domingo, maio 2

Bellushi e a festa adiada.

O FCP venceu, e venceu bem. Ponto. O SLB nunca foi capaz de controlar o jogo (para quem apenas bastava um empate) e os portistas, mesmo reduzidos a 10, nunca abdicaram do ataque. Além disso, foi um excelente jogo de futebol, com emoção, e com os jogadores a mostrarem que são capazes de não entrar no clima de violência que ameaçou o clássico durante toda a semana.

Resultado final Compreende-se, para quem viu o jogo. Um FCP muito mais eficaz, concentrado e objectivo. Do outro lado, o SLB nunca foi capaz de segurar o adversário - o FCP fez uma pressão atacante muito mais eficiente - e, nem com o golo do empate, os "encarnados" conseguiram ter a abordagem correcta.

Vitória incontestável dos "azuis" que fizeram um belo jogo, tendo em conta que ficaram em inferioridade numérica durante 45'. É obra marcar dois golos neste período (além da reacção ao golo cedido).

Consequências Para já, o FCP pode festejar o não acesso à Liga dos Campeões. Ou o terceiro lugar. Do lado do SLB, para já, festeje-se o acesso à mesma competição, se isso for sinal de algum contentamento depois de termos feito uma das melhores épocas a nível interno, de que tenho memória.

Lado esquerdo ao fundo Di Maria e Coentrão estão de fora para a recepção ao Rio Ave. Javi Garcia também. Se quisermos ver aqui alguma dificuldade para garantir um ponto contra os vila-condenses, estamos mal.

Arbitragem No final, fez uma boa exibição. Achei o amarelo a Javi um pouco forçado e em lances iguais, enganou-se equativamente. O segundo golo do FCP é ilegal, porém, é um lance perfeitamente plausível de não ser assinalado, pois o fora-de-jogo é milimétrico. Há um lance de mão na área portista, mas não vou sequer dar a minha opinião, não vá o João dizer que eu estou a inventar pénaltis. Mas nunca me esqueço do lance do Miguel Vitor contra o Nacional (que defendi na altura ser faltoso). Já o João é capaz de não se recordar, nem do lance, nem que disse.

Para a semana Se não formos capazes de empatar com o Rio Ave, o Braga será um justo campeão. Ao mesmo tempo, vou ter de mandar construir uma nova porta de entrada, cá em casa, por forma a conseguir entrar, tal a cabeça com que vou ficar.


Falta Bellushi O homem do jogo, da assistência e do golo fantástico. Ando a interrogar um amigo portista, sobre a qualidade de jogo deste jogador, há já uns tempos, e da sua boca nunca sai mais do que um "irregular", "mais ou menos" ou "ainda não percebi". Eu gosto.

PS: gostei da conferência de imprensa de Jesualdo. Já não era tempo. E o Quim? Arranjem um guarda-redes, por favor.

29 comentários:

Pedro disse...

Podes não empatar com o Rio Ave e ser campeão à mesma. Se bem que espero que tal não aconteça...eu não preciso de novas portas de entrada caso aconteça isso que não se pode mencionar pois o mais provável é entrar em casa deitado!
:)

Anónimo disse...

Pedro, temos de garantir um empate. Caso contrário, o guarda redes do Nacional ainda escorrega e o Meyong, saído de fora-de-jogo, marca golo. Não resiti a referir este lance, se bem não o quis mencionar no "post".

Se não empatamos, perdemos o campeonato e resta-nos dizer que é justo.

Daniel disse...

O Quim é sempre a mesma história. Não dava para agarrar aquela bola no 2º golo?

Para a semana é entrar a matar e ao intervalo já fazemos a festa.

LDP disse...

As voltas que isto dà.

Depois dos quatro dedos de JJ, o Manuel Machado até pode, se quiser, operar um valente fisting nas hostes benfiquistas...-e para me manter no tema- abrindo as pernas do seu pròprio guarda-redes.

Anónimo disse...

eu não acredito naquilo que é dito aqui por alguns benfiquistas. o braga um justo campeão? porrra...
uma equipa que está longe de praticar um futebol tão vistoso como o do Benfica e que ganhou pontos com fifias de adversários.
o Benfica se não for campeão (que vai ser) é um enorme injustiça!

J. disse...

Olha Luis, hoje nem consigo comentar tal a tristeza que tenho dpos do que vi ontem em Alvalade.

Jorge Borges disse...

J.
Tristeza? Eu festejos por 4 vezes. Não ganharam 4 à Naval? ;)

Quanto ao post, subscrevo na íntegra, acrescentando que até o Bruno Alves me conseguiu surpreender, não distribuindo a habital sarrafada a tudo que fosse vermelho e se mexesse. Talvez tivesse sido por os vermelhos não se terem mexido tanto nem tão bem como noutras ocasiões.
Derrotas destas não sofrem contestação.

Domingo é para entrar a matar e resolver sem deixar margem para inseguranças.

Jorge Borges disse...

"eu vi festejos por 4 vezes", assim é que é

J. disse...

Para deixar claro, o que me entristeçe nem é o facto de festejar os golos do Porto.
Ontem vi os adeptos da Lazio( que ainda pode descer de divisão) a festejar os golos do Inter contra a sua pp equipa. Só pelo facto de a Roma poder ganhar o campeonato.
A bola é igual em Portugal, Espanha, Italia,....

É mesmo a exibição do Sporting e as palavras do Carvalhal que me deixam lixado.

Peyroteo disse...

No ínicio da época escrevi aqui que o Beluschi tinha sido das melhores contratações da época em Portugal. Apesar de não ter sido tão convincente como estava à espera, é uma mais valia para o Porto.
Quanto ao jogo, resultado justo. O Porto iria fazer tudo para impedir a festa do Benfica e demonstrou-o bem ontem

LC disse...

Justo pela 2ª parte de grande entrega e concentração dos jogadores.

Anónimo disse...

FIL
Fiz o esforço de ver só o jogo da despedida em Alvalade apenas para constatar o que foi o espelho perfeito da época, aliás, dificilmente o jogo seria mais emblemático.

Confesso que só vi o resumo do clássico mas permitam-me: No capitulo da arbitragem só há isso para dizer? Que análise tão cuidada...A expulsão de Fucile é unânime para todos? Para mim não, é ridicula. E o lance da cotovelada de Luisão não indigna ninguem? Estranho, para mim é uma agressão clara. Concordo plenamente com Jesualdo no juizo que fez destas situações e muito me surpreende que uma equipa em inferioridade numérica sofra o empate e aínda consiga ter forças para ganhar por 2 golos de diferença, não é para todos.

Daniel disse...

Fil,

Queres mesmo falar de arbitragem? Se só viste o resumo porque é que vens para aqui mandar bitaites?

E que tal falares dos amarelos ao Coentrão e ao Javi? E do 2º amarelo ao fucile ainda na primeira parte que ficou no bolso do árbitro? E do penalty por mão do givanildo na 1ª parte? E da bela simulação do belluschi no lance do 2º golo? E do fora-de-jogo do farias no lance do 2º golo?

A grande maioria dos benfiquistas reconhece que a vitória portista foi justa e não precisa de vir para aqui justificar-se com árbitros.

LC disse...

"Confesso que só vi o resumo do clássico mas permitam-me: No capitulo da arbitragem só há isso para dizer?"

Fil, continuas com as mesmas deficiencias do costume... também foste daqueles que saltou com o golo do Porto mesmo tendo sido golo da Naval, de certezinha absoluta.

O Olarápio desde o 1º minuto que "só" fez merda, prejudicou e muito as 2 equipas, o lance do Fucile não era para vermelho, óbvio que não, aquele não, devia ter sido 30min antes, para quem viu o jogo e a forma absurda como ele começou a dar cartões por NADA, faziam prever que o jogo acabaria com menos 3 ou 4 jogadores porque não se podia tocar em ninguém... além disso, o Olarapio quando deu o 2º amarelo ao Fucile, só depois de o mostrar é que percebeu que era o 2º porque o fiscal de linha lhe disse, mas tu não viste o jogo não percebeste.

Sim, é uma agressão do Luisão e devia vir para a rua, mas antes disso houve 2 penaltis na 1ª parte a favor do Benfica que não foram marcados, o Ramires devia ter visto como viu amarelo, a jogada do 2º golo devia ser parada no momento em que Beluschi simula falta... habituaste-te a ver solteiros e casados e agora só dizes merda.

Embrulha lá mais uma derrota.

O Porto ganhou e bem, queres que digam mais o quê?

jamsilva disse...

deixem as arbitragens em paz.

estou curioso de ver se a liga faz qq coisa ao luizao. O homem ontem esteve "on-fire".... agrediu adversários, atirou coisas ao publico, esteve envolvido em 3 dos golos... em cheio o homem.

o melhor slb da história entra na ultima jornada com possibilidades de.... ficar em segundo. Que grande campanha.

jamsilva disse...

...a do Braga.

Pedro disse...

"o melhor slb da história entra na ultima jornada com possibilidades de.... ficar em segundo"

O q diz tudo sobre como se passam as coisas neste campeonatozinho...

Mas mesmo assim ainda terão que roubar muito mais o Glorioso para impedir a festa. Tentem mais uma vez com o Jorge Sousa...

Anónimo disse...

FIL

LC dix it:

"o lance do Fucile não era para vermelho, óbvio que não"
"Sim, é uma agressão do Luisão e devia vir para a rua"

Agradeço-te LC, pela tua opinião franca face aos dois lances a que me referi (achei que eram minimamente pertinentes e decisivos, ou não?). Por pouco pensei que ninguem os tivesse visto mas constato que estamos os dois de acordo...mais o Jesualdo. Já somos 3 com a mesma opinião.

LDP disse...

E jà que falamos no Jesualdo, aqui hà pouco tempo veio pedir isençao e armar iguais quando um àrbitro fez aquele bonito serviço no jogo dos penalties com o Guimaraes. Ontem, e depois de todo o Portugal ter visto como é que o braga conseguiu o golo que lhes deu os tres pontos nao sò nao falou de arbitragens justas e isentas como deu os parabéns ao braga.

Anónimo disse...

FIL

Ah e não LC, não salto com golos de outros, lamento desapontar-te.

Nota: Tu gostas de ser ordinareco, confessa. Mas pensa bem, eu não desrespeito ninguem, tu não ficas mais homenzinho quando o fazes e ninguem aqui tem culpa de não teres educação em casa.

LC disse...

FIL,

continuas com uma debilidade intelectual apesar de em 2 de 6 ou 7 lances teres visto o mesmo que eu, falta-te é um bocadão assim para lá chegar.

Eu contei 2 penaltis e uma expulsão na 1ª parte a favor do Benfica, os lances que tu mencionas são na 2ª e sim, foram decisivos para a vitória do Porto.

Cresce rapazito.

"estou curioso de ver se a liga faz qq coisa ao luizao."

Não pode fazer nada, viste alguém a levar com o isqueiro além do Luisão?

LC disse...

Os 2 lances que mencionas, porque com Fucile o Porto jogava pior e porque com Luisão o Benfica jogou pior ainda.

Pedro disse...

"Não pode fazer nada, viste alguém a levar com o isqueiro além do Luisão?"

Em contra partida TODOS vimos o Jesus a levar com um isqueiro e com as imagens a mostrarem claramente o agressor...

Anónimo disse...

FIL

Epá, essa da Liga e do Luisão não é minha, só falei em 2 lances em que estamos de acordo, afinal. Quanto aos 2 penaltis, bem sei que andam mal habituados, mas mesmo assim só com muita água benta e mais qq coisa, deixa, ficam reservados para a semana. Quanto ao outro lance do Fucile é que não vi mesmo, não terei problemas em admiti-lo.

A esta pérola "porque com Fucile o Porto jogava pior e porque com Luisão o Benfica jogou pior ainda" só posso tirar o chapéu. É de uma enorme intelectualidade e maturidade, de facto.

jamsilva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jamsilva disse...

então fico à espera que a liga faça qq coisa com o Luizao e com o gajo que atira com o isqueiro.

sim pq TODOS vimos o luizao a agredir um adversário e todos vimos o luizao ao entrar no túnel atirar um objecto aos adeptos...

ficamos à espera para ver s o luizao vai ser suspenso preventivamente ate que seja julgado.

pelo menos desta nao ha duvidas entre o publico e os agentes desportivos....

Jorge Borges disse...

Ó FIL:
Viste o jesus a ser agredido com um isqueiro?
Viste o penalti do Hulk?
Viste o golo do Braga?
Viste os amarelos aos jogadores do Benfica que estavam em risco? o do Javi então é de ir às lágrimas.
Comenta lá o 2º golo do Porto (esse deve ter passado no resumo que viste)

Só viste resumos não foi?

Sobre o jogo, não há nada a questionar. A vitória do Porto foi categórica, justa e sem espinhas. Não são os erros do árbitro que justificam a derrota do Benfica.
O árbitro foi mau... para os dois, ao contrário daquilo que o teu comentário (esse sim, parcial) deixou transparecer.

jamsilva:
eu também acho que o Luisão devia ser castigado já pelo clube, à imagem do que aconteceu na Alemanha. Em Portugal ainda falta essa cultura. E o adepto que mandou a bola de golfe (foi só uma?) também devia ser julgado, assim como o do isqueiro.
Ainda sobre o Luisão, penso que no Benfica têm que o refrear porque anda muito "nervoso". esta época não é virgem em episódios de violência. Haverá sempre alguém que dirá que é assim tipo Bruno Alves (aprendiz, obviamente - quer no futebol quer na violência), que não tem maldade, que a entrega que tem ao jogo que o faz tomar certas atitudes, etc etc etc. Eu não concordo.

Estranho é que defendas uma posição "errada e injusta" do Conselho de Disciplina que o Conselho de Justiça tratou de revogar, e bem segundo os portistas.
Digamos que, ao revogar a decisão da 1ª instância, o CJ como que fizou jurisprudência sobre esta matéria.
Deitam-se na cama que fazem.

LC disse...

"A esta pérola "porque com Fucile o Porto jogava pior e porque com Luisão o Benfica jogou pior ainda" só posso tirar o chapéu. É de uma enorme intelectualidade e maturidade, de facto."

Mas foi o que estava a acontecer e que aconteceu em campo antes e depois desses lances, o Fucile só fazia asneiras e o Luisão depois desse lance só asneiras fez... és medíocre e vê-se nas tuas palavras que queres mas não chegas lá porque a mediocridade não se aprende, nasce-se com ela.

LC disse...

"ficamos à espera para ver s o luizao vai ser suspenso preventivamente ate que seja julgado."

Vives em que país? Só era suspenso preventivamente se as imagens não contassem, mas são da transmissão em directo o máximo que pode haver é sumaríssimo e a isso recorre-se, pelo menos durante 2 semanas ele pode jogar normalmente.