terça-feira, maio 24

Gerações de Ouro

Não é tema de que se fale demasiado nem se dê ainda grande valor.
Durante algum tempo tivemos uma sucessão de várias gerações não tão talentosas que fez com que a selecção nacional tenha sido composta maioritariamente por jogadores mais veteranos, em curvas já descendentes da carreira, salvo algumas raras excepções.

No entanto, eis que neste ultimos anos Portugal encontra uma sucessão de varias gerações com enorme potencial e capazes de levar de novo as cores do nosso país ao mais alto nivel mundial.
Falar da actual selecção sub-17, que se sagrou campeã de europa recentemente, seria ainda demasiado precoce. Na verdade, por ser composta na sua maioria por jogadores do Porto e Benfica, não lhe vejo também grande futuro também. :-)

Mas sem fazer uma grande pesquisa, podemos enumerar Anthony Lopes ou André Moreira para a baliza, Cancelo na direita, Guerreiro na esqueda, Ruben Semedo no centro á espera da afirmação definitiva de Paulo Oliveira.

No meio campo então, é só escolher. Danilo Pereira, William Carvalho, Ruben Neves, João Mário, Renato Sanches, André Gomes, Bernando Silva, entre muitos outros.

Nos extremos falta talvez um valor mais seguro, mas é impossivel não reconhecer potencial a Gelson Martins, Gonçalo Guedes, Rafa, Diogo Jota ou Iuri Medeiros.

Até na frente, essa dor de cabeça crónica em cada selecção nacional, parece que estamos bem servidos com André Silva ou com aquele puto do Benfica dos sub-17.

Por fim, e algo que também custa reconhecer aos sportinguistas mas acho que para bem do futebol português, vemos hoje também Porto e Benfica reconhecendo os beneficios (e lucros) dessa aposta na formação.

Haja então esperança!!!

Sem comentários: