domingo, maio 1

Ó mister, isto agora já não é igual

Dizia Jorge Jesus, numa resposta a uma pergunta que ia chatear muita gente, que se David Luiz fosse agora treinado por si lhe iria imediatamente garantir que nada do que JJ faz hoje é igual ao que o agora mister sportinguista fez há três, quatro, anos. Esta observação, feita na antevisão do FC Porto-Sporting que se aproximava, é só um pequeno apontamento na bíblia que pode ser recolhida por entre todas as antevisões, flashes e conferências que o Mestre da Táctica deu nos últimos anos. Desde que chegou à Luz, com a ajuda de uma primeira época que foi uma notória rampa de lançamento, Jesus tem ensinado muito aos que não percebem nada disto, e se o FC Porto, como ele garante, tem de pensar porque razão fica em terceiro duas vezes em três anos, então a nova derrota que uma equipa jesuíta lhe infligiu no Dragão só o pode ajudar. 

De facto as coisas não são iguais. E quem visse o jogo de sábado com atenção imediatamente perceberia que não é obra do acaso o Sporting ter passado grande parte da 1.ª parte mais perto da área de Casillas, do que o FC Porto da área de Patrício. Os leões, ajudados por um modelo superior, garantiram o óbvio controle do meio-campo e, ainda por cima, chegavam primeiro a todas as bolas. E de pé-para-pé foram construindo algo completamente antagónico ao que os dragões vêm fazendo desde Fonseca e Lopetegui. José Peseiro, técnico do futebol sexy (Ruud Gullit dixit) não fugiu à regra do descalabro e deslocou Herrera para uma zona mais avançada, desguarnecendo um miolo que já de si teria sempre muitas dificuldades para segurar o acordeão que é o tal meio-campo do Sporting a dois. 

Dava uma bíblia, já o dissemos. O tal miolo a dois, tão criticado no Benfica dos últimos seis anos, é uma coisa, afinal, não a dois, nem a três, mas a quatro, e às vezes a cinco (e a seis). É a dinâmica, explicou Jesus. É, assim, curioso o facto do técnico que desguarnecia o meio-campo aparecer agora no campo que mais o engolia, a dominar, a controlar e a tocar. Já Peseiro procurava a vertigem, o passe longo e as chegadas à área de Herrera. Extremos por fora (alô Lopetegui), Aboubakar em modo ilha, Sérgio sem andamento e Danilo sem conseguir impôr o físico: este foi o retrato do FC Porto até à magistral jogada de João Mário que abriu caminho ao primeiro golo do jogo.

Chegados aqui, ninguém se poderá queixar que o Dragão não ajudou. Jogar lá, hoje por hoje dizem, é um paraíso para os adversários e, até, para os árbitros, mas o efeito Dragão sentiu-se quando o Sporting, numa das raras vezes esta época, teve de baixar linhas para ver os dragões confirmarem a sua inépcia atacante. Uma aproximação, tardia diga-se, com alguns pés e alguma cabeça, à área do Sporting e que redundou numa grande penalidade que fará as delícias de paineleiros e seus seguidores. Espere-se então pelo veredicto dos mesmos e pela realidade paralela que as suas vozes ditam. Indiferente a isso, Herrera rematou para um empate insípido que castigava um Sporting que, ao contrário do que se faz passar sempre depois deste tipo de vitórias, não foi perfeito.

Até porque ó mister, isto agora já não é igual, e o Sporting que é reconhecidamente a equipa mais evoluída do campeonato, não tinha que descer para ver o que o FC Porto iria fazer. Até porque isso, já se sabe há muitas jornadas. Os azuis e brancos não se encontram e sofrem primeiro do que marcam. Talvez por isso, nem o respeito do Sporting lhe tenha valido. É que com mais um tempito de bola os leões haveriam de marcar o segundo, pelo inevitável Slimani - um argelino que é uma lição para um Porto que quer, forçosamente, aprender a defender da pior maneira. Um Porto desinteressante, à imagem do seu técnico, que nem quando vem dominando os jogos - como aconteceu, novamente e esporadicamente, no início do segundo tempo - convence. Não convence pela atrapalhação, pela falta de ideias e por demorar um segundo mais a pensar do que os adversários. Tudo a esforço, lembre-se, mas que ainda deu para José Peseiro reclamar as bolas nos ferros, um penálti não assinalado, e a eficácia do adversário. Ora, quase tudo isto, mais coisa menos coisa, pôde o Benfica reclamar para si, contra o FC Porto, na Luz. Mas Peseiro, definitivamente, já esqueceu como lá ganhou. Desse futebol, que o faria prometedor, e da exibição de Casillas, nada sobra. Basta recordar o boneco que fica no terceiro golo do justo vencedor, para se perceberem os problemas do FC Porto: ideias que não servem, hiperbolizam os jogadores que não servem, fazem com os que servem pareçam que não servem, o que por arrasto mostra um treinador que não serve, pouco apoiado por adeptos que não servem e, last but not least, dirigentes que não servem. Contudo, ao contrário do que se possa pensar, a distância não é assim tão grande. Afinal de contas para Benfica e Sporting transcenderem um estado (vegetativo) igual, só precisaram de um treinador. O FC Porto perdeu o seu há três anos. É normal, por isso, que isto agora já não seja igual.  

34 comentários:

Ace-XXI disse...

Excelente post, eu disse desde a primeira hora que despedir lope para ir buscar peseira era opção completamente descabida e os resultados falam por si.

Hoje uma pessoa bastante próxima de JJ garantiu que embora não seja para o dragão a saída de JJ no final da época é cenário bem real, se confirmar fico com muita pena porque o Homem.conseguiu potenciar a equipa a 1 nivel fantástico e essa rentabilização é que se pode dizer que já pagou os 3 anos de contrato.

Marco Morais disse...

Peseiro acabou por confirmar que não era opção. Aí, esperando bem mais do que uns lamirés, assumo o erro de ter pensado que teria tudo para ser melhor. Basta um frame qualquer do jogo de ontem para se perceber que não. Pura ilusão.

Não acredito que JJ saia do Sporting. Para o Porto então acho impossível. No entanto a cotação dele a nível europeu está em alta. Contudo não me parece que esteja alta o suficiente para um grande europeu. Talvez o Valência o possa convencer - o que seria uma enorme perda para o futebol português.

J. disse...

O Jesus tem contra sim, não ser um treinador de Champions.
Fez pouco nesta competição, e isso vai em seu desfavor.

Se o JJ sair do SPorting esta temporada, acho que BdC começa a ficar em maus lençois. Um treinador por época é algo que não faz com que o SPorting fica mais forte como equipa.

Marco Morais disse...

Isso da Champions é mais mito que outra coisa. O futebol de JJ está também provado em grandes campos europeus. Sobre as eliminações há muito a analisar, como as pontuações conseguidas, a dificuldade dos grupos e as equipas que lhe destruíam na pré-época. Não concordo que o saldo seja positivo, mas, por exemplo, a Liga Europa prova o rendimento a que as suas equipas chegam na segunda parte da época. E ganhar a Tottenhams e Juventus (e com muita categoria) não é fácil...

Pedro disse...

" O futebol de JJ está também provado em grandes campos europeus."

LOL

Mr. Shankly disse...

"E ganhar a Tottenhams e Juventus"
Isto é o mesmo que dizer Aroucas e FCP's. A Juve é um grande europeu, está nas 5/6 melhores equipas da Europa actualmente. Foi a grande vitória europeia de JJ.

Houve outros resultados interessantes, e sobretudo boa consistência ao longo dos 6 anos. Só não gostei da abordagem em alguns jogos, em que entrávamos para perder e a Champions parecia uma enorme chatice. Por exemplo em Paris, ou em Leverkusen.

Mike Portugal disse...

Mr. Shankly,

"Por exemplo em Paris, ou em Leverkusen."
Achas que essas equipas eram faceis? Acho que vocês próprios estão a achar que os 3 grandes daqui deveriam ganhar de caras às equipas que têm menos nome. Nunca te esqueças das diferenças de orçamento desses campeonatos e da competitividade que eles lá têm e que os prepara de outra forma para a Europa.

LDP disse...

Eu gosto da competitividade do campeonato francês. Principalmente nos últimos anos, quando em Janeiro já há campeão com 30 pontos de diferença para o segundo.

Peyroteo disse...

LDP, o PSG lutava pelo título em qualquer campeonato. Neste momento está um patamar acima de qualquer equipa em Portugal, isso parece-me pacífico. Perder em Paris seria natural para equipa nossa.
Agora, podem é achar que a equipa podia ter feito melhor, ter outra atitude e que isso se deva a estratégias do treinador. Isso não discuto até porque não vi esse jogo nem o de Leverkusen...
A verdade é que o Benfica chegou a duas finais europeias. Algo que o Benfica não conseguia desde 1990, creio. Ok, competições diferentes mas formatos diferentes também e, hoje em dia, só na Liga Europa existem hipóteses de conquista para as nossas equipas...

Pedro disse...

"A verdade é que o Benfica chegou a duas finais europeias"

E ganhou quantas? Mas não quero pegar por aí pq nunca lhe pus essa exigência em cima mas faz-me confusão que um treinador tão bom não ganhe uma final europeia ao Sevilha. E finais europeias até Peseiro e Domingos tb as têm. E uma delas à conta do catedrático.

Tb é natural perder com o Bayern e não foi por isso que baixamos os braços e desistimos de lutar.

Tirando a Juventus e o Chelsea na final não houve nenhuma equipa com que JJ se tenha defrontado na Liga Europa que fosse superior ao Benfica.

Marco, se for verdade o que se diz terás em breve oportunidade de apreciar in loco o JJ europeu. :)

Mr. Shankly disse...

Mike, acho que fui claro. Não me queixei dos resultados. Perder em Paris ou Leverkusen é natural. Não gostei foi da abordagem, como escrevi. Em Leverkusen jogou o Cristante, que nunca tinha calçado, para poupar jogadores salvo erro para um jogo em casa com o Arouca (que acabámos por empatar 1-1). Em Paris jogámos pessimamente, e sobretudo nunca tentámos jogar bem: fomos cordeiros para a matança. Jesus justificou-se com o orçamento, mas nunca usou essa justificação para as goleadas aos Aroucas desta vida: aí foi a superior organização da equipa (que existia, claro). Dou-lhe o mérito de ter percebido como ser campeão em Portugal: varrer os clubes inferiores. Só que isto não chega para crescer. Mas Jesus aprendeu muito, e acho que estava a chegar lá. Infelizmente decidiu dar um passo atrás :)

Marco Morais disse...

Eu a pensar que os adeptos do Porto é que eram exigentes. Logo o Porto que nunca ganhou em Inglaterra, nem ao Tottenham, nem em White Hart Lane.

Espero ver Rui Vitória ganhar todos os anos nos 'Vicentes Calderóns'. As exibições de Istambul e de Astana foram prometedoras.

O JJ europeu foi aos quartos (toda a gente esquece convenientemente isso) e bateu-se com o Chelsea - tanto como o Benfica com este Bayern, e foi a duas, não a uma, finais europeias. É o treinador perfeito? não. É o melhor em Portugal? Claramente.

Pedro, para a próxima época dá para ver tudo. E o JJ europeu (que existe e não é a anedota que vocês tentam pintar) é a menor das tuas preocupações. Aliás, o homem é tão mau que aquilo que o Guardiola elogiou vem claramente do Guimarães da época passada.

Pedro disse...

Acredito que um dia vocês vão olhar para as coisas que dizem de JJ e se vão rir envergonhados.

Tinha que ser, os méritos deste Benfica tinham que ser herança de JJ. Claro que o trabalho de Domingos no Braga após a saída de JJ apenas foi possível pela herança q JJ lá deixou. Óbvio. Mas aposto que JJ não recebeu qualquer herança de Marco Silva, começou do zero. Sempre. JJ deixa herança, nunca recebe.

Claro que sim, RV tem obrigação de ganhar todos os jogos em todos os campos, já JJ esse pode ser varrido por qualquer Hapoel que há sempre justificações, sejam orçamentos, seja má vontade dos jogadores. Nunca por culpa do mais maior dos grandes.

