terça-feira, outubro 6

Pobre futebol.

Esqueçam lá isso das eleições. A país parou, aparentemente, mas foi para assistir ao debate entre o Presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, Pedro Guerra, um capataz do esgoto de Luís Filipe Vieira, Manuel Serrão, um tipo conhecido por defender o indefensável (o peso dos seus argumentos normalmente anda ali à volta do zero) e o cirurgião/chorão Eduardo Barroso, que é de uma imbecilidade tão infantil que dá sempre vontade de pôr em causa a sua competência profissional na área da saúde.

Obviamente não vi o programa. O estilo é conhecido, a forma tem escola e desde há alguns anos que me sinto muito mais feliz por fazer parte de um grupo cada vez mais alargado de malta que se recusa a observar um conjunto de pessoas que, todos os dias, dão cabo do futebol.

Obviamente, também, acabei por ver pequenos excertos do Prolongamento. Foram segundos, apenas, mas na verdade, senti-me como um alcoólico em recuperação que cedeu à tentação de molhar os lábios num copo de whisky.

Ainda meio grogue com o deplorável espectáculo, comecei então a registar opiniões nos mais diversos sítios. Algumas de malta meio enjoada com a coisa, outras de gente que está de alguma forma imune ao azeite e outras ainda que aplaudiram em especial a prestação do número um de Alvalade.

Confesso que não me surpreende. A internet está cheia de valentes e radicais e foi para esses que Bruno de Carvalho falou (e que os outros falam, também). E são esses que têm passado o dia a glorificar e a justificar uma figura deprimente com argumentos do tipo "em defesa do clube", ou "contra-ataque necessário" e outras balelas mais ou menos precisas.

Independentemente dos clubes - e esta é a única certeza que podemos ter agora -, já não resta nenhum adepto dos três grandes que possa dizer qualquer coisa como "o teu presidente é um labrego" sem ouvir de pronto a resposta implacável "o teu também".

O nível de agressividade está lá em cima. Os ânimos estão não apenas exaltados. Estão a ferver e há um grupo de gente que só está à espera que alguém dê um pequeno passo em falso para a coisa terminar mal.

Era preciso uma grande dose de seriedade, decência e inteligência de todos os envolvidos (dos dirigentes em especial, claro) para este quadro poder ser alterado. Até lá, tapemos os ouvidos, fechemos os olhos e escondamos os cachecóis. O jogo vai começar e eu não quero lá estar.

41 comentários:

NPI2 disse...

TOP

Francis disse...

E tudo porque JJ foi para o Sporting !
Caramba que o homem tinha mesmo um importância transcendental para o Benfica.
Fico curioso de saber o que terias escrito se tivesses visto o programa.

Frederico disse...

"...desde há alguns anos que me sinto muito mais feliz por fazer parte de um grupo cada vez mais alargado de malta que se recusa a observar um conjunto de pessoas que, todos os dias, dão cabo do futebol."

Também eu.

"Independentemente dos clubes - e esta é a única certeza que podemos ter agora -, já não resta nenhum adepto dos três grandes que possa dizer qualquer coisa como "o teu presidente é um labrego" sem ouvir de pronto a resposta implacável "o teu também".

O nível de agressividade está lá em cima. Os ânimos estão não apenas exaltados. Estão a ferver e há um grupo de gente que só está à espera que alguém dê um pequeno passo em falso para a coisa terminar mal.

Era preciso uma grande dose de seriedade, decência e inteligência de todos os envolvidos (dos dirigentes em especial, claro) para este quadro poder ser alterado. Até lá, tapemos os ouvidos, fechemos os olhos e escondamos os cachecóis. O jogo vai começar e eu não quero lá estar."

E infelizmente não vemos ninguém interessado em mudar o estado das coisas!

Peyroteo disse...

Puro entretenimento :)

Mike Portugal disse...

Eu, a partir do momento em que o pedro guerra começou a falar foi só rir, com o "toma lá dá cá" entre os 2.

Focando-me no conteúdo do que foi dito, gostei que BdC tivesse mandado cá para fora aquilo que a imprensa se recusa a fazer, tal como o clube fantasma Brasileiro associado ao SLB e afins. E a mais recente que era a única que desconhcia, as prendas ao árbitros.

Anónimo disse...

Francis, sobre JJ escrevi este post, ainda ele era, vê lá tu, treinador do Benfica (http://sectorb32.blogspot.pt/2014/06/a-entrevista-do-momento-ao-luis.html).

Mas nessa altura deves ter achado graça, aposto. Lê os comentários, tens alguns benfiquistas que acharam graça ao gozo que dei àquele que era o treinador do Glorioso.

É apenas um exemplo, há muito textos meus com o mesmo tema e com o mesmo sentido.

Achares que o JJ tinha essa importância transcendental revela que: 1) andaste distraído durante 6 épocas 2) estás de má fé 3) estás com um problema de coluna porque és tu quem agora tem de gostar do homem.

Eu acho que a opção certa é a primeira.

Pode custar-te a acreditar mas não pensei um segundo sequer no JJ enquanto escrevia o post.

Por fim, a última: JJ está muito longe de ser responsável pelo estado deplorável em que o nosso futebol se encontra.

Sobre a tua última frase: acho que não entendeste bem o post. Não é programa, nem quem esteve presente. Já estamos relativamente habituados. O que interessa é o caminho que as coisas estão a tomar. Agressividade, violência, acusações, mentiras e muito cuspo. O próximo passo é alguém sair literalmente espezinhado com tudo isto.

Anónimo disse...

Mike, exacto. E agora eu digo que o Sporting sempre ofereceu prendas aos árbitros (pesquisa, demoras 30 sgundos) e que é prática aceite em Alvalade depositar-se 2000 euros em contas de fiscais-de-linha. Epá, menos. É precisamente este bate-boca que está na origem desta escalada. Se o ódio continuar a toldar o pensamento (de todos os lados) a coisa vai acabar mal porque tudo isto só funciona com gente que gosta de chafurdar na lama.

Francis disse...

Luis, sei bem a tua a opinião sobre JJ, como sabes acompanho-vos à muito tempo, mas eu não falo de ti a não ser no ultimo parágrafo.

Anónimo disse...

:) peço desculpa, então. Achei estranho, vindo de ti, mas percebi mal, de facto.

Se tivesse visto o programa todo provavelmente ficaria deprimido e incapaz de escrever o que quer que fosse. :P

Ace-XXI disse...

O ataque que a máquina de propaganda do slb tem feito ao SCP desde o incio da época tem sido duro e implacável mas gostaria que o presidente do meu clube tivesse feito as coisas doutra maneira.

Para vieira vale tudo e ontem Bruno de Carvalho mostrou que esta disposto a descer ao mesmo nível, tenho no entanto duvidas que tenha capacidade para jogar a este nível LFV tem 1 poder (obscuro) na sociedade portuguesa que BDC nem em sonhos lá chega.

Mike Portugal disse...

luis,

O Ace-XXI escreveu o que eu te ía responder.
Perante o ataque de comunicação feito ao SCP já desde Agosto, era preciso alguém mandar um murro na mesa. E assim BdC fez. Agora todas as atenções irão estar focadas nele e assim JJ tem tempo e espaço para preparar o derbie à vontade. Sim, isto parece-me que foi uma estratégia para tirar foco e atenção de cima de JJ.

Anónimo disse...

Ace/Mike,

Não concordo. Isto foi uma necessidade intrínseca da personagem. Há pessoas assim. Que precisam do holofote, do comunicado, do microfone, da televisão.

Ele sabe melhor do que ninguém que para agitar (e unir) as suas hostes basta fitar-se no SLB.

Eu poderia responder-vos que actualmente a estratégia comunicacional do SCP está uns passos à frente da do Benfica e que quem planta mais é o próprio clube de Alvalade.

Sem dúvida que esse trabalho tem sido bem feito. Pena que com maus princípios. A facilidade com que se fala em "máquina da propaganda", "ataques" e até poderes "obscuros" é preocupante porque as pessoas já nem sequer parecem ser capazes de se afastar para pensar.

"Sim, isto parece-me que foi uma estratégia para tirar foco e atenção de cima de JJ."

Isto é de uma ingenuidade gritante. Já o JJ andava nas manhas (todas) do futebol tuga e ainda tu e eu andávamos de bibe na pré-primária.

O homem está-se bem cagando para estas guerras. Nisso, sempre foi capaz, apesar do desgaste a que a sua figura é submetida (raras vezes defendido no SLB e agora no SCP). Paulo Bento, por exemplo, também dava o corpo às balas mas não aguentou um terço da pressão a que JJ foi alvo nas 6 época no SLB.

Aliás, tiras o foco da atenção ao JJ e o homem até fica deprimido.

Mike Portugal disse...

luis,

Tirar o foco do JJ à luz dos adeptos do SCP e das capas de jornais. Se ele se está a borrifar para isso é lá com ele, mas que o BdC retira pressão da equipa lá isso retira. Mais do que atacar o SLB, ele quer é que parem de falar do SCP. Obviamente que para isso é muito mais facil e rápido falar mal do SLB.

Quanto à cena das prendas aos árbitros, já li por aí que parece que é normal os clubes darem prendas aos árbitros. Se calhar até o SCP já o fez no passado. Não imagino que faça desde que BdC entrou. Mas no geral, eu acho que é de mau tom dar prendas a um árbitro. Acho mais correto, por exemplo, usarem a liga para fazer isso. Que os clubes distribuam algum merchandising na liga e esta por sua vez que dê aos árbitros.

Assim, faz parecer que há mais qualquer coisa. E nós sabemos que à mulher de César não basta ser...

Ace-XXI disse...

Luis respeito a tua opinião e eu apesar de elogiar o trabalho dele no SCP também nao gosto da "personagem".

Sobre o ataque e as notícias plantadas nao brinques cmg, começou com 1 ataque cerrado a JJ mas eu pensava que teria sido alguma azia pela ida dele para o SCP e que depois da supertaca as coisas iam acalmar mas nao só pioraram metendo também o SCP ao barulho e acredito que isto está para durar.

Só consigo compreender a tua posição porque como tu dizes nao perdes tempo a ver os "prolongamentos" da tv portuguesa porque se visses concordavas comigo neste ponto.

Agora nao vejo é em que Bruno de Carvalho tenha conseguido ontem de positivo, desmascarou guerra e denunciou esta campanha? Certo, mas deu uma triste imagem de si mesmo.

Ace-XXI disse...

Se for verdade é grave e tanto faz que seja o Benfica porto ou SCP a fazer.

Se tivermos a falar de uma camisola oficial do clube ainda se aceita agora qual é o sentido de se oferecer uma "lembrança" que inclui 4 refeições num restaurante em lisboa?

Já agora curiosa a forma como guerra disfarçou esse momento acusando BDC de estar a insultar a honra de Eusébio... Eu no inicio nem estava a perceber onde ele tinha ido buscar o Eusébio só depois é que percebo que a caixa tenha a fotografia do king.

Anónimo disse...

"Mais do que atacar o SLB, ele quer é que parem de falar do SCP"

heeheheh acho que não correu bem a táctica (não podia correr bem). Não sei se foi esclarecedor mas pelo que li, esquivou-se a quase tudo o que dizia respeito a si mesmo. Mas adiante.

Epá, prendas aos árbitros é quase tão comum como o futebol jogar-se com uma bola. Mas em relação a essa acusação, o incrível é como se assume que aquilo é verdadeiro. BdC começa por dizer que foi uma entrega "anónima", ao estilo do football_leaks. Daqui a uns tempos vais ouvir dizer que era ironia, que nunca disse o que disse, como fez em relação à mentira que contou a todos sobre um telefonema de LFV para dividirem entre si os títulos. Epá. Vamos lá a abrir os olhinhos, por favor.

Em relação às plantações, já se sabe que numa tal porta 18 havia lá qualquer coisa mas no assunto "comunicação", o SCP leva avanço. Não te vou falar mais neste assunto porque o que sei não posso dizê-lo publicamente.

De qualquer maneira, se por aqui o clima de guerra é muito ameno (discordamos, mas não há espaço para o insulto, nem sequer para faltas de respeito), com picardias normais, o que tenho visto, de lado a lado, é um crescente ódio que vai acabar mal.

Em 100 adeptos, basta um para estragar tudo.

Pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ace-XXI disse...

Luis nao faço ideia se aquilo é verdade ou nao mas 24horas depois ainda nao foi desmentido... Optaram por desvalorizar e dizer que os árbitros podem receber prendas até 180€ (Esquecendo que o restaurante em questão cobra 30€ por 1 simples bife) mas apetece perguntar se caso as prostitutas que o Porto mandava aos árbitros cobrassem menos de 180€ a coisa já passava a ser legal era?

Mike Portugal disse...

O pior é que a própria APAF já veio dizer que é prática comum. E a cena do valor dos €180 é de partir o caco a rir.

Peyroteo disse...

Seria um erro tirar o foco de Jorge Jesus. O homem tem sido fabuloso na defesa do clube. Naqueles bombardeamentos a que chamam conferências de imprensa, Jesus diz palavras nunca antes ouvidas mas dali não sai nada que belisque o clube ou a relação treinador/presidente. Muitos apostavam as fichas todas em que JJ e BdC iriam passar o tempo às turras. Nada mais errado. JJ faz questão de manifestar o apoio ao presidente em todas as intervenções públicas.
Não quero saber o que JJ era no Benfica ou deixava de ser. No Sporting é a melhor coisa que aconteceu desde Balakov, e só porque este está num patamar inalcançável...

Anónimo disse...

"mas apetece perguntar se caso as prostitutas que o Porto mandava aos árbitros cobrassem menos de 180€ a coisa já passava a ser legal era?"

Portanto, estás mesmo a comparar prostituição com vales-refeição. Isso chama-se desnorte ou desespero.

"Luis nao faço ideia se aquilo é verdade ou nao mas 24horas depois ainda nao foi desmentido.."

O clube responde quando e se achar que deve responder. Eu já o teria feito, mas não é porque não o fez que podes concluir seja o for. No limite, não temos de responder a um presidente inflamado que decidiu cortar relações com o Benfica e que aposta na mentira e no destratamento dos adversários como principal fonte dos seus "argumentos".

"Optaram por desvalorizar e dizer que os árbitros podem receber prendas até 180€ (Esquecendo que o restaurante em questão cobra 30€ por 1 simples bife)"

BdC assumiu que o SCP serve comida. Se forem lagostas e champanhe, sai carote ainda (não somos só nós a comer bem, certo? Mais: se oferece o serviço de fisioterapia, é mais um gasto. Mais as "camisolinhas".

Pedro disse...

Luis, podes oferecer bifanas mas não podes oferecer camarão. É basicamente essa a lógica. É por isso que podes oferecer uma camisola do scp e não podes oferecer uma camisola do SLB.
:)

Pedro disse...

Mas é inqualificável que o SLB ofereça seja o que for a esta gente. Nem a merdinha de um Pin dos Paf's estes bandalhos deviam receber do SLB. Metam a cortesia num sítio que cá sei. Esta gente não merece nada.

Ace-XXI disse...

Admito que a comparação com a prostituição nao foi feliz, a prostituição (ainda) é ilegal mas podemos comparar com viagens, tanto criticamos os tripas por oferecerem viagens aos árbitros mas agora chegamos a conclusão que se forem da ryanar já nao faz mal.

Tu é que puseste em questão se era verdade ou não, hoje já está confirmado por todos que as ofertas eram verdadeiras, o Benfica bem pode dizer que nao desce de nível mas ter o director da BTV na TVI ou o vice presidente na SIC a chamar caloteiro e a difundir mentiras semanalmente já é elevar o nível da discussão.


Vamos continuar a discussão a 1 nível minimamente sério, agora já pareço o guerra :)
a comida que BDC se referiu é colocada no balneário dos árbitros no fim dos jogos por todos os clubes e nao tem nada de cortesia, é uma imposição da liga e todos os clubes tem de cumprir.
Nao tem nada haver com jantaradas em restaurantes de luxo para árbitros e acompanhantes.

Parece que os paladinos da verdade e que queriam denunciar os podres do futebol português acabaram de retirar os contratos da doyen do site... Coincidências

Anónimo disse...

"o Benfica bem pode dizer que nao desce de nível mas ter o director da BTV na TVI ou o vice presidente na SIC a chamar caloteiro e a difundir mentiras semanalmente já é elevar o nível da discussão."

