havido.

J. disse...

Exacto, com a expulsao do Silvio no inicio da segunda parte, estavamos ja a ganhar por 2 e a jogar contra 10....seria a goleada!!! lol

Falando mais a serio, acho que este campeonato tem tudo para ser dos mais interessantes dos ultimos anos.
Vamos ver!!!

Sérgio disse...

Subscrevo o que Jorge escreveu como acontece na maioria das vezes.

Acrescento apenas que:

Este SCP para o ano passado a grande diferença é no aumento da qualidade do banco ao nível dos suplentes e treinador.

No que toca ao arbitro Jorge Sousa foi o melhor o ano passado ... estamos conversados sobre o ex-SD é mau arbitro mas tem o "bom senso" de errar quase sempre para os 2 lados.

Sobre o JJ é sempre a mesma palhaçada só que ele já não está no SLB e mais dia ou menos dia pagará um preço com retroactivos das palhaçadas que faz.

Sobre o Benfica apenas digo que o seu presidente como é seu apanágio na hora das derrotas manda o Rui Costa ... grande presidente!

Luís disse...

Meu amigo

Tanta prosa dos comentadeiros, romancistas, e afins.
Pega lá a realidade nua e crua.
Ninguém a ter poder de liderança em campo, Gaitan a pensar noutros campeonatos, Ola John é deficiente mental, Jonas fora do lugar.
Depois num jogo de nervo ainda metes um moço a lateral outro a central.
Se não tens unhas não tocas guitarra.
Amigo, apartir dos 30m. já me era indiferente o resultado tal a exibição.