Bateu-se com o Chelsea e...perdeu. Não me parece que seja comparável o Chelsea ao Bayern e, muito menos, esse Benfica ao actual. Mas claro, RV com a herança que recebeu devia ser campeão europeu. :)

JJ neste momento é tudo menos preocupação para mim. Nisso estou totalmente descansado. :)

Ace-XXI disse...

Epa encontrar parecenças neste sporting com o de MS da epoca passada é de valor Pedro, é que não é só ser muito superior é ser essencialmente diferente.

O que quer que Jesus tenha recebedo de MS e de Quique a nivel colectivo foi claramente varrido para debaixo do tapete já Domingos e Vitória eram loucos se não aproveitassem os principios que estavam trabalhados (no Benfica então com 6 anos em cima...) nem sei como não admites isso.

Marco Morais disse...

Pedro,

Percebo que o ambiente entre Benfica e Sporting esteja insustentável. Mas mesmo que não dê para escrever o óbvio, acredito que dê para ver o óbvio. E os legados de Marco Silva e de Jardim (até te incluo este) em nada têm a ver com o que Jesus deixou no Benfica. Diz-me algo do modelo de Silva, ou de Jardim, que Jesus tenha aproveitado? Em dois jogos de pré-época, o Sporting, mal ou bem, apareceu a jogar à Jesus. O Benfica, quarenta e tal jogos depois, ainda tenta recriar esse modelo.

Percebo que isto te agonize e que partas logo para a acusação em que retiro o mérito a Vitória. Mas olha, o Tuchel diz, sem problemas, que é influenciado pelo Guardiola. E isso não lhe retira mérito nenhum. Mas, como já disse, percebo o clima. Não percebo é o não-reconhecimento da maioria benfiquista a um técnico que realmente fez o Benfica regressar ao patamar que estava habituado, e arredado desde há muitos anos.

É mau-carácter, bronco, vaidoso, hipócrita ("melhor equipa é a que vai à frente"; "provámos hoje [no Dragão] que somos a melhor equipa do campeonato"), arrogante... epá, posso chamar-lhe tudo mas é um excelente treinador que revolucionou o futebol português! e não, não é invencível - mas tu preferes perder a 15 pontos do que disputar os títulos? Preferes perder nos oitavos da LE do que ir às finais? Preferes ver a equipa a jogar sem ordem?

Fazes-lhe críticas legítimas (abordagens receosas), outras... nem tanto. E não o mérito do Benfica, possivelmente, tricampeão não é dele. Mas o futebol é - e isso até tu já admitiste.

Mr. Shankly disse...

JJ é o melhor em Portugal, mas essa da herança já cansa. Sonhei que o JJ treinava todos os clubes portugueses (um por ano) e tínhamos a melhor Liga do Mundo. Por favor. Já agora alguém me explique como é que o Mitroglou marcou tantos golos, ou como é que o Renato e o Lindelof têm o rendimento que têm. Ou o Pizzi que com JJ jogou poucos minutos na direita.

Marco, o Tottenham do Sherwood não é o do Pochettino também. Podemos concordar nisso, ou não? Essa da exigência é curiosa, porque eu uso as campanhas europeias do FCP nos últimos 20 anos precisamente como exemplo de como ultrapassar adversários mais fortes: não ter medo, jogar nos limites, usar tácticas de "guerrilha".

Marco Morais disse...

Mas eu disse que JJ era um monstro europeu, ou que o saldo não lhe era (algo) desfavorável? Agora, também disse que não era a anedota que vocês pintam. E há muitos jogos que provam isso.

Eu perguntaria mais porque é que o Mitro faz os movimentos que faz, assim como os do Pizzi, e porque é que o Renato partiu o duplo-pivot (que tão bons resultados estava a dar...) e porque é que o Lindelof está sempre no sítio certo...

Bons jogadores tinha também ao princípio. Agora tens um modelo que os potencia e que lhes aproveita as principais características. Um modelo, curiosamente e quase frame por frame, igual ao das épocas passadas. Ou achas que estou só a ser mesquinho e que quero que isto seja verdade? Até com o Sporting encontras uma parecença inacreditável no posicionamento.