Meu caro, infelizmente o meu clube é ainda mais experiente do que o teu no baixo nível de alguns dos seus dirigentes. Nunca disse o contrário. Apenas refiro que a guerra está instalada e que me parece que se ultrapassaram definitivamente todos os limites, agora também de ambos os lados e de uma forma muito óbvia.

Se por exemplo nos blogues é habitual chegar-se a um nível mais baixo, isso tem várias atenuantes: o pessoal nem se conhece de lado nenhum, está tudo atrás de um ecrã de computador, e ninguém tem grandes responsabilidades. Já os dirigentes...

Mas o BdC faz especulações de ementas e eu não posso fazer? Há uns anos era do domínio público que o SCP oferecia lagosta e champanhe aos árbitros. Nunca me ocorreu associar isso a uma tentaiva de corromper os árbitros mas está bem.

Sobre casos de corrupção a minha opinião é sempre a mesma: prendam-se os culpados. Pouco me importa que sejam benfiquistas.

"Parece que os paladinos da verdade e que queriam denunciar os podres do futebol português acabaram de retirar os contratos da doyen do site... Coincidências"

Não tenho ligado absolutamente nada a esse site. Do pouco que sei limita-se a confirmar o que já se sabe, sem grande ou nenhum prejuízo dos clubes e pessoas implicadas nos negócios.

Parece-me ser, até agora, um parapeito de uma vizinha alcoviteira. Tenho mais do que fazer.

Mike Portugal disse...

luis,

"Do pouco que sei limita-se a confirmar o que já se sabe, sem grande ou nenhum prejuízo dos clubes e pessoas implicadas nos negócios."

Queres dizer DO clube, pois parece que 90% do que lá está é do SCP. O site só se chama Football leaks porque seria muito óbvio se se chamasse SportingLeaks.

Em relação a não resultar em prejuízo, veremos. Não te esqueças que há pessoas que gostam de ter privacidade nas suas negociações e não querem os seus contratos publicados. Seria muito giro se as empresas todas publicassem os vencimentos de todos os seus empregados, não seria?

Anónimo disse...

Mike, lamento não alinhar na tua paranóia. O mundo não gira à volta do SCP e muito menos do BdC.

O próprio BdC primeiro disse que aquilo só tinha lá umas coisas sobre o FCP para disfarçar, depois já era um claro ataque ao SCP e ao FCP. Epá, topo um aldabão à distância. Este tipo de argumentos levam-no frequentemente ao contrasenso. Basta ouvi-lo com mais atenção e sem o cachecol ao pescoço.

"Não te esqueças que há pessoas que gostam de ter privacidade nas suas negociações e não querem os seus contratos publicados."

Abslotamente de acordo. Não me explicquei bem. O acesso aos contratos será ilegal. Por isso mesmo não o estou a justificar com o facto de não prejudicar ninguém. Mesmo que não prejudique, se foram obtidos de forma ilegal e se são expostos sem a devida autorização dos intervenientes, obviamente que isso basta.

Mike Portugal disse...

luis,

"O mundo não gira à volta do SCP e muito menos do BdC."

Não é uma questão de paranóia. Vai lá ver a quantidade de documentos do SCP em comparação com os do teu clube, por exemplo. É uma questão de números.

Anónimo disse...

Mas existe alguma coisa nesse site que exponha uma ilegalidade?

Se não existe, a percentagem que cabe a cada clube passa a ser indiferente. E se fossem 90% do Benfica? Se há um documento apenas de negócios do Benfica, que nos revela tanto em termos de ilegalidades como os 1000 do SCP, não entendo a relevância das quantidades.

Esse site serve exactamente para quê?

Ace-XXI disse...

Luis, sinceramente nunca ouvi essa do champanhe e da lagosta em que contexto é que isso aconteceu?

Como escrevi a comida colocada no balneário dos clubes é obrigatória e imposta pela liga aos eclubes pela lógica a liga tb deve dizer em que consiste o menu.

Em relação aos leaks e apesar de ser 1 obvio ataque ao SCP os únicos documentos comprometedores envolvem o Porto e a doyen, eu nunca entrei no site mas costumo ler os resumos no artista do dia e pelo que foi lá demostrado os contratos de imbula mostram uma clara violação das leis da UEFA sobre os TPO em relação ao SCP nada de grave foi publicado.