Se isto retira o mérito a Vitória? Ao Benfica? Acho que não, até porque eu pensava que isto ia até ao fim, como chegou a dezembro. Foi inteligente e tem mérito, mas dizer que o Benfica transcendeu JJ quando a base táctica ainda é sua, parece-me descabido. Torno a dizer: percebo o momento. Mas admitir isto em nada vai influenciar o que resta de campeonato. Aliás, se há coisa que JJ tem feito é unir o Benfica. Passar-lhes a mão pelo pelo era o melhor que podia fazer. Assim, decerto que vamos ter um Benfica espicaçado e fortíssimo nos últimos dois jogos.

Vês, também encontro defeitos no JJ.

Pedro disse...

Ace, é isso mesmo. Fácil. É como o outro que defende que quando JJ ganha o mérito é dele, quando perde a culpa é dos jogadores. Realmente assim é fácil.

A maioria concorda ctg, acha que JJ é o maior dos maiores. Com JJ os recordes provam que ele é bom, com outros os recordes provam...zero. Sorte, talvez.

Não percebo que patamar JJ devolveu o SLB ao permitir que o fcp fosse tri campeão e ganhasse trofeus europeus enquanto o varria com claros 5-0 e até deixar fugir uma final europeia para o Braga. E tudo isto com planteis e investimento que nenhum outro treinador teve ao dispôr.

"mas tu preferes perder a 15 pontos do que disputar os títulos? "

Estás a falar da época de AVB? Pois...cuidado com essas argumentações. :) Eu prefiro/quero é não perder o que está perfeitamente ao alcance para conquistar. E perdi três anos assim. Perdi de uma forma que é impossível perder com um treinador tão bom como defendes que ele é. Tão simples como isso.

"Preferes ver a equipa a jogar sem ordem? "

Incrível como JJ é o único que consegue por ordem a jogar. Extraordinário. Anda tudo a dormir na europa.

"em que retiro o mérito a Vitória."

Não retiras? Aquela "boca" às vitórias no Calderon foi o quê? :)

"O Benfica, quarenta e tal jogos depois, ainda tenta recriar esse modelo. "

Ou seja, um modelo que tenta consegue ser melhor que o modelo que é. Curioso. ;)



Marco Morais disse...

A vitória em White Hart Lane não foi categórica? Não te posso dizer algo sobre um Jesus v Pochettino porque isso não existiu, mas duvido que esse Benfica fizesse lá má figura.

O Porto tem excelentes vitórias europeias mas, no geral, falha como os clubes portugueses costumam falhar. Tem épocas pontuais em que essa fibra existe, mas o normal é perderes com os Borussias, Arsenais, Uniteds...

E mesmo chegar aos quartos está dependente do adversário dos oitavos. Isto vale para a Benfica, Porto e Sporting. O Porto do Lopi também chegou aos quartos - claro que na altura foi desvalorizado, como nesta em que acaba a fase-de-grupos com 10p. Para terminar, e para ver se nos entendemos, são percursos (os de JJ, os de Lopetegui) que não são excelentes, onde dava para fazer mais, mas anedóticos? inexistentes? só podemos estar a brincar.

Marco Morais disse...

Pedro, o exagero pode parecer bonito enquanto escreves mas só faz com que não pareça que estejas a responder ao que escrevi. Aliás, já era para estares treinado. É que esta discussão já a tivemos centenas de vezes =) Continuo convicto que sabes o que quero dizer. Compreendo a agonia desses três anos, mas com equipas com valias semelhantes a vitória nunca está garantida. O legado que isso te deixou é que não é reconhecido por ti - mas aposto que festejaste o bi.

Agora imagina: o Porto contrata o VP ou o AVB (isto para falar em técnicos que já ganharam a JJ e, porque não, ao seu 4x4x2 :P) achas que o Porto tem a vitória garantida? O que poderá acontecer é o Porto incluir-se numa luta até ao fim. Tens a hipótese de ganhar. Uma hipótese bem maior. É o que podes ter. Já tu... é tudo teu =)) Hipóteses? Deixar fugir desvantagens?

Ainda me lembro do Porto ir em primeiro, esta época.

Pedro disse...

Eu sei o que tu queres dizer, por isso digo que estás errado. :)

A vitória nunca está garantida. Aprendi isso da forma mais dura com JJ ao leme. Não percebo o que festejar tem a ver com a questão. Festejei todos os titulos ganhos por JJ. Não gostar dele e achar que não é treinador para o SLB não significa que não festeje o sucesso do Benfica. Não percebo essa lógica.

VP no fcp? Ainda não percebeste que a questão não está aí, nesse ponto. Se queres comparar tem que ser da seguinte forma: VP no fcp, com 8 ou 5 pontos de avanço deixava-se ultrapassar por JJ? Pois...

A questão, Marco, é que um grande treinador como tu apelidas JJ não perde da forma que perdeu. Um grande treinador como apelidas JJ não pode ser varrido como foi com AVB nem perder dois campeonatos, que até os tem na mão, para VP. Não pode. Um grande treinador, com o melhor plantel da competição, ganha os jogos chave, os jogos decisivos ou, ainda melhor, faz campanhas que permite que não existam sequer esses jogos decisivos. E foi aí que JJ perdeu.

Eu lembro-me do fcp ir em primeiro, depois o sporting e o SLB a 8 pontos. Com JJ isso representaria o SLB a acabar a uns 20 pontos do campeão. Talvez seja esse o legado que falas. Felizmente que ninguém pegou nele.

Marco Morais disse...

Dou de barato a parte em que "estou errado" porque até costuma acontecer. Mas olha, parabéns pelo hexa! agora a sério, continuo a entender-te, só acho claramente exagerados os argumentos. Mas, lá está, focas-te em números - algo muito palpável - mas não no legado. E omitindo-o forças esta discussão que dura há já vários anos.

Depois isso do JJ ficar a 20p é tão verdade como dizer que se Rui Vitória chegasse ao Sporting depois de Marco Silva, metade do que JJ fez nesta época não seria feito. São convicções.

Percebo as mágoas, mas, como a mim não me dói nada, penso estar em posição de dizer que o Benfica em nada deve ser ingrato a JJ. Tal como JJ com o Benfica. Aliás este clima é, em tudo, estúpido.

Mas, voltando ao que interessa, e que é o meu ponto-chave, é que sem essas derrotas "copiosas e vergonhosas" de que falas, não terias o Benfica ao nível que hoje está. Não ter JJ, não ter essas derrotas e esses erros, era equivalente a não teres uma estabilidade que te permitiu (ainda assim!) ganhar três campeonatos e abrir uma possibilidade a um quarto que Rui Vitória (contra as minhas expectativas) tem aproveitado. Mas porque é que tem aproveitado? Será que no Porto, ou no Sporting, o conseguiria?

Pedro disse...

Não me dás parabéns pelo hexa exactamente por aquilo que eu digo e defendo.

Tu queres que eu me foque em algo que não reconheço. E já sustentei milhentas vezes o pq de não reconhecer.

"Depois isso do JJ ficar a 20p é tão verdade como dizer que se Rui Vitória chegasse ao Sporting depois de Marco Silva, metade do que JJ fez nesta época não seria feito. "

Bem, JJ ficou a 20 pontos de AVB. É algo palpável/factual que posso usar na discussão. Rui Vitória no sporting será sempre uma incognita que permite vários cenários. Como dizer que se MS tem ficado no scp nunca teria perdido a vantagem que teve e a esta hora seriam já campeões. São "ses". JJ ficar a léguas do primeiro é real.

Esta época prova tudo aquilo que eu defendo há 4 anos e meio. Que não é nada difícil ao SLB encontrar um treinador que faça, pelo menos, igual a JJ. E muito mais barato, mais honesto, mais educado, menos bronco, mais Benfica. E tivesse o SLB dado a RV o mesmo que deu a JJ ainda mais esta certeza seria vincada com o, acredito, titulo na mão de RV nesta altura.