LDP disse...

Ace, é mesmo obrigatória e imposta pela Liga? Então porque é que a Académica e a União da Madeira nem água dão aos árbitros? Se é obrigação, pelo que dizes, deve haver uma lei e se estes dois clubes vão contra os regulamentos da Liga estarão agora prontos para pagar uma multa?

E serviço de fisioterapia? Sabes que uma hora pode ir de 30 a 70 euros, como é que vamos contabilizar o que o sporting gasta por época nessa oferta aos árbitros?

Ace-XXI disse...

Foi o que li no jornal de ontem, por acaso conheço uma pessoa que trabalha no catering da luz e posso-te garantir que o Benfica faz o mesmo.

Isso é desconversar, o fisioterapeutas nao vão lá dar massagens de pedras quentes vão ver se os árbitros precisam algum cuidado médico.

Continuo a dizer que oferecer uma camisola a 1 arbitro nao tem nada de mal mas oferecer centenas de refeições num restaurante de luxo durante uma época é no mínimo eticamente reprovável e digo-o seja o Benfica ou o sporting a fazer.

Pedro disse...

Afinal que restaurante de luxo é esse?

Ace-XXI disse...

Eu sei que essa é a ultima tanga que estão a tentar colar, basta pesquisares 1 pouco e sabes qual é.

Dica: se fores ao zomato até podes saber quanto custa 1 bife á catedral...

Pedro disse...

Então é verdade a confusão que estão a fazer. Ok.
:)

Ace-XXI disse...

Então conta lá qual é a confusão? O museu da cerveja no terreiro do paço vende 1 bife á catedral por 30€...

Ace-XXI disse...

http://1.bp.blogspot.com/-5O5tcyZpls8/VhRaE3ZR_tI/AAAAAAAAKnI/gWqfaTMsPaU/s1600/menu.PNG

Toma lá o menu para caso queiras ir jantar com a tua Maria 1 dia destes.

Unknown disse...

Tenho a dizer que nunca ri tanto como ao ver esse programa, digam o que disseram que aquilo não tem nível nenhum que é só peixeirada que é isto ou aquilo, mas que teve piada teve. O Guerra é insuportável e nem sabe argumentar e o BdC conseguiu fazer dele o que quis claro desceu a níveis menos aceitáveis mas depois de lá estar era difícil isso não acontecer.
Quer gostem quer não gostem o Sporting anda a ser atacado a tordo e a direito e BdC aproveitou a oportunidade para virar o jogo e fazer o trabalho que nenhum jornalista português tem a coragem de fazer, denunciou tudo o que achava que cheirava menos bem em relação ao Benfica e deixou lá todas as provas, que grande parte delas acabou de pôr online no novo blog oficial do clube.
Quanto as prendas que poderem ir até aos 183€ claramente que se aproveitarem o vale de refeição passa com grande facilidade esse valor, mas é engraçado que o gajo da paf vir logo dizer que ninguém aceitava e já um gajo do Benfica disse que houve quem tivesse aceite (7 árbitros dizem eles- ahahah). Acho que é algo que não devia ser feito, comida no balneário, a camisola do jogo ainda é como o outro agora tudo o resto é demais, agora a liga saber destas coisas e não fazer nada é que ridículo, mais ridículo do que o Benfica não cumprir as regras.

Anónimo disse...

Pedro, vamos com calma e vamos ver no que este assunto dá. Recebi uma mensagem hoje pelas 21 h a alertar me para um pormenor, relacionado com o que estás a insinuar. Ainda não tive tempo mas amanhã postarei sobre isso. Primeiro terei que fazer todas as confirmações. Mas se calhar quando acordar amanhã até já está tudo esclarecido em blogues do Benfica.

Pedro disse...

Luis, acho que, mais uma vez, a situação já está desmontada. A facilidade com que acreditam em tudo o que seja para atacar o SLB resulta nisto.

Volto a repetir, nem um pin deviam receber. Mesmo que o jantar fosse verdade é feito às claras. Mas vindo de quem vem estes ataques não estranho nada. Imagina se fosse o SLB apanhado a dar 2500 euros a um árbitro?

Adiante.

LDP disse...

2500 euros dá para muita fisioterapia. Ou fisioterapeutas...