Se RV for campeão será por mérito próprio, nada deve a JJ. Nada. Beneficiará de um contexto competitivo muito particular como JJ beneficiou sempre que foi campeão mas teve o estrondoso mérito de fazer uma enorme recuperação a DOIS rivais directos coisa que JJ nunca fez. E com isto não estou a dizer que RV é um grande treinador. Não é. Ainda não me convenceu. Padece, até ver, do mal que aponto a JJ mas tem, admito, outras virtudes que JJ nunca terá.

Marco Morais disse...

JJ ficar a 20 pontos é real. Ter ido aos quartos da Champions também. Num caso é uma excepção, noutro não?

RV, sem a procura do modelo anterior (tão bem reproduzido e até, com coragem, evoluído) era aquele que esteve com o lugar bem tremido. Nada deve ao JJ? Não penso dessa forma. Não tem que dividir o mérito com ele, isso não. E digo isto, não para ser chato mas, porque olho para o modelo em que o Benfica pode ser campeão e não vejo nada de Vitória. Há o discurso (bem mais limpo e sereno), há a união e a motivação. Há também a decisão (não rodar sempre me pareceu acertado) e, logicamente todo o mérito. No meio disto tudo há uma influência claríssima de JJ que criou um contexto favorável. Basta ver o marasmo exibicional até dezembro e as mudanças que um extremo mais interior, e um médio mais subido (assentes numa defesa que reduz os espaços como nenhuma só o Sporting) criaram. E isto é mais do que pontuações e números. Isto e muito mais (que ficou) é o garante da estabilidade que não houve enquanto Vitória não se rendeu à evidência. Tendo-o feito tem mérito e é inteligente. Não é uma crítica - só vocês o entendem como isso.

Não é só quando perde e joga mal que o modelo é igual. É tão igual que foi 'comido' pelo Porto da mesma maneira que nos anos que apontas.

Marco Morais disse...

E, pela última vez, ninguém está a dizer que o JJ treinou o Benfica, possivelmente, tricampeão. Estou sim a dizer que se o Guardiola sai a três, recuando o trinco, e eu faço o mesmo estou a ser influenciado positivamente por ele. Se o Guardiola baixa um avançado arrastando a defesa e faz um médio entrar, e eu faço o mesmo... Se o Guardiola aproxima os jogadores e eu faço o mesmo... Se o Guardiola mete os laterais profundos e os extremos por dentro, e eu faço o mesmo...

J. disse...

Li algures por aí e estou inteiramente de acordo:

"É por isso que hoje é quase consensual afirmar que o Sporting tem a melhor equipa do campeonato. Mas não tem os melhores jogadores. É a equipa melhor trabalhada, como o melhor modelo de jogo, o que lhe permite ser quase sempre a mais equilibrada. O somatório das suas acções em campo, o seu comportamento colectivo é que é muito superior."

Mr. Shankly disse...

"Agora, também disse que não era a anedota que vocês pintam."

Anedota? Eu disse que o Benfica foi consistente em termos europeus ao longo dos 6 anos. E que JJ é o melhor treinador em Portugal. Nunca falei em anedotas.

O Mitro faz os movimentos que faz porque o Jesus o ensinou quando estava interessado nele para o SCP? Não percebi, a sério.

"mas dizer que o Benfica transcendeu JJ quando a base táctica ainda é sua"
A base táctica é indiscutivelmente de JJ. A base anímica e o relacionamento com os jogadores é que não. E outras coisas: o Benfica é neste momento bem mais perigoso em bolas paradas, por exemplo. Mas é (muito) pior na pressão alta, e por isso é que anda tão cansado (tem que correr muito mais).

"A vitória em White Hart Lane não foi categórica?"
Foi, claro. Mas o Tottenham não é um colosso, está a milhas da Juve. É só isto que quero dizer.

"E mesmo chegar aos quartos está dependente do adversário dos oitavos." Certo, mas convém chegar aos oitavos. Sobretudo convém querer chegar lá, e não ficar a descansar para poder ganhar por 6 ao Arouca em vez de por 5. É isto que critico, a falta de ambição.

Ace-XXI disse...

Shankly mas isso da ambição tem muito que se diga, que ele privilegia as conquistas internas parece—me claro (curiosamente no ano em que falhou a luta pelo título fez uma grande CL) agora dizer que ele não é ambicioso não concordo.

Por exemplo rui Vítoria abdicou de gaintan e de mitro contra o bayern na luz e daqui a pouco deverá abdicar de vários titulares contra o braga, alguém acredita que ele não quer vencer?!

JJ utilizou uma equipa forte contra o bayer (e na taça contra o braga) se o SCP foi eliminado não me parece que tenha sido por falta de vontade mas sim por jogos menos competentes.

Marco Morais disse...

Não falaste tu em anedota, falaram outros. Se calhar apanhei-te, sem querer, por arrasto.

Dizes que a base táctica é de Jesus e não entendes o que quero dizer por 'movimentos do Mitroglou'? Lindelof também não passou muito tempo com JJ, Sanches duvido que tivesse treinado com ele. No entanto, um encurta a defesa como JJ gosta e o outro liberta o miolo como o Enzo. Já disse que não foi o Jesus que treinou este Benfica.

Com estes spurs, já disse também, duvido que esse Benfica fizesse má figura.

Parece-me um pouco redutor dizer que JJ perdeu na Europa para marcar mais um golo ao Arouca. Que RV é mais corajoso estamos de acordo - que JJ é essa 'anedota' (agora sim), duvido.

Mr. Shankly disse...

Ace, Jesus queria ganhar o campeonato e achou que não dava para tudo. Se calhar tinha razão. Tens razão, dizer que é pouco ambicioso não é correcto.

Marco, o Mitro não joga nem pouco mais ou menos como jogava o Lima. Joga mais como o Cardozo. Por isso é que não acho que os movimentos do Mitro tenham a ver com o modelo de JJ. Existe um modelo, mas tem adaptações. O Pizzi joga como o Sálvio jogava com JJ, por exemplo. Lindelof duvido que tenha merecido a atenção de JJ alguma vez. Encurtar a defesa como Jesus gosta não implica que lhe tenham que pagar royalties por isso, acho eu :). Quaalquer dia estamos assim:

https://www.youtube.com/watch?v=s5YxbmWkBik


Nem acho que RV seja mais corajoso. Jesus evoluiu muito nos 6 anos que passou no SLB, deixou a vertigem do ataque e consolidou processos, o que o fez perder pouquíssimas vezes nas últimas 3 épocas. Mas por outro lado, abdicou do sonho Champions no SLB. Acho que tinha que ser pragmático e ser campeão, mas como se viu isso não o deixou satisfeito e foi em busca de outras emoções. RV talvez ainda tenha ilusões, e tem muito que aprender. Mas é bastante mais novo.

Marco Morais disse...

Também pensei nisso dos royalties =)) haha! mas acho que isto já vai longo e acho que fui explicando as dúvidas que aí tens. Até tu dizes que o Mitro não joga como o Lima mas joga... como o Cardozo.

Com o tempo, digo, o modelo foi ficando muito parecido ao de JJ. Deixou de ser exterior para passar a ser muito mais interior. Sanches e Pizzi são responsáveis por isso. Já o encurtar da defesa é marca registada de JJ, mas, hey, everything is a remix =)

Mr. Shankly disse...

"Até tu dizes que o Mitro não joga como o Lima mas joga... como o Cardozo."

Mas o modelo com o Cardozo era diferente. Era muito mais semelhante ao que Vitória usa hoje, com um ala direito a apoiar o centro. No ano passado, com Lima e Jonas na frente (ou no anterior, com Rodrigo e Lima), Sálvio podia ser um extremo (embora feche bem o flanco). Com um ponta-de-lança fixo, perde-se mobilidade e pressão na saída de bola, daí ter sido importante a entrada de Pizzi para a direita. Acho que ambos chegaram a várias conclusões semelhantes (e sim, acho que Vitória está fortemente influenciado por JJ, o que só demonstra inteligência), mas não se pode dizer que um seja o inventor e o outro o plagiador. As ideias no futebol não têm marca registada. "everything is a remix", indeed.

Marco Morais disse...

:)

Pedro disse...

Hum...mais uma vez a equipa de Guardiola a despejar bolas para a área. Será que está a copiar o modelo de Vitória?

LOL
